→ Como mudar o processador do PC passo a passo?
Índice:
- Compatibilidade de soquete e processador: Intel e AMD
- Processadores e suas gerações
- Soquetes atualmente disponíveis
- Mude o processador do PC passo a passo
- Remoção da placa-mãe
- Conclusão sobre a alteração do processador do PC
Mudar o processador do PC é uma prática pela qual muitos usuários respeitam bastante. Os processadores são componentes bastante caros, e isso sempre deve somar as dúvidas que geralmente surgem sobre se o processador que temos será compatível ou com a nova placa-mãe ou vice-versa.
É por isso que decidimos criar este pequeno tutorial, onde veremos o processo completo de como alterar o processador do PC e também forneceremos todas as informações necessárias para solucionar todas as dúvidas sobre a compatibilidade dos processadores com as placas-mãe e seus soquetes. Vamos começar!
Índice de conteúdo
Compatibilidade de soquete e processador: Intel e AMD
Parece complicado, mas conhecendo o mercado e conhecendo os processadores e fabricantes que existem, você verá como executar uma tarefa bastante simples. Os primeiros serão os fabricantes, e isso será simples, porque teremos apenas dois: Intel e AMD.
A próxima coisa que precisaremos saber como identificar são as gerações de processadores que estão atualmente no mercado. Lembre-se de que a tecnologia avança e, possivelmente, em vários meses, este artigo não cobre os novos processadores que serão lançados. De qualquer forma, tentaremos generalizar o processo para que você possa fazer isso sozinho sem precisar ver um tutorial a partir de agora.
Processadores e suas gerações
Se vamos comprar um processador, usado ou novo, teremos que identificar seu soquete e sua geração. Isso é necessário porque nem sempre ser o mesmo soquete implica em ser compatível, já vimos na imagem anterior que a placa-mãe que possuímos ou na qual estamos interessados apenas suporta processadores de 8a geração.
Geração significa basicamente a atualização que o fabricante realizou em seus processadores. Pode ser através do processo de fabricação 14, 12, 7 nm, etc. Ou apenas novas famílias de CPU chegando ao mercado.
Geração Intel
Vamos colocar os que estão atualmente no mercado. O fabricante seguirá essa mesma nomenclatura em toda a sua gama Intel Core:
Claro que estamos interessados no primeiro número que tem o nome do produto.
- 6: 6a geração (Skylake) 7: 7a geração (Kaby Lake) 8: 8a geração (Coffee Lake e Kaby Lake R) 9: 9a geração (Coffee Lake Refresh)
Também teremos processadores Intel Pentium Gold e Intel Celeron de diferentes gerações. Portanto, em vez de aprender isso de cor, o que você precisa fazer é ir diretamente para a página do fabricante, com o modelo da CPU, pois todas essas informações aparecerão lá.
Geração AMD
Algo semelhante acontece na AMD, pois seus processadores são divididos em diferentes gerações. Entre seus produtos estão o AMD Ryzen, o mais famoso e usado, e o AMD Athlon. Vamos nos concentrar no Ryzen:
Mais uma vez, estamos interessados no primeiro número do código do produto final. Exatamente o mesmo então:
- 1: 1ª geração (ZEN) 2: 2ª geração (ZEN +) 3: 3ª geração (ZEN2)
A boa notícia é que quase todas as CPUs de 1ª, 2ª e 3ª geração são, ou serão, compatíveis com uma placa de soquete AM4. De qualquer forma, faça o mesmo que antes, para ter certeza, ou seja, pegue o modelo e coloque-o na página e você verá todas as informações.
Soquetes atualmente disponíveis
Para montar um processador no PC, teremos que descobrir seu soquete e a placa-mãe. O soquete é onde o processador está instalado.
Intel:
- Soquete LGA 1151: processadores Intel Core, Pentium Gold e Celeron Soquete LGA 2066: processadores Intel Core X e XE da Workstation
AMD:
- Processadores Socket AM4 - AMD Ryzen e Athlon 9000 Socket TR4 - Processadores AMD Ryzen Threadripper da Workstation
Esses quatro são basicamente os que têm sido usados para novos computadores de mesa há alguns anos. Além do próprio soquete, precisamos saber qual família de processadores ele suporta. Como descobrimos o soquete da placa-mãe? Bem, muito simples, basta pegar o modelo e procurá-lo no site do fabricante. Em seguida, devemos identificar em suas especificações e na seção "suporte" todas as famílias compatíveis.
