Avaliações

Revisão colorida da igame gtx 1660 ultra em espanhol (análise completa)

Índice:

Anonim

O mercado de placas gráficas não para e, desta vez, vamos analisar o colorido iGame GTX 1660 Ultra. A menor GPU do Turing que vem da mão do fabricante chinês mais renomado do mercado global. Essa é uma configuração com um dissipador de calor personalizado com três ventiladores e iluminação RGB no seu logotipo. Como outras GPUs da marca, ele tem um modo turbo através de um botão que aumenta a frequência para 1860 MHz, uma figura idêntica à Gigabyte ou MSI. Vamos começar esta revisão não sem primeiro agradecer à Banggood por nos fornecer esta GPU, mostrando sua confiança em nós e em nossas análises.

O maior trunfo desta GPU é o seu preço, pois é a configuração de ventilador triplo mais barata, com apenas 240 euros. Mas será no nível das montadoras mais renomadas?

Características técnicas coloridas do iGame GTX 1660 Ultra

Desembalagem

Vamos começar como sempre com o Unboxing do colorido iGame GTX 1660 Ultra, que nos é apresentado em uma caixa de papelão completamente decorada com um robô muito épico que distingue essa família iGame do colorido, que possui os melhores produtos de desempenho. Como em outros fabricantes, a área traseira possui informações sobre os toques que a marca fez nesta GPU e seu software de gerenciamento que também veremos.

Sob esta caixa, temos outro papelão grosso, responsável por armazenar perfeitamente o produto. No interior, um sistema duplo de espuma de polietileno, na forma de um molde, foi organizado para segurar o cartão, que por sua vez vem dentro de um saco antiestático. Além disso, os moldes são acabados em lona de veludo, algo que não vimos até agora, deixe os outros aprenderem!

O pacote configurável contém os seguintes elementos:

  • Placa gráfica Colorful iGame GTX 1660 Ultra Algumas placas com ilustrações e adesivos Cartaz com o robô épico Manual de instruções

Design exterior

O que um fabricante chinês como o Colorful pode nos oferecer em suas GPUs? Bem, a mais óbvia, boa relação qualidade / preço. Embora desta vez o Gigabyte GTX 1660 Gaming OC siga de perto, será muito interessante ver até que ponto essa GPU pode chegar com desempenho puro. Quanto ao resto, você sabe, é a segunda placa com a arquitetura Turing mais discreta de toda a família acima de 1650, destinada a jogadores que mudarão em resoluções Full HD para os últimos títulos disponíveis.

Vamos nos concentrar no design deste colorido iGame GTX 1660 Ultra. Sua principal alegação é que nos é apresentada uma configuração de ventilador triplo que nos dá sentimentos muito bons por seu bom resfriamento. Não é muito diferente da concorrência, com uma carcaça de plástico rígido relativamente grossa que cobre toda a face principal e o logotipo do iGame na área central.

A sensação da mão é mais ou menos semelhante a outros modelos, oferecendo-nos um peso de 800 gramas, o que não é um pouco se considerarmos um 1660. À primeira vista, parece que o dissipador de calor de alumínio integral pode ser bastante finito. Obviamente, com um tamanho notável de 310 mm de comprimento, 126 mm de largura e 42 mm de espessura. Não é uma surpresa no Colorful, já que suas criações geralmente são muito maiores que a concorrência. Vamos pensar que outras 1660 tenham no máximo 280 mm.

Temos uma configuração de ventilador triplo, com os dois exteriores conectados à mesma cabeceira e o localizado na área central, conectado a uma cabeceira independente. Eles têm um diâmetro de 90 mm no exterior e 80 mm no interior e consistem em 9 lâminas curvas com um design tradicional que as tornam relativamente barulhentas quando excedem 1400 RPM. É um bom detalhe poder gerenciar o ventilador central de forma independente, por exemplo, para aumentar sua RPM um pouco mais do que o exterior quando estamos jogando ou fazendo overclock.

Algo que vamos perder muito em uma GPU personalizada como essa é um sistema que permite desligar os fãs. Isso depende dos principais fabricantes, e o Colorful não deve ser menos, então os três fãs sempre estarão funcionando, a uma velocidade de 1200 RPM, o que é muito semelhante aos cartões de referência RTX da Nvidia.

Agora, passamos para a área lateral deste colorido iGame GTX 1660 Ultra para ver que o gabinete cobre aproximadamente metade do dissipador de calor, deixando a área mais próxima da PCB livre para que o ar possa fluir perfeitamente de ambos os lados. Na face visível ao usuário, temos o logotipo "GEFORCE GTX" e também o logotipo iGAME. Este último possui iluminação RGB gerenciável por meio de software.

