Tutoriais

Como criar uma senha forte

Índice:

Anonim

O uso de senhas geralmente é chato e irritante, mas elas são necessárias. Na mídia eletrônica, ainda não existe uma função de segurança que possa ser mais viável que essas. Bancos, cartões de crédito, contas de email, redes sociais e lojas on-line estão entre os muitos aplicativos que dependem dessas combinações.

O problema é que é inútil usar senhas se elas puderem ser descobertas facilmente ou se você tiver dificuldade em memorizá-las. Este artigo foi criado apenas para ajudá-lo a lidar com isso. Aqui você encontrará dicas para criar senhas fortes, conhecerá truques para protegê-las e terá orientações sobre o que fazer e o que não fazer com elas.

Índice de conteúdo

Como não criar senhas

Não crie senhas baseadas em sequência: quando um indivíduo mal-intencionado deseja descobrir a senha de alguém, você sabe o que ele geralmente tenta em primeiro lugar?

Combinações como 123456, abcdef, 1020304050 e qwerty (sequência do teclado). As senhas seqüenciais são fáceis de digitar em um teclado e, por outro lado, podem ser descobertas com o menor número de tentativas. Portanto, evite-os.

Embora possa parecer incrível, muitos problemas de segurança nas empresas e serviços online são causados ​​pelo uso de senhas desse tipo.

Eles podem ser descobertos tão facilmente que é cada vez mais comum para alguns sistemas impedir o uso de seqüências no momento em que o usuário cria uma senha.

Não use datas ou nomes especiais

Muitas pessoas usam dias especiais como o aniversário de um parente ou a data do casamento como senha. Da mesma forma, existem aqueles que usam o número da placa do carro, o número do seu endereço, número de telefone, número do documento, nome do filho ou sobrenome invertido, entre outros.

Essa prática é mais insegura do que usar sequências; por outro lado, uma pessoa mal-intencionada pode descobrir qual data é importante para você e usá-la para tentar descobrir sua senha.

Além disso, alguém pode testemunhar o momento em que você revela o número do seu documento em algum local público. Portanto, evite usar informações particulares ao criar uma senha para reforçar sua segurança.

Evite usar senhas relacionadas ao seu gosto

Você gosta de futebol e é fã de um time? Evite usar o nome do clube como senha.

Você é um fã declarado de um grupo de música? Tente não usar o nome de um cantor ou grupo de música.

Você ama livros de escritor? Evite usar o nome deste escritor ou os caracteres em suas obras como uma senha.

Quando alguém realmente gosta de algo, geralmente deixa isso claro para todos ao seu redor. Então, as chances de uma pessoa criar uma senha com base em seus gostos são grandes. Um indivíduo malicioso sabe disso muito bem.

Não use palavras que estão ao seu redor

A marca do relógio na parede do escritório, o modelo do monitor de vídeo em sua mesa e o nome da loja que você vê quando olha pela janela. Bem, qualquer nome à sua volta pode parecer uma boa idéia para um senha, especialmente quando é de longo prazo e difícil de assimilar na primeira tentativa.

O problema é que, se você observar algum desses nomes ao escrever a senha, alguém próximo a você poderá percebê-la. Aqui está a mensagem: Evite usar termos que são facilmente visíveis em seu ambiente como senhas.

Não crie senhas semelhantes às anteriores

Muitos sistemas exigem ou recomendam alterações periódicas de senha. Ao fazer isso, tome cuidado para não usar senhas semelhantes às anteriores (que diferem apenas em um caractere, por exemplo) ou mesmo senhas que já foram usadas.

Como criar senhas fortes

Aqui estão algumas dicas sobre como criar senhas fortes.

Misture letras, símbolos e números

Sempre que possível, crie senhas misturando letras, símbolos e números, pois essa prática dificulta a descoberta.

Para facilitar a criação, você pode usar uma palavra como base, mas substitua alguns de seus caracteres. Por exemplo, em vez de usar 'profesionalreview' como senha, use '! Profesi $ t3rev'.

Lembre-se de que a palavra ainda faz sentido para você e que os caracteres substitutos podem ser memorizados sem muito esforço, além de dificultar a vida de qualquer pessoa que tentar descobrir a combinação.

Use letras maiúsculas e minúsculas

Alguns mecanismos de autenticação diferenciam maiúsculas de minúsculas, ou seja, distinguem entre maiúsculas e minúsculas.

As senhas envolvendo essas duas características são mais seguras. Você pode tirar proveito dessa sugestão de várias maneiras, por exemplo: em vez de colocar a primeira letra em maiúscula, como fazemos com os nomes, coloque a segunda ou a terceira; Ou, você pode definir todas as consoantes em uma senha como letras maiúsculas. Ao combinar letras maiúsculas, minúsculas, símbolos e números, uma senha mais forte será criada.

