Análise da cooler master masterliquid ml240p mirage em espanhol (análise completa)
Índice:
- Desembalagem
- Fãs
- Microcontrolador
- Processo de montagem
- Iluminação e resultado final
- Bancada de testes e desempenho
- Palavras finais e conclusão sobre o Cooler Master Masterliquid ML240P Mirage
- Cooler Master Masterliquid ML240P Mirage
- PROJETO - 92%
- COMPONENTES - 90%
- REFRIGERAÇÃO - 93%
- COMPATIBILIDADE - 100%
- PREÇO - 79%
- 91%
Hoje, temos o prazer de apresentar a você o sistema de resfriamento líquido Cooler Master Masterliquid ML240P Mirage, certamente o mais ambicioso all-in-one de 240 mm da marca em termos de design e apresentação. Com um design de bomba transparente e iluminação RGB endereçável nos ventiladores e bombas, este AIO possui um microcontrolador que gerencia todo o sistema. Além disso, é compatível com absolutamente todas as tomadas do mercado, incluindo TR4.
Que benefícios trará com o i9-9900K a 5 GHz? Veremos isso e muito mais nesta revisão completa.
Antes de continuar, agradecemos à Cooler Master por sua confiança em nos fornecer o produto muito antes de sua partida oficial para fazer nossa análise.
Características técnicas do Masterliquid ML240P Mirage da Cooler Master
Desembalagem
Bem, já começamos com a nossa revisão e, como sempre, devemos desmarcar a infinidade de elementos que temos neste pacote. Apesar de ser um sistema de refrigeração líquida de 240 mm, ele é apresentado em uma grande caixa de papelão rígida totalmente impressa em cores.
De fato, temos uma ótima fotografia do sistema na face principal sob um fundo preto. Da mesma forma, em um dos lados pintados de roxo, temos uma tabela muito completa com as principais especificações do AIO. No restante dos rostos, temos outras informações em diferentes idiomas, nada de notável.
Agora vamos abrir a caixa para ver o que focamos por dentro. O sistema Cooler Master Masterliquid ML240P Mirage é perfeitamente acomodado em um molde de papelão em forma de ovo com furos diferentes para colocar os acessórios, que são muitos. E que vamos vê-los aos poucos. Os elementos disponíveis são:
- Resfriador tudo em um Cooler Master Masterliquid ML240P Mirage Dois ventiladores Cooler Master de 120 mm Microcontrolador de gerenciamento de luz Seringa térmica térmica em pasta Cooler Master MasterGel Pro Cabo USB para interconexão do controlador com software Cabeçalhos RGB para sincronização de placas Cabos de ventilador e placa de bomba universal para Soquetes Vários parafusos e acessórios Manual de instalação para soquetes diferentes Um par de adesivos
Não fique sobrecarregado ao começar a remover o lixo da caixa, tudo tem sua função e seu local correspondente e haverá muitas coisas que não usaremos. De qualquer forma, explicaremos posteriormente como montar o soquete LGA 1151.
E começaremos falando sobre o dissipador de calor ou o radiador principal do sistema de resfriamento Cooler Master Masterliquid ML240P Mirage. Possui medidas padrão de 277 mm de comprimento, 120 mm de largura e 27 mm de espessura, ou seja, estamos lidando com um formato de montagem de 240 mm. O que é praticamente compatível com qualquer chassi que mereça a sua existência.
Este radiador possui uma aleta densa no estilo tradicional construído inteiramente em alumínio, onde circulam os tubos que transportam o líquido, onde são resfriados por meio do sistema de ventilação forçada. Tanto a entrada quanto a saída estão localizadas na área que consideramos superior em uma configuração tradicional ao lado. Obviamente, é com o único objetivo que o sistema se encaixe no chassi.
Bem, em toda a área lateral , este trocador foi protegido com placas de aço para protegê-lo de possíveis quedas e pancadas. Claro, é completamente pintado de preto, incluindo as barbatanas. Isso realmente não é o mais eficiente em termos térmicos, porque o alumínio puro dissipa melhor o calor, mas a diferença é pequena e a tinta é muito mais estética.
Por fim, observamos que, na face principal, frontal e traseira, temos os oito furos necessários para instalar as duas ventoinhas de 120 mm incluídas e o próprio sistema no chassi. Dizer que o sistema de fixação consiste em parafusos com cabeça em estrela ou rosca manual, por isso só precisamos usar nossos dedos para apertá-los. Cuidado para bater no sistema de aletas, uma vez que elas se dobram facilmente.
