Tutoriais

Como fazer uma instalação limpa do macos mojave no seu mac

Índice:

Anonim

Depois de muitas versões beta e após doze longos dias desde que a data oficial de lançamento foi anunciada, finalmente o macOS Mojave, a nova versão do sistema operacional de desktop para computadores Apple Mac, está disponível. O mais simples e rápido é apenas atualizar nossos equipamentos, mas o mais eficiente é fazer uma instalação limpa. Aqui, explicamos por que, tudo o que você precisa e quais são as etapas a seguir, uma a uma, para que você não perca nada e desfrute do seu Mac como se tivesse acabado de lançá-lo

Índice de conteúdo

Por que uma instalação limpa do macOS Mojave?

Lembra quando você tirou o Mac da caixa? Sua velocidade, fluidez e desempenho foram incríveis, mas agora, embora continue tendo um desempenho extraordinariamente bom, não funciona mais com a mesma eficiência que naquele dia. Não se preocupe, seu Mac não está quebrado, é apenas um pouco "cansado" de trabalhar e, acima de tudo, possui muitas coisas armazenadas que diminuem seu desempenho.

Ao longo dos meses, talvez ao longo dos anos, você instalou e desinstalou vários aplicativos, visitou centenas ou milhares de páginas da web e executou várias outras tarefas. Tudo isso tem gerado informações, dados acumulados no seu computador, mesmo após a desinstalação de um aplicativo: restos de aplicativos, dados de navegação, cookies e milhares de outras coisas.

Se você acabou de atualizar seu Mac, instalará o macOS Mojave sobre a versão mais recente do macOS que você instalou agora e, é claro, sobre todo esse "lixo" que reduz a eficiência do seu computador. Portanto, você continuará tendo os mesmos problemas que sofreu até agora. No entanto, se você seguir o processo que vou detalhar abaixo, você apagará a versão anterior do macOS e eliminará tudo o que não precisa, recuperando a fluência do primeiro dia.

Quais dispositivos o macOS Mojave suporta?

A nova versão do macOS Mojave, 10.15 desde o nascimento do macOS X, é uma atualização de software totalmente gratuita. Embora alguns dos computadores mais antigos já estejam em trânsito e não possam instalar esta versão, a verdade é que a Apple continua sendo "generosa" e a grande maioria dos usuários poderá desfrutar de novos recursos, como área de trabalho dinâmica, ações rápidas No Finder, a nova interface de captura de tela, agrupando arquivos em Pilhas na área de trabalho, a função de continuidade na câmera, atualizações automáticas de software ou o novo modo escuro.

Estes são os dispositivos compatíveis com o macOS Mojave:

  • iMac a partir de 2012, incluindo o iMac ProMacBook de 12 ″ a partir do início de 2015 ou superiorMacBook Pro a partir de meados de 2012 ou superiorMacBook Air a partir de meados de 2012 em diante Mac mini a partir de 2012 e modelos Mac Pro a partir de 2013 e posteriores, e a partir de meados de 2010 ou 2012 com o processador gráfico compatível com Metal recomendado, como o MSI Gaming Radeon RX 560 e Sapphire Radeon PULSE RX 580.

O que preciso para fazer uma instalação limpa do macOS Mojave?

Quando tivermos certeza da conveniência de fazer uma instalação limpa do macOS Mojave e depois de verificarmos que nosso equipamento é compatível com o novo sistema operacional, tudo o que você precisará para cumprir sua missão será o seguinte:

  • Faça o download do instalador do macOS Mojave Baixe e instale o aplicativo DiskMaker (gratuito) a partir daqui.Um pendrive de pelo menos 8 GB de capacidade totalmente gratuito (certamente você tem um em casa que não usa mais)

E também, um bom tempo livre, porque o processo, embora não precise de muitas ações da sua parte, manterá o seu Mac ocupado por um longo tempo. Consequentemente, aconselho que você faça isso quando não precisar trabalhar com a equipe.

Instalação limpa do macOS Mojave passo a passo

Já temos tudo pronto, então, vamos começar com o procedimento. Se você nunca fez isso, não tenha medo, é um processo muito simples que não requer conhecimento especial além do nível do usuário. Tudo o que você precisa fazer é seguir as instruções abaixo, passo a passo.

1. Exclua tudo o que você não precisa

Primeiro, faremos uma revisão manual do nosso Mac para excluir todos os documentos, vídeos, imagens e, em geral, todos os arquivos que você não precisa, mas que estão ocupando espaço. Esvazie a pasta de download e examine cuidadosamente as pastas Documentos, Vídeos e Imagens. Ah! E não se esqueça de limpar a área de trabalho, geralmente há mais itens do que realmente precisamos.

2. Limpando as entranhas do seu Mac

Você já enviou para fritar aspargos todos os arquivos que não precisa, mas se acha que terminou, está muito enganado. É hora de fazer uma limpeza completa do equipamento. Sim, é hora de esvaziar o lixo, remover restos de aplicativos desinstalados, limpar o cache do Safari, excluir cookies e, finalmente, todo o lixo do sistema. Para isso, recomendo que você use o aplicativo Clean My Mac dos desenvolvedores ucranianos MacPaw. É super eficaz e muito fácil de usar. Basta pressionar "Análise Inteligente" e em alguns minutos você poderá verificar a grande quantidade de lixo que seu equipamento armazenou desnecessariamente.

