Hardware

Dicas para manter o malware livre no Linux

Índice:

Anonim

Se você migrou do Windows para o macOS ou Linux pensando em se livrar de vírus, malwares e software malicioso, pode respirar um pouco mais aliviado agora, mas não é bom baixar a guarda, porque até o Linux tem seus próprios problemas de segurança.

Em seguida, ensinaremos várias dicas para mantê-lo livre de malwares no Linux.

Mantenha seu sistema atualizado

Manter o sistema atualizado garante que todas as lacunas de segurança sejam corrigidas. Dependendo do software que você instalou, as atualizações podem estar disponíveis diariamente. É recomendável que você execute uma atualização pelo menos uma vez a cada duas semanas.

Se, por algum motivo, você preferir manter as versões atuais do seu software, pelo menos você deve atualizar o Kernel.

Não confie em redes estranhas

As redes Wi-Fi abertas são o paraíso dos hackers. Qualquer pessoa com o software apropriado e as configurações sem fio pode entrar no computador conectado a uma rede Wi-Fi. Nesses casos, uma rede virtual privada (VPN) é altamente recomendada quando você deseja usar a Internet fora de casa ou no escritório.

Mantenha sua guarda

Os firewalls podem ser instalados e executados no Linux. Os firewalls podem ajudar a impedir que hackers façam conexões indesejadas na rede. A menos que seu desktop ou laptop esteja executando um serviço específico (como o Samba para compartilhamento de arquivos com máquinas Windows), é melhor garantir que o firewall negue o acesso às conexões de entrada.

Os usuários do Linux têm várias ferramentas para escolher, como o Firewalld da Fewal, considerado o melhor nesta área.

Execute a verificação antivírus periodicamente

Embora o Windows combine a maioria dos vírus, existem alguns para Linux e é bom estar preparado.

Uma das melhores alternativas como software de código aberto é o ClamAV, disponível na maioria dos repositórios de diferentes distribuições.

Você também pode ler nosso artigo sobre Os melhores navegadores pouco conhecidos para Linux

Faça backup de seus dados

Por último, mas não menos importante, não se esqueça de fazer backup de seus dados. Um bom backup pode ser um salva-vidas, poupando você de dores de cabeça. Você pode fazer backup de seus dados com ferramentas como Rsync.

Estas são algumas das nossas dicas para ficar livre de malwares e outros tipos de código malicioso no Linux.

Hardware

Escolha dos editores

Back to top button