Como reparar a instalação do Windows 10 danificada ou corrompida
Índice:
- Como reparar a instalação do Windows 10 danificada ou corrompida passo a passo
- SFC, DISM, solução de problemas e restauração do sistema
- Verificador de arquivo do sistema
- Gerenciamento e manutenção de imagens de implementação
- Solucionadores de problemas do Windows
- Outra opção: atualização do Windows 10
- Reinstalando o Windows 10
- Restauração do sistema no Windows 10
- Qual é a melhor ferramenta de reparo do Windows?
Apresentamos o tutorial sobre como reparar a instalação do Windows 10 danificada ou corrompida. Algo que está se tornando bastante comum com o lançamento de cada atualização e com o lançamento do Windows 10 Anniversary há alguns dias. Não perca este novo tutorial, no qual você aprenderá muito!
Como reparar a instalação do Windows 10 danificada ou corrompida passo a passo
O Windows 10 foi lançado como uma atualização fácil e gratuita para quem já estava usando o Windows 7 ou 8 original. No entanto, isso não significa que problemas não possam ocorrer. Quando o novo sistema operacional já estiver instalado, o usuário poderá encontrar vários códigos de erro.
Um dos problemas mais graves que afetam os usuários do Windows 10 é a corrupção do sistema. A corrupção se manifesta de várias maneiras, variando de uma terrível tela azul ou preta (telas da morte) a erros de driver. Se você já tentou de tudo, experimente três ferramentas pré-instaladas no Windows.
SFC, DISM, solução de problemas e restauração do sistema
As melhores ferramentas gratuitas são fornecidas por padrão com o Windows 10: Verificador de arquivos do sistema (SFC), Gerenciamento e manutenção de imagens de implantação (DISM), Solucionador de problemas e restauração do sistema.
Todas as quatro ferramentas oferecem maneiras muito simples e rápidas de reparar alguns dos problemas mais comuns de danos do Windows 10. Se você já teve um problema recorrente no computador, não relacionado ao manipulador de erros, a corrupção do sistema O arquivo é provavelmente o culpado.
Verificador de arquivo do sistema
A melhor ferramenta para reparar instalações corrompidas do Windows 10 é o System File Checker (SFC). Como muitas das ferramentas de reparo mais poderosas da Microsoft, o SFC é executado na linha de comando. Após a execução do programa, o Windows 10 é inspecionado quanto a sinais de danos. Quando arquivos corrompidos são detectados, o SFC os repara automaticamente. Funciona com mais eficiência quando usado no modo de segurança. Os usuários podem reiniciar o computador no Modo de Segurança antes de iniciar a verificação do Windows 10, embora essa etapa não seja necessária.
Para usar o SFC, abra o prompt de comando pressionando Win + R e digitando CMD na caixa de pesquisa. Ou então, na caixa de pesquisa do Windows 10, procure "Prompt de Comando" e clique com o botão direito do mouse no resultado para executar como administrador.
Depois de iniciar o prompt de comando, digite o seguinte texto e pressione Enter:
sfc / scannow
Nos processadores modernos, o processo leva cerca de 10 minutos. Após a conclusão da execução, você pode obter resultados indicando um sistema de arquivos corrompido.
SFC.EXE repara a maioria dos problemas. No entanto, quando o SFC falha, um segundo instrumento chamado Gerenciamento e Manutenção de Imagens de Implantação (DISM) deve ser usado.
Gerenciamento e manutenção de imagens de implementação
O DISM, como o SFC.EXE, oferece um grande número de opções de linha de comando. Ele interage principalmente com as imagens do sistema Windows (arquivos.WIM). O DISM pode verificar, reparar e limpar arquivos WIM problemáticos. Uma vez reparados, os usuários podem executar o comando SFC.EXE (se houver falha na primeira tentativa). Raramente o SFC falha, mas, quando isso ocorre, o DISM oferece a forma mais fácil de método de reparo.
O DISM inclui várias funções de diagnóstico que podem determinar se existe ou não corrupção e se o dano é reparável. Para verificar se há erros na sua instalação e repará-los, abra o Prompt de Comando e digite o seguinte:
DISM / online / imagem-de-limpeza / RestoreHealth
O processo pode levar cerca de 15 minutos para ser concluído . O contador de porcentagem congelará em torno de 20%, o que é normal.
Após a conclusão do DISM, é criado um relatório detalhando os arquivos do sistema Windows com problemas. Em seguida, o DISM informa o usuário se o reparo da operação foi bem-sucedido. Se falhar, o utilitário gera um erro de registro.
A origem de um erro do Windows 10 pode ter origem na corrupção do disco de instalação, na rotação dos bits ou em alguma outra causa desconhecida. Diferentemente de alguns dos problemas mais comuns que afetam os usuários do Windows, a corrupção às vezes pode ocorrer de forma invisível, principalmente em instalações mais antigas. Felizmente, outras ferramentas no Windows oferecem opções adicionais.
Solucionadores de problemas do Windows
Além do SFC e do DISM, o Windows inclui uma solução de problemas para os sistemas operacionais mais propensos a erros. Os solucionadores de problemas geralmente são a primeira linha de defesa contra o mau funcionamento do software. Para qualquer pessoa com problemas de rede, áudio / som, internet, driver ou outros , os solucionadores de problemas do Windows devem ser o primeiro passo para combater o problema.
