Avaliações

Análise da cooler master mastercase sl600m em espanhol (análise completa)

Índice:

Anonim

Hoje vamos ver algo diferente e inovador, é o chassi do Cooler Master Mastercase SL600M, uma maravilha para os olhos de qualquer usuário entusiasmado. E dizemos diferente, porque sua filosofia de edição é diferente do que estamos acostumados, você verá o porquê. Mas, sem dúvida, o melhor é seu design, alumínio, vidro e aço ao mais alto nível com sensor de proximidade para iluminar as portas USB e duas ventoinhas de 200 mm instaladas. Vamos começar com a nossa revisão desta torre maravilhosa, então não vá!

Mas antes de começarmos, agradecemos à Cooler Master por sua confiança na Professional Review, emprestando-nos este chassi para esta revisão.

Características técnicas do Cooler Master Mastercase SL600M

Vamos fazer esta análise com calma, porque há muito o que comentar, dividiremos em seções, o máximo possível para que tudo fique muito claro, embora você sempre tenha o manual disponível na caixa.

Desembalagem

Uma caixa que é realmente enorme, exatamente como o chassi do Cooler Master Mastercase SL600M que vem dentro. A apresentação é a mesma de outros produtos, sendo papelão neutro com um esboço da torre impresso na face principal e sua marca e modelo.

Nas laterais, teremos outras informações relevantes sobre o chassi, embora nada que ainda não esteja no manual e em nossa revisão. E dentro temos uma torre envolto em um saco plástico carregado com eletricidade estática ao lado de dois grandes painéis de cortiça de polietileno

Dentro do próprio chassi, encontraremos os outros acessórios disponíveis, que não são muitos, para verificação, teremos:

  • Cooler Master Chassis Mastercase SL600M Manual do usuário Bolsa de rosca Bolsa de têxtil para caber em qualquer coisa Clipes de plástico Cabo USB interno para atualização de firmware

Design exterior

Se algo se destaca nesta Cooler Master Mastercase SL600M é o belo design que possui em toda a sua extensão, é óbvio a olho nu que eles têm acabamentos muito bons e no nível dos melhores, em vão o preço inicial é de 200 euros. Mas, além de um design elegante e premium, esta torre nos oferece originalidade e criatividade quando começamos a trabalhar nela.

Bem, em termos de materiais e acabamentos gerais, temos um chassi interno construído em aço, bastante trabalhado e com total rigidez, para que a quantidade de hardware não seja um problema. A parte externa possui placas frontal e superior em alumínio polido em grades de aço, não em plástico. E, finalmente, temos um painel lateral com vidro temperado.

As medidas desta torre têm 544 mm de comprimento, 242 mm de largura e 574 mm de altura e, portanto, em formato de meia torre, embora quase fazendo fronteira com a torre cheia. Mas tenha cuidado, pois ele não suporta placas-mãe de tamanho E-ATX. O peso não está especificado, mas já podemos lhe dizer que excede 10 kg sem problemas.

O lado esquerdo desta espaçonave autêntica possui um painel de vidro temperado com 4 mm de espessura e um notável escurecimento que permite que a área interior seja vista timidamente. Esse vidro será fixado por meio de um parafuso de rosca manual traseiro e montado em uma estrutura de metal que também oferece proteção antiqueda na parte inferior. Essa proteção consiste em permanecer preso à área, mesmo removendo o parafuso, para evitar quedas.

As áreas frontal e superior vistas por esse ângulo têm uma largura muito considerável e, em parte, é por esse motivo que, no final, o espaço interior não é tão grande quanto parece. De fato, você pode ver como suas pernas são tremendamente altas, pelo menos 4 cm.

De fato, as pernas dianteira e traseira são construídas em um bloco de alumínio moldado com proteções de borracha que cobrem toda a largura do chassi.

O lado direito não possui vidro, mas um painel de metal pintado em preto muito bonito e original com efeito de vinil. O sistema de fixação é idêntico ao do painel de vidro e também possui proteção anti-ruído na área interna, um grande detalhe da marca.

