Processadores

Comparação: intel core i7-7700k vs core i5

Índice:

Anonim

Continuamos com nossas comparações de processadores após a chegada do Kaby Lake. Desta vez, ocupamos os dois primeiros lugares com multiplicador desbloqueado, o Core i5-7600K e o Core i7-7700K para verificar as diferenças entre eles em diferentes cenários e se realmente vale a pena ir para a opção mais poderosa disponível. Comparação Core i7-7700K vs Core i5-7600K.

Índice de conteúdo

Características técnicas do Core i7-7700K vs Core i5-7600K

Como podemos ver na tabela, os dois processadores compartilham muitas das características, mas também existem diferenças muito importantes. Os dois processadores têm quatro núcleos físicos, embora o Core i7-7700K tenha a tecnologia Hypertheading ativada, para que ele possa lidar com até oito threads de dados, algo que lhe dará uma vantagem significativa em aplicativos que usam muitos núcleos. O Core i7 também possui uma frequência operacional mais alta e mais cache L3.

Recomendamos o nosso guia para os melhores processadores do mercado.

Desempenho do aplicativo

Agora, analisamos o desempenho dos dois processadores nos videogames para ver as diferenças. Comparamos o desempenho de ambos os chips no Battlefield 4, Crysis 3, Tomb Raider, Overwatch e Doom 4. Novamente, vemos diferenças muito pequenas que atingem 5-6 FPS no máximo, exceto Crysis 3, que a diferença atinge 10 FPS. Está claro mais uma vez que a gama Core i5 é uma excelente alternativa para os jogadores de videogame e nos permite economizar dinheiro para investir em uma placa de vídeo mais poderosa.

Consumo e temperatura

Depois de ver o desempenho dos dois processadores, temos que analisar seu consumo e temperatura. O Core i7-7700K é um pouco mais quente que seu irmãozinho, embora, como pode ser visto nos gráficos, a diferença mal chegue aos 5ºC. O impressionante é que, no estado ocioso com overclock, a tendência é revertida e o Core i5 é um pouco mais quente.

Em todos os casos, os valores de consumo são do equipamento completo.

O consumo sob carga é um pouco mais alto no caso do Core i7-7700K, embora falemos de uma diferença de 7W, portanto é imperceptível na conta de luz, algo bastante normal se considerarmos que são dois chips muito semelhante com o mesmo número de núcleos físicos. O consumo em overclock se for mais volumoso no caso do Core i7-7700K com uma diferença de 35W em relação ao irmão mais novo, apesar disso, ainda é um número bastante discreto que não será um problema.

RECOMENDAMOS O Intel Neural Compute Stick 2 anunciado

Palavras finais e conclusão

Como vimos ao longo desta revisão, a diferença de desempenho entre o Core i7-7700K e o Core i5-7600K é altamente variável, dependendo do aplicativo em que o usamos. No caso de aplicativos de renderização gráfica e outros que fazem uso intensivo de todos os núcleos / threads, a diferença pode ser de até 40%, como vimos no Cinebench R15.

No outro extremo, temos jogos e aplicativos que usam poucos núcleos; nesse caso, a diferença é muito menor e deve-se principalmente à diferença na frequência de operação de ambos os processadores. Não devemos esquecer que os dois vêm com o multiplicador desbloqueado, por isso será muito fácil fazer um overclock e igualar o desempenho em muitos casos.

O novo Core i5-7600K está à venda pelo preço de 278 euros, um valor significativamente inferior aos 378 euros pelos quais podemos encontrar seu irmão mais velho, o Core i7-7700K, de modo que, em relação à qualidade / preço, parece muito mais interessante optar pelo Core i5.

Processadores

Escolha dos editores

Back to top button