▷ Como corrigir o erro do Windows não pôde completar o formato
Índice:
- Causas do erro "O Windows não pôde concluir o formato"
- Solução 1: Verifique o conector USB
- Solução 2: atualize o Windows 10 ou remova uma atualização
- Solução 3: formatar USB protegido contra gravação
- Solução 4: Formate o USB manualmente com o Gerenciador de disco rígido
- Solução 5: Formate o USB manualmente com o Diskpart
Certamente todos nós temos uma ou mais unidades de armazenamento USB e é possível que a mensagem "O Windows não consiga concluir o formato " seja exibida. Essa mensagem geralmente aparece com freqüência se nossa unidade flash USB, disco rígido portátil ou cartão SD encontrar algum defeito. Hoje, veremos como formatar corretamente essas unidades quando esse erro aparecer.
Índice de conteúdo
As causas desse erro geralmente são diversas e também ocorrem em versões do sistema operacional anteriores ao Windows 10. Mas isso não é exceção. As soluções que adotaremos aqui serão idênticas, independentemente do sistema operacional Windows.
Causas do erro "O Windows não pôde concluir o formato"
Bem, as causas que nos levam a esse erro podem ser diferentes e, na maioria dos casos, não são muito graves e têm uma solução fácil, conhecendo alguns truques.
- Erro ocasional no Windows devido a atualizações antigas A unidade está protegida contra gravação A unidade pode ter um vírus dentro A unidade está fisicamente danificada, seus setores ou conexão A porta USB do PC não está bem conectada e perde a conexão
Como vemos, existem algumas possibilidades, das mais brandas às mais graves. É por isso que veremos como lidar com cada um desses eventos.
Solução 1: Verifique o conector USB
A primeira coisa que recomendamos é remover a unidade de armazenamento da porta USB conectada e colocá-la em outra. Às vezes, devido ao uso contínuo do conector, os pinos se degradam e acabam não fazendo um bom contato.
É uma ocorrência incomum, mas vale a pena tentar isso antes de tentar outras coisas que demoram mais tempo.
Seria interessante até tentar em um computador diferente daquele que estamos usando para baixar possíveis erros.
Solução 2: atualize o Windows 10 ou remova uma atualização
Outra ação que podemos executar é atualizar o sistema operacional. Às vezes, os drivers USB emitem certos erros quando o sistema não é atualizado.
Isso é simples, basta escrever no menu Iniciar " Atualizar " e clicar no resultado " Verificar atualizações ". Isso abrirá a seção Windows Update da Configuração e clique em " Verificar atualizações ".
Por outro lado, é possível que ocorra exatamente o oposto, que uma atualização recente esteja causando problemas em nosso sistema.
Visite este tutorial para aprender como desinstalar uma atualização do Windows.
Solução 3: formatar USB protegido contra gravação
Não é geral, pois atualmente poucos dispositivos têm um sistema de proteção contra gravação, ou pelo menos não manualmente, como no passado. O problema é que essa é uma das possíveis razões pelas quais a formatação usando o método normal falha.
Já discutimos essa questão em profundidade em outros artigos, onde propomos soluções diferentes para ela.
Visite este tutorial para aprender como formatar um disco rígido protegido contra gravação.
Solução 4: Formate o USB manualmente com o Gerenciador de disco rígido
Essa solução também foi aplicada no artigo vinculado na seção anterior. Mas vale a pena mencionar explicitamente, porque também aborda outras causas de um erro removível da unidade USB.
O Gerenciador de disco rígido é uma ferramenta que foi implementada no Windows desde suas primeiras versões e é muito útil para gerenciar todos os nossos discos rígidos. Com ele, podemos formatar, criar partições, ampliá-las, atribuir letras, etc. Mas é possível também executar essas ações em discos rígidos internos e externos e em tudo o que possui armazenamento e está conectado ao nosso equipamento.
Vamos clicar com o botão direito do mouse no menu Iniciar para exibir um menu com fundo cinza. Nele, vamos selecionar a opção " Gerenciamento de disco ".
Abriremos uma ferramenta na qual veremos a lista de discos rígidos de nossa equipe. Devemos olhar para a área inferior, onde suas partições, nomes e letras também serão representados juntos.
Localizamos nossa unidade flash com base em sua etiqueta, tamanho ou qualquer outra coisa. No nosso caso, é claro que são os 8 GB abaixo.
Vamos clicar na área azul com o botão direito para escolher a opção " Formatar... ".
Imediatamente uma janela será aberta, onde teremos que selecionar parâmetros como sistema de arquivos, tamanho e formato do cluster rapidamente.
Escolhemos o FAT32 se for uma unidade flash ou o NFTS se for um disco rígido portátil. O tamanho do cluster é deixado o mesmo.
A opção de formatar rapidamente deve ser desativada para que a formatação esteja completa e tudo seja fisicamente removido; no entanto, levará muito mais tempo. Embora possamos testar com um formato rápido para ver se o problema foi resolvido.
Solução 5: Formate o USB manualmente com o Diskpart
Outra ferramenta muito poderosa do Windows para detectar e formatar todos os tipos de unidades de armazenamento conectadas ao nosso computador é o Diskpart. Seu uso é bastante simples e é um seguro de vida onde o resto falha. Obviamente, essa ferramenta precisará ser usada por meio de comandos no prompt de comando ou no Windows PowerShell como administrador.
Bem, então, vamos usar o PowerShell. Clique com o botão direito do mouse novamente no menu Iniciar e escolha " Windows PowerShell (Administrador) ". Agora, escrevemos o seguinte comando e pressione Enter.
diskpart
Agora, precisamos ver quais discos rígidos temos em nosso PC, porque precisamos selecionar o número atribuído à nossa unidade USB para formatá-la. Escrevemos:
lista de disco
Identificamos a unidade USB por seu tamanho, observamos atentamente o número atribuído a ela na primeira coluna e escrevemos:
selecionar disco No nosso caso, seria "selecione o disco 3".
Agora vamos excluir absolutamente tudo o que você tem, arquivos e partições, então escrevemos:
limpo
Criamos uma partição:
criar partição primária
selecionar partição 1
Se queremos que seja no FAT32, colocamos:
formato fs = etiqueta FAT32 = "nome usb" rápido
Se queremos que seja no NFTS, colocamos:
formato fs = rótulo NTFS = "nome usb" rápido
Agora temos que ativar a partição e atribuir uma letra para que fique visível pelo sistema operacional:
ativar
atribuir letra = F
Ou a letra que queremos.
Teremos o nosso drive USB ou disco rígido portátil formatado e pronto para uso. Essa é a melhor maneira de formatar corretamente um USB e resolver o erro.
Você também pode achar esses artigos interessantes:
Você conseguiu corrigir o erro? Esperamos que essas soluções tenham servido a algum propósito; o Diskpart é 99% das vezes um método infalível.
Solução para o erro do Outlook 2007: O Microsoft Office Outlook não pode ser iniciado. a janela do outlook não pode ser aberta.
Alguns dias atrás, encontrei o seguinte erro: Não foi possível iniciar o Microsoft Office Outlook. Não foi possível abrir a janela do Outlook. Que nada apareceu
Como corrigir o erro 0xc00007b no Windows
Tutorial sobre como corrigir o erro 0XC00007B no Windows 10, Windows 8 e Windows 7 neste artigo fantástico.
Como corrigir o erro "não é possível instalar o Windows neste disco"
Aprendemos a corrigir o erro ⛔ "O Windows não pode ser instalado neste disco, o disco selecionado possui um estilo de partição GPT"