Agora é hora de ver a frente do Cooler Master Mastercase SL600M, que se destaca por ser totalmente em alumínio polido, com apenas um detalhe do logotipo da marca. Então veremos que ele pode ser desinstalado perfeitamente por ação manual, apesar de pressionar os pinos que possui por dentro.

De qualquer forma, essa parte frontal permite a passagem de ar para o interior através das duas pequenas aberturas laterais que temos na área central, embora sem proteção contra poeira. Então veremos que isso não é necessário, pois não podemos instalar ventiladores nele.

E no canto superior, temos o painel de E / S, que neste caso é realmente completo e com algum ás na manga:

  • 2 USB 3.1 Gen1 2 USB 2.0 1 USB 3.1 Gen1 Jack duplo de 3, 5 mm tipo C para áudio e micro Botão seletor de velocidade para ventiladores Botão liga / desliga (zona superior) Sensor de proximidade

Sem dúvida, a questão do sensor de proximidade é impressionante, é simplesmente um sensor de infravermelho que detecta nossa presença próxima e acende a iluminação das portas USB para introduzir a unidade flash sem problemas. Detalhes como esses tornam um chassi excelente.

Em relação à área superior do Cooler Master Mastercase SL600M, também é bastante interessante, pois possui uma tampa de alumínio que podemos facilmente levantar ou remover sem problemas para facilitar ainda mais a passagem de ar. A bela malha de metal duro que possui também atua como um filtro de poeira.

Como na frente, também podemos remover completamente essa área para a instalação de ventiladores. De fato, temos espaço suficiente para empurrar e puxar com um sistema líquido e instalar ventiladores dentro e também fora, ou separar ventiladores fora / radiador dentro.

Oferece capacidade para radiadores de até 360 mm ou ventiladores de 120 mm x3, 140 mm x2 ou 200 mm x2. Portanto, sua capacidade é muito boa, mas faltamos apenas um detalhe, a capacidade de radiadores de 420 mm para montagem extrema.

Cada zona tem algo interessante, e o mesmo acontece com a zona traseira. Você já deve ter percebido que não há vestígios de ventiladores em nenhum lugar deste chassi e também não o encontrará na parte traseira, porque, em vez de ter um slot para ventilador, temos um suporte para o disco rígido ! Esses Cooler Master enlouqueceram? Você verá que não é.

Além disso, temos uma área com capacidade para 9 slots de expansão, juntamente com outros dois para cartões verticais com placas totalmente fechadas para melhorar a estética. Mas podemos desaparafusar esta área para girá-la 90 graus e poder colocar as configurações de várias GPUs verticalmente.

E você também deve ter notado que temos um conector de energia instalado diretamente na área inferior, mas é claro que não há vestígios do orifício da fonte. Antes de continuar com a revisão, pense em onde esse orifício está localizado para poder instalá-lo.

Ainda estamos avançados, agora vemos a parte inferior da Cooler Master Mastercase SL600M e, finalmente, encontramos os dois ventiladores que ainda estavam faltando. De fato, este chassi oferece uma configuração de duas ventoinhas pré-instaladas de 200 mm que podemos desinstalar desta área externa.

Além das pernas que já mencionamos no início, temos um sistema de filtro de partículas de alta qualidade que podemos dividir em duas ou remover completamente da área. Ficamos muito satisfeitos com o design exterior cuidadoso, onde a elegância é combinada com a acessibilidade.

Instalação e montagem

Agora é hora de ver aos poucos o que esta caixa Cooler Master Mastercase SL600M oferece em termos de capacidade de montagem. Embora pareça uma torre normal, a filosofia muda muito em comparação à tradicional. Nossa montagem continuará sendo a desses componentes:

  • AMD Ryzen 2700X com dissipador de calor de estoque Asus X470 Crosshair VII HeroAMD Radeon Vega 5616 GB DDR4PSU placa-mãe Corsair AX860i

E é essa a aparência da área interna; temos uma área central na qual a placa-mãe será instalada e já podemos verificar se a área não é tão grande quanto parece. Na verdade, ele suporta placas de tamanho ITX, Micro-ATX e ATX, então realmente sentimos falta da capacidade do E-ATX. Também não faltam ecos para passar cabos, todos eles protegidos por elementos de borracha preta. Nem na área superior nem inferior, temos espaço para a fonte de alimentação.