Usa mais caracteres do que o recomendado

Cada caractere adicionado à sua senha dificulta a descoberta, mesmo para programas criados especialmente para esse fim.

Portanto, ao criar uma nova senha, sempre use um número de caracteres maior que o mínimo exigido pelo sistema. De um modo geral, é melhor criar senhas com pelo menos oito caracteres.

Crie senhas com as quais você precisará usar as duas mãos para escrevê-las

Essa dica pode parecer estranha, mas é útil em determinadas situações. Se você estiver, por exemplo, na frente de seus colegas de faculdade, alguém poderá tentar descobrir sua senha apenas observando você enquanto você digita.

O êxito dessa prática é muito difícil, mas não impossível, por isso tente criar senhas com letras bem colocadas em todo o teclado, para que você precise usar as duas mãos para escrevê-la.

Por exemplo, se você usar a combinação '25catarata' como senha, poderá escrevê-la apenas com a mão esquerda. No entanto, se você usar '20computadora', precisará escrevê-lo com as duas mãos.

Dessa forma, a pessoa que estiver olhando disfarçadamente para o teclado terá mais dificuldade em identificar a senha do que se estivesse usando apenas uma mão para digitá-la.

Use as regras para criar suas senhas e não esquecê-las

Essa talvez seja a dica mais interessante deste artigo: é recomendável usar uma senha diferente para cada serviço, ou seja, não usar a mesma sequência para vários propósitos.

O problema dessa abordagem é que você é forçado a memorizar uma grande variedade de combinações. Mas existe uma maneira fácil de fazer isso: criar senhas com regras. Portanto, basta lembrar as regras para saber qual é a senha correspondente para cada serviço.

RECOMENDAMOS O que é uma Rede Mesh ou Rede Wireless Mesh

Vamos agora criar um conjunto de regras para facilitar o entendimento. O que se segue é apenas um exemplo. A idéia é que você explore sua criatividade e faça suas próprias regras.

Vamos supor que vamos criar senhas para uso em serviços de Internet. Nossas regras são as seguintes:

  • Regra 1: sempre use a primeira e a última letra do nome do serviço, para lembrar a senha Regra 2: se o número de letras que compõem o nome do serviço for regular, coloque o número 2 na sequência. se for ímpar Regra 3: se o nome do serviço terminar com uma vogal, inclui o termo "Parque", com a maiúscula 'p'. Se terminar com uma consoante, inclua o termo “sala de jantar”, em minúsculas 'c'. Regra 4: use o mesmo número de letras na senha que o nome do serviço.Regra 5: se o nome do serviço começar com uma vogal, ele terminará a senha com o caractere '@'. Se for consoante, use '&'.

Tendo já essas 5 regras, podemos continuar criando uma senha segura para o Skype ter como exemplo:

  • Regra 1: escrevemos a primeira e a última letra de "Skype": regra 2: "Skype" possui 5 letras, sendo ímpares, portanto seria: se3 Regra 3: "Skype" tem uma vogal como a última letra, portanto: se3ParqueRule 4: "Skype" possui 5 letras; portanto, se3Parque5; Regra 5: "Skype" possui uma consoante como primeira letra; portanto, a senha é: se3Parque5 &.

Com base nesse conjunto de regras, uma senha para o Google seria: ge2Parque6 &; para o UOL, ul3comedor3 @.

Lembre-se de que, com esse truque, você não precisará se lembrar de todas as combinações. Apenas lembre-se das regras. Em princípio, esse conselho dá um pouco de trabalho, mas com o tempo as regras serão assimiladas. Além disso, você pode criar menos regras ou regras que considere mais fáceis. O importante é ter criatividade.

Como proteger suas senhas

Embora pareça um conselho óbvio, muitos usuários não. E isso faz com que suas senhas sejam vulneráveis ​​… portanto, tenha cuidado.

Mantenha suas senhas em mente

Evite escrever sua senha em pedaços de papel, calendários, arquivos eletrônicos desprotegidos ou qualquer outro meio que possa ser consultado por qualquer outra pessoa. Se isso for inevitável, basta digitar a senha, mas não indique o que essa combinação significa.

Não use a opção "lembrar senha" em computadores públicos

Em computadores públicos ou de escritório, não use a opção "inserir senhas automaticamente", "lembrar senha" ou algo semelhante que muitos sites e navegadores oferecem.

Evite fazer isso mesmo em seu laptop, caso você se acostume com frequência fora de casa.

