Como escolher a memória ram corretamente
Índice:
- Como escolher a RAM corretamente
- DDR de quê?
- Tipos de memória
- Memória SDR-SDRAM
- DDR-SDRAM (taxa de dados dupla)
- DDR2 (taxa de dados dupla 2)
- DDR3 (taxa de dados dupla 3)
- DDR4 (taxa de dados dupla 4)
- A importância da RAM
- Quanta RAM é necessária?
- 2 GB de RAM: o mínimo dos mínimos
- 4 GB - o ponto de partida correto
- 8 GB: recomendado para trabalhar
- Dicas para escolher a RAM certa
- Conheça o tipo de RAM
- Não misture marcas diferentes
- Considere velocidade e latência
- Conheça a tensão suportada pela placa-mãe
- Limitações do sistema operacional
- Canal duplo
- Quantidade de slots
- A marca e fabricante
- Conclusão
Para ganhar velocidade no PC, um elemento de importância crucial é aumentar a RAM da máquina. No entanto, quando vamos comprar a memória do nosso computador, encontramos muitas marcas e modelos disponíveis, por isso estamos perdidos.
Índice de conteúdo
Como escolher a RAM corretamente
Qual modelo escolher? DDR2, DDR3 ou DDR4? Com que velocidade? Existe uma diferença entre um modelo e outro? Este post foi escrito precisamente para explicar as características de cada um desses modelos, desde as antigas memórias SDR-SDRAM (que ainda estão em uso hoje) até o novo DDR4.
Recomendamos a leitura da melhor memória RAM do mercado
Antes de fazer uma atualização no microfone adicionando mais memória, você precisa saber o que são DDR, DDR2, DDR3 e DDR4. Esses são tipos de memória SDRAM, que realizam trabalho sincronizado, o que significa que eles usam um sinal de relógio para sincronizar suas transferências.
DDR de quê?
DDR significa Double Data Rate ou Double Transfer Rate, e as memórias nesta categoria transferem dois dados por pulso de clock.
Devido a esse recurso, essas memórias são rotuladas com o dobro do relógio real máximo no qual elas podem trabalhar. Por exemplo, as memórias DDR2-800 funcionam a 400 MHz, as memórias DDR2-1066 e DDR3-1066 funcionam a 533 MHz, as memórias DDR3-1333 funcionam a 666, 6 MHz e assim por diante. Portanto, não se surpreenda se programas como CPU-Z indicarem um nível de frequência de memória de metade.
A memória é sem dúvida um dos componentes que tem maior influência no desempenho geral do computador. Ele é responsável por armazenar temporariamente os dados, enquanto o processador calcula e executa as tarefas solicitadas pelo usuário.
Geralmente, as pessoas pensam que apenas a quantidade de gigabytes que a memória possui deixará o microfone mais rápido, mas pouco eles sabem que o relógio (também chamado de frequência) e a latência em que a memória funciona não fazem diferença no desempenho do microfone. micro.
Para tentar evitar alguns dos problemas da perda constante de desempenho das máquinas atuais, uma das soluções mais importantes e econômicas é a compra de mais memória RAM para o equipamento.
Tipos de memória
Então deixamos as lembranças do mais antigo para o mais atual. Então aprendemos um pouco de arqueologia de hardware.
Memória SDR-SDRAM
Esta foi a primeira memória capaz de trabalhar em sincronia com os ciclos da placa - mãe, sem tempo de espera. Esse tipo de memória superou as memórias EDO (Extended Data Out) e FPM (Modo de página rápida) mais antigas em sua capacidade de dividir os módulos de memória em vários bancos, acomodando até oito bancos em um DIMM (Dual Inline Memory Module).
Como o próprio nome diz, eles são capazes de fazer apenas uma transferência por ciclo, o que pode não parecer muito hoje, mas no momento em que eram padrão, todos estavam orgulhosos de ter módulos com o nome de “PC- 100 ”instalado na máquina.
Mesmo presentes em alguns equipamentos ainda hoje, são muito difíceis de encontrar para venda, pois não são mais fabricados.