Ainda precisamos ver a parte superior desta GPU, ou seja, aquela que veremos se a instalarmos na posição horizontal. É um grande detalhe colocar uma placa traseira de proteção para toda a PCB, algo que não vemos com frequência em placas de desempenho médio-baixo como essa. Além disso, é fabricado em alumínio de boa qualidade e possui aberturas para melhorar o resfriamento desta peça.

Portas e conexões de energia

Vamos agora nos localizar na parte traseira do colorido iGame GTX 1660 Ultra para ver o que ele nos oferece em termos de conectividade. E certamente temos surpresas:

  • 1x Botão de seleção do modo HDMI HDMI 2.0b1x DisplayPort 1.41x DVI DL Turbo

Vemos uma maneira curiosa de aumentar a frequência desta GPU para 1860 MHz manualmente para ocasiões em que precisamos de desempenho extra. De qualquer forma, é a frequência que também encontramos em outros modelos, como o MSI ou o Gigabyte, só que desta vez a marca o dividiu em dois níveis.

Por outro lado, temos uma configuração bastante ruim de portas de vídeo, pois ela suporta apenas três monitores e conta pouco. O conector DVI não é uma opção muito atraente, embora tenhamos adaptadores HDMI. Mas é que apenas duas portas padrão nos parecem muito pouco atualmente. A porta DisplayPort suporta uma resolução máxima de 8K (7680x4320p) a 30 FPS e 4K a 120 Hz, enquanto o HDMI atinge apenas 4K a 60 FPS.

Obviamente, o conector principal da placa será um PCIe 3.0 x16, que desta vez está bem protegido por uma luva de plástico. Além disso, não esquecemos os conectores que temos nas bordas da placa de circuito impresso, que são um total de três com conectores de 4 pinos. Dois deles são usados ​​para conectar os três ventiladores, enquanto um terço em preto será responsável pela iluminação RGB.

PCB e hardware interno

Como não poderia ser de outro modo, vamos desmontar o dissipador de calor deste colorido iGame GTX 1660 Ultra para ver em mais detalhes o que a PCB nos oferece. Nesta ocasião, precisamos apenas remover os quatro parafusos principais e outros dois localizados próximos a ele para poder extrair o bloco inteiro. Obviamente, perderemos a garantia se fizermos isso.

Dissipador de calor

Aqui temos o bloco de dissipação completo desta placa gráfica. Como podemos ver, ele é totalmente construído em um único bloco, embora ao longo dele tenhamos três tubos de cobre passando pelas aletas para melhor distribuir o calor. Essas extensões pertencem a dois tubos que passam diretamente pelo processador e desempenham a função de bloco frio em cobre puro.

Apesar de fazer contato direto, os tubos poderiam ser melhor polidos e com uma superfície de contato maior do que a necessária para melhorar um pouco mais a eficiência. Quanto ao resto, vemos o bloco de boa qualidade e com barbatanas suficientemente largas para a troca de calor.

Podemos ver que ao redor do bloco frio temos uma superfície metálica com almofadas térmicas acopladas. Sua missão é capturar o calor dos 6 chips de memória GDDR5 de 1 GB cada, o que certamente suportará um aumento de frequência bastante grande.

PCB

Passando para o PCB, encontramos como sempre o processador gráfico na área central, que desta vez foi colada ao dissipador de calor com pasta térmica branca. Bastante abundante, de fato, mas se queremos oferecer um desempenho extra, vamos considerar colocar um dos cinza (à base de metais) que fornece maior condutividade térmica.

Uma grande superfície deste PCB está completamente vazia, pelo menos em termos de eletrônica de superfície, porque nós temos o conector de energia e os conectores de ventilador e iluminação.

Na área mais profunda, é onde encontramos toda a configuração de energia da GPU, composta por 6 bobinas de estrangulamento, para os amigos de estrangulamento, o R22 construído pela Trio e com a tecnologia IPP (iGame Pure Power) em seus 6 MOSFETS correspondentes. Certamente, chama a atenção que, em vez de aproveitar o dissipador de calor principal para resfriar os MOSFETs, a Colorful instalou um segundo dissipador de calor de alumínio com pequenas aletas para refrigeração independente.

Especificações e benefícios técnicos

A colorida iGame GTX 1660 Ultra é uma placa gráfica com arquitetura Turing e um chipset TU116 integrado no processo de fabricação de 12 nm FinFET. No interior, ele possui 1408 núcleos CUDA e absolutamente nenhum núcleo tensor ou RT; portanto, não possui capacidade nativa para fazer o Ray Tracing. Já sabemos que os drivers atuais da Nvidia fornecem esse recurso até mesmo nas GPUs Turing e Pascal RTX.

