Tutoriais

▷ Como corrigir erro de gerenciamento de memória do Windows 10

Índice:

Anonim

Vamos dedicar outro artigo para desenvolver outro dos erros mais comuns em nosso computador, esse é o erro de gerenciamento de memória do Windows 10. Este erro pode ser causado por vários fatores, incluindo problemas com arquivos do sistema, vírus que saturam a memória RAM ou problemas diretamente físicos com nossos módulos de memória RAM. Tudo isso contemplaremos ao longo deste artigo enquanto falamos sobre possíveis soluções.

Índice de conteúdo

Como você já deve saber, as capturas de tela azuis são um sinal de que ocorreu um erro grave em nosso sistema, do qual é possível que, a longo prazo, fiquemos mal. É por isso que atenção especial deve ser prestada caso ocorram com frequência, como este.

Erro de gerenciamento de memória Windows 10

Devemos reconhecer que o Windows 10 não é muito caracterizado por capturas de tela azuis. Por exemplo, no Windows XP, era mais comum obter esses lindos fundos azuis. No entanto, devemos prestar atenção especial à forma como eles são produzidos. Acima de tudo, se ocorrerem com freqüência, podem ser devido a um mau funcionamento contínuo do sistema ou a qualquer componente físico do nosso sistema.

Como o próprio nome sugere, esse erro ocorre principalmente devido a erros relacionados à RAM. Isso significa que é um erro crítico do sistema, pois a RAM é um componente essencial de um computador. Quando recebemos esse erro, o Windows para de funcionar e uma tela azul é exibida, causando a reinicialização do sistema.

Quando ligamos o computador, nosso BIOS testa os diferentes componentes de hardware do nosso sistema, CPU, discos rígidos e RAM, entre outras coisas. Se encontrar algum erro em algum desses componentes, não permitirá que o equipamento continue com a sequência de inicialização.

Mas é claro que os erros detectados pelo BIOS geralmente são mais graves do que o que o gerenciamento de memória de memória representa a qualquer momento. É por isso que esse erro pode ocorrer por razões físicas que indicam que nossa memória RAM está danificada em qualquer uma de suas células e, mesmo assim, não é detectada pelo BIOS. Mas também pode ser devido a um erro no carregamento de um determinado arquivo do Windows que está corrompido e causa um estouro de memória RAM.

Outra das causas muito frequentes do aparecimento desse erro é quando temos uma memória RAM com clock excessivo. Esse motivo é certamente o primeiro a ser explorado por um usuário que está ciente de que ele fez um overclock para aumentar o desempenho desse componente. Obviamente, a solução para esse erro é deixar a RAM como ela vem de fábrica.

Procedimento para corrigir erro de gerenciamento de memória do Windows 10

Abaixo, veremos alguns procedimentos e soluções para esse erro que o Windows 10 mostra.

Primeiro procedimento: testando o status da memória RAM

A primeira coisa a fazer é descartar possíveis danos físicos à RAM. Isso pode ser feito diretamente no Windows 10, pois possui uma ferramenta de diagnóstico de memória. Para usar este procedimento, faremos o seguinte.

O que precisamos fazer para obter acesso rápido é pressionar a combinação de teclas "Wi ndows + R " para abrir a ferramenta Executar. Agora devemos escrever o seguinte comando:

MDSCHED

Pressione Enter para executar o comando com o resultado de uma janela que nos informará que devemos reiniciar o computador para realizar o teste.

Se durante o diagnóstico da memória aparecer um erro em qualquer um dos módulos, considere adquirir um novo módulo, pois o problema só pode piorar.

Possível vírus de memória de memória

Se nossa memória física estiver correta, é possível que o erro seja devido a um vírus alojado nela. Este tipo de vírus, apesar de ser detectado por programas antivírus normais, possui processos que não são fáceis de eliminar e executar, mesmo após a exclusão de alguns de seus arquivos.

Nesse caso, o que teremos que fazer é usar um antivírus capaz de verificar antes do Windows iniciar, para que ele possa excluir os arquivos antes mesmo de começar com o sistema. O Avast é um dos utilitários que faz isso, e também é gratuito; portanto, se você não possui um antivírus, recomendamos usá-lo em vez do Windows Defender.

Problema com arquivos do sistema

Se tivermos sorte de que nossa memória RAM esteja perfeitamente, o que precisaremos fazer é verificar possíveis erros do sistema. Por exemplo, arquivos corrompidos ou erros de configuração.

Para verificar erros e restaurar arquivos, o comando que devemos usar é

sfc / scannow

Depois que o comando é executado e concluído, podemos determinar se o problema foi resolvido ou não

Também podemos tentar outro comando para restaurar arquivos corrompidos do Windows, o que é

dism / online / imagem-de-limpeza / restorehealth

Atualize os drivers de dispositivo e o próprio sistema ou desinstale-os

O Windows caracteriza-se por ser atualizado de tempos em tempos, e isso a longo prazo pode causar certos problemas de instabilidade do sistema. Da mesma forma, também existem drivers que às vezes causam problemas de compatibilidade com o sistema, principalmente se forem antigos ou compatíveis com outros sistemas operacionais.

É por esses motivos que recomendamos a atualização desses drivers e do Windows para tentar corrigir o erro, se esse for o caso.

Remover drivers

Outra coisa que podemos fazer é exatamente o oposto, ou seja, desinstalar drivers que possam estar nos causando problemas, mas como saberemos isso? Bem, uma maneira simples de fazer isso é iniciar o computador no modo de segurança.

Iniciando no modo de segurança, permitirá iniciar o sistema operacional sem drivers de dispositivo, apenas com os básicos para uma operação correta do sistema. Portanto, se percebermos que dessa maneira nossa equipe não fornecer a captura de tela do gerenciamento de memória com erro, é muito possível que o mau funcionamento tenha ocorrido precisamente devido a um desses drivers.

Entre no nosso tutorial sobre como iniciar no modo de segurança para saber como fazê-lo.

Último recurso: reinstalar o Windows ou redefinir a fábrica

Se todo o resto do seu computador enviar essas capturas de tela de erro, o que você precisará fazer no final será reinstalar o sistema operacional. Ou, no seu caso, restaure o sistema de fábrica.

Em ambos os casos, nossos arquivos pessoais não estão em perigo se fizermos o procedimento corretamente. Ainda com o Windows reinstalado, o sistema cria uma pasta chamada Windows.old onde armazena nossas informações pessoais da instalação anterior do Windows.

Para seguir qualquer uma dessas duas soluções, recomendamos nossos tutoriais correspondentes:

Os erros aparecem com o tempo e precisamos estar preparados para adotar soluções que nos permitam continuar trabalhando normalmente o mais rápido possível com nossa equipe.

Você também pode estar interessado nessas informações:

Você conseguiu resolver seu erro, com qual método? Se não for abordado aqui, deixe nos comentários para ajudar outros usuários no futuro.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button