Sempre clique em 'Sair' ou 'Finalizar sessão'

Muitas pessoas se contentam em fechar o navegador ao sair de um determinado site. Esse procedimento é seguro na maioria dos casos; no entanto, em alguns casos, basta reabrir a página para disponibilizar o conteúdo que você acessou (sua conta de email, por exemplo).

Se você tiver senhas armazenadas em mensagens de email, o problema se tornará ainda mais sério. Uma maneira de garantir que isso não ocorra é clicar nos links ou botões com as frases 'Logout', 'Logout', 'Logout' ou equivalente, sempre.

Não use suas senhas mais importantes em computadores públicos ou redes desconhecidas

Sempre que possível, evite acessar serviços que são muito importantes para você em computadores públicos, por exemplo, na página da sua conta bancária. Se for inevitável, verifique se o site oferece recursos de segurança (como proteção SSL). Além disso, evite usar suas senhas em redes Wi-Fi desconhecidas.

Ao digitar a senha, faça-o no campo correto

Cuidado para não digitar a senha no lugar errado, por exemplo, no campo 'Nome'. Se você fizer isso, uma pessoa próxima poderá ler o que você escreveu, pois apenas o campo da senha está protegido.

A melhor maneira de evitar esse problema é não apenas olhar para o teclado enquanto você digita e constantemente para a tela.

Mude sua senha periodicamente

É muito importante que você altere suas senhas periodicamente, pelo menos a cada três meses. Ao fazer isso, você evita, por exemplo, que uma pessoa que capturou sua senha e esteja freqüentemente acessando suas contas continue fazendo isso.

Não use a mesma senha para vários serviços

Para cada serviço que você usa, crie uma senha diferente. Caso contrário, uma pessoa que descobrir sua senha em um site pode, por exemplo, tentar usá-la em outro serviço e, assim, ter acesso a outras contas suas.

Não use perguntas com respostas óbvias

Muitos sites oferecem uma função que permite recuperar a senha ao responder uma determinada pergunta.

A idéia aqui é fazer com que você forneça uma pergunta cuja resposta somente você sabe. Não crie perguntas que possam ser facilmente respondidas, por exemplo: 'qual país venceu a Copa do Mundo de 1986?' (Argentina)

Em vez disso, crie perguntas que somente você possa responder, como 'qual é o seu livro favorito?'.

Nunca compartilhe suas senhas

Evite compartilhar suas senhas com outras pessoas, mesmo que sejam confiáveis. Apesar de ser completamente confiável, a pessoa pode deixar a senha exposta em algum lugar sem perceber. Caso você use um serviço compartilhado com outra pessoa (como uma conta Netflix ou Spotify), cada pessoa deve ter seu próprio login, sempre que possível.

Cuidado com e-mails ou sites falsos pedindo sua senha

Um dos golpes mais frequentes na internet são as mensagens de email direcionadas a sites que passam por páginas bancárias, email, redes sociais, entre outros, até mesmo imitando a aparência dos serviços originais.

Se o usuário não perceber que está acessando um site falso, ele acabará dando sua senha e outros dados a um golpista. Portanto, fique de olho nos detalhes que permitem identificar e-mails ou sites falsos, como endereços que não sejam de serviço, erros de ortografia e solicitações suspeitas.

Dicas extras: gerenciadores de senhas

As dicas fornecidas aqui são úteis, mas não diminuem o inconveniente das senhas, pois ainda é chato criar, memorizar e protegê-las. Se você não pode lidar com esse trabalho, existe uma saída: gerenciadores de senhas.

Em geral, as empresas que oferecem esse tipo de serviço oferecem aplicativos para diversas plataformas (Windows, OS X, Linux, Android, iOS, entre outras). A idéia é que, com essa ferramenta, você possa criar senhas complexas, salvá-las (sem precisar memorizá-las) e, ao usá-las, você poderá ativar um recurso de preenchimento automático. Portanto, na maioria dos casos, você só precisa lembrar a senha do administrador escolhido.

Estes são os gerenciadores de senhas mais conhecidos (todos eles têm serviços gratuitos e pagos):

  • 1PasswordLasPassDashlaneRoboFormKepperSticky Password

Lembre-se de que, como qualquer outra ferramenta de computador, os gerenciadores de senhas não apresentam falhas.

RECOMENDAMOS VOCÊ Como abrir portas do roteador (e quais abrir)

As chances de ocorrência de um problema de segurança são pequenas, mas elas existem. Em junho de 2015, por exemplo, o LastPass sofreu uma invasão. Não houve registro de vazamentos críticos de dados, mas, de qualquer maneira, os usuários do serviço foram orientados a alterar a senha de suas contas.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button