Precisamente a área onde devemos instalá-la fica na frente, graças a um sistema um tanto complexo que devemos dizer, mas esteticamente muito bem-sucedido. De fato, tudo ficará perfeitamente oculto graças à placa lateral com o logotipo Cooler Master e à própria caixa, na qual podemos colocar PSUs de até 200 mm.

Para finalizar a abordagem inicial, o orifício principal suporta placas gráficas de até 318 mm, não expansíveis devido ao compartimento da PSU, e dissipadores de calor com até 191 mm de altura, muito bons nesse sentido. O método de resfriamento será obrigatório na vertical, entrando no ar frio abaixo e saindo acima.

Instalando a fonte de alimentação

Vamos começar com a primeira coisa que é instalada em um chassi, e essa é a fonte de alimentação. Devido ao sistema peculiar usado pelo Cooler Master Mastercase SL600M, vale a pena dedicar uma seção a ele.

A primeira coisa que vamos fazer é remover a placa lateral com o logotipo da marca. Esta placa é fixada na parte superior e inferior por meio de quatro parafusos de rosca manuais. Depois disso, encontraremos o compartimento real da fonte, uma caixa com uma terminação diagonal na parte inferior e composta por duas placas de metal quadradas.

O primeiro deles é responsável por ocultar a fonte, e teremos que removê-la usando outros quatro parafusos localizados na área lateral. Depois disso, a segunda caixa será deixada, o que permitirá que a fonte seja fixada ao chassi, eles precisam soltar um único parafuso para que ele saia.

Depois disso, o que precisaremos é parafusar a fonte de alimentação na última caixa e, assim, quando formos instalá-la novamente no chassi, o ventilador será orientado para a frente. Deve ser assim porque, se o fizermos, pelo contrário, a fonte não será capaz de respirar, pois tem uma folha presa nas costas.

E tenha cuidado agora, porque antes de instalar a segunda tampa, devemos conectar o cabo de extensão de energia à fonte, que ficará na área superior em uma posição certamente complicada, mas funcional.

Agora colocaremos a segunda cobertura, mas não antes de esclarecer quais cabos devemos levar para fora. A tampa possui seu próprio orifício, o que será muito útil para remover os cabos de energia PCIe da placa de vídeo, e faremos isso. Também precisaremos retirar um cabo de alimentação SATA, dois EPS para a placa e, claro, o ATX principal.

O resultado será algo semelhante ao que você vê nas imagens. Uma coisa boa é que o compartimento permite ocultar uma boa quantidade de cabos, embora tenhamos em mente que, em fontes tradicionais, é possível que os cabos sejam curtos, necessitando adicionar extensões e isso é algo muito importante. No nosso caso, o EPS chegou sem problemas, que são os que mais precisam.

Capacidade de armazenamento

Outro elemento a considerar são as lacunas e os espaços para colocar discos rígidos de 2, 5 e 3, 5 polegadas, e neste chassi existem algumas possibilidades espalhadas por todo o lado. Vamos tentar explicá-los da melhor maneira possível.

Nesse caso, usamos a remoção de toda a área frontal do chassi, pois atrás dele existem dois adaptadores na forma de uma placa de metal que nos permitirá montar duas unidades, de 2, 5 "ou 3, 5". Você ficará muito bem com o formato dessas folhas, porque elas também são removíveis e realocáveis ​​em outros lugares. De fato, eles são compatíveis com tanques de refrigeração líquida.

A próxima área fornecida com esse tipo de folha é a área traseira do gabinete da fonte de alimentação; portanto, aqui também podemos instalar uma unidade de 2, 5 ou 3, 5 polegadas. E outro, o seguinte está na parte traseira do chassi (onde um fã sempre foi) com o mesmo suporte.

