Tutoriais

Open Como abrir e usar o prompt de comando do Windows 10 ou cmd

Índice:

Anonim

Como sabemos, o Windows é caracterizado principalmente por sua interface gráfica. Com este sistema operacional, tudo ou quase tudo, podemos fazer graças ao seu complexo ambiente Windows. Mas, neste sistema, não temos apenas essa opção para mover; neste artigo, veremos como usar o prompt de comando do Windows 10, também chamado de CMD.

Índice de conteúdo

Prompt de comando O Windows 10 é uma ferramenta muito útil, especialmente para usar certas ferramentas como se estivéssemos no MS-DOS. Além disso, às vezes é mais rápido usá-lo, abrir 200 janelas até localizar algumas configurações necessárias.

O que é CMD ou prompt de comando

O console de comando do Windows ou CMD é um dos recursos indispensáveis, especialmente para administradores de sistemas de computadores. O CMD é um terminal ou console onde podemos trabalhar no sistema operacional sem usar um mouse ou um ambiente gráfico para Windows.

Através desta janela preta, podemos percorrer os diferentes diretórios do nosso sistema, fazer todos os tipos de configurações, executar aplicativos e todo tipo de coisas. Mas não conseguiremos fazer isso clicando no mouse ou vendo janelas, tudo isso será feito através de comandos que mostrarão as funções que eles executam nessa tela.

PowerShell

Desde a era do Windows 10, a Microsoft vem implementando outro console de comando em nosso sistema operacional. Seu nome é PowerShell e é praticamente uma versão aprimorada e mais completa do prompt de comando tradicional. Graças ao PowerShell, poderemos fazer exatamente o mesmo que poderíamos fazer em um prompt de comando, mas de uma maneira mais intuitiva e avançada. Digamos que é como a versão do Terminal Linux.

Como abrir o prompt de comando do Windows 10

Para abrir o console de comando do Windows, teremos várias opções diferentes disponíveis. Você pode escolher o que mais gosta, na próxima seção, ensinaremos um truque muito útil para acessá-lo diretamente.

CMD aberto com execução

Se você não conhece a ferramenta de execução, visite nosso artigo Como usar a execução no Windows 10 para saber mais sobre ela.

  • O que precisamos fazer é pressionar a combinação de teclas " Windows + R " para abrir a ferramenta de execução. Em seguida, escrevemos " cmd " na caixa de texto que aparece na janela. Pressionamos Enter ou clicamos em " OK " para poder abrir simbolo do sistema.

Com a ferramenta Executar, não poderemos abrir o prompt de comando com permissões de administrador

Abra o console de comando com Iniciar

Obviamente, o prompt de comando é encontrado nas opções do menu Iniciar. Com isso, teremos várias maneiras de acessá-lo, se você precisar procurá-lo na lista de aplicativos.

  • Abrimos o menu Iniciar e escrevemos " CMD " ou " Prompt de Comando "; em qualquer caso, a ferramenta aparecerá como a principal opção de pesquisa.Se clicarmos com o botão direito do mouse, podemos executá-la com permissões de administrador. Veremos mais adiante qual é a diferença entre executá-lo normalmente ou como administrador.

Além disso, também teremos a opção de ancorar esse ícone no menu Iniciar ou na barra de tarefas para acessá-lo diretamente.

Abra o console de comando no navegador de pastas

Sim, também podemos abrir esta ferramenta com o explorador de pastas do Windows. Nós apenas teremos que ir para a barra de endereço e escrever " cmd ". Quando pressionamos Enter, a janela será aberta.

Com esse método, não poderemos abrir o prompt de comando com permissões de administrador

Execute o prompt de comando do Windows 10 como administrador

Como você notou na seção anterior, teremos duas opções para abrir o prompt de comando, uma com permissões de administrador e a outra de maneira normal.

A diferença fundamental dos dois métodos é que, se executarmos esta ferramenta como administrador, poderemos executar um número maior de comandos do que se formos como um usuário normal.

Essa é uma maneira de impedir que usuários com permissões normais toquem em arquivos críticos de configuração do sistema e causem falhas. Dito de uma maneira mais intuitiva, é como se o sistema nos permitisse ter controle total sobre toda a sua configuração (pelo menos a maioria).

Como saber se abrimos o prompt de comando como administrador

A maneira de identificar isso é simples. Quando abrimos a janela de comando do Windows, podemos ver como o prompt (a linha que indica que está pronta para receber comandos) contém um endereço.

  • Se executarmos como usuário normal, nosso prompt será "C : \ Users \ > ". Se executarmos como administrador, o prompt será" C: \ Windows \ system32 ". Vemos que estamos diretamente dentro de uma pasta do sistema.

Criar atalho do prompt de comando do Windows 10 como administrador

Como previmos anteriormente, obteremos a maneira mais rápida de acessar o prompt de comando e com permissões de administrador. Teremos que fazer o seguinte:

  • Localizado na área de trabalho, clique com o botão direito do mouse e escolha " Novo ". Em seguida, escolhemos " Atalho " Na janela do assistente para criar um atalho, escreva o seguinte:

C: \ Windows \ System32 \ cmd.exe

  • Clique em Avançar para concluir a criação do atalho. Agora, para poder executá-lo como administrador, devemos clicar no atalho e escolher " Propriedades ". Dentro da guia " Atalho ", clique no botão " Opções avançadas ". Uma nova janela será aberta. onde devemos ativar a opção " Executar como administrador "

Dessa forma, sempre que executarmos o acesso direto, entraremos como administrador no prompt de comando.

Já sabemos o que é o prompt de comando e como devemos abri-lo de acordo com o que precisamos. Para ver a real utilidade dessa janela de comando, convidamos você a visitar estes tutoriais:

Você acha que o CMD é realmente útil para o Windows 10? Deixe nos comentários o que você quiser compartilhar sobre este tópico

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button