Tutoriais

Como usar a Limpeza de disco do Windows 10

Índice:

Anonim

Como usuários mais avançados devem saber, o Windows 10 possui uma ferramenta que permite excluir arquivos e pastas inúteis do seu computador. A Limpeza de disco remove certos arquivos e pastas, liberando espaço valioso no disco rígido e melhorando o desempenho do sistema.

Como usar a Limpeza de disco do Windows 10 passo a passo

Em vez de tentar excluir manualmente arquivos desnecessários do computador para liberar espaço no disco rígido, você pode usar a ferramenta Limpeza de disco do Windows 10 para automatizar o processo.

No entanto, mesmo no Windows 10, a Limpeza de disco ainda é uma ferramenta que precisa ser executada manualmente. O que você provavelmente não sabe é que você pode configurar a ferramenta para que ela seja executada automaticamente para remover determinados arquivos do seu computador.

Neste tutorial do Windows 10, guiaremos você pelo processo de configuração da ferramenta Limpeza de disco e usar o Agendador de tarefas para excluir arquivos desnecessários do seu computador, ganhando espaço para novos conteúdos.

  1. Use a tecla Windows + X para abrir o submenu do botão Iniciar e selecione Prompt de Comando (Administrador).
  1. Digite o seguinte comando e pressione Enter:

cleanmgr / sageset: 88

Neste comando, estamos usando a opção / sageset: n para abrir a Configuração de limpeza de disco e, ao mesmo tempo, criar uma chave do Registro que armazenará a configuração que você escolher. O número n, que também é armazenado no registro, indica as configurações que você deseja usar com a ferramenta.

Esse número pode variar de 0 a 65535 e é basicamente um nome de arquivo que aponta para todos os valores de configuração específicos que você deseja usar. Dessa forma, números diferentes podem ser definidos para executar a ferramenta com valores diferentes em momentos diferentes.

Quando a Configuração de limpeza de disco for aberta, verifique os itens que você deseja que a ferramenta remova automaticamente do sistema da lista extensa. Alguns dos arquivos que você pode limpar incluem:

  • Limpeza de atualizações do Windows Arquivos de programa baixados Arquivos temporários da Internet Arquivos temporários Arquivos usados ​​para relatar bugs e verificar soluções Miniaturas e muito mais…
  1. Clique no botão OK para salvar e armazenar as configurações no registro.
  1. Abra Iniciar, procure o Agendador de tarefas e clique no resultado para abrir o utilitário.

Você também pode pressionar a tecla Windows + R para abrir a caixa Executar e, digitando o comando taskschd.msc e clicando em OK, você acessará o Agendador de tarefas.

  1. Clique na Biblioteca do Agendador de Tarefas, clique em Nova Pasta e digite o nome da pasta.

  1. Clique com o botão direito do mouse na pasta que você acabou de criar e clique em Criar Tarefa Básica.

  1. Nomeie a tarefa, adicione a descrição desejada e clique em Avançar.
  1. Selecione quando deseja que a tarefa seja executada e clique em Avançar. Essas opções são tão flexíveis que podem ser definidos horários diferentes, além de eventos específicos para acionar a tarefa. Para os fins deste guia, teremos que escolher Mensalmente.

  1. Selecione a data e a hora e clique em Avançar.

  1. Em Ação, selecione Iniciar um programa e clique em Avançar.
  1. Digite o caminho para abrir a ferramenta Limpeza de Disco: C: \ Windows \ system32 \ cleanmgr.exe e inclua o argumento / sagerun: 88. (Lembre-se de alterar o número 88 para o número escolhido na etapa 2 para usar as configurações que você definiu.)

Você também pode criar um atalho com o caminho “C: \ Windows \ system32 \ cleanmgr.exe / sagerun: 88” para iniciar a Limpeza de disco do Windows manualmente. Lembre-se de executá-lo como administrador.

  1. Clique em Next.
  1. Na página Resumo, clique em Concluir para concluir a tarefa.

Depois de concluir a tarefa, a Limpeza de disco executará no horário especificado a remoção de todos os arquivos desnecessários do seu computador. Se, por qualquer motivo, você precisar alterar as configurações atuais da tarefa, abra o Agendador de tarefas, abra a pasta criada, clique duas vezes na tarefa e atualize as configurações.

RECOMENDAMOS VOCÊ Riscos e precauções ao fazer overclock

Como executar a Limpeza de Disco fora do horário

Você pode usar as seguintes etapas para executar a Limpeza de disco antes da programação que você fez:

  1. Use a tecla Windows + X para abrir o submenu do botão Iniciar e selecione Prompt de Comando (Administrador).
  1. Digite o seguinte comando e pressione Enter:

C: \ Windows \ system32 \ cleanmgr.exe / versão: 88

Lembre-se de alterar 88 para o número que você escolheu. Depois de executar o comando, a ferramenta Limpeza de disco será aberta e executada imediatamente, excluindo todos os arquivos que foram configurados na ferramenta.

Se você deseja modificar os itens que a Limpeza de disco removerá automaticamente, siga estas etapas:

  1. Use a tecla Windows + X para abrir o submenu do botão Iniciar e selecione Prompt de Comando (Administrador).
  1. Digite o seguinte comando e pressione Enter:

cleanmgr / sageset: 88

Lembre-se de 88 para o número que você escolheu para armazenar a configuração.

  1. Conforme você executou o comando anterior, você perceberá que a ferramenta Limpeza de Disco é aberta com todas as configurações que você definiu anteriormente. Agora basta modificar a lista de verificação de novos itens e excluir os que você não deseja.
  1. Clique em OK para concluir a tarefa.

A Limpeza de disco é uma ótima ferramenta que ainda está incluída no Windows 10 e pode ajudá-lo a recuperar o espaço no disco rígido. Na versão mais recente do sistema operacional, também é uma ótima maneira para os usuários do Windows Insider Program verificarem e removerem periodicamente instalações anteriores do sistema operacional, que podem levar vários gigabytes após uma nova compilação do Windows 10. Mas lembre-se Observe que a remoção dos arquivos de pré-instalação impedirá que você volte para a versão anterior do sistema operacional.

Como sempre, recomendamos a leitura de nossos tutoriais para Windows e computação.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button