Agora vamos mudar para os furos disponíveis exclusivamente para SSD de 2, 5 ”. Destes, temos dois orifícios disponíveis na placa que cobre toda a área da fonte de alimentação e outros dois adaptadores colocados atrás da placa de instalação da placa.

Mas não é tudo, já mencionamos que as placas de suporte múltiplo podem ser movidas para outros lugares e, de fato , podemos colocar três delas na área inferior, logo acima dos ventiladores, para mover até três discos rígidos em cima deles. Não é o local mais recomendado, pois cobriremos muito o fluxo de ar, mas existe a possibilidade.

Então, contamos a nós mesmos, temos a capacidade de:

  • 4 unidades de disco rígido de 3, 5 "3 unidades de 2, 5", um total de 7 unidades de 2, 5 "

Capacidade de refrigeração

Curiosamente, concluiremos esta seção muito mais cedo do que a anterior, pois nesta Cooler Master Mastercase SL600M só temos capacidade para ventiladores nas áreas inferior e superior. Vamos vê-los.

Vamos começar citando a capacidade e a compatibilidade do ventilador:

  • Parte inferior: 3x 120mm / 2x 140mm / 2x 200mm Parte superior: 3x 120mm / 2x 140mm / 2x 200mm

Bem, nada, exatamente o mesmo em ambos os lugares. Não poderemos instalar ventiladores na área traseira porque ela está fechada, nem na área frontal porque a fonte está. O mais importante é que temos dois 200 ventiladores pré-instalados, embora sem iluminação LED.

Agora vamos ver a capacidade de refrigeração líquida:

  • Parte inferior: 120/140/240/280/360 mm Parte superior: 120/140/240/280/360 mm

Também é o mesmo nos dois lugares, embora seja conveniente saber que na área inferior há espaço para um sistema de até 72 mm quando temos uma placa gráfica instalada verticalmente. Enquanto na parte superior, cabe uma AIO de até 43 mm de espessura.

Não devemos nos preocupar excessivamente com a colocação de radiadores AIO ou personalizados no topo, que será o local recomendado, pois os novos radiadores de alto desempenho têm uma espessura de 40 mm. Nesse caso, podemos instalar os ventiladores do lado de fora, pois há muito espaço para eles.

Da mesma forma, com a maioria dos AIOs líquidos, podemos até fazer um sistema de empurrar e puxar, que consiste em colocar um radiador + ventiladores na área interna, juntamente com mais ventiladores externos, melhorando ainda mais o fluxo de ar.

De qualquer forma, esse sistema de fluxo vertical é sempre o mais indicado para PCs, pois o ar quente naturalmente tende a subir, facilitando a entrada de ar frio a partir do fundo. Também é interessante o fato de que as placas de disco rígido também são compatíveis com os suportes de tanque personalizados do sistema de refrigeração.

Também não devemos esquecer o sistema de controle do ventilador que o Cooler Master Mastercase SL600M instalou como padrão. É um controlador capaz de controlar PWM de quatro ventiladores através de um cabeçalho de 4 pinos. Inclui uma conexão de energia SATA, a porta para controlar a velocidade através do botão no painel de E / S, outra porta para sincronizar a placa-mãe com o controle PWM dos ventiladores e, finalmente, o conector livre, que será usado apenas para atualize o firmware do controlador.

Através do controlador, também podemos dizer ao sensor de proximidade para desligar, graças ao pequeno software disponível na página do fabricante. Para isso, precisamos ter o microcontrolador conectado ao USB da placa.

Instalação e montagem

Como você já deve ter visto, o processo de montagem deste chassi do Cooler Master Mastercase SL600M é diferente das torres normais. De fato, demoramos um pouco mais, enquanto estudamos a melhor maneira de fazer isso, roteando os cabos e colocando a fonte corretamente, etc.

O chassi é praticamente removível por completo, pois a área inferior e a grade superior são presas por parafusos, e será fácil removê-los. As soluções para roteamento de cabos não são muito amplas na parte traseira; no entanto, temos pelo menos uma série de tiras de velcro pré-instaladas com as quais podemos conectar um grande número de cabos a elas, incluindo os cabos do painel de E / S e o cabo ATX na placa.

