Como otimizar o ssd no linux passo a passo
Índice:
- Otimizando um SSD no Linux
- Noções básicas de um SSD
- Configurações principais para otimizar um SSD
- Evitando tempos de acesso
- Ativação TRIM
- Tmpfs
- Alterando agendadores de E / S
- Reiniciando
- Conclusões
Existem várias razões para otimizar um SSD no Linux. Por exemplo, compre um disco rígido SSD e deseje obter mais dele, e tenha, mas deseja torná-lo mais rápido, deseja prolongar a vida útil do nosso SSD. De qualquer forma, seja qual for o seu caso, aqui vamos explicar como fazê-lo.
Índice de conteúdo
Otimizando um SSD no Linux
Noções básicas de um SSD
SSD é o termo usado para se referir à nova geração de unidades de armazenamento para computadores. É o acrônimo para o inglês "Solid State Drive" equivalente ao espanhol Solid State Drive.
As principais vantagens de um disco rígido sólido, em contraste com um disco rígido convencional, derivam basicamente do fato de que sua operação não se baseia no uso de componentes mecânicos em movimento constante. O que se reflete em uma alta velocidade de leitura. Essa diferença é palpável, especialmente na inicialização do sistema e na execução de programas que exigem alta capacidade de processamento.
Configurações principais para otimizar um SSD
Agora que estamos claros sobre o que é um SSD, vamos aos negócios com as configurações para otimizar um SSD. Existem muitos ajustes e otimizações recomendados ao atualizar um SSD. No entanto, após avaliar e filtrar tudo o que é dito sobre o assunto, fizemos uma lista de ajustes essenciais.
Várias tarefas nesta lista envolvem o arquivo fstab, portanto, nossa primeira recomendação é fazer backup primeiro. Você pode usar o seguinte comando:
sudo cp / etc / fstab /etc/fstab.bak
Dessa forma, se algo der errado, você poderá excluir o arquivo e restaurar o arquivo de backup original.
Evitando tempos de acesso
Isso é essencial para aumentar a vida útil do nosso SSD. É simples, reduzimos a quantidade de gravações executadas no sistema operacional no disco. Caso você precise saber o momento em que fiz seu último acesso a um diretório ou arquivo, adicionamos no arquivo / etc / fstab essas duas opções:
noatime nodiratime
NOTA: eles devem estar com o restante das opções e suas especificações separadas por vírgulas (,) e não por espaços.
Ativação TRIM
A ativação do TRIM é útil para ajudar a gerenciar o desempenho do disco a longo prazo. Para fazer isso, a seguinte opção é adicionada ao fstab:
descartar
Observe que isso funciona perfeitamente bem com sistemas de arquivos ext4 e até mesmo com discos rígidos normais.Também, embora seja verdade que inicialmente não represente uma melhora no desempenho instantaneamente, a longo prazo, deve fazer com que o sistema funcione muito melhor. Por isso, incluímos em nossa lista.
Tmpfs
Por padrão, o sistema salva seu cache em / tmp. Sabendo disso, podemos configurar através do fstab que o cache seja montado na RAM como um arquivo temporário do sistema, dessa forma o sistema tocará o disco rígido o mínimo possível. Para fazer isso, adicionamos a seguinte linha ao final do / etc / fstab:
padrões tmpfs / tmp tmpfs, noatime, mode = 1777 0 0
Salvamos as alterações no arquivo para continuar.
Alterando agendadores de E / S
O sistema não grava as alterações diretamente no disco rígido, mas enfileira as diferentes solicitações. É o planejador de entrada e saída que lida com isso corretamente. Por padrão, o planejador é cfq, no entanto, podemos alterar este por um que melhor se adapte ao nosso novo hardware.
Para isso, precisamos executar os seguintes passos:
RECOMENDAMOS CPU Delid: O que é e para que servePrimeiro, listamos as opções disponíveis para escolher o planejador com o seguinte comando:
cat / sys / block / sd X / fila / agendador
No caso do X, você deve substituí-lo pela letra da unidade correspondente do seu sistema.
Se você tem a opção de prazo, é a que deve usar, pois permite outros ajustes extras posteriormente. Caso contrário, outra opção pode ser noop. Agora devemos especificar o sistema operacional para usar essas opções padrão em cada inicialização, para isso editaremos o arquivo rc.local:
sudo nano /etc/rc.local
Nota: Para os propósitos deste caso, usamos o editor nano, mas você pode usar o de sua preferência.
Antes da linha "exit 0", você adiciona essas duas linhas (se estiver usando o prazo final):
prazo final do eco> / sys / block / sdX / fila / agendador eco 1> / sys / block / sdX / fila / iosched / fifo_batch
Ou, caso você esteja usando noop, adicione esta linha:
eco noop> / sys / block / sdX / fila / agendador
Novamente, o X deve ser substituído pela letra da unidade correspondente em seu sistema.
Verifique se tudo está correto, salve e saia do seu editor.
Reiniciando
É necessária uma reinicialização para que todas essas alterações entrem em vigor. Após o reinício, tudo deve estar pronto. Se, por algum motivo, algo der errado e você não conseguir iniciar o sistema, poderá desfazer as alterações e tentar novamente o descrito passo a passo.
As alterações no arquivo fstab serão mantidas indefinidamente na instalação, mesmo tolerando atualizações. No entanto, o arquivo rc.local deve ser restaurado após cada atualização da sua versão.
Conclusões
Como você pode ver, não há maior complexidade nessas etapas para executar a otimização de um SSD. O melhor de tudo é que obteremos uma melhoria de 100% , que se traduz em infinitas melhorias nos tempos de inicialização, transferência, gravação e carregamento de dados.
Recomendamos a leitura de como otimizar o SSD no Windows 10.
Diga-nos que outro ajuste você fez no seu SSD ou escreva-nos com alguma preocupação?
Como otimizar um ssd com o ssd fresh para prolongar sua vida útil
O SSD Fresh é uma excelente ferramenta que facilita a otimização do Windows para trabalhar com um disco SSD.
▷ Como iniciar o modo de segurança do Windows 10 【passo a passo】 【passo a passo】
Se você quiser saber como entrar no modo de segurança do Windows 10, neste tutorial, mostraremos todas as formas possíveis de acessá-lo.
Como usar o usb como ram 【passo a passo】 ⭐️
O seu computador possui pouca memória RAM? É possível expandi-lo usando um pendrive USB como RAM. Entre para conhecer este ótimo tutorial.