Avaliações

Revisão do cooler master v850 gold em espanhol (análise completa)

Índice:

Anonim

A Cooler Master V850 Gold é uma das quatro fontes de alimentação que o fabricante de Taiwan atualizou; na verdade, é a mais poderosa nesta nova série V Gold. Abaixo temos as 750, 650 e 550W, e todas elas são fabricadas pela Chicony Power Technology com capacitores 100% japoneses e certificação 80 Plus Gold e ETA-A da Cybenetics. Possui um design totalmente modular e modo semi-passivo integrado ao seu sistema de ventilação.

Veremos nesta revisão o que essa fonte completa e poderosa, adequada para configurações de ponta, nos oferece. Mas, primeiro, devemos agradecer à Cooler Master por confiar em nós para nos dar esse modelo para realizar sua revisão.

Características técnicas do Cooler Master V850 Gold

Desembalagem

O Cooler Master V850 Gold e toda a gama de baixa potência são apresentados a nós em uma única caixa de papelão grossa e uma abertura do tipo caixa, como sempre. Nesta caixa, o fabricante colocou muitas informações sobre a fonte, além de uma impressão completa em preto em todas as faces e fotos do equipamento.

No interior, encontramos a fonte de alimentação separada de todos os componentes incluídos e através de um saco de pano que podemos fechar puxando um fio. Os cabos vêm em outra bolsa com características semelhantes, mas claramente mais básicas.

Portanto, no total, devemos ter os seguintes componentes:

  • Fonte Cooler Master V850 Gold Bolsa de cabos de distribuição plana Cabo de alimentação de três pinos e 230V clipes de plástico Grampos de plástico Manual de suporte

E é isso, mais tarde veremos com mais detalhes tudo sobre os cabos, a quantidade, o tipo e seu comprimento.

Design e exterior

Certamente você pode confundir este Cooler Master V850 Gold com sua versão anterior, o Cooler Master V850 sem o emblema Gold na frente. É verdade que são duas fontes de alimentação da mesma energia e certificação, mas desta vez a plataforma não é sazonal, mas a Chiconi Power Technology. Teríamos preferido que eles não mudassem de fabricante, mas não duvidamos da capacidade e confiabilidade de Chiconi.

Quanto ao design, esse é outro de seus aspectos diferenciais, pois agora temos uma aparência um pouco mais cuidadosa e com facetas e tintas de melhor qualidade em todas as faces externas. O design é baseado na cor preta e a fonte está no formato ATX padrão, medindo 160 mm de comprimento, 150 mm de largura e 86 mm de altura.

São medidas bastante vigorosas, e devemos estar muito conscientes do tamanho que nosso chassi suporta. E não apenas o que vem nas especificações, mas o orifício lateral que existe para colocá-lo corretamente, pois às vezes será muito difícil colocar tamanhos maiores que 140 ou 150 mm se não removermos o gabinete do disco ou o que temos no meio. Enfim, é apenas uma recomendação.

Continuando com a aparência externa, em um dos lados, vemos apenas uma referência à marca e modelo, que é principalmente a maior diferença estética na área externa em comparação com o V850. Enquanto no lado oposto, temos a etiqueta de classificação correspondente para sua potência e tensão de saída, que é praticamente a mesma do modelo a que nos referimos.

A face superior se destaca por sua enorme ventoinha de 135 mm com um rolamento de fluido dinâmico ou FDB, um sistema que muitos fabricantes usam em seus novos modelos por serem muito silenciosos. Se o virarmos, o outro lado não terá absolutamente nada impresso ou colado. Portanto, a estética geral é extremamente concisa e simples, longe de modelos de jogos.

O sistema de ventilação do Cooler Master V850 Gold possui um controle semi-passivo, que atualmente possui muitas fontes de outros fabricantes. Este sistema iremos notar rapidamente se formos para a frente. Nele, encontramos um grande botão quadrado que, se pressionarmos, ativaremos o modo semi-passivo ou híbrido, enquanto que, se o mantivermos removido, ele será desativado. Isso permite que o sistema pare o ventilador quando a demanda de energia estiver abaixo de 40% da capacidade disponível.