DDR-SDRAM (taxa de dados dupla)
Os DDRs superam os SDRs na capacidade de executar duas transferências por ciclo, o que não necessariamente dobra a taxa efetiva (devido ao tempo de acesso inicial), mas quase o faz.
Esse recurso é possível graças à inclusão de circuitos adicionais, responsáveis pela leitura / gravação dos dados duas vezes por ciclo. Com exceção da modificação, as faixas dos módulos de memória e da placa base permaneceram inalteradas, além dos demais recursos, o que contribuiu para o baixo preço e a popularização desse modelo.
Em programas de análise de hardware como CPU-Z, a velocidade efetiva aparece com metade do valor real devido à transferência dupla, portanto um modelo DDR-400 será exibido como 200 MHz.
Mesmo com o incentivo para executar os sistemas operacionais mais recentes, as memórias DDR deixaram o cenário para a geração DDR2 chegar. Ainda é possível encontrar modelos para venda em lojas especializadas, mas a um preço muito alto.
DDR2 (taxa de dados dupla 2)
A taxa de transferência de dados por ciclo de clock dobrou novamente e as memórias DDR2 são capazes de quatro transferências por ciclo, mantendo praticamente o mesmo tempo de acesso inicial, oferecendo excelentes resultados em aplicativos que exigem alta quantidade de leitura sequencial, mas para aqueles que precisavam apenas de alguns acessos aleatórios, eles tiravam pouca vantagem dessa velocidade em relação às memórias DDR.
No uso diário de um computador, usamos vários tipos de aplicativos com necessidades de memória muito diferentes, o que dificulta a observação de grandes diferenças no desempenho nas tarefas diárias. Na verdade, vários usuários que compraram as placas-mãe com soquete DDR2 ficaram decepcionados na época, porque em várias tarefas uma memória DDR2-533 leva mais tempo para responder do que uma DDR-400.
Os módulos DDR2 ainda estão à venda e são capazes de executar sistemas operacionais modernos sem gargalos e sem problemas.
Este modelo suporta a função 'Dual Channel', que permite que dois módulos idênticos instalados na máquina obtenham um ganho de desempenho de até 25%.
DDR3 (taxa de dados dupla 3)
O modelo DDR2-1066 foi o último a ser oficialmente reconhecido pelo JEDEC (Joint Electron Device Enginnering Council), o organismo de certificação das memórias, e já estava operando em frequências muito altas (266 MHz multiplicado por 4).
A partir desse momento, como nos processadores, aumentar a velocidade do clock base aumentou exponencialmente o consumo de energia e a geração de calor; portanto, a solução mais eficaz foi dobrar novamente o número de transferências por ciclo.
Essa simples mudança nos circuitos de transferência permite criar memórias de operação em 2133 MHz (266 MHz multiplicado por 8), o que é uma velocidade impressionante, mesmo para os padrões atuais.
Esses novos módulos também trouxeram um sistema de calibração de sinal, reduzindo a latência sem comprometer o desempenho.
A união de velocidades de transferência mais altas e tempos de acesso mais curtos ainda atende aos mercados de computadores domésticos e de alto desempenho atualmente, e o grande número de chipsets e plataformas compatíveis contribuiu para uma queda drástica nos os preços.
DDR4 (taxa de dados dupla 4)
Esse novo tipo de memória traz recursos interessantes, como baixa voltagem (portanto, menor consumo de energia), velocidades iniciais de 2133 MHz e chegando a 4266 MHz, além de um tempo de acesso mais curto.
A Samsung foi a primeira das grandes empresas a impulsionar o novo padrão, validando uma amostra de 40 nm em 2009 e trazendo à luz as primeiras amostras em 2011, fabricadas com tecnologia de 30 nm. No momento, é o carro-chefe da RAM, embora com grandes esperanças de obter maior desempenho com DDR5 e DDR6 nos próximos anos.
A importância da RAM
RAM significa 'Memória de acesso aleatório', pois atua como uma espécie de buffer entre o disco rígido e a CPU. Os discos rígidos funcionam bem ao trabalhar com grandes blocos de dados, mas são extremamente lentos para saltar de setor em setor ou alternar entre gravação e leitura. Se uma CPU processasse os dados diretamente no disco rígido, haveria um gargalo impressionante.
