Tutoriais

▷ Como saber se a placa-mãe ou o processador falha

Índice:

Anonim

A placa-mãe e o processador são dois dos componentes de hardware mais importantes em um PC. As várias peças de hardware do PC se comunicam através dos circuitos da placa-mãe, enquanto a CPU armazena e executa as instruções de programação. A substituição da placa-mãe e da CPU pode ser cara, por isso é importante diagnosticar a falha de hardware por conta própria, para reduzir possíveis custos de reparo.

No entanto, diagnosticar uma CPU ou placa-mãe com defeito não é ciência do foguete, pois os dois componentes de hardware exibem sintomas semelhantes quando falham.

Atualmente, é muito raro um processador falhar, pois esse componente implementa diversas medidas de segurança para evitar problemas, embora não seja impossível que tenha sido danificado. Provavelmente, a falha ocorre devido à placa-mãe, embora nada possa ser dado como certo sem antes fazer as verificações correspondentes. A placa-mãe inclui uma infinidade de elementos eletrônicos, muitos deles são extremamente sensíveis ao calor ou a um aumento repentino de tensão elétrica, tornando-o um dos componentes que quebram com mais freqüência.

Como diagnosticar uma falha na placa-mãe ou no processador

Para diagnosticar uma falha na placa-mãe ou no processador, você pode seguir uma série de etapas muito simples, detalhando-as abaixo.

A primeira etapa para diagnosticar a falha é acessar a parte interna do seu PC, para fazer isso, desligue o PC e desconecte o cabo de alimentação da parte traseira. Em seguida, desaparafuse e remova a tampa da caixa. Se você tiver uma pulseira antiestática, coloque-a; caso contrário, toque em uma superfície de metal nua, como o chassi do PC, para descarregar qualquer energia estática possível, o que pode danificar seus componentes. Reconecte o cabo de alimentação e ligue o PC. Ouça o alto-falante interno para uma sequência de bipes que a placa-mãe produz quando o sistema detecta um problema com um componente crítico de hardware.

Recomendamos a leitura de nosso post sobre os melhores processadores do mercado

Abra um navegador com outro PC ou dispositivo móvel e navegue até o site do fabricante da placa-mãe. Encontre o modelo da sua placa-mãe e revise a documentação para descobrir qual dispositivo é responsável pelo código de bipe, se aplicável. Confirme se o dispositivo está instalado corretamente na placa-mãe. Se a substituição do hardware em questão não resolver o problema, talvez seja necessário substituir o componente.

Desligue o PC se ele não emitir um código de bipe. Desconecte o cabo de alimentação e todos os componentes periféricos conectados. Remova todo o hardware do PC, exceto a placa-mãe, CPU, fonte de alimentação, disco rígido e placa de vídeo.

Solte e remova os suportes que prendem o dissipador de calor e o ventilador do processador à placa-mãe. Gire o dissipador de calor para frente e para trás para enfraquecer a vedação que o prende à parte superior do processador. Remova o dissipador de calor; se estiver muito quente para tocar por mais de alguns segundos, a CPU poderá superaquecer com o uso prolongado. A atualização do dissipador de calor melhorará o resfriamento e interromperá os blecautes repentinos do sistema.

Solte a alavanca que prende a CPU à placa-mãe. Levante a CPU da placa-mãe e verifique se a superfície do componente não está dobrada ou quebrada, indicando que precisa ser substituída. Para encaixar o processador de volta no lugar, alinhe o triângulo na borda do processador com o triângulo no slot no processador para substituí-lo. Coloque a CPU no soquete e pressione a barra para travar o componente no lugar.

Reconecte o cabo de alimentação e pressione o botão liga / desliga. Verifique a luz indicadora de energia e ouça a ventoinha do sistema girar. Se a luz indicadora permanecer apagada e o ventilador do sistema não ligar, a fonte de alimentação pode estar com defeito. Substitui a fonte de alimentação; Se o PC ainda não ligar, a placa-mãe pode estar com defeito. Pisque a placa-mãe com uma lanterna e verifique se há chips danificados, capacitores danificados, traços queimados ou rachaduras ou fraturas. Se a placa-mãe foi fisicamente danificada, ela deve ser substituída.

Isso termina nosso post sobre como saber se a placa-mãe ou o processador falha, lembre-se de que você pode deixar um comentário se quiser fazer uma contribuição. Você também pode compartilhar a postagem nas redes sociais para ajudar mais usuários que precisarem.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button