Tutoriais

Como corrigir o erro "não é possível instalar o Windows neste disco"

Índice:

Anonim

Se você estiver tentando instalar o Windows no seu computador e receber o erro "O Windows não pode ser instalado neste disco, o disco selecionado possui um estilo de partição GPT ", significa que você precisará fazer algumas modificações conforme apropriado para instalar o sistema.

Índice de conteúdo

Isso ocorre quando o estilo da partição do disco rígido não corresponde ao do dispositivo USB inicializável que contém os arquivos de instalação do sistema operacional. GPT é um sistema de tabela de partição que foi introduzido em novos sistemas do tipo UEFI baseados em BIOS.

Esse estilo de partições é recomendado em equipamentos de nova geração e para discos rígidos com grandes capacidades de armazenamento, pois nos permite realizar mais partições primárias nelas (até 128) e fornece maior segurança contra perda de formato de disco, pois que replica a tabela de partição no início e no final da unidade.

Assim como encontramos o erro acima, também podemos obter o oposto: "O Windows não pode ser instalado neste disco, o disco selecionado possui um estilo de partição MBR ". A solução nesses casos é semelhante e veremos todas as possibilidades abaixo.

Solução para o erro "não é possível instalar o Windows neste disco, o disco selecionado possui um estilo de partição GPT"

Bem, essa mensagem aparecerá quando o disco rígido for formatado usando o estilo de partição GPT e o dispositivo de instalação que contém os arquivos de instalação não tiver o mesmo formato.

Em seguida, as ações a serem executadas podem ser duas: reformatar nosso disco rígido e deixá-lo no MBR ou criar um USB inicializável com a mídia de instalação também na GPT. Recomendamos fazer o último, pois consideramos que o estilo GPT é o correto hoje e o que deve estar nos discos rígidos atuais.

Solução 1: Criar USB inicializável na GPT

De qualquer forma, esse será o método mais fácil de executar, pois precisaremos apenas de um aplicativo chamado Rufus. No caso da Windows Media Creation Tool, não é um aplicativo capaz de gerar um USB inicializável na GPT, embora possamos usá-lo para baixar uma imagem ISO do Windows.

A primeira coisa que precisamos é ter uma imagem ISO do sistema operacional. Imaginamos que você já tenha um, mas, se esse não for o caso, com a Windows Media Creation Tool, você poderá obtê-lo gratuitamente. Baixe o aplicativo, execute-o e escolha a opção " criar mídia de instalação ".

Escolha a versão do Windows 10 que você deseja baixar (recomendamos a versão de 64 bits) e selecione a opção " Arquivo ISO "; isso fará o download de uma imagem com a versão mais recente do Windows 10 para que você possa criar um USB inicializável.

Uma vez baixado, vamos inserir um USB em uma porta do PC e executar a ferramenta Rufus, que você pode baixar no site oficial. Temos uma versão instalável e uma portátil, o instalável oferece menos problemas.

Agora vamos ver como configurar o Rufus para criar um USB na GPT:

  • Nós selecionamos o dispositivo USB na primeira opção. Pressionamos " Selecionar " para escolher a imagem ISO que temos no Windows. No esquema de partição, escolhemos a opção " GPT " e no sistema de destino " UEFI (não CSM) ". podemos deixar como está. Clique em Iniciar.

Agora teremos que iniciar nosso USB para iniciar novamente a instalação do sistema operacional. Logo ao iniciar nosso computador, podemos gerar um menu de inicialização para poder selecionar nosso USB sem precisar acessar o UEFI BIOS para modificar a sequência de inicialização. Essa chave pode ser F8, F12, ESC ou outra tecla F, tudo depende do fabricante do BIOS.

Se selecionarmos o disco rígido em que queremos instalar o Windows novamente, não teremos mais problemas ao fazê-lo.

Solução 2: Converter disco rígido em MBR com Diskpart

Outra opção que temos, se não queremos criar um USB inicializável, é converter o sistema de partição do nosso disco rígido em MBR. Isso pode ser feito diretamente na tela de instalação do Windows 10, mas cuidado, perderemos todas as partições do disco rígido e todos os dados que estavam dentro dele. É uma formatação completa da unidade.

