Hardware

Como criar um script de shell no linux

Índice:

Anonim

Já falamos o suficiente sobre os comandos no Linux e no console, aprendemos a manipulá-los para realizar atividades específicas, como podemos combiná-los e a facilidade que eles nos dão para executar determinadas tarefas. Nesse caso, nos apresentaremos à operação de um shell script no Linux, uma ferramenta fabulosa para automatizar tarefas e executá-las no console. Se você quiser saber como criar um script de shell no Linux, continue lendo nosso artigo.

Como criar um script de shell no Linux

O que é um script?

Um script nada mais é do que um arquivo de texto cujo conteúdo é um conjunto de linhas de comando, que são executadas sequencialmente do início ao fim. Dessa maneira, podemos estruturar em um script os comandos que gostaríamos de executar pelo teclado e também automatizá-lo através de uma tarefa, se for algo que é feito com freqüência.

Como criar um Shell Script

O processo para criar um script de shell é muito simples. Tão simples quanto criar um novo arquivo e fornecer a extensão.sh. Existem duas alternativas para fazer isso: pode ser através da interface gráfica ou do console usando o comando touch.

Por exemplo, toque em test.sh

E dessa maneira, o arquivo test.sh seria criado no diretório atual.

Este arquivo pode ser aberto, também com duas alternativas, a partir de um editor de texto do ambiente gráfico (por exemplo, gedit) ou do terminal com o Vim.

Primeira linha de script

Agora que temos o arquivo criado e aberto, devemos indicar ao Linux que o referido arquivo será um script. Portanto, todos os scripts de shell devem ter uma primeira linha que é:

#! / bin / bash

Esta linha pode ser dividida em duas partes, a primeira corresponde a #! Essa sequência é chamada sha bang. Basicamente, sua função é indicar ao sistema que um conjunto de instruções será apresentado abaixo e, portanto, processado. A segunda parte, / bin / bash, indica o shell que será usado para executar os comandos.

Comentários

No momento, não abordaremos em profundidade o que corresponde à programação de scripts de shell, mas é essencial que você saiba como adicionar comentários ao seu script. Se você é um programador, entenderá como eles são úteis e importantes. Para quem não sabe programar, um comentário não adiciona funcionalidade ao sistema, mas é relevante para explicar a operação de um programa, o script nesse caso.

Os comentários podem ser adicionados usando o símbolo #. E adicionamos o texto que parece relevante para nós, depois do bloco. Normalmente, o comentário é colocado antes da instrução, a fim de explicar algumas funcionalidades, mas elas podem ser usadas com menos ou mais frequência no shell script.

Adicionando comandos

Dentro do shell script, podemos usar todos os comandos que aprendemos com o Linux. Em outras palavras, qualquer instrução que possamos inserir através do console pode ser incluída no script. Além disso, você pode adicionar muitas outras ferramentas, como estruturas condicionais, operadores aritméticos, comparadores, entre outras.

Vamos usar um exemplo bastante simples neste caso, incluindo comandos básicos:

#! / bin / bash # Script de ovtoaster.com # Nós nos colocamos no diretório do usuário cd ~ # Nós imprimimos o Kernel que usamos uname -r na tela # Nós imprimimos na tela a data atual # Nós criamos uma pasta chamada Documents mkdir TestDocuments # We vá para a pasta Documentos cd TestDocuments # Criamos um txt chamado tips touch tips.txt #… Podemos continuar escrevendo todos os comandos que desejamos, o script os executará todos sequencialmente.

Finalmente, salvamos as alterações em nosso arquivo e, com isso, o script está quase pronto para funcionar…

Executando o Script

Antes de executar o script de shell, devemos conceder permissões de execução ao arquivo. Isso é uma coisa muito simples de se fazer. Nós vamos para o terminal e estamos localizados no diretório do nosso script e usamos o comando chmod:

Como editar arquivos no linux: o Vi Text Editor é seu melhor amigo

Se queremos conceder permissões ao usuário atual, usamos:

sudo chmod 775 test.sh

Caso desejemos conceder permissões a todos os usuários, a frase seria:

sudo chmod 777 test.sh

Uma vez que já concedemos as permissões, executamos o script:

./test.sh

Com isso, finalizamos, nosso script totalmente funcional e perfeito para executar quando precisamos e até para agendá-lo na tarefa.

Recomendamos a leitura do guia para iniciantes no Linux.

Esperamos que o tópico tenha sido útil e não se esqueça de compartilhar suas experiências e opiniões em nossos comentários?

Hardware

Escolha dos editores

Back to top button