O bloco da bomba é apresentado como um elemento circular de tamanho considerável e com uma construção altamente detalhada. Começando com os conectores, vemos que eles são colocados verticalmente, um em cima do outro, e também permitem que o movimento os ajuste conforme instalamos o radiador. É um sistema de juntas de borracha pressurizada para evitar a perda de líquido com proteções de alumínio na parte visível, não é de plástico. Estes tubos são construídos de borracha flexível com um revestimento de malha de metal para proteger e dar durabilidade. Possui acabamentos muito bons e proporciona uma sensação de durabilidade.
Dois conectores também saem dessa área, um deles é um conector de LED RGB endereçável de quatro pinos (três efetivos) e o conector de alimentação que irá diretamente para um hub conectado ao microcontrolador e ao cabeçote da bomba. a placa mãe. Esses conectores também são protegidos por uma malha de metal flexível.
A base da Cooler Master Masterliquid ML240P Mirage, responsável pela captura de calor, é obviamente construída em uma placa de cobre que não possui pasta térmica pré-instalada. Isso nos permite ver com mais clareza o acabamento da base, e a verdade é que ela possui um bom polimento, mas não o suficiente para ser um espelho.
No lado, também é feito de metal, presumivelmente alumínio, a julgar pelo seu baixo peso, com uma aparência de ranhuras em espiral. A cobertura externa é de gesso transparente duro. Isso confere uma aparência muito Premium e um ótimo design.
Mas não é tudo, porque na área superior também temos um vidro instalado que nos permite ver toda a área dentro da bomba. E quando dizemos a bomba, é precisamente a pequena turbina que circula o líquido da zona quente para a fria. Além disso, apresenta elementos decorativos na hélice que apreciam o movimento da bomba. E apenas na periferia do vidro, temos iluminação LED RGB que funciona como um espelho para iluminar a hélice da bomba.
Os benefícios fornecidos pelo fabricante nesta bomba são um nível de ruído inferior a 20 dBA, operação com um potencial de 12 VCC, consumo de 3, 96 W e uma vida útil estimada de pelo menos 160.000 horas. Nesse caso, não temos conectividade USB direta da bomba, algo bastante vantajoso quando se trata de ter poucos cabos espalhados pela placa-mãe.
Fãs
Agora nos voltamos para ver rapidamente os dois ventiladores que este Cooler Master Masterliquid ML240P Mirage possui.
E estamos lidando com dois elementos de plástico com hélices transparentes de 7 pás que também são presas no círculo interno e externo. O motivo é simplesmente estético, dessa maneira os LEDs RGB endereçáveis acendem diretamente nessas circunferências e refletem a cor de uma maneira mais extensa, dando a sensação de que também temos iluminação no anel externo.
A verdade é que eles são fãs muito parecidos com o novo MasterFan SF120 RGB, embora sem o logotipo Cooler Master na área de motores. De fato, a diferença fundamental é que as hélices estão presas ao anel externo, melhorando ainda mais a iluminação, algo que o SF120 não possui. Eles também têm tampas de borracha para eliminar vibrações enquanto estão trabalhando. As medidas são 120 x 120 x 26 mm de espessura que, juntamente com o radiador, têm uma espessura total de 53 mm. Observe também que os parafusos se projetam cerca de 5 mm.
Falando um pouco mais sobre os benefícios que eles nos oferecem, temos um sistema de rotação com controle PWM com uma velocidade de rotação entre 650 e 1900 RPM. Isso causa um ruído entre 7 e 26 dBA, um fluxo de ar de 59 CFM e uma pressão de 2, 00 mmH2O a ser gerada. Como a bomba, eles estão preparados para suportar cerca de 160.000 horas de operação, naturalmente, a 12 VCC.
Como a bomba, ela possui dois cabos de conexão com malha de metal, um cabeçalho RGB de 4 pinos e o conector típico de 4 pinos para alimentação. Graças a dois hubs, podemos conectá-los à placa-mãe e ao microcontrolador para controle da iluminação.
Microcontrolador
O próximo elemento principal que temos é o microcontrolador Cooler Master Masterliquid ML240P Mirage, que serve para gerenciar a iluminação e o PWM da bomba através do software. Não é o Cooler Master Light Controller, mas uma variante projetada exclusivamente para este AIO. De qualquer forma, também é compatível e perfeitamente gerenciável usando o software MasterPlus +.
Além de poder gerenciar a iluminação e os efeitos através dos quatro botões na parte traseira, esse resfriamento é compatível com os principais sistemas de iluminação das marcas, como Asus AURA Sync, MSI Mystich Light, Gigabyte RGB Fusion e ASRock Polychrome RGB.
Na área superior, são mostradas todas as conexões que podemos encontrar nela. Basicamente, esses são quatro conectores RGB endereçáveis, dois compatíveis com placas-mãe de 3 e 4 pinos e conectores diferentes para o controle PWM da bomba, portas REET do chassi e da placa e outras que não serão usadas. O conector MicroUSB e o conector de alimentação SATA também não podem faltar .
