Tutoriais

▷ Como endireitar os pinos de um processador ou placa-mãe

Índice:

Anonim

Se você teve a má sorte de comprar um processador e, ao instalá-lo, dobrou os pinos do soquete da placa-mãe, não se desespere, hoje vamos ver qual procedimento podemos realizar para endireitar os pinos de um processador ou placa-mãe. Só teremos que seguir algumas dicas e ter um pouco de habilidade e capacidade para obtê-lo.

Índice de conteúdo

Comprar um novo processador e uma nova placa-mãe e agrupá-lo ao tentar instalar a CPU nele é uma das piores coisas que podem acontecer conosco. Se, além disso, tivemos a má sorte de os pinos terem entrado em contato ou entrelaçados, teremos de nos equipar com a capacidade máxima possível para resolver a bagunça. Não se preocupe, teremos uma boa chance de recuperar facilmente nosso hardware e instalá-lo novamente.

Precauções a ter em conta antes de manusear os contatos

Não havia dúvida de que esse tipo de problema era infinitamente mais fácil de resolver antes, pois os soquetes antigos eram do tipo PGA e os pinos foram instalados na CPU com uma orientação completamente reta.

Por outro lado, atualmente com o número muito alto de conexões que os processadores possuem, foi necessário adotar outro tipo de tecnologia de conexão. Isso ocorre via soquete LGA ou matriz de contatos de grade, localizados diretamente no soquete da placa-mãe e na forma de pinos dobrados para o lado na forma de uma mola para descer ao pressionar a CPU contra ela.

De qualquer forma, a primeira coisa que teremos que fazer antes de manipular qualquer um dos dois elementos é desconectar completamente a placa-mãe da fonte de alimentação e separar a CPU do soquete.

Tudo isso deve ser feito para garantir que não tenhamos eletricidade estática em nossas mãos, por isso é recomendável usar luvas de látex ou algo semelhante e não tocar nos contextos da CPU com os dedos

Equipamento que precisaremos

Devemos procurar objetos capazes de manipular os pinos com precisão e muito pequenos:

  • Com uma lupa, se a nossa visão a uma curta distância estiver ruim Um cartão de crédito ou um DNI no caso de processadores do tipo PGA Uma agulha ou pinça para o caso de soquetes LGA Telefone celular no caso de precisarmos fazer fotos e zoom para ver melhor os pinos.

Advertências

É importante que você tenha em mente várias coisas antes de manusear os pinos

  • Ao comprar a CPU ou a placa-mãe, observe como estão os pinos. Pode vir pré-dobrado da fábrica. Nesse caso, devemos devolver o produto e falar com a loja.Quando você instala o processador, em nenhum momento pressione os dedos com ele. Use o mecanismo de fixação de soquete. Antes de remover a CPU, remova a pasta térmica que ela possui e coloque-a novamente para colocá-la. Não o coma, mesmo que pareça apetitoso, o que é tóxico, não dobre os pinos de um lado e do outro, especialmente se forem aqueles com soquetes LGA, eles são extremamente finos e cobertos de ouro, para poderem quebrar com muita facilidade.

Endireitar os pinos em um processador do tipo PGA

Começaremos com o caso mais fácil. Os processadores que incorporam os pinos diretamente no pacote, geralmente os orientam para cima e são completamente retos, tornando mais fácil manipulá-los. Atualmente, vemos esse formato nos processadores AMD Ryzen.

A primeira coisa que devemos fazer é colocar o processador à nossa frente, de maneira que possamos ver perfeitamente os pinos alinhados em cada uma de suas linhas. Dessa maneira, podemos saber qual é o pino torto e em que linha ele está. Digamos que esta seja a distribuição de linhas.

Repetimos o procedimento girando o processador 90 graus para ver agora o que chamaríamos de colunas. Devemos identificar qual pino sai da sua linha natural.

Dessa maneira, podemos identificar bem qual pino é o que devemos tocar. Para isso, usaremos um elemento rígido, plano e reto, por exemplo, um DNI ou algo semelhante. Só precisamos levar em consideração que não é metálico para não colocar alguns pinos em contato.

Colocamos o cartão na fila em que o pino está dobrado e o pressionamos na direção em que queremos colocá-lo. Tenha muito cuidado ao aplicar muita força. Uma vez feito isso nas linhas, também teremos que fazê-lo nas colunas, repetiremos o processo até vermos o nosso processador com todos os pinos perfeitamente alinhados.

Agora testamos para ver se ele entra no soquete da placa-mãe SEM PRESSIONÁ-LO. Se não encaixar, continuamos ajustando a posição do pino até que possamos encaixar as peças sem esforço.

Endireitar os pinos na placa-mãe no soquete do tipo LGA

Os soquetes LGA são muito mais delicados e difíceis de manipular. Eles têm uma densidade muito maior de pinos na área e é mais difícil identificar aqueles que estão em más condições. É por isso que, se não tivermos uma boa visão aproximada, devemos usar uma lupa ou algo semelhante.

Devemos ter em mente que esses pinos não apenas se movem para os lados como os anteriores, mas também têm movimentos para baixo e para cima.

Continuaremos como no caso anterior, colocaremos o pedestal à nossa frente nos dois eixos do espaço para ver qual deles está fora de sua linha e coluna naturais.

Mas é que, além disso, teremos que prestar atenção se estes estiverem na mesma altura em relação aos bons. Para isso, devemos estar paralelos à visão zênite da base e, assim, identificar quais são.

Agora, fazendo uma demonstração de precisão, devemos pegar o pino com defeito com uma agulha e movê-lo para o local correspondente. Pode ser direita, esquerda, para cima ou para baixo.

Recomendamos o uso de uma agulha para movê-la, pois elas são tão finas que, ao pressionar com uma pinça, podemos quebrá-las e, em seguida, o tutorial foi concluído.

Toda vez que fazemos um pequeno movimento, devemos nos alinhar nas três posições para ver se a posição melhorou. Repetimos o processo até ver todos os pinos alinhados em linhas, colunas, para cima e para baixo. A imagem deve ser perfeitamente uniforme, com absolutamente nada saindo do seu lugar.

Este é o procedimento mais eficaz para consertar os pinos. Você pode usar as ferramentas que comentamos ou outras similares. Com o qual você está mais confortável.

Também recomendamos:

Esperamos que você possa consertar sua CPU ou placa-mãe da melhor maneira possível. Você conseguiu? Queremos ver fotos das barbáries que você encontrou.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button