Aqui vemos como esta placa-mãe possui o soquete LGA 1511 e também é compatível com os processadores Intel de 8ª geração. De fato, como suporte , teremos uma lista completa de famílias compatíveis, mais fácil do que possível.
Tendo visto isso e identificado o processador e a placa-mãe de que precisamos, agora será a vez dos mais delicados, embora nem um pouco complicados, que é mudar o processador do PC.
Como saber a compatibilidade dos componentes do meu PC
Mude o processador do PC passo a passo
No caso em questão, vamos realizar a troca de um processador de uma placa-mãe para outra. Esse processo será realizado em um computador de mesa, como é lógico, fazendo também a mudança completa da placa-mãe para a nova.
O processador usado para a mudança é um Intel Core i5 6500, ou seja, 6a geração (Skylake). A placa-mãe que eu estava usando era uma Asus B150 Pro Gaming Aura e vamos trocá-la por uma Asus Prime Z270-P. Na imagem anterior, veremos que os dois componentes são perfeitamente compatíveis; na verdade, é o chipset mais poderoso que suporta esse tipo de processador.
Remoção da placa-mãe
Etapa 01
Etapa 02
Etapa 03
Etapa 04
No nosso caso, temos um sistema de refrigeração líquida, portanto, o objetivo é remover toda a fiação que está conectada à placa-mãe, mas sem remover absolutamente nenhum componente que não seja a própria placa.
- Desligamos completamente o PC. Removemos a fiação em questão. Conectores USB internos, sistema de inicialização, cabos EPS e ATX e placas de expansão. Também removemos o dissipador de calor ou a geladeira que temos. Se for um dissipador de calor, podemos fazer isso depois que a placa-mãe for removida. Finalmente, removemos os parafusos da placa-mãe e do chassi.
Nessas etapas, devemos ter certeza de tocar em algo metálico ou terra para descarregar a eletricidade estática. Não é estritamente necessário, mas sempre o recomendamos , uma vez que os componentes eletrônicos são suficientemente protegidos para suportar eletricidade estática.
Etapa 05
Etapa 06
Etapa 07
Bem, é hora de trabalhar no processador, agora é hora de tirá-lo do soquete para trocá-lo.
- Limpamos o IHS (encapsulado) do processador, para isso usamos um guardanapo de papel seco ou um lenço não muito úmido. De qualquer forma, não devemos molhar ou tocar nos conectores elétricos. Agora, vamos pegar a haste do lado direito, empurraremos para baixo e simultaneamente para a direita para desengatá-la da placa de fixação de metal. placa de fixação.
Para pegar o processador e extraí-lo do soquete, devemos fazê-lo do IHS, tomando cuidado para não deixá-lo cair. Assim que sair, podemos retirá-lo pelas laterais do PCB para aumentar a segurança.
Não devemos nos preocupar com eletricidade estática, a priori não seria necessário danificar uma CPU, mas quanto menos tocarmos nos contatos, melhor.
Etapa 08
Etapa 09
Etapa 10
Etapa 11
Etapa 12
É hora de retirar nossa nova placa-mãe, fazer o mesmo procedimento para abrir a placa de fixação do soquete e conectar nosso processador. Nem precisamos remover o protetor de plástico, porque ele se apaga no momento em que fechamos a placa.
- A primeira coisa a fazer é garantir que nenhum contato na nova placa esteja dobrado. Tudo isso deve estar perfeitamente alinhado e na mesma altura, caso contrário, temos de devolvê-lo ou consertá-lo.Portanto, abrimos a placa do soquete.Vamos colocar o processador corretamente em cima dele. Observe que na área superior existem duas caretas semicirculares, abaixo não existem, portanto a posição correta será essa, pois caso contrário não entraria. E não é tudo, pois na área inferior esquerda temos uma seta na CPU e um ponto (ou seta) na placa-mãe. Esses dois devem estar alinhados.Quando o processador estiver no lugar, fecharemos a placa de metal até que ela seja colocada sob o parafuso frontal. Em seguida, vamos pegar a haste lateral e fechá-la firmemente até deixá-la na posição desejada.