A seguir, focaremos a face traseira do Cooler Master V850 Gold, onde encontraremos o painel de conectores.

Cooler Master V850 Gold Gerenciamento de fiação

Desta vez, temos boas notícias, pois os três cabos disponíveis para PCIe de 6 + 2 pinos são do tipo 16AAWG, com um diâmetro externo de aproximadamente 2, 25 mm. Lembramos que o mínimo necessário para os cabos de uma fonte de alimentação será de 18AWG, admitindo cerca de 7A, enquanto o 16AWG aumenta os benefícios da condutividade e diminui a resistência à circulação de corrente, resultando em cerca de 10A com segurança.

O restante dos cabos é do tipo 18AWG, como os de CPU, ATX e todos os SATA e MOLEX. Eles são mais numerosos e precisam de menos intensidade em seus condutores. De qualquer forma, todos os cabos têm configuração plana, uma grande vantagem para o gerenciamento, pois não possuem capacitores irritantes nas extremidades, o que contribui quase nada para o desempenho da fonte.

A contagem de conectores no painel de saída da fonte é a seguinte:

  • 1x ATX de 24 + 4 pinos dividido em dois conectores de 10 e 18 pinos 5x conectores para CPU PCIe ou 8 pinos 4x SATA / MOLEX 5 pinos

Essa é uma configuração bastante típica em fontes que excedem 850W, embora tenhamos sorte de ter três cabos SATA com uma contagem de 12 conectores, enquanto o número normal é dois. Dessa forma, estamos ocupando o painel traseiro completo da fonte, algo muito positivo porque não precisaremos comprar cabos extras, caso precisemos usá-los todos.

Vamos fazer as seguintes considerações sobre esses cabos:

  • Cada um dos cabos SATA e MOLEX possui quatro conectores.Um extensor FDD também está incluído para conectar unidades de disquete de 120 mm de comprimento em configuração plana.Cada um dos três cabos PCIe possui dois conectores de 6 + 2 pinos.. O melhor seria ter pelo menos um deles com apenas um conector, pelo simples motivo de que muitas GPUs possuem apenas um conector e, portanto, o resultado seria mais estético.Em qualquer caso, esses cabos PCIe são muito mais robustos e 16AWG e Eles admitem mais amperagem, portanto, teremos certeza de que eles funcionem usando os dois conectores de um único cabo. O restante dos cabos são 18AWG, o que é uma ótima notícia em termos de qualidade. Eles são todos capacitores e muito flexíveis.

Agora vamos fazer uma comparação de comprimento entre os cabos deste Cooler Master V850 Gold e outras fontes analisadas por nós.

O cabo ATX tem um comprimento e um ranking bastante altos em nossa pequena lista de fontes. 650 mm para este cabo são mais que suficientes para torres completas e personalizadas. Enquanto isso, vemos que os cabos da CPU são bastante normais, com 650 mm teremos o suficiente, mas não o suficiente para alguns chassis. Um exemplo claro de que você precisa de cabos longos da CPU é o Cooler Master Mastercase SL600M. Esse chassi possui um compartimento peculiar para a fonte de alimentação localizada na área frontal que exigirá cabos bastante longos para alcançar a placa-mãe.

Quanto aos conectores SATA e MOLEX, podemos ver na tabela acima que eles são medidas puramente padrão para eles, portanto também não vale a pena colocá-los na comparação.

Teste da Cooler Master V850 Gold

Como é um bom hábito, vamos abrir essa fonte para ver o que encontramos lá dentro. O sistema é exatamente o mesmo de sempre, uma folha presa com quatro parafusos que teremos que remover ao lado do ventilador. Lembre-se sempre de que isso removerá a garantia.

A ventoinha de 135 mm que instalamos é uma Apistek SAC4H2 que também é encontrada em outros modelos da marca com uma configuração de 120 mm. Este ventilador de rolamento FDB é capaz de atingir no máximo 1545 RPM, embora esteja sempre na faixa de 700-800 RPM. Nesse ritmo, gera um ruído de cerca de 15, 4 dBA e 32, 5 na taxa máxima, dependendo da marca. Pena que o Cybenetic não tem os resultados para esta versão V Gold Series, pois estão disponíveis para o modelo anterior.