Primeiro, pressione a tecla Windows + Q, digite "Solução de problemas" e selecione o resultado apropriado.
Após a janela "Solução de problemas" ser aberta, você pode selecionar "Ver tudo" no painel esquerdo. "Ver tudo" expõe toda a gama de soluções de problemas do Windows 10, cobrindo a maioria dos subsistemas do Windows, como som, impressora e rede. Aqui, você pode escolher uma das opções para procurar a solução de problemas.
Por exemplo, se você tiver problemas de corrupção do Windows, tente usar a " Manutenção do sistema ". O Windows executará algumas rotinas básicas de manutenção, como sincronizar o relógio do sistema.
Outra opção: atualização do Windows 10
Se tudo mais falhar, sua melhor aposta é baixar novamente uma cópia do Windows e realizar uma atualização do sistema operacional.
Uma atualização oferece várias vantagens sobre a redefinição do Windows 10. Uma atualização para o seu sistema operacional reescreve o sistema de arquivos, quase garantido para remover a corrupção do sistema operacional.
Há duas desvantagens: a primeira, enquanto os usuários retêm seus dados, perdem suas atualizações e podem sofrer com um tedioso processo de download e instalação. Em segundo lugar, se você sofre de problemas de malware, uma atualização não funciona. Ainda assim, a atualização corrige a maioria dos problemas de corrupção.
A atualização do Windows 10 requer o seguinte:
- Uma cópia do Windows 10, idêntica à do seu sistema operacional atual.
- Espaço livre suficiente no disco rígido.
- A instalação do Get Windows 10 (GWX) e a atualização da ferramenta.
RECOMENDAMOS VOCÊ Como fazer um backup no Windows 10Após atender aos requisitos acima, execute a ferramenta Windows GWX. Então você aceita os termos da licença. Quando solicitado, selecione " Atualizar este PC agora " e escolha Avançar.
O processo de atualização leva muito tempo, pois a ferramenta deve baixar uma cópia completa do Windows 10. Aguarde várias horas, no mínimo. O processo praticamente não requer esforço por parte do usuário. O Windows completo deve substituir a instalação original por uma nova cópia do Windows, deixando para trás arquivos, configurações e aplicativos do usuário. Depois que a ferramenta de atualização concluir a execução, o computador deverá ser reiniciado.
Reinstalando o Windows 10
Depois de considerar o assunto, percebi que a rota mais direta também costuma ser o melhor caminho: uma reinstalação completa do Windows 10 usando uma cópia do Windows. Felizmente, a Microsoft facilitou a reinstalação do Windows 10 do que com outras versões do sistema operacional. Na verdade, você só precisa baixar a ferramenta Windows GWX e gravar a imagem em uma unidade flash USB.
Quando os problemas de corrupção da instalação persistem após uma instalação limpa, é fortemente sugerida uma falha de hardware.
Restauração do sistema no Windows 10
Já chegamos ao último truque de como reparar a instalação do Windows 10. Se você chegou aqui, é o nosso último "cartucho". Pode haver casos em que a opção de restauração do sistema foi desativada acidentalmente. Nas próximas etapas, discutiremos como habilitar a opção Restauração do sistema no Windows 10 e ajudar a lidar com arquivos corrompidos.
- Abra o submenu com Win + X. Isso é feito para verificar se a função Restauração do sistema está ativada ou não. Você precisa clicar em "Sistema" para acessar o sistema do painel de controle.
- Clique em Proteção do sistema no painel esquerdo. Uma nova janela é aberta chamada "Propriedades do sistema". Na guia Proteção do sistema, clique em Configurar.
- Você deve ter ativado a opção "Ativar proteção do sistema".
- Se não estiver ativado, selecione a unidade de sistema que deseja proteger e selecione "Aplicar".
Isso deve habilitar a opção Restauração do sistema no Windows 10.
Qual é a melhor ferramenta de reparo do Windows?
Praticamente todos devem verificar seu computador para verificar se os arquivos do sistema estão danificados. Se você tiver problemas, uma simples varredura pode expô-los, sem muito esforço. Se houver problemas, e o SFC e o DISM não puderem resolvê-los, o método mais simples é oferecido pela ferramenta do Windows: atualização.
Começando com SFC, DISM, Update e, finalmente, Restauração do sistema, é possível encontrar a solução para arquivos corrompidos que podem estar presentes no seu dispositivo. Os arquivos danificados devem ser detectados e tratados o mais rápido possível, caso contrário, podem causar mais danos ao seu disco rígido.
Deseja saber mais sobre Windows, Linux e tecnologia? O que você achou do nosso tutorial sobre como reparar a instalação do Windows 10? Você pode revisar todos os nossos tutoriais e, se tiver alguma dúvida, entre em contato conosco, resolveremos o problema no menor tempo possível.
Como fazer uma instalação limpa do Windows 10 usando um pendrive
tutorial no qual mostramos como fazer uma instalação limpa do windows 10 usando um pendrive e a ferramenta microsoft
Memória ram corrompida? confira
Ensinamos como verificar a memória RAM danificada com o diagnóstico de memória do Windows e o memtest86 no próprio sistema operacional.
Como fazer uma instalação limpa do macos mojave no seu mac
Para tornar seu Mac tão eficiente e rápido quanto no primeiro dia, é melhor fazer uma instalação limpa do macOS Mojave