Tutoriais

▷ Como saber quando um disco rígido vai morrer

Índice:

Anonim

Os discos rígidos mecânicos são o meio de armazenamento em massa mais utilizado no mundo, devido ao baixo custo de cada GB de capacidade, o que os torna a alternativa preferida para muitos usuários ao armazenar séries, filmes e todos os tipos de arquivos grandes. Os discos rígidos são compostos de partes móveis, portanto, todos acabam falhando com o tempo. Neste post, explicamos como detectar que seu disco rígido está começando a se desgastar e está a caminho da falha final.

Índice de conteúdo

Como reconhecer quando um disco rígido está começando a falhar

Os discos rígidos são constituídos por uma ou mais placas magnéticas onde os dados são gravados e uma ou mais cabeças de leitura e gravação, responsáveis ​​por registrar os dados na placa magnética e acessá-los. Tanto as placas como as cabeças se movem em alta velocidade e muitas vezes ao longo do dia, então se desgastam pouco a pouco e, em algum momento, passam para uma vida melhor.

A falha de um disco rígido é algo muito temido pelos usuários, porque pode nos fazer perder muitas informações muito valiosas. Por esse motivo, é altamente recomendável fazer um backup dos dados mais valiosos, pois, no caso de uma falha no disco rígido, você pode recuperá-los da mídia de backup (geralmente outro HD).

Embora isso possa acontecer, os discos rígidos geralmente não quebram da noite para o dia, mas é um processo que pode levar vários dias ou até semanas; portanto, teremos tempo para reagir e fazer uma cópia dos dados antes do o disco rígido falha permanentemente. Então, vejamos alguns dos sintomas que indicam que um disco rígido está morrendo.

Barulhos estranhos

O primeiro sintoma de que um disco rígido está quebrando é geralmente o aparecimento de ruídos estranhos, o que não havia ocorrido antes. O ruído de um disco rígido é muito característico; portanto, se você aprecia uma alteração, é melhor fazer um backup dos dados mais importantes, é impossível saber quanto tempo vai durar antes que falhe definitivamente.

Recomendamos que você leia nossa postagem sobre Os melhores discos rígidos externos para o PS4

Acesso lento

Outro sintoma de que nosso HDD está morrendo é que o acesso aos dados armazenados se torna muito mais lento. O PC levará mais tempo para inicializar, os arquivos levarão mais tempo para abrir e salvar… se você estiver enfrentando isso, provavelmente não terá muito tempo para reagir. Outro sintoma pode ser que o PC congele (trava) com frequência por alguns segundos, sintoma de que o processador está travado devido ao acesso lento aos dados no disco rígido.

Desaparecimento de arquivos

A menos que você tenha certeza de que possui um poltergeist em sua casa, os arquivos armazenados no seu disco rígido não devem desaparecer por si mesmos. Se você perceber que seus documentos, fotos ou arquivos estão desaparecendo, é sinal de que a superfície da placa do disco rígido está sendo danificada. O malware pode ser outra causa do desaparecimento de arquivos. Se o antivírus não detectar nada, o disco rígido não terá muito tempo.

O PC não reconhece o disco rígido

Nesse momento, será muito difícil fazer algo, porque quando um disco rígido não é reconhecido, significa que ele está no limite de sua vida útil, se ainda não estiver morto. Para garantir que o problema esteja no disco rígido, você deverá colocá-lo em outro PC.

Screenshots azuis da morte

Também conhecido como BSOD. Esse problema pode realmente ter um número infinito de causas, e muitas vezes é difícil saber que está falhando. Novamente, a solução mais simples é testar o disco rígido em outro PC; se o problema for reproduzido, você sabe quem é o culpado.

CristalDiskInfo pode ser seu aliado

O CristalDiskInfo é um software gratuito que mostra informações sobre o disco rígido e, embora não seja infalível, alerta quando sua condição se torna preocupante. A interface do programa mostra o status do disco rígido de uma maneira muito simples: azul significa que está bem, amarelo está em risco e vermelho significa que você pode começar a preparar seu funeral.

Certamente você está interessado em ler um de nossos tutoriais:

Com isso termina nosso post sobre como saber quando um disco rígido irá morrer, lembre-se de que a prevenção é o melhor remédio nesses casos, não possui os dados mais valiosos em um único meio, porque você corre o risco de perdê-los irreversivelmente. Recomendamos que você dê uma olhada no nosso fórum de hardware.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button