O Clean My Mac aqui é um aplicativo pago, mas você pode baixar e instalar uma versão gratuita, apesar de estar limitada a 500 MB de limpeza por módulo. Quando você perceber o quão eficiente é, você pode optar por comprar a versão completa. Caso contrário, você pode usar o "limpador" que costuma usar ou procurar outro na Mac App Store.

3. Mantenha suas informações seguras

Dissemos anteriormente que, ao fazer uma instalação limpa do macOS Mojave, excluiremos a versão anterior do sistema operacional do computador; portanto, é essencial que você faça um backup de todo o seu Mac, caso algo dê errado durante o processo. Além disso, ao instalar o Mojave, você pode despejar esse backup e ter o seu Mac exatamente como o possui agora.

Como você já limpou seu equipamento, não precisa se preocupar em arrastar o lixo e problemas anteriores. Em qualquer caso, você também pode optar por configurar o seu Mac como um computador novo, porque, se você usar o iCloud, todas as suas fotos, vídeos, histórico, favoritos, senhas e mais reaparecerão no seu Mac assim que você inserir o seu ID da Apple.

Esse backup pode ser feito manualmente, copiando documentos, imagens, vídeos e outras pastas para um disco rígido externo ou usando o Time Machine . Dessa forma, você terá um "espelho" do seu Mac e fará o despejo após a instalação sem precisar fazer o download dos aplicativos um por um.

4. Faça o download do instalador do macOS Mojave

Lógico, certo? Aproveite o tempo e, ao fazer o backup do seu Mac, faça o download do instalador do macOS Mojave. Depois de baixado para o seu computador, a primeira tela do processo de instalação será aberta. Não instale ! Apenas feche a janela e continue na próxima etapa. Você pode fazer isso pressionando o botão correspondente na janela ou usando o atalho de teclado Command ⌘ + Q.

Quando uma janela como essa abrir, basta fechá-la e vá para a etapa cinco

5. Crie o instalador externo do macOS Mojave

Já temos o computador limpo, o backup feito e o instalador do macOS Mojave baixado em nosso computador. Bem, durante o processo que vamos apagar nosso Mac, precisamos criar um disco de inicialização para executar a instalação limpa ou a partir do zero. Para fazer isso:

  1. Conectamos uma memória flash USB de pelo menos 8 GB de capacidade ao computador Iniciamos o aplicativo DiskMaker que baixamos anteriormente Selecionamos a versão que vamos instalar, neste caso, macOS Mojave Selecionamos o pendrive que conectamos ao computador

A partir desse momento, tudo o que você precisa fazer é esperar. O aplicativo cuidará de todo o processo, desde a formatação da unidade flash até finalmente transformá-la em um disco de inicialização externo para o macOS Mojave. Insisto, não toque em nada até que uma mensagem na tela indique que o processo foi concluído. Seja um pouco paciente, pode levar de dez a quinze minutos.

MÉTODO ALTERNATIVO: Se preferir, você também pode criar um disco de inicialização do macOS Mojave sem usar nenhum aplicativo externo como o DiskMaker. Trata-se de usar o próprio terminal do sistema operacional através de uma série de comandos. Você pode verificar como isso é feito aqui.

6. Instale o macOS Mojave

Agora sim! Com o disco de inicialização já criado, abrimos o aplicativo Preferências do Sistema, selecione no painel Disco de Inicialização, clique no instalador que acabamos de criar e pressione Continuar.

Você também pode reiniciar o Mac enquanto mantém pressionada a tecla Opção (⌥). Solte-o quando a tela solicitar que você selecione um disco de inicialização. Selecione o instalador do macOS Mojave.

O seu Mac será reiniciado a partir do disco de inicialização externo do macOS Mojave. Depois que a primeira janela do instalador aparecer na tela:

  1. Abra o Utilitário de Disco na barra de menus Selecione a partição principal do seu Mac. Pressione "Excluir", mas primeiro verifique se o formato selecionado é "APFS".

Após o processo de exclusão (leva apenas um ou dois minutos), saia do Disk Utility e continue com o processo de instalação usual, seguindo as instruções fornecidas pelo instalador.

7. Restaure seu backup

Quase no final do processo, após a instalação do macOS Mojave no seu MacBook ou Mac, você pode configurar o dispositivo como um novo Mac ou transferir um backup do Time Machine. Meu conselho é escolher essa segunda opção, pois dessa forma você terá "clonado" todas as informações que possuía no seu computador antes de excluí-las.

Como eu disse no começo, se você usar o iCloud, quando digitar seu Apple ID, tudo será sincronizado novamente (favoritos, histórico, fotos e vídeos do aplicativo Fotos…) No entanto, você precisará baixar novamente e instalar um por um todos os aplicativos que você usa regularmente. Isso também implica ter que fazer login em muitos deles, como DropBox, Twitter, etc., o que pode levar muito tempo.

E é isso aí! Embora a instalação limpa do macOS Mojave seja um processo demorado, o resultado não irá decepcioná-lo. Além disso, apesar das várias etapas indicadas, é realmente fácil de executar. Agora, seu computador "voa", como no primeiro dia em que você o retirou da caixa e o ligou pela primeira vez. Além disso, se você olhar com atenção, poderá ver que ganhou muito espaço de armazenamento. Para fazer isso, clique com o botão direito do mouse no ícone do seu disco rígido na área de trabalho e selecione "Obter informações". E agora, apenas divirta-se.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button