É por isso que precisamos de RAM. Ter mais memória RAM significa que a frequência com a qual você terá que manter o computador lendo ou procurando dados no disco rígido será menor.
Memória mais rápida significa que a CPU conseguirá o que precisa mais rapidamente. Mas é claro que isso ainda não responde quanta RAM será necessária ou as circunstâncias em que a RAM mais rápida ajuda mais.
Quanta RAM é necessária?
O que você faz com o seu computador é o que determina se vale ou não a pena ter mais RAM.
2 GB de RAM: o mínimo dos mínimos
Tarefas diárias básicas, como navegar na Internet, editar documentos e até assistir alguns vídeos em HD, podem ser realizadas por um sistema com apenas 2 GB de RAM, desde que você não tente fazer tudo ao mesmo tempo.
As coisas vão dar certo, mas um pouco mais de RAM daria um salto tão grande no desempenho que, a preços atuais, saltar para 4 GB é um investimento super valioso. Exceto nos netbooks, é difícil encontrar uma máquina que só vem com 2 GB atualmente no mercado.
4 GB - o ponto de partida correto
Quando se trata do equilíbrio entre custo e desempenho, 4 GB está se tornando aceitável, pelo menos por enquanto. Nas tarefas diárias comuns, muito raramente você consegue usar tudo isso. A menos que você tenha o hábito de deixar dezenas de guias com flash abertas no Chrome.
Sistemas avançados de jogos funcionam bem com 4 GB de memória. Você também pode usar o Photoshop ou editores de vídeo pesados sem problemas. A menos que você esteja envolvido na edição profissional de imagens de alta resolução ou na modelagem 3D em escala industrial, 4 GB é mais do que aceitável. Embora eu sempre recomendo ter no mínimo 8 GB no seu computador
8 GB: recomendado para trabalhar
A menos que você esteja usando o computador de uma maneira muito específica e que realmente use todos os 8 GB de RAM, é possível desativar completamente o arquivo de paginação (paginação de memória). Isso lhe dará um aumento sutil no desempenho, melhora a segurança do sistema e menos pressão no seu disco rígido.
No entanto, se você costuma trabalhar o dia inteiro com o computador e precisa deixar um grande número de programas abertos, essa quantidade de RAM o ajudará em suas tarefas.
Dicas para escolher a RAM certa
Todos esses pontos são essenciais para escolher uma memória adequada para o seu equipamento, que você deverá levar em consideração ao comprá-lo.
Conheça o tipo de RAM
Ao adicionar mais memória ao computador, o usuário deve estar ciente de alguns fatores importantes. O primeiro deles é o conhecimento do modelo de RAM usado pela placa-mãe, porque você deve comprar um módulo de memória que siga as mesmas especificações da placa-mãe.
Caso contrário, o novo módulo ou placa-mãe provavelmente não funcionará. Por exemplo, uma memória DDR3 não funcionará em uma máquina que suporta apenas DDR2.
Existem programas específicos para descobrir qual hardware está instalado em sua máquina. Por exemplo, para Windows, o aplicativo PC Wizard executa esta tarefa. No Linux, essas informações podem ser obtidas através do comando: "$ sudo lshw".
Não misture marcas diferentes
Também não é recomendável misturar memórias de diferentes marcas e frequências, pois uma placa-mãe com diferentes módulos pode funcionar irregularmente, diminuindo o desempenho do sistema. Portanto, tente combinar módulos do mesmo modelo e fabricante em sua máquina.
No caso de usuários que usam seu PC para jogar, antes de substituir a memória, é necessária uma avaliação completa da máquina para determinar se a adição de RAM realmente terá o efeito esperado. Na maioria dos casos, os jogadores precisam comprar um novo PC para rodar os jogos mais novos do mercado.
Considere velocidade e latência
Latência é o tempo que o controlador de memória deve esperar para que uma solicitação de dados entre e sua entrega efetiva. Também é conhecido como latência do CAS (estroboscópio de endereço da coluna) ou tempo.