Dito isto, pressionaremos a combinação de teclas " Shift + F10 " para abrir um terminal de comando no mesmo assistente de instalação. Se a janela não aparecer, voltaremos à primeira tela de instalação para clicar em " Reparar o equipamento ".

Em seguida, clicaremos em " Solucionar problemas " e " prompt de comando " para iniciar a janela de comando. Escrevemos:

diskpart

Para iniciar o programa.

lista de disco

Para listar os discos rígidos que estão no nosso computador. Percebemos que existe um asterisco na coluna GPT, o que indica que nosso disco rígido era de fato GPT. Devemos olhar para o número do disco, porque agora vamos selecioná-lo:

selecionar disco

A partir de agora, as ações que executarmos serão aplicadas ao disco selecionado. Perderemos todas as informações armazenadas nele. Para converter o disco rígido em MBR, escrevemos:

limpo

converter mbr

E assim seria, agora retornaremos ao assistente de instalação até chegarmos à tela em que selecionamos o disco rígido para instalar o Windows. Se tivermos que executar o terminal de comando a partir das opções de recuperação, precisaremos reiniciar o computador para iniciar o assistente.

Agora vamos selecionar nosso disco rígido e poderemos instalar o Windows normalmente.

Mas lembre-se, o procedimento ainda não termina aqui. Recomendamos, antes de prosseguir com a instalação do sistema operacional, se o BIOS UEFI possui a opção MBR herdada ativada. Essa opção faz com que nosso BIOS detecte discos rígidos MBR para iniciar o sistema instalado nele, pois, caso contrário, não seria possível.

Portanto, o que precisamos fazer é reiniciar o computador e pressionar a tecla de acesso do BIOS correspondente, que pode ser Delete, F2 ou uma diferente, pois sempre variará dependendo do BIOS que temos.

Uma vez lá dentro, localizaremos a guia de opções " Boot ", onde é necessário encontrar uma opção semelhante ao " módulo de compatibilidade ", " Boot MBR Legacy " ou semelhante. Esta opção deve ser definida como " ativa " ou ter selecionado, como nós, a possibilidade de inicializar no modo UEFI e no modo MBR. Como sempre, isso varia de BIOS para BIOS, especialmente em laptops. Em caso de dúvida, é melhor procurar informações sobre isso no manual do fabricante ou em nosso fórum de hardware

Bem, agora poderemos instalar o Windows 10 de maneira normal e atual.

Solução para o erro "não é possível instalar o Windows neste disco, o disco selecionado possui um estilo de partição MBR"

Nesse caso, também podemos obter o erro oposto, ou seja, nosso disco rígido está no estilo MBR e temos o USB inicializável no formato GPT. Nesse caso, podemos executar os dois métodos anteriores, criar um USB inicializável no formato MBR ou converter o disco rígido em GPT, com a conseqüência de perder todas as nossas partições e arquivos armazenados.

Novamente, recomendamos criar um USB inicializável no formato MBR e deixar o disco rígido como está.

Criar USB inicializável no MBR

Bem, o processo a ser realizado será exatamente o mesmo do caso anterior. Além disso, aqui podemos usar diretamente a Ferramenta de Criação de Mídia do Windows, escolher a opção " USB Flash Drive " e continuar criando nosso USB.

Ou também podemos fazê-lo com o Rufus, basta escolher a opção " MBR " na seção " estilo de partição ".

Prosseguindo para iniciar o assistente de instalação do Windows 10 novamente, poderemos instalar diretamente o sistema operacional no disco rígido selecionado.

Converter disco rígido em MBR

Bem, também estamos enfrentando o mesmo caso da seção em que usamos o Diskpart para converter o disco em GPT. Nesse caso, faremos exatamente o mesmo e só precisaremos alterar o comando "converter GPT" para isso:

converter MBR

Só isso. Em relação à configuração do BIOS, ele deve estar no modo de compatibilidade MBR para poder lidar com os discos desse estilo de particionamento.

Estas são as maneiras mais rápidas de solucionar esse erro ao instalar o Windows em nosso computador.

Você também encontrará os seguintes tutoriais interessantes para saber mais sobre as partições GPT e Diskpart:

Com esses métodos, você não terá problemas para instalar o Windows. Caso ainda não consiga, deixe um comentário para que possamos ajudá-lo.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button