Tutoriais

▷ Como mudar a placa-mãe passo a passo?

Índice:

Anonim

Alterar a placa - mãe leva tempo e conhecimento básico para fazê-lo corretamente. Durante o processo, você pode encontrar pequenos obstáculos, mas não se preocupe, ajudaremos você a passar pelo processo o mais rápido e simples possível.

Como substituir a placa-mãe do seu PC em caso de falha

Às vezes, os componentes falham e as placas-mãe não são exceção. Flashes do BIOS e fontes de alimentação com defeito podem ser algumas das causas da morte da placa-mãe. Há coisas que acontecem e, às vezes, podem danificar irreparavelmente sua placa-mãe.

Substituir uma placa-mãe exige muito trabalho. Antes de começar, você deve ter certeza de que sua placa-mãe está quebrada. Para isso, consulte o nosso artigo dedicado a ela. Assumindo que sua placa-mãe está confirmada como morta, é hora de considerar uma substituição. Existem muitos fabricantes de placas-mãe, mas apenas dois fornecedores de CPU. A CPU é o núcleo do PC; portanto, você deve selecionar uma placa-mãe compatível com sua CPU, da Intel ou da AMD.

O tamanho da placa-mãe é a próxima consideração. Essa decisão dependerá em grande parte do tamanho da placa-mãe que seu chassi pode aceitar. A maioria do chassi é projetada para placas-mãe no formato ATX, mas algumas podem ser adaptadas ao M-ATX e outras, modelos Mini ITX ainda menores.

Recomendamos ler nosso post sobre as melhores placas - mãe do mercado

O próximo passo é decidir sobre uma marca de placa-mãe. Você não deve esperar grandes diferenças de desempenho, consumo de energia ou overclock entre placas-mãe com preços similares de diferentes fornecedores. No entanto, eles diferem no esquema de cores, nos recursos de E / S e no design do slot de expansão. Escolher a placa-mãe com o esquema de cores certo para o seu PC sempre será uma decisão subjetiva. Mas você precisa garantir que a placa-mãe que você escolher tenha um número adequado de USB, Ethernet e outras portas que você espere usar.

Primeiro remova a placa antiga

Depois de selecionar uma placa-mãe e tê-la em mãos, é hora de instalá-la. Mas primeiro, vamos ver como remover sua placa-mãe antiga. Comece desligando o PC e desconectando os cabos, depois abra a lateral do gabinete para poder acessar a placa-mãe. Um truque inteligente é tirar uma foto para acompanhar tudo o que precisa ser conectado.

Os itens mais importantes, como placas gráficas e placas Wi-Fi, podem ser removidos primeiro. Em seguida, remova os cabos SATA ou outros cabos de interface que conectam seu SSD, disco rígido ou unidade de mídia óptica à placa-mãe. Finalmente, é hora de desconectar toda a fiação de energia conectada à sua placa-mãe. Na maioria das placas-mãe, haverá um conector de alimentação de CPU de 8 pinos próximo à parte superior da placa-mãe e um conector de alimentação ATX de 24 pinos muito maior próximo ao centro do lado esquerdo da placa-mãe.

Hora de pegar sua chave de fenda Phillips favorita e remover os parafusos que prendem a placa-mãe antiga aos pontos de montagem no chassi do PC. Guarde os parafusos, pois você precisará deles novamente mais tarde. Sua placa-mãe agora deve estar flutuando livremente, puxe-a para fora. Com a antiga placa-mãe gratuita, você precisará remover o dissipador de calor da CPU, a CPU e a RAM para poder instalá-la na sua nova placa-mãe.

Agora você pode montar a nova placa-mãe

Feito isso, é hora de montar sua nova placa-mãe no PC. Você apenas precisa substituir tudo o que conseguiu da sua placa-mãe antiga. É aqui que a imagem que você tirou anteriormente pode ser útil.

Instale a CPU, o cooler da CPU e a RAM na sua nova placa-mãe, insira a blindagem de E / S da placa - mãe na parte traseira do chassi e encaixe a placa-mãe no lugar. Certifique-se de usar os parafusos da placa-mãe para que não toque diretamente na parede do chassi. Se você esquecer de usar seus divisores, corre o risco de fritar a placa-mãe quando liga o PC.

Reutilize os parafusos que prenderam sua placa - mãe antiga para prender sua nova placa-mãe. Continue reconectando os dois conectores de alimentação (24 e 8 pinos) que você removeu anteriormente. Agora reconecte os cabos SATA e coloque novamente as placas de expansão. Verifique se todos os cabos internos do seu PC estão conectados corretamente e se tudo está firmemente no lugar. Reconecte todos os cabos externos que foram conectados e ligue o seu PC

É provável que o seu PC reinicie algumas vezes à medida que a placa-mãe se ajusta à sua nova vida útil, após o que tudo deve voltar ao normal. Se estiver com problemas para inicializar corretamente o PC após a substituição da placa-mãe, entre em contato com o fabricante da placa-mãe ou peça ajuda em nosso fórum.

Isso encerra nosso artigo sobre como alterar a placa-mãe passo a passo ', esperamos que você ache útil.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button