Não se preocupe em colocar muita força nessa haste, pois é normal, pois a placa de metal faz com que a CPU seja comprimida em seus contatos para garantir o transporte de energia.
Como endireitar os pinos de um processador ou placa-mãe
Agora não esqueça de colocar o adaptador do dissipador de calor na nova placa-mãe. Desde que seja um dissipador de calor personalizado, ele terá uma placa instalada na parte traseira da placa, responsável por conectá-lo à placa e, assim, colocá-la em contato com o IHS da CPU. Apenas alinhe os parafusos nos quatro orifícios da placa e depois enrosque os elementos de fixação na área principal.
Já podemos colocar a placa dentro do chassi ou, se preferir, colocar o dissipador de calor do lado de fora e colocá-lo.
Etapa 13
Etapa 14
Etapa 15
Fim
Agora é hora de recolocá-lo dentro e finalmente conectar todos os cabos no lugar. Com o dissipador de calor ligado, a menos que seja um estoque pequeno, você terá mais dificuldades, embora isso sempre dependa do chassi que você possui.
- É hora de aplicar a pasta térmica, nós a fazemos por meio de um cordão fino em uma linha reta no centro da CPU, mas você pode fazê-lo como quiser, por exemplo, colocando-o no centro. Recomendamos apenas não deixar lacunas fechadas porque pode haver ar dentro. A próxima coisa a fazer é colocar o dissipador de calor ou a geladeira e simplesmente conectar tudo da mesma maneira. Finalmente, coloque as placas de expansão e tudo estará pronto para começar.
Não aplique muita pasta térmica, pois nem sempre mais é melhor, embora na maioria dos casos não seja condutor, o excesso pode cair no próprio soquete, sujando tudo em seu caminho e é algo que devemos evitar a todo custo.
Além disso, não jogue muito pouco, basta que um pequeno cordão fino se espalhe por toda a área; observe que os dois elementos estão praticamente colados, de modo que a espessura da pasta será mínima. As pastas térmicas que recomendamos são:
- Arctic MX-4Corsair TM30Noctua NT-H1 e H2
E, finalmente, quando o dissipador de calor estiver no lugar, não o tire para verificar se o resultado foi bom, porque na segunda pasta tudo ficará pior. É uma ação em um único movimento; em seguida, no sistema, você poderá verificar as temperaturas, se estiverem muito altas em comparação com o que você tinha anteriormente, então considere que você aplicou uma pasta pequena ou perdeu o dissipador de calor.
Conclusão sobre a alteração do processador do PC
A explicação pode ter sido bastante longa, mas todo o processo não leva mais de 30 minutos para alguém inexperiente. Você só precisa ter cuidado e tratar bem os componentes eletrônicos e, acima de tudo, derramar a quantidade certa de pasta térmica. Além disso, recomendamos estes tutoriais para expandir seu conhecimento:
E como colofão final, deixamos para você nossos impressionantes guias de hardware, caso você ainda não tenha decidido qual CPU ou placa-mãe comprar
Este tutorial ajudou você? Sabemos que, para os mais experientes, é muito fácil, mas nos últimos anos muitos usuários têm se encorajado a realizar sua própria manutenção ou até mesmo suas próprias montagens.
▷ Como mudar a placa-mãe passo a passo?
Explicamos passo a passo como você deve proceder para alterar a placa-mãe do seu PC de uma maneira totalmente segura.
▷ Como iniciar o modo de segurança do Windows 10 【passo a passo】 【passo a passo】
Se você quiser saber como entrar no modo de segurança do Windows 10, neste tutorial, mostraremos todas as formas possíveis de acessá-lo.
Como mudar a pasta térmica no ps4 passo a passo
Guia passo a passo sobre como alterar a pasta térmica no PS4. Nele, veremos os problemas no disco rígido, poeira, limpeza, fonte de alimentação e muito mais ...