Tutoriais

Como reparar uma placa-mãe com defeito?

Índice:

Anonim

A placa-mãe está localizada dentro do gabinete do nosso computador e abriga o microprocessador, as memórias, a placa gráfica e é onde todas as unidades de armazenamento estão conectadas, basicamente, é o componente central de qualquer computador. Como você pode ver, um PC não poderia funcionar sem uma placa-mãe, daí a sua importância.

Identificar o que está funcionando mal em uma placa-mãe pode ser uma dor de cabeça, literalmente, demais para dissecar eficientemente o material defeituoso e repará-lo. Essa é a razão pela qual a maioria dos trabalhos de reparo é feita por profissionais ou amadores. Leva muito tempo para ter controle total sobre como lidar com problemas de hardware com precisão. No entanto, existem alguns problemas comuns em uma placa-mãe que podem ter uma solução relativamente simples.

Índice de conteúdo

Substituição do capacitor na placa-mãe

Um dos problemas mais comuns da placa-mãe tem a ver com capacitores (ou capacitores). Isso é algo bem conhecido dos profissionais e amadores no reparo de placas-mãe, os capacitores falham e aumentam.

O problema persiste onde quer que um capacitor seja usado e há apenas uma coisa que você pode fazer com ele: substituí-lo. É fácil descobrir um capacitor defeituoso - é aquele com o topo abaulado e um vazamento de cola eletrolítica. A maioria dos capacitores expele o fluido eletrolítico dentro deles. Este material pode secar nas costas ou vazar na placa de circuito. Na pior das hipóteses, o capacitor explode devido à tensão elétrica excessiva. Se eles não estiverem danificados externamente, você pode verificá-los usando um medidor ou multímetro de capacidade.

Para substituir os capacitores, você precisará de:

Você precisará de um ferro de solda, estanho e alguns capacitores originais da mesma capacidade que os antigos; eles não podem ser menores nem maiores que os originais; devem ser exatamente iguais em suas características. Obviamente, você também deve ter boas práticas de solda e dessoldagem para não danificar a placa-mãe.

Verificando com códigos de bipe

Para diagnosticar um problema, você precisará saber para onde procurar. A primeira parada seria o BIOS POST (autoteste de inicialização). Se o computador emitir um bipe na inicialização, há um problema com certas partes da placa-mãe. Isso é bom (relativamente falando) porque os bipes nos dirão diretamente o que há de errado. Preste muita atenção ao tipo de sinal sonoro (a duração - curta ou longa e o número de bipes). Você deve procurar na Internet o "código de bipe do BIOS" , o que nos dará uma pista substancial de onde está o problema.

Diagnóstico da fonte:

Nunca é demais ter uma segunda fonte de reposição, apenas por precaução. Se o computador continuar travando e a placa-mãe não mostrar sinais de vida, isso pode ocorrer devido à fonte de alimentação (PSU). Use outra fonte sobressalente para fazer os testes correspondentes é altamente recomendado. Se o computador não ligar ou emitir um sinal sonoro, certamente haverá uma falha na fonte de alimentação.

Descarga estática

Uma placa de circuito pode ser facilmente danificada pela eletricidade estática, porque causa um pequeno aumento de energia, o suficiente para matar o frágil circuito. Portanto, você deve tomar duas precauções:

RECOMENDAMOS VOCÊ Antivírus on-line: Qual é o melhor?

O primeiro é fornecer uma conexão de aterramento adequada à tomada na qual o PC está conectado.

O outro problema é o contato humano com a placa-mãe. Toda vez que você toca diretamente no metal do gabinete ou da placa, corre o risco de gerar corrente estática através deles. Por isso, é recomendável que, antes de começar a manipular a placa-mãe, toque em algo metálico que não seja o computador para eliminar a corrente estática de suas mãos.

É tudo pessoal, espero que tenha sido útil e até a próxima.

EteknixTomshardwareozeroszonaherToolssteppirited font

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button