É simplesmente um controlador que nos permite muita versatilidade e realmente completo. Além disso, com seus botões , podemos trocar animações suficientes em cores fixas e RGB, e então veremos as fotos. Mas também não devemos esquecer que é um sistema um tanto arcaico e que ocupa espaço no chassi; todo esse sistema é salvo colocando inteligência na própria bomba e controlando-a apenas por software.
Processo de montagem
Bem, agora vamos ver rapidamente o processo de montagem desta Cooler Master Masterliquid ML240P Mirage, que é praticamente o mesmo que qualquer refrigeração líquida, embora tenhamos alguns elementos relacionados à conectividade que vale a pena explicar.
E começamos instalando os ventiladores, que, como em todos os casos, devemos colocá-los na parte em que os tubos saem, ou seja, devemos configurá-los para retirar o ar.
Nesse caso, é muito simples, temos oito parafusos que podemos parafusar diretamente com as mãos.
O próximo passo é colocar a placa traseira na placa -mãe, certificando-se de que seja compatível com o soquete. Nesse caso, temos compatibilidade com até os soquetes maiores, como LGA 2066 da Intel e TR4 da AMD, portanto, essa placa traseira é extremamente versátil. No seu caso, é feito de plástico rígido, em vez de metal.
Na parte da cabeça da bomba, também precisaremos colocar os adaptadores usando quatro parafusos, dois de cada lado. O próximo passo é colocar a pasta térmica no processador, que neste caso não vem pré-instalada no dissipador de calor, mas a colocaremos em uma seringa pequena e fácil de aplicar. Este é o Cooler Master MasterGel Pro, a pasta térmica própria da marca à base de compostos metálicos com 8 W / mK de condutividade térmica, com um nível muito bom e eficiência térmica.
Conexão direta ao microcontrolador
Agora é a vez das conexões e aqui temos várias opções em mãos, embora no manual do usuário seja perfeitamente explicado como proceder no caso mais geral, no qual o próprio controlador será usado para interagir com a iluminação.
Começando com a bomba, temos dois conectores, o primeiro é o cabeçalho RGB, que irá diretamente para o microcontrolador. O segundo conector serve para fornecer eletricidade ao motor, portanto, usaremos um dos divisores incluídos no pacote para conectá-lo à placa e também ao controlador e, assim, executar um controle PWM nele. De qualquer forma, também podemos conectá-lo diretamente à placa-mãe.
Agora é a vez dos ventiladores, temos dois outros conectores em cada um, e você pode imaginar que um deles será para iluminação, pois também irá diretamente para o controlador. Os outros dois se encarregarão de alimentar os motores, por isso vamos pegar outro separador do pacote e conectá-los à placa, no " CPU_FAN " também.
O próximo conector, que será o USB, irá diretamente para um dos conectores USB 2.0 da placa de base, para poder interagir com ele através do software MasterPlus + da marca. Finalmente, temos o conector de alimentação SATA que serve para alimentar o controlador. Dessa forma, teremos uma configuração compatível com o MasterPLus + e com controle sobre a iluminação do próprio controlador.
Conexão direta à placa
Nesse caso , também podemos gerenciar diretamente o sistema de iluminação da placa-mãe. Será simples, já que teremos que usar apenas o divisor RGB triplo para conectar aqui a bomba e os ventiladores e, em seguida, conectá-lo ao conector ARGB na placa, no nosso caso, um MSI.
Da mesma forma, a bomba e os ventiladores podem ser conectados diretamente à placa nos cabeçalhos correspondentes. Nesse caso, a iluminação pode ser gerenciada pelo próprio software da placa, seja Mystic Light, AURA e outra compatível.
Iluminação e resultado final
Finalmente, obteremos resultados semelhantes aos mostrados nas imagens. De nossa parte, nós o colocamos diretamente na bancada de testes, será melhor com um bom chassi na seção estética.
Gostamos muito do design estético da bomba e dos ventiladores, e também do desempenho que mostraremos abaixo.
Bancada de testes e desempenho
BANCO DE TESTE |
|
Processador: |
Intel Core i9-9900K |
Placa de base: |
MSI MEG Z390 ACE |
Memória: |
16 GB G.Skill Sniper X |
Dissipador de calor |
Cooler Master Masterliquid ML240P Mirage |
SSD |
Adata SU750 |
Placa gráfica |
Asus ROG Strix GTX 1660 Ti |
Fonte de energia |
Seja quieto! Dark Power Pro 11 1000W |
Para testar o desempenho desta Cooler Master Masterliquid ML240P Mirage, vamos enfatizar nosso Intel Core i9-9900K por 2 dias (48 horas) em sua velocidade de estoque, que com esta placa de teste será de 5, 0 GHz. Certamente, é necessário um teste duro para esse resfriamento líquido, porque esta CPU possui um IHS razoavelmente grosso e soldado, e às vezes suas temperaturas sobem quase sem aviso prévio.
