Tutoriais

Como otimizar o ssd no windows 10

Índice:

Anonim

Otimize o SSD no Windows 10. Hoje, a maioria dos usuários possui um disco rígido de estado sólido (SSD) em seu computador. Já falamos várias vezes sobre as características e vantagens desses dispositivos. Hoje, trazemos um tutorial simples para aprender a otimizar sua operação em nosso sistema operacional Windows 10, embora também seja perfeitamente válido para versões anteriores do Windows 8.1, Windows 8 e Windows 7.

Se você ainda não possui um SSD em seu sistema, recomendo a leitura do nosso post SSD vs HDD: tudo o que você precisa saber e nosso guia sobre os melhores SSDs do momento

Guia para otimizar o SSD no Windows 10

Antes de iniciar nosso guia para otimizar o SSD no Windows 10, oferecemos uma série de recomendações gerais para que você possa extrair todo o desempenho do seu SSD:

  • Primeiro de tudo, verifique se você tem a versão mais recente do firmware no seu SSD instalada. Na maioria dos modelos, você pode fazer isso com o mesmo software fornecido pelo fabricante ou baixando-o do site oficial. Em segundo lugar, você deve ter o SSD configurado como AHCI no BIOS da placa-mãe, embora os SSDs estejam conectados às portas SATA da placa-mãe, eles podem ser configurados no modo IDE que diminui o desempenho.

Depois de verificar esses dois pontos acima, você pode iniciar nosso tutorial para otimizar o SSD no Windows 10 . Isso melhorará o desempenho do seu SSD, mas, acima de tudo, reduzirá a quantidade de dados desnecessários gravados nele, prolongando consideravelmente sua vida útil.

Desativar hibernação

A hibernação foi inventada para acelerar a inicialização do computador. O que ele faz é salvar o estado da nossa sessão no disco rígido para poder iniciar muito mais rapidamente. Algo que faz muito sentido se usarmos um disco rígido mecânico tradicional, mas que no caso de usar um SSD perde o sentido e é até contraproducente, pois usaremos ciclos de gravação.

Para desativar a hibernação, basta acessar o menu " Iniciar ", procurar o cmd, abri-lo e executar o seguinte comando:

powercfg.exe / h de folga

Desativar Superfetch

Outro recurso que foi desenvolvido para melhorar o desempenho do sistema com um disco rígido mecânico. Nesse caso, o que você faz é pré-carregar os programas que iniciam mais rapidamente, novamente algo que tem pouco ou nenhum uso se você usar um SSD. Ao desativar o Superfetch, reduziremos um pouco o consumo de RAM de nossos equipamentos e também economizaremos alguns ciclos de gravação em nosso precioso SSD. Para desativar o Superfetch, vamos ao menu " Iniciar " e procuramos por " serviços ", execute como administrador e pesquise Superfetch para parar e desativá-lo.

Desativar indexação de unidade

A indexação de unidade é um recurso para acelerar a busca de arquivos, algo muito útil em HDDs lentos, mas mais uma vez não é muito útil devido à alta velocidade dos SSDs. Se desativá-lo, podemos salvar alguns ciclos de gravação em nosso SSD para prolongar sua vida útil. Nós apenas temos que ir ao nosso disco rígido, inserir suas " propriedades ", desativar a indexação e aceitar.

Desativar desfragmentador de disco

A desfragmentação do disco é de vital importância nos HDDs, mas, novamente, não é muito útil nos SSDs. Nesse caso, é especialmente recomendável desativá-lo, pois sua operação envolve uma grande quantidade de dados reposicionados e reescritos em nosso SSD, o que diminui bastante sua vida util. O que esse procedimento faz é agrupar os "fragmentos" de cada arquivo de maneira contínua, dessa forma, o chefe de um HDD pode lê-los muito mais rapidamente, mas no caso de um SSD, ele não oferece nenhuma vantagem.

Recomendamos que você escolha o DVD Player Windows 10 【2018】

Para desativar a desfragmentação do disco, vamos ao menu " Iniciar " e procuramos a ferramenta " desfragmentar e otimizar unidades ". Uma vez dentro da ferramenta, vamos para " Ativar " e certifique-se de ter a opção " Execução agendada " desmarcada

Desativar restauração do sistema

A restauração do sistema é outro recurso que podemos desativar para reduzir a gravação de dados no nosso SSD. O que essa ferramenta faz é salvar periodicamente os pontos de restauração para que, se tivermos um problema com o equipamento, possamos retornar a um estado anterior ao problema. É algo que pode resolver o problema estranho de nossa equipe, mas que, em troca, grava uma quantidade considerável de dados em nosso SSD, reduzindo sua vida útil, sua escolha é se você deseja desativá-lo.

Para desativar a restauração do sistema, basta pressionar as teclas windows + x, inserir " sistema ", " proteção do sistema " e uma janela será aberta, na qual temos que selecionar o SSD do nosso equipamento, clicar em " configurar " e selecione a opção " desativar proteção do sistema ". A partir daqui, também podemos excluir os pontos de restauração que criamos e liberar alguns GB do nosso disco rígido.

Isso encerra nosso tutorial para otimizar o SSD no Windows 10, se você é usuário do Windows Vista ou superior, também pode segui-lo, pois o procedimento é idêntico, especialmente no Windows 7.

Você gostou do nosso tutorial para otimizar seu SSD no Windows 10? Lembre-se de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais e deixe sua opinião nos comentários.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button