Este processador funciona a uma frequência base de 1530 MHz, enquanto eles têm um aumento de segundo estágio de 1785 MHz. Graças ao botão na parte traseira, podemos adicionar um terceiro estágio turbo a 1860 MHz. Tudo isso nos dá uma capacidade de 88 TMUs (unidades de textura) e 48 ROPs (unidades de renderização), medidas que nos ajudarão a comparar outras placas no mercado. O cache de 1408 KB nesta GPU é dividido em dois núcleos para melhor desempenho.

Neste cartão, temos um total de 6 GB de memória VRAM do tipo GDDR5, em vez do GDDR6 a ser usado por suas irmãs mais velhas, incluindo o 1660 Ti. Eles trabalham com uma frequência de 8 Gbps (8000 MHz) em uma largura de barramento de 192 bits e uma largura de banda de 192 GB / s.

Banco de ensaio e teste de desempenho

Vamos imediatamente para a fase de testes deste colorido iGame GTX 1660 Ultra, onde veremos se a marca chinesa concorre de você para você com os principais expoentes que operam na Europa. A bancada de testes que usamos consiste nos seguintes elementos:

BANCO DE TESTE

Processador:

Intel Core i9-9900K

Placa de base:

Asus Maximus XI Formula

Memória:

16 GB G-Skill Trident Z NEO 3600 MHz

Dissipador de calor

Corsair H100i Platinum SE

Disco rígido

ADATA SU750

Placa gráfica

IGame GTX 1660 Ultra colorida

Fonte de energia

Cooler Master V850 Dourado

Os testes consistem em testes executados em várias resoluções, como Full HD e 4K. Executamos todos eles no sistema operacional Windows 10 Pro na versão 1903, com os drivers da versão mais recente disponíveis para esta placa gráfica

Como sempre, vamos lembrar nesta tabela os diferentes intervalos de FPS que consideramos e a experiência de jogo que eles nos trazem:

QUADROS POR SEGUNDO
Quadros por segundo (FPS) Jogabilidade
Menos de 30 FPS Limitada
30 ~ 40 FPS Jogável
40 ~ 60 FPS Bom
Maior que 60 FPS Bastante bom ou excelente

Benchmarks e testes sintéticos

Para testes de benchmark, usaremos os seguintes títulos:

  • 3DMark Fire Strike Normal3DMark Fire Strike UltraTime SpyVRMARK

Bem, no final, vemos que em todos os testes sintéticos essa placa gráfica fica um pouco atrás do Gigabyte. Todos os testes foram realizados com o modo turbo a 1860 MHz ativado, portanto a frequência em teoria é a mesma que a da concorrência. De qualquer forma, as diferenças são mínimas, às vezes alguns pontos, de modo que também pode influenciar os motoristas e as condições específicas do banco de ensaios.

Teste de jogo

Após os testes sintéticos, procederemos à avaliação do desempenho real dos jogos, com um guia mais próximo do que nossa GPU poderá oferecer no DirectX 12 e OPEN GL.

Os testes serão realizados nas três resoluções mais usadas nos jogos, nos referimos a Full HD (1920 x 1080p), QHD ou 2K (2560 x 1440p) e UHD ou 4K (3840 x 2160p). Dessa forma, teremos uma gama completa de resultados para poder compará-los com outras GPUs. Para cada um dos jogos, mantivemos as configurações automáticas selecionadas em cada e para cada resolução.

Nos gráficos GTX, desabilitamos as opções RTX para melhorar o desempenho, e é por isso que podemos encontrar registros superiores a placas muito mais poderosas.

Os jogos testados, juntamente com sua qualidade, filtro de textura e API de execução.

  • Final Fantasy XV, padrão, TAA, DirectX 11 DOOM, Ultra, TAA, Open GL 4.5 Deus EX Mankind Divided, Alto, Anisotrópico x4, DirectX 12 Far Cry 5, Alto, TAA, DirectX 12 Metro Exodus, Alto, Anisotrópico x16, DirectX 12 (com e sem RT) Shadow of the Tomb Rider, Alto, TAA + Anisotrópico x4, DirectX 12 (com e sem DLSS) Controle, Alto, sem RTX, renderizado em 1920x1080p, DirectX 12 Gears 5, Alto, TAA, DirectX 12

Quanto às marcas de quadros por segundo, vemos que a competição é muito próxima entre as duas GPUs, e as posições se alternam nas três resoluções. Portanto, podemos concluir que estamos diante de um empate, com um desempenho que esperamos ser bom e no nível dos melhores.

Overclock

Para fazer o overclock dessa GPU, usamos o software EVGA Precision X1 como quase sempre. Para comprar os resultados com 1660 outras visualizações, usamos o Shadow of the Tomb Rider com o DirectX 12.

