Laptops

Como saber se o seu disco rígido está começando a falhar

Índice:

Anonim

Todos os componentes de um computador têm uma vida útil. Alguns podem durar mais que outros, embora dependa de uma infinidade de fatores. O disco rígido não escapa disso e também possui uma vida útil limitada. É por esse motivo que é recomendável sempre fazer cópias de segurança. Pode acontecer que o disco rígido pare de funcionar inesperadamente, com as conseqüências disso.

Índice de conteúdo

Como saber se o seu disco rígido está começando a falhar

Temos a sorte de poder detectar se o disco rígido está vivendo nos últimos dias. Existem sintomas que podemos detectar facilmente. Graças a eles, podemos estar preparados e antecipar sua morte, sem que seja um problema de enorme magnitude. Portanto, é importante conhecer os sintomas.

Que sintomas podemos detectar?

O computador faz barulho. É isso mesmo, mas geralmente sabemos distinguir quando há barulhos estranhos. Se ouvimos ruídos estranhos ou incomuns, há motivos para o alerta. Em muitas ocasiões, os ruídos são causados ​​quando uma das cabeças do disco rígido é danificada. O motor que gira os discos também pode não funcionar bem. Estes são dois sinais que indicam que resta pouco tempo.

Se algum de vocês tiver problemas ao salvar e ler documentos, tenha cuidado. Ou se algum programa parar de funcionar repentinamente. Pode ser causado por um vírus, mas geralmente é hora de fazer cópias de segurança.

Existem outros problemas que podem nos fazer perceber que o disco rígido não funciona corretamente. Pode acontecer que o nosso computador não detecte nenhuma unidade de disco. Nesse caso, o problema geralmente está no disco rígido. Outro sintoma a ser observado é que seu computador trava com freqüência. Vai devagar, reinicia, trava… essas são maneiras de detectar que o disco rígido falha. Muito conectados a isso estão os tempos de acesso. Se levar uma eternidade para acessar o gerenciador de arquivos, tudo dará errado. Se você tentar esvaziar a lixeira e parecer que nunca terminará, preocupe-se.

Todos esses sintomas podem nos ajudar a saber que chega o momento da morte do nosso disco rígido. Você conhece algum destes sintomas? Outros sintomas a considerar?

Como verificar falhas

Existem várias maneiras de verificar o status do nosso disco rígido. Para garantir sua boa ou má condição e, assim, saber se chegou a hora. Existem duas maneiras gerais de descobrir. Uma é através de algumas ferramentas que podemos baixar e a outra é manual. Nós explicamos os dois lados.

Quais ferramentas posso baixar?

Atualmente, existem três ferramentas úteis que podemos baixar em nossos computadores para verificar o status do disco rígido. Digo-lhe algo sobre cada um deles, para que você possa ver o que melhor se adapta às suas necessidades.

  • DisckCheckup: Este é um aplicativo gratuito. Funciona com qualquer versão do Windows (ponto positivo) e geralmente possui inúmeras atualizações. Basta baixar um arquivo para instalar o software que analisará o status de integridade do seu disco rígido. Se todos os atributos SMART estiverem marcados com OK, o disco rígido estará em boas condições. É muito fácil de usar, por isso seria uma ótima opção. HDDScan: Este é outro programa gratuito. Seu principal problema é que ele suporta apenas o Windows 7. Seu grande ponto a favor é que ele suporta qualquer disco rígido, independentemente do fabricante. Possui um software muito completo, que analisa até a temperatura do disco. Você também pode salvar relatórios com as informações para acompanhar. CrystalDiskInfo: Mais uma vez um aplicativo gratuito. Funciona apenas com Windows, embora o bom seja que ele suporte todas as versões. Ele mostra em detalhes as estatísticas dos atributos SMART e nos informa sobre o estado do disco rígido. Também mostra sua temperatura. Além disso, com seu sistema de cores puro estilo semáforo, podemos ver se o estado de saúde do disco.
RECOMENDAMOS-O Vulkan promete e espera muitos jogos para Linux

Essas três ferramentas são muito úteis e fáceis de usar, e podem ser outra maneira de detectar problemas no seu disco rígido. Você não precisa instalá-los quando o disco estiver prestes a morrer. São ferramentas que podem ajudá-lo a manter um controle muito claro e conciso do seu disco rígido. Além disso, de uma maneira muito simples.

Conclusões

Estas são as principais maneiras de saber se há um problema sério com nosso disco rígido. Logicamente, se um disco rígido está prestes a morrer também tem a ver com o quão novo ou antigo é. Um disco rígido antigo oferece a você (em teoria) mais problemas ou mostra mais sintomas do que mencionamos anteriormente. Pode acontecer com um mais novo, mas seria interessante para os usuários verificar se há uma falha na construção do referido disco rígido.

Esperamos que esses truques e ferramentas que lhe apresentamos hoje sejam úteis para você. Não hesite em compartilhar conosco qualquer outra maneira de verificar se o seu disco rígido está nos seus últimos momentos.

Laptops

Escolha dos editores

Back to top button