Nesta ocasião, a Cooler Master também escolheu o fabricante Chicony Power Technology para construir a PCB e montar os componentes eletrônicos dessa fonte. O mesmo acontece com a família V antes desta, se Chiconi der bons resultados, eles a considerarão a melhor opção. De nossa parte, acreditamos que a Seasonic é a melhor opção, pois é um dos fabricantes mais reconhecidos em todo o mundo nesse campo. O melhor de tudo, temos uma garantia de 10 anos.

Uma plataforma de uma fonte de alimentação é o design básico que fabricantes como a CWT têm para diferentes marcas. Se duas fontes de marcas diferentes tiverem o mesmo fabricante e plataforma, seu design interno será muito semelhante, com exatamente a mesma base e diferenças em aspectos mais concretos, como capacitores, ventilador, fiação, etc.

Apesar de ser o mesmo fabricante, no Cooler Master V850 Gold vemos mudanças notáveis ​​na distribuição dos componentes, e não se trata apenas de alterar o nome da fonte. Agora encontramos dissipadores de calor de alumínio com aletas maiores e de melhor qualidade para controlar o calor dos elementos mais quentes, que sempre serão os transistores chaveadores.

Na filtragem primária, encontramos um projeto de meia ponte do tipo LLC com a presença de retificadores síncronos DC-DC nos trilhos de 3, 3V e 5V. Possui uma configuração semelhante ao modelo de preço com capacitores de 4 Y, 2 capacitores X e dois Chokes CM. O sistema de proteção é baseado em um termistor NTC, embora sem a presença de um relé e seu clique peculiar não o ouviremos ao iniciar nosso equipamento. No seu caso, temos um filtro EMI duplo para fornecer uma tensão completamente limpa e estável.

Acima de tudo, o condensador primário se destaca como sempre, que neste caso é construído pelo prestigiado fabricante japonês Nichicon. Sua capacidade é de 560µF a um máximo de 105 ° C.

Da mesma forma, na filtragem secundária, também encontramos dois capacitores eletrolíticos da Nichicon e alguns capacitores sólidos distribuídos nos dois PCBs verticais que serão responsáveis ​​por filtrar a energia que passa pelos cabos.

Assim como nas configurações single-rail (single + 12V rail), a proteção OCP (proteção contra sobrecorrente) foi omitida. O restante dos principais que temos todos, contra sobretensões ou subtensões, sobrecargas, curtos-circuitos e altas temperaturas.

Banco de ensaio e teste de desempenho

Desta vez , não temos testes e testes realizados pela Cybenetics, portanto, reduziremos a seção para ver uma comparação do consumo entre essa e outra fonte que estamos analisando com o mesmo banco de testes:

BANCO DE TESTE

Processador:

Intel Core i5-9400F

Placa de base:

MSI Z390 MEG ACE

Memória:

16GB T-Force Vulcan Z 3400 MHz

Dissipador de calor

Estoque

Disco rígido

ADATA SU750

Placa gráfica

Edição de fundadores da Nvidia RTX 2060

Fonte de energia

Cooler Master V850 Dourado

Medimos o consumo com um wattímetro verde azul conectado diretamente à tomada. Além disso, testaremos o modo semi-passivo com seu respectivo botão para ver o comportamento desta fonte de alimentação.

Consumo e energia

Em nossos testes, medimos valores muito semelhantes nas duas fontes comparadas, embora seja verdade que o Cooler Master ainda dê um extra em menos consumo em comparação com a Antec, que é ainda menos poderosa. Capturamos esses registros com os componentes na mesma temperatura, para que nada varie e seja um resultado confiável.

Note-se, então, que a certificação ETA-A é apresentada nesta fonte, o que garante uma eficiência de 90% ou mais. Podemos verificar isso no gráfico que o fabricante nos fornece na página do produto, com picos de 93% sob uma carga de 50%.