De qualquer forma, a fonte está muito longe de alguns conectores, como o EPS da placa, portanto, verifique se esses cabos chegam e têm pelo menos 350 mm de comprimento. Um toque agradável para manter a poeira afastada é que as placas do slot de expansão estão fechadas e as duas aberturas principais possuem filtros de poeira.

Resultado final

Concluímos nossa montagem reinstalando os painéis lateral e frontal para ver o excelente resultado final. Quando um chassi é de qualidade, tudo o que instalamos é bom.

Algo que nos surpreende parcialmente é que a Cooler Master não introduziu nenhuma faixa de iluminação dentro do chassi ou que lançou uma versão com ventiladores RGB. Talvez esteja sendo salvo para mais tarde como uma versão RGB hipotética com controlador avançado, a verdade é que seria útil.

Palavras finais e conclusão sobre o Cooler Master Mastercase SL600M

O Cooler Master Mastercase SL600M é um daqueles chassis com personalidade, ousado e que oferece algo diferente ao usuário. É tão original por fora quanto por dentro, com uma estética brutal e premium graças ao alumínio e vidro e um sistema de montagem que, apesar de não ser fácil, é criativo e eficiente.

A modularidade é muito boa, com a possibilidade de remover quase todas as partes do chassi e a possibilidade de girar o painel traseiro para colocar várias GPUs. Devemos dizer que, apesar de ser um chassi muito grande à vista, o espaço interior é praticamente igual ao de um chassi normal, e sentimos falta do suporte às placas E-ATX para montar a Workstation.

O sistema de refrigeração proposto está correto, a entrada e saída externa mais baixas são a maneira mais eficiente de fazê-lo, além de duas ventoinhas pré-instaladas de 200 mm e um microcontrolador incluído, embora devamos dizer um pouco de ruído. Ele também suporta radiadores para cima e para baixo em 360 ° e sistemas personalizados, graças aos adaptadores para discos rígidos.

Também recomendamos nosso guia sobre os melhores chassis do mercado

E falamos sobre armazenamento, temos grande suporte, com até 4 HDDs de 3, 5 "e 3 SSDs de 2, 5" combinados ou apenas 7 SSDs. As áreas estão localizadas em locais muito estratégicos e também com a capacidade de movê-las em alguns casos, um bom trabalho nesse sentido. E também um excelente trabalho com um painel de E / S muito completo, com portas USB iluminadas e um sensor de proximidade integrado.

O Cooler Master Mastercase SL600M está disponível para compra a preços de cerca de 200 euros acima do euro abaixo, por isso é claramente um chassi de gama alta com um custo relativamente alto, apesar de seu espaço interior normal. No entanto, a escolha de materiais de alta qualidade, como alumínio, ou seu design impressionante, nos fará ter chassi por muitos anos, até uma vida inteira. Para nós, altamente recomendado.

VANTAGENS

DESVANTAGENS

+ PROJETO EXQUISITO EM AÇO CRISTAL E ALUMÍNIO

- NÃO SUPORTA PLACAS E-ATX

+ SISTEMA DE MONTAGEM ORIGINAL E Negrito - SEM ILUMINAÇÃO E ALGUNS FÃS RUÍDOS

+ DOIS VENTILADORES DE 200 MM PRÉ-INSTALADOS E EFICIÊNCIA TÉRMICA

+ ALTA CAPACIDADE DE HARDWARE E RADIADORES

+ DETALHES ÚTEIS COMO SENSOR, CONTROLADOR DE MODULARIDADE

A equipe de Revisão Profissional concedeu a você a medalha de platina e o produto recomendado

CM Mastercase SL600M da Cooler

PROJETO - 96%

MATERIAIS - 96%

GERENCIAMENTO DE FIAÇÃO - 89%

PREÇO - 90%

93%

Avaliações

Escolha dos editores

Back to top button