Tutoriais

Como saber se o roteador do meu operador é bom ou se devo alterá-lo

Índice:

Anonim

Com um pouco de esforço, você pode substituir o roteador do seu ISP, economizando dinheiro e melhorando o sinal Wi-Fi. A seguir, veremos mais detalhes sobre como e por que substituí-lo. Mas primeiro, vamos analisar rapidamente as diferenças entre um roteador Wi-Fi e um modem.

Índice de conteúdo

Diferença entre um modem e um roteador Wi-Fi

Um modem e um roteador têm tarefas muito diferentes. O trabalho do modem é se comunicar com seu ISP (operador) pela linha da Internet para obter os dados solicitados, enquanto o trabalho do roteador é criar uma rede sem fio e garantir que cada um dos dispositivos no casa receba os dados corretos.

Esses dispositivos podem ser independentes ou combinados em uma única unidade como gateway. Por exemplo, o roteador movistar, a fibra PTV Telecom ou o roteador masmovil é um roteador e um modem.

Por que substituir o roteador do operador?

  1. Você está pagando uma taxa de aluguel pelo roteador da sua operadora? Nesse caso, você pode economizar esse dinheiro comprando seu próprio dispositivo. Claro, você precisa comprar o dispositivo, mas, em média, receberá o custo em cerca de um ano. Além disso, um roteador tem uma vida útil de três a cinco anos (em teoria) trabalhando 24/7 por 365 dias, o que significa grandes economias a longo prazo - mais controle sobre sua própria rede. Os roteadores atendentes geralmente restringem o acesso a algumas configurações. Se você estiver interessado em fazer alguma personalização, ter seu próprio roteador lhe dará mais flexibilidade, velocidades mais rápidas e mais estabilidade. