Como saber se meu processador é de 32 ou 64 bits
Índice:
- O que é e como o processador funciona
- Operação básica de um processador
- Diferença entre um processador de 32 e 64 bits
- Diferenças de capacidade entre CPUs de 32 e 64 bits
- Saber se meu processador é de 32 ou 64 bits
- Primeira maneira: do sistema Windows
- Segunda maneira: usando o software CPU-Z
- Saber se meu processador é de 32 ou 64 bits no Linux
- Veja a arquitetura da CPU na folha de dados
- Conclusão sobre processadores de 32 e 64 bits
Saber se meu processador tem 32 ou 64 bits ajudará muito a conhecer mais ou menos a idade do computador e a instalar os programas corretos, além do sistema nele. Atualmente, podemos dizer que 100% dos computadores vendidos são de 64 bits, portanto este artigo se tornará mais relevante para os usuários que desejam revisar computadores antigos em seu poder.
Índice de conteúdo
De qualquer forma, quase todos os programas atuais estão disponíveis nas versões de 32 e 64 bits, pois também é possível que tenhamos decidido instalar um sistema operacional de 32 bits, por exemplo, alguns Windows XP ou Linux da geração anterior.
O que é e como o processador funciona
Antes de examinar como identificar nosso processador, é aconselhável que saibamos de maneira básica como ele funciona, para saber mais exatamente o que significa ser 32 ou 64 bits.
O processador ou CPU é um elemento constituído por um circuito integrado em um chip de silício composto por milhões de transistores. É o cérebro do computador que é responsável por processar todas as instruções necessárias para operar o sistema operacional, programas e periféricos. Decodifica e executa as instruções carregadas na memória principal, coordena e controla os diferentes componentes.
O processador é instalado em um soquete ou soquete diretamente na placa-mãe. Esse soquete varia com o passar das gerações da CPU, por isso será muito importante conhecer a compatibilidade entre o próprio processador e a placa-mãe. Isso é ainda mais importante do que saber se é de 32 ou 64 bits.
Como conhecer o soquete e a compatibilidade do meu processador
Operação básica de um processador
Um processador é baseado na execução de instruções e é aí que reside a diferença entre um de 32 e outro de 64 bits. Um programa é composto de um conjunto dessas instruções, cada uma delas é executada em um ciclo de operação, e já sabemos que a cada segundo é possível fazer milhões de instruções. Quanto mais GHz, mais ciclos de instruções por segundo. A execução de uma instrução ocupa várias fases:
- Pesquisa de instrução: A CPU solicita a instrução da memória principal, identificando o endereço de memória em que está armazenada. Em seguida, a instrução é movida por registros de memória que podem ter 32 ou 64 bits, como veremos mais adiante. Decodificação da instrução: quando a instrução chega ao processador, é dividida em códigos mais simples a serem executados. Procurar operandos: com a instrução carregada na CPU, também é necessário procurar o operando atribuído à própria instrução, podendo ser adição, subtração, multiplicação, divisão ou operação lógica. Execução da instrução: a operação lógica ou aritmética necessária é executada. Armazenamento de resultados: cada operação gera um resultado e é armazenada em cache na memória e depois devolvida à RAM.
Por esse processo, à medida que a CPU funciona, cada um de seus núcleos repete essas etapas repetidas vezes.
O que é um processador e como ele funciona (explicação completa)
Diferença entre um processador de 32 e 64 bits
Já sabemos de maneira básica como uma CPU funciona, embora ainda não tenhamos visto claramente qual é a diferença entre esses dois números que ocupam este artigo.
Todas as informações que circulam em nosso computador são baseadas em sinais elétricos que, por sua vez, são representados por zeros e uns, atuais / não atuais, tão simples quanto isso. Esses números são chamados de bits e, como dizemos, marcam se a corrente passa ou não por um transistor. Para formar instruções complexas, esses bits criam seqüências consecutivas de uns e zeros chamados palavras, e é assim que a linguagem binária é executada.
Obviamente, não entendemos uns e zeros, mas letras e números; portanto, um processador deve traduzir essa linguagem básica de máquina em elementos compreensíveis. Com o passar do tempo, o poder dos computadores aumentou e o Byte começou a ser usado, que nada mais é do que um agrupamento de oito bits (01100110, por exemplo).
As cadeias de instruções e os endereços de memória são gerados com uma combinação de bits medidos em bytes, desde que a cadeia seja maior, pois mais combinações podem ser feitas. Por exemplo, com três bits (000), podemos fazer 8 combinações (2 3), com 8 bits (2 8 = 256) e assim por diante. Mais estados também significa mais informações, então em 63 bits (8 × 8) caberá o dobro de informações e estados que em 32 bits (8 × 4), certo?
Em seguida , podemos afirmar que um processador capaz de trabalhar com palavras e endereços de 64 bits terá maior capacidade de computação do que um com apenas 32 bits. Digamos que a estrada da informação é mais larga. Outra questão muito importante que podemos tirar daqui é que, quanto maior o número de bytes, maior o número de células de memória pode ser endereçado e, portanto, a capacidade de uma CPU de 64 bits aumenta consideravelmente.
Diferenças de capacidade entre CPUs de 32 e 64 bits
Além da maior capacidade de processar informações de uma CPU de 64 bits, outra das diferenças fundamentais é que ela também é capaz de gerenciar uma quantidade maior de RAM, vamos explicar isso.
A memória é dividida em células, nas quais os dados são armazenados. A CPU deve saber em qual célula os dados estão, para que um código binário seja associado a ele. Se tivermos uma CPU de 32 bits, ela só poderá ler 2 32 combinações de números, ou seja, 4.294.967.296 células de memória ou o que tem sido de 4 GB de RAM. Enquanto isso, uma CPU de 64 bits teoricamente será capaz de ler 2 dados de 64 células, cerca de 16 milhões de Terabytes.
De qualquer forma, os sistemas operacionais atuais e o hardware disponível não são capazes de atingir esses valores devido a limites físicos. Além disso, o Windows 10 Pro é capaz de endereçar apenas 512 GB de RAM. De qualquer forma, um PC composto por uma CPU e um sistema operacional de 32 bits suporta apenas 4 GB de RAM, e isso nos afeta diretamente.
Outra diferença que se segue é que a alocação de memória virtual também será limitada. Embora com 32 bits você possa alocar apenas 2 GB por aplicativo, com 64 bits você possa alocar até 8 TB, isso é muito importante no mundo dos servidores. Como você pode ver, não apenas a CPU, mas o sistema operacional também influencia bastante a capacidade final do computador.
Saber se meu processador é de 32 ou 64 bits
A primeira coisa que você deve saber sobre os processadores de 64 bits é que eles estão conosco há cerca de 16 anos, especificamente em computadores desktop.
- AMD: Em 2003, nasceu a arquitetura AMD64 e a marca lançou sua série Opteron e Athlon 64 para desktops. Apple: também em 2003, o novo PowerPC 970 de 64 bits da IBM foi lançado para desktops Mac. Intel: em 2004, a Intel começou a renovar sua linha de desktops com a extensão EM64T na família XEON e no Pentium 4. No entanto, já havia desenvolvido processadores de 64 bits com a família Itanium para servidores.
Dito isto, se você tiver um computador de 2003 a 2003, terá praticamente a certeza de que é de 32 bits, enquanto que a partir de 2003 será interessante saber se é de 32 ou 64 bits. Com a chegada do Intel Core e do AMD Bulldozers em 2010, a arquitetura 32 deixou de fazer sentido na era atual.
NOTA: É muito importante saber que uma CPU de 64 bits também suporta sistemas operacionais e aplicativos de 32 bits. Enquanto uma CPU de 32 bits NÃO ACEITAR sistemas ou programas de 64 bits.
Primeira maneira: do sistema Windows
No Windows, é uma tarefa fácil conhecer a arquitetura de nossa CPU e sistema operacional. Temos duas maneiras diferentes.
Abrimos a ferramenta de execução com a combinação de teclas (Windows + R) e escrevemos MSINFO32. Ser-nos-á mostrada uma lista bastante completa de hardware na qual teremos que localizar a linha " Tipo de sistema".
" PC baseado em X64 " significa que pelo menos nosso sistema operacional é de 64 bits, o que é suficiente para saber que a CPU também é. Caso você coloque um PC baseado em x86 ou similar, isso significa, pelo menos, que o sistema é de 32 bits, mas isso não significa que a CPU também seja.
A segunda maneira é abrir as propriedades do sistema clicando em " Computador " ou " Meu computador " e na opção " propriedades " do Windows XP em diante.
Nos são mostradas informações mais claras na nova versão do Windows 10, compilação 1809. Portanto, a arquitetura do sistema e a CPU são mostradas.
Segunda maneira: usando o software CPU-Z
CPU-Z é um pequeno software gratuito que instalamos em nosso computador para coletar muitas informações úteis sobre o hardware de nosso computador. Entre este hardware, você encontrará todas as informações relacionadas à CPU. Mesmo se tivermos um sistema de 32 bits instalado, poderemos saber com certeza que arquitetura nossa CPU possui.
Você pode baixá-lo em seu site oficial sem problemas ou publicidade.
Aqui temos vários exemplos de diferentes processadores da Intel e AMD. Observe que, no caso da AMD, vemos " X86_64 " na lista de instruções, isso significa que é uma CPU de 64 bits. No caso da Intel, teremos que procurar " AM64T ".
Em vez dessas capturas, podemos ver que nenhuma das opções acima aparece no conjunto de instruções. Isso significa que é uma CPU de 32 bits.
Saber se meu processador é de 32 ou 64 bits no Linux
No Linux, também é uma tarefa fácil conhecer a arquitetura da CPU, e também teremos duas maneiras de fazê-lo.
O primeiro é através do terminal de comando. Nós apenas temos que colocar o comando " uname -a " com qualquer usuário e informações sobre o sistema operacional instalado e a CPU aparecerão.
O segundo é através do painel de detalhes do sistema. Para acessá-lo, iremos à barra de tarefas e clique na seta à direita. Dentro, acessaremos o painel de configuração para ir para a última opção de " detalhes ". Aqui serão mostradas as informações sobre a CPU e o sistema operacional.
Veja a arquitetura da CPU na folha de dados
Se esses métodos não nos convencerem demais, sempre teremos a opção de ir diretamente ao site do fabricante e examinar as características do nosso modelo de CPU. Nos métodos anteriores, poderemos conhecer a marca e os modelos de CPU. Portanto, o próximo passo é acessar ark.intel.com ou AMD.com para encontrar um de seus processadores.
Procuraremos o conjunto de instruções no caso da Intel e compatível com o SO no caso da AMD. Já saberemos com certeza que arquitetura nossa CPU possui.
Conclusão sobre processadores de 32 e 64 bits
Conhecer a arquitetura da CPU é uma tarefa simples, mas queríamos ir um pouco mais longe e explicar brevemente as implicações que essa arquitetura tem na capacidade de nosso computador e sistema operacional.
Hoje, praticamente não há sentido em instalar um sistema operacional ou aplicativos de 32 bits, pois há mais de 10 anos estamos usando CPUs de 64 bits quase continuamente, portanto limitamos as possibilidades do nosso computador..
Deixamos alguns tutoriais interessantes sobre a CPU e nossos guias de hardware mais importantes, caso você tenha decidido dar um passo à frente e renovar seu PC.
Se você tiver alguma dúvida, problema ou quiser apontar algo, estamos sempre dispostos a ouvi-los para melhorar, então deixe na caixa de comentários.
▷ Como saber se meu computador tem 32 ou 64 bits
Saber se meu computador tem 32 ou 64 bits ✅ ajudará a identificar o tipo mais adequado de aplicativo e sistema operacional, saiba como descobrir
▷ Como saber quantos núcleos meu processador possui
Quantos núcleos possui seu PC? Explicamos que é um kernel, como visualizá-lo no Windows 10, informações do sistema e software de terceiros
Como atualizar o Windows 10 de 32 bits para 64 bits
Este sistema operacional é oferecido pelo Microsoft Windows 10 como uma atualização gratuita para os computadores que executam uma cópia original.