Tutoriais

▷ Como instalar o Windows 10 a partir do usb

Índice:

Anonim

As unidades de armazenamento removíveis ou USB estão definitivamente fazendo história em CDs e DVDs. Não é mais preciso ver que praticamente nenhum chassi já tem espaço na frente para um leitor de CD. Isso também influencia a maneira como temos que instalar o Windows, sempre o fizemos a partir de um DVD típico, mas agora mal podemos criar um DVD. Hoje, mostramos como instalar o Windows 10 a partir do USB.

Índice de conteúdo

A seguir, explicaremos o procedimento completo de como instalar o Windows 10 a partir do USB. Veremos que é muito semelhante, se não o mesmo que fazê-lo em um DVD, e também será um processo mais rápido se tivermos USB 2.0 ou 3.0. Vamos ver o processo

Criação da unidade de instalação

Bem, como nos DVDs, precisaremos criar uma unidade de instalação com o sistema operacional interno. Para fazer isso, não precisaremos procurar programas da Internet como o Rufus, nem imagens ISO do Windows 10 no YouTube ou sites de segurança duvidosos.

Temos tudo em casa. A Microsoft possui um aplicativo chamado Media Creation Tool que, por meio do download do site, permite criar uma unidade USB com a versão mais recente do sistema operacional. Em outras palavras, o próprio aplicativo fará o download do sistema operacional desejado e o inserirá em um USB. Mais simples impossível.

Para ver todo o processo de criação de um USB inicializável, sugerimos que você visite nosso passo a passo que explica esse processo em detalhes:

Quando tivermos a unidade USB com o sistema, é hora de instalar o sistema operacional. mas primeiro devemos fazer algo mais.

Configurar sequência de inicialização do BIOS

Outro problema pendente que precisamos resolver para instalar o Windows 10 a partir do USB é fazer o nosso dispositivo USB inicializar antes do sistema instalado no nosso computador. E, em qualquer caso, faça com que isso seja inicializado antes do disco rígido que você instalou.

Atualmente, quase todos os BIOS já são do tipo UEFI ou possuem ambiente gráfico e a possibilidade de ter um mouse dentro dele. Mas ainda há equipes de alguns anos atrás que não a possuem. Vamos entrar nas duas situações.

BIOS clássico

Para acessar o BIOS, será necessário reiniciar o computador e pressionar uma tecla específica no teclado, no início do processo de inicialização, quando uma tela preta aparecer com algumas letras.

Às vezes, uma tela colorida diferente pode aparecer: é o caso dos pequenos laptops Asus Eee PC, onde a tela é cinza. O importante é que a seguinte mensagem apareça: "Pressione DEL para entrar na configuração" ou "Pressione F2 para acessar o BIOS", sempre escrito em inglês.

Existem casos em que uma chave ou um conjunto de chaves diferente pode ser necessário, dependendo do modelo e marca do equipamento ou da placa-mãe, por exemplo, F12 ou Esc. Mas, em geral, a chave necessária é F2 ou DEL.

Uma vez dentro, devemos procurar uma seção que diz "BOOT", para mover, usamos as teclas de seta.

Uma vez na seção correta (verifique se nossos dispositivos de armazenamento aparecem, DC, USB, etc.), devemos modificar as posições na lista. Para isso, teremos que movê-los com a tecla + (para cima) ou - (para baixo).

Uma lista suspensa também pode aparecer onde precisamos selecionar o dispositivo que queremos.

Em quase tudo, colocamos "Dispositivos removíveis" ou "Dispositivos USB" no topo da lista.

Em seguida, pressionamos F10 para salvar e reiniciar. Dessa forma, nosso dispositivo iniciará o primeiro.

UEFI BIOS

Em computadores mais novos, o BIOS foi substituído por um sistema diferente chamado UEFI, muito mais fácil de usar e entender. Embora as teclas a serem pressionadas e a parte gráfica possam variar de acordo com o modelo do computador, o processo é semelhante em todos os computadores que usam o BIOS tradicional.

Sempre haverá uma seção BOOT onde podemos selecionar nossos dispositivos.

Sem entrar no BIOS

Em alguns computadores , não é necessário entrar no BIOS para alterar a ordem de inicialização. Nesse caso, na tela preta que aparece por um momento quando você liga o computador, aparece uma indicação dizendo "Pressione a tecla F18 para o menu de inicialização" (ou F12 ou F11) para entrar no menu de inicialização.

Isso permite que você escolha qual dispositivo usar para iniciar o computador somente nessa ocasião, sem alterar a ordem permanentemente. Dessa forma, não precisaremos entrar no BIOS para configurar nada.

Processo de instalação

Após a conclusão dessas tarefas, agora podemos instalar o Windows 10 a partir do USB. Nosso dispositivo irá inicializar e a tela de instalação aparecerá

Se você sabe como é o processo de instalação, pode visitar rapidamente nosso passo a passo, que o explica em detalhes:

Esperamos que isso tenha resolvido suas dúvidas sobre como instalar o Windows 10 a partir do USB. É um processo praticamente idêntico ao da instalação de um DVD com as vantagens óbvias de um USB. Para qualquer esclarecimento, dúvida ou qualquer outra coisa, deixe-nos nos comentários

Ao instalar o Windows 10, recomendamos que você ative a proteção do sistema para executar pontos de restauração. Visite nosso tutorial:

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button