O processo de estresse foi realizado com o software Prime95 durante todas essas horas contínuas. No seu caso, capturamos as temperaturas com o programa HWiNFO em sua última versão disponível e com um Tjmax de 100 o C. Considere também que a temperatura ambiente foi mantida entre 25 graus durante o dia e 23 graus à noite.
Deve-se dizer que essa CPU 9900K é outra unidade diferente daquela usada nas outras análises, mas, no final das contas, ainda é uma 9900K. Vemos que, em um estado de repouso, a temperatura é quase a que é marcada no ambiente, isso é explicado porque o regime de RPM é relativamente alto e já sabemos que é gerenciado pela própria placa-mãe.
No estado de carga, a coisa é complicada e vimos temperaturas que excedem ligeiramente os 70 graus, embora estejam perfeitamente normais em uma CPU de 8 núcleos a uma frequência de 5 GHz.
Palavras finais e conclusão sobre o Cooler Master Masterliquid ML240P Mirage
E, como sempre, quero falar primeiro sobre o design deste sistema de resfriamento líquido tudo em um Cooler Master Masterliquid ML240P Mirage. E esperando os novos modelos que saem, para mim, é uma das melhores criações da marca. Equipado com iluminação RGB endereçável, uma elegante cor preta fosca e uma cabeça de bombeamento que permite ver o líquido e a própria bomba funcionando, excelente trabalho da Cooler Master.
Já sabemos que é uma configuração de 240 mm com eficiência térmica bastante notável. Manter um 9900K ocioso em uma temperatura muito baixa e cerca de 72 graus trabalhando em uma frequência de 5 GHz por dois dias não é ruim. Dessa forma, podemos garantir que sua capacidade de overclock para CPUs de ponta seja bastante boa.
Também notamos a construção com melhorias em qualidade e segurança que podem ser vistas tanto nesta bomba capaz de suportar 160.000 h de uso quanto em seus dois ventiladores de alta qualidade e desempenho. Todos os conectores são bem mantidos, com malha de metal, assim como os tubos de fluido.
Recomendamos o nosso guia sobre os melhores dissipadores de calor, ventiladores e refrigeração líquida do mercado
Também é notável o fato de ser compatível com as tecnologias de iluminação das placas. Sem mencionar a grande versatilidade de ter seu próprio microcontrolador para gerenciar a iluminação. Obviamente, temos muitos cabos, ocupando muito espaço e um controlador um tanto irritante para interagir com ele. Pelo menos, é compatível com o MasterPlus + que facilita as coisas.
Finalmente, devemos falar sobre disponibilidade e preço. A Cooler Master Masterliquid ML240P Mirage estará disponível a partir de 28 de maio de 2019 a um preço inicial de US $ 150. É certamente um sistema caro, talvez um pouco mais do que esperávamos, e superando versões um pouco mais exclusivas de outros fabricantes.
VANTAGENS |
DESVANTAGENS |
+ DESEMPENHO TÉRMICO DA CPU DE ALTA GAMA |
- ALTO PREÇO |
+ GRANDE DESIGN E COMPATÍVEL COM TODOS OS SOQUETES | - ALGO MICROCONTROLADOR ATUALIZADO COM OUTRAS SOLUÇÕES |
+ ILUMINAÇÃO DE ARGB MUITO TRABALHADA |
|
+ SISTEMA SILENCIOSO BONITO |
|
+ GERENCIAMENTO POR SOFTWARE E PLACAS |
A equipe de Revisão Profissional concedeu a ele a medalha de platina:
Cooler Master Masterliquid ML240P Mirage
PROJETO - 92%
COMPONENTES - 90%
REFRIGERAÇÃO - 93%
COMPATIBILIDADE - 100%
PREÇO - 79%
91%
Análise da Cooler Master v1200 platinum em espanhol (análise completa)
A Cooler Master, uma das marcas mais conhecidas no mercado de fontes de alimentação, renovou seu catálogo há alguns meses com um grande número de
Análise da cooler master mastercase sl600m em espanhol (análise completa)
Cooler Master Mastercase SL600M Revisão completa deste chassi. Recursos, tamanho, capacidade de hardware, iluminação e montagem
Análise do cooler master silencio s400 em espanhol (análise completa)
Análise do chassi do Cooler Master SILENCIO S400: características técnicas, compatibilidade de CPU, GPU e PSU, design, isolamento acústico e preço.