Processadores

Comparação: core i7-7700k vs core i7

Índice:

Anonim

Com a chegada dos novos processadores Intel Kaby Lake, assumimos o topo da gama, o Core i7-7700K, e o comparamos com seu antecessor, o Core i7-6700K, para ver as diferenças entre as duas gerações e se vale a pena. Vale a pena dar o salto para a nova geração.

Índice de conteúdo

Características técnicas do Core i7-7700K vs Core i7-6700K

Como podemos ver na tabela, ambas as gerações de processadores compartilham as mesmas especificações, exceto a velocidade do clock, 200 MHz mais alta no caso do Core i7- 7700K no modo base e no modo turbo.

Recomendamos o nosso guia para os melhores processadores do mercado.

Desempenho do aplicativo

Antes de tudo, vamos comparar o desempenho de ambos os processadores nos benchmarks Cinebench R15, AIDA 64, Fire Strike e Heaven. Como podemos ver nos gráficos, a melhoria é muito pequena e está em torno de 3% no Cinebench R15, 11, 5% no Fire Strike e 13% no Heaven. No caso do AIDA64, encontramos uma diferença muito maior de 58, 4% devido a uma melhoria significativa na largura de banda, embora não tenha sido posteriormente transferida significativamente para aplicativos.

Desempenho nos jogos

Agora, analisamos o desempenho dos dois processadores nos videogames para ver as diferenças. Comparamos o desempenho de ambos os chips no Battlefield 4, Crysis 3, Tomb Raider, Overwatch e Doom 4. Novamente, vemos diferenças muito pequenas que atingem no máximo 3 FPS. Com isso, podemos considerá-lo um empate e os dois processadores executam o mesmo.

Consumo e temperatura

Uma vez visto o desempenho dos dois processadores, temos que olhar para o consumo e a temperatura. Em primeiro lugar, o Core i7-7700K é mais quente que seu antecessor, tanto sob carga na configuração de estoque (52ºC vs 50ºC) quanto no overclock (73ºC vs 53ºC). A diferença é especialmente grande com o overclock, então acreditamos que a Intel tenha usado um composto térmico de qualidade muito baixa sob o IHS.

Em todos os casos, os valores de consumo são do equipamento completo.

O consumo sob carga também é maior no caso do Core i7-7700K, tanto na configuração de estoque (215ºW vs 210ºW) quanto no overclock (32W vs 305W), algo bastante normal se considerarmos que é praticamente uma versão com overclock do mesmo chip com algumas otimizações no processo a 14 nm Tri-Gate. O consumo em modo inativo se isso for menor no caso do Core i7-7700K em cerca de 30W, aproximadamente em estoque e em overclock, aqui se for observada a maior maturidade dos 14 nm do lago Kaby.

Palavras finais e conclusão

Testes mostraram que os novos processadores Kaby Lake são apenas uma pequena otimização do Skylake anterior. O novo Core i7-7700K foi apenas 13% melhor que o Core i7-6700K (deixando de fora o teste de largura de banda AIDA64) e ofereceu praticamente o mesmo desempenho em jogos ao lado da GeForce GTX 1080.

O novo Core i7-7700K está à venda por um preço de 410 euros, um valor muito superior aos 340 euros que o Core i7-6700K custa aproximadamente; portanto, em relação à qualidade / preço, é uma opção muito melhor optar pela geração anterior. É uma diferença de preço de 20% para quase o mesmo desempenho.

RECOMENDAMOS VOCÊ Turbo Boost Max 3.0, Intel explica como funciona nos CPUs Xeon

Processadores

Escolha dos editores

Back to top button