Sombra do Cavaleiro da Tumba Estoque Overclock
1920 x 1080 (Full HD) 75 FPS 86 FPS
2560 x 1440 (WQHD) 50 FPS 59 FPS
3840 x 2160 (4K) 27 FPS 32 FPS
Estoque Overclock
Fire Strike (Pontuação dos gráficos) 14029 15707

Coincidindo com outros modelos analisados, a capacidade de overclock dessa GPU é sensacional, algo que se estende ao restante da arquitetura GTX of Turing, e também os resultados que eles oferecem fazem a diferença. Desta vez, apertamos as nozes no colorido iGame GTX 1660 Ultra até atingir 2040 MHz estáveis ​​no clock da GPU e 2475 MHz no clock da memória, com um aumento no programa de 950 MHz para GDDR5.

Conseguindo uma excelente estabilidade nesses registros com as ventoinhas levemente ativadas sem problemas de aquecimento, obtivemos melhorias de até 11 FPS na resolução Full HD. Sem dúvida, será a resolução que mais nos interessa para esta GPU, o que é ótimo. Mas nas outras resoluções, aumentamos 9 FPS e 5 FPS, respectivamente, atingindo cerca de 60 em 2K de resolução, o que é uma notícia muito boa. Se observarmos as tabelas comparativas anteriores, estamos praticamente atingindo os valores que o GTX 1660 Ti entrega em sua configuração de estoque.

Temperaturas e consumo

Como sempre, a placa gráfica ficou estressada por várias horas com o FurMark monitorando a evolução das temperaturas médias com o HWiNFO.

Quanto aos valores de consumo, vemos que é uma GPU muito eficiente, uma das melhores que testamos, embora em estoque valha a pena ter todos os seus fãs funcionando.

O mesmo influencia as temperaturas em repouso e, por esse motivo, oferece temperaturas tão boas. Pensamos que, com este dissipador de calor, esta placa precisaria de um sistema de desligamento do ventilador para ficar completamente silencioso e consumir ainda menos. Como sempre, enfatizamos conjuntamente a CPU e a GPU para fornecer 309 W de consumo.

Palavras finais e conclusão sobre o colorido iGame GTX 1660 Ultra

Mais uma coisa que adicionamos à lista recomendada, porque esta colorida iGame GTX 1660 Ultra é uma placa de vídeo com uma relação preço-desempenho muito boa, se não a melhor. E é que temos registros que praticamente correspondem à sua concorrência direta como os modelos MSI ou Gigabyte.

É um cartão ideal para jogar em resoluções Full HD e até 2K com jogos que não são muito exigentes, ou com os gráficos um pouco de retoque. Praticamente teremos 60 FPS segurados, deixando a maioria dos títulos em alta qualidade.

Além disso, vimos que sua capacidade de overclock é muito boa, percorrendo os registros de sua irmã mais velha, a 1660 Ti. Com este sistema de ventilador triplo, o overclock ficou completamente estável e sem cobrir nenhum problema de integridade da placa. Temos um botão traseiro para alternar manualmente a frequência de impulso e turbo, o que é útil e exclusivo na faixa do iGame.

Recomendamos a leitura das melhores placas gráficas do mercado

E falando um pouco mais sobre o sistema de refrigeração, temos um design de ventilador triplo com um dissipador de calor que nos deu resultados muito bons. Mas seria muito melhor com um sistema que permita que os fãs se desliguem, é verdade que eles estão em silêncio, mas com sua capacidade, eles poderiam ser desligados a maior parte do tempo, evitando o desgaste.

Quanto ao design, trata-se de um cartão de marca da casa, com um tamanho bastante grande superior a 310 mm e com uma placa traseira de alumínio integrada para melhorar a qualidade e a proteção. No lado também possui um pequeno sistema de iluminação. Não gostamos muito de sua configuração de porta, já que temos apenas três, e um deles é um DVI quase inútil, já em extinção.

Concluímos com seu preço e disponibilidade, onde este colorido iGame GTX 1660 Ultra se destaca muito. Podemos obtê-lo por um preço de aproximadamente 240 euros na Banggood.

VANTAGENS

DESVANTAGENS

+ IDEAL PARA JOGAR EM HD COMPLETO

- POUCOS PORTOS DE VÍDEO
+ GRANDE CAPACIDADE DE SOBRECARREGAMENTO - OS FÃS NUNCA DESLIGAM

+ DESIGN AGRESSIVO E RGB

+ BOMBA DE CALOR DE DESEMPENHO MUITO BOM

+ GRANDE RELAÇÃO DE DESEMPENHO / PREÇO

A equipe de Revisão profissional concede a você a medalha de ouro e o produto recomendado:

IGame GTX 1660 Ultra colorida

QUALIDADE DO COMPONENTE - 82%

DISSIPAÇÃO - 88%

EXPERIÊNCIA DE JOGO - 80%

SOM - 78%

PREÇO - 85%

83%

Avaliações

Escolha dos editores

Back to top button