Modo semi-passivo ou híbrido

Como em outros modelos que possuem esse botão, o Cooler Master V850 Gold possui um controle analógico para este modo. Isso implica que o sistema depende de um sensor de temperatura para determinar se precisa ou não ativar o ventilador quando ultrapassar um determinado limite de temperatura, e o mesmo ocorre quando ultrapassa um determinado limite de potência, neste caso 40% (340W)

Modo híbrido ativado

Com o botão pressionado, ativaremos esse modo e imediatamente o ventilador será interrompido, porque em nossa bancada de testes não excedemos o limite de potência em nenhum momento nem temos altas temperaturas.

Sendo um controle analógico, o ventilador liga ou desliga enquanto excede ou diminui essa carga de 40%, o que desgastará os rolamentos do ventilador. Um controle eletrônico teria sido o mais recomendado, já que a histerese os torna menos recorrentes.

Também removemos o alojamento para ver em mais detalhes como a temperatura é distribuída nos diferentes componentes. Em geral, são temperaturas muito boas, nunca superiores a 60 ° C.

Modo híbrido desativado

Com este modo, já podemos imaginar o que está tocando, ou seja, ter um ventilador sempre pairando em torno de 700 e 800 RPM, o que torna a temperatura dentro da fonte simplesmente fenomenal. Devido ao sistema de rolamentos usado, o ventilador é muito silencioso e seus 135 mm facilitam muito o fluxo de ar correto.

Desta vez, a temperatura mais alta está localizada na saída frontal, pois o fluxo de ar faz com que todo o ar quente saia por baixo.

Palavras finais e conclusão sobre o Cooler Master V850 Gold

A Cooler Mater atualizou sua melhor plataforma de preços com quatro novas fontes de certificação 80 Plus Gold e certificação de eficiência ETA-A. Essas são fontes completamente modulares e, nesse caso, a mais poderosa de todas possui muita conectividade, embora seja um design ATX de 160 mm. Ojito com o chassi que temos e seu tamanho.

Temos uma conexão dupla para a CPU, embora os cabos não sejam muito longos. Para o PCIe, temos não menos que três cabos com duas conexões cada e, além do tipo 16AWG, para suportar maior fluxo de corrente. Nenhum cabo possui capacitores, o que é uma grande vantagem em seu gerenciamento.

Recomendamos a leitura do nosso guia atualizado sobre as melhores fontes de alimentação por preço.

Algo que deveria ter melhorado nesses novos modelos é o modo semi-passivo. Idealmente, ele teria sido montado digitalmente e mais alinhado com uma fonte de nova geração, embora, é claro, isso aumentasse seu preço. De qualquer forma, sua ventoinha de 135 mm é surpreendentemente silenciosa e praticamente não será necessária devido às excelentes temperaturas do aparelho.

Esta fonte de alimentação de 850 W estará disponível por um preço de aproximadamente 129, 99 euros. Talvez também gostássemos que o fabricante fosse sazonal, embora seus capacitores ainda sejam 100% japoneses. Quando os tivermos, atualizaremos o artigo, mas ele deve ser colocado mais ou menos ao lado da competição.

VANTAGENS

DESVANTAGENS

+ GAMA COMPLETA DE CONECTIVIDADE PARA JOGOS

- O MODO SEMI-PASSIVO É ANALÓGICO
+ CAPACITORES JAPONESES - TAMANHO ATX DE 160mm, CUIDADO COM ESPAÇO

+ 100% MODULAR

+ 10 ANOS DE GARANTIA

+ CABOS DE 16 AWG PARA PCIE E SEM CAPACITORES

A equipe de Revisão Profissional concede a ele a medalha de ouro:

Cooler Master V850 Dourado

QUALIDADE INTERNA - 87%

SOM - 87%

GERENCIAMENTO DE FIAÇÃO - 90%

SISTEMAS DE PROTEÇÃO - 84%

PREÇO - 88%

87%

Avaliações

Escolha dos editores

Back to top button