Este número é expresso em pulsos de clock. Por exemplo, uma memória CL3 significa que o controlador de memória precisa aguardar três pulsos de clock até que os dados sejam fornecidos após sua solicitação. Com uma memória CL5, o controlador de memória terá que esperar mais: cinco pulsos de clock. Portanto, você deve sempre procurar módulos de memória com a menor latência possível.
Já sabemos quanta memória é necessária para um computador, agora só precisamos saber com que rapidez deve ser. Portanto, para obter os melhores resultados, deve ser o mais rápido que a placa base permitir.
Os módulos de memória também são avaliados em tempos, que geralmente são uma sequência de números, como 9-9-9-24. O mais útil desses números é o primeiro, conhecido como 'Latência CAS'. Esse é o número de ciclos de clock que a RAM leva para acessar uma coluna de dados (quanto menor, melhor) e, em conjunto com a velocidade da RAM, pode ser usada para calcular o tempo de resposta. A fórmula é:
1000 * CAS ——————— (Velocidade da RAM ÷ 2)
Essa conta fornecerá o tempo de resposta em nanossegundos. Portanto, por exemplo, um módulo de memória Kingston DDR3-1866 HyperX possui latência CAS 11, enquanto a memória G.Skill DDR3-1600 possui uma latência de apenas 6.
Nesse caso, a RAM menos rápida é a G.Skill, uma vez que responde em apenas 7, 5 ns, enquanto o HyperX, que possui uma latência de desconto de velocidade muito maior, leva 11, 7 ns.
Isso significa que a memória G.Skill será mais rápida quando se trata de acesso aleatório, mas que a velocidade de clock mais alta da memória HyperX oferece mais largura de banda, tornando-a a melhor para operações em lote.
Normalmente, você desejará escolher a velocidade do relógio primeiro e depois considerar a latência do CAS como o desempatador. Lembre-se de que tempos mais curtos significam preços mais altos. Por exemplo, a diferença entre um CAS de 7 e um CAS de 8 é quase insignificante.
As memórias DDR3 têm latências mais altas do que as memórias DDR2, e as DDR2s têm latências mais altas que as memórias DDR. Isso significa que as memórias DDR3 precisam de mais pulsos de clock para começar a transferir dados do que as memórias DDR2.
Conheça a tensão suportada pela placa-mãe
As tensões de memória são muito importantes quando se trata de compatibilidade. O padrão para memória DDR3 é de 1, 5V, mas muitos módulos Dimm orientados para o desempenho requerem voltagens mais altas para atingir relógios mais altos e latências mais baixas. Isso pode causar problemas, porque nem todas as placas-mãe podem reconhecer a voltagem correta para essas memórias e fornecerão o padrão de 1, 5V.
Se isso não for suficiente para manter a memória estável, o sistema não inicializa nem para você acessar o BIOS e aumentar manualmente a tensão. Certifique-se de conhecer os recursos da placa - mãe antes de comprar módulos de memória RAM com necessidades especiais de voltagem.
Limitações do sistema operacional
Os sistemas operacionais de 32 bits têm uma limitação importante: eles podem suportar apenas 4 GB de memória. Você pode pensar que está tudo bem, pois atualmente 4 GB é a quantidade ideal de RAM na maioria dos casos, mas a limitação é a memória total, não apenas a RAM.
Alguns pedaços de RAM são reservados para periféricos PCI e ACPI, e a memória de vídeo também está incluída nesta soma. Com placas gráficas que demoram um pouco… por exemplo, aquelas que cabem até 2 GB de memória de vídeo, pode acontecer que você tenha 4 GB de RAM instalada no sistema, mas com menos de 2 GB em uso real. Portanto, é recomendável que você use uma versão de 64 bits do seu sistema operacional.
Canal duplo
Percebendo que os computadores estavam um pouco lentos e que apenas aumentar a frequência não seria suficiente, a solução foi trocar o controlador de memória das placas-mãe ou mesmo dos processadores. As memórias devem funcionar em pares para poder usar a tecnologia Dual Channel, ou seja, é necessário instalar dois módulos de memória na placa-mãe.
Canal duplo é o recurso que permite que o chipset ou processador se comunique com dois canais de memória simultaneamente. As memórias funcionam simultaneamente e fornecem o dobro da largura dos dados do barramento. As memórias comuns às memórias DDR funcionam com quantidades de 64 bits, mas com o recurso de canal duplo, esse valor é dobrado e encontrado em 128 bits.
Quantidade de slots
Essas são as entradas disponíveis para os módulos de memória. Lembre-se disso para não comprar um valor acima do suportado pela placa - mãe. Existem vários programas que você pode encontrar na internet que apontam para a compatibilidade da placa base e também para o número de slots disponíveis.
A grande maioria das placas-mãe possui a tecnologia Dual Channel, que permite ao sistema ter um melhor desempenho operacional em termos de paridade. Em outras palavras, dois módulos de 4 GB funcionariam melhor do que apenas um de 8 GB.
A marca e fabricante
A marca de memória é sinônimo de qualidade e durabilidade, pois quanto mais valioso o fabricante, maior a garantia de que o hardware adquirido funcionará com melhor desempenho. Basicamente, é possível dividi-los em dois grandes grupos: as marcas conhecidas e genéricas.
Entre as principais empresas que fabricam memórias, podemos citar G. Skill, Kingston e Corsair, cada uma oferecendo suas próprias características. Normalmente, eles tendem a ter uma boa qualidade, sendo recomendados para equipamentos que precisam de muito desempenho, como máquinas para jogos.
As memórias RAM genéricas são mais baratas em comparação às originais, no entanto, são de origem duvidosa e podem comprometer o desempenho geral do PC. Por esse motivo, o equipamento para navegação, na maioria dos casos, já é suficiente.
- Corsair: é aquele com o preço mais alto e mais recursos. Para alguns processadores, como os fabricados pela Intel, a Corsair desenvolve módulos especializados para melhorar ainda mais as taxas de transferência. Esta marca é especialmente recomendada para jogadores que precisam de desempenho máximo em suas máquinas. Samsung: memória com boa relação qualidade / preço, pois também funciona com eficiência. Seu uso principal é recomendado para equipamentos de trabalho que requerem um bom hardware. Kingston: Na sua forma original, é uma excelente memória. No entanto, ele sofre do problema "Powered By", o que significa que a Kingston vende seu chipset (a parte do hardware) para marcas genéricas. Isso faz com que os usuários comprem módulos genéricos pensando que são desta empresa. Portanto, seu uso é destinado a máquinas mais leves. Patriota: essas memórias são mais voltadas para quem procura desempenho, existem muitos modelos com excelente desempenho. G. Skill: essa marca tende a inovar bastante em termos de frequência, já produziu memórias com mais de 4400 MHZ, cujas tensões costumam ser de 1, 2v a 1, 65v. Os preços não são baixos, mas, como algumas outras marcas, vale a pena pelo desempenho que suas memórias oferecem.
Conclusão
Muitas vezes, quando o computador está lento, isso pode ser corrigido atualizando a RAM do dispositivo. Antes de comprar a RAM, você deve prestar atenção a alguns detalhes que podem ser essenciais, como vimos neste artigo.
RECOMENDAMOS VOCÊ Como saber quanta RAM eu posso instalar no meu PCEm resumo, é o perfil de cada usuário que indicará quanta memória é necessária para o computador, seja para tarefas básicas, para uso profissional ou para jogar.
MAIS DÚVIDAS? ENTRE EM NOSSO FÓRUM E PERGUNTE-NOSComo carregar a bateria do celular corretamente
Nas próximas linhas, daremos três dicas para carregar a bateria corretamente no seu smartphone sem que ela exploda na tentativa.
Como limpar o computador por dentro e por fora corretamente
Guia passo a passo sobre como limpar seu computador por dentro e por fora, nele ensinamos todos os truques, materiais e como facilitar.
Como escolher e testar um mouse pad corretamente
Damos a você as teclas para escolher e testar um tapete de jogo para que um mouse de médio e alto padrão possa tocar ou criar. Também explicamos se é necessário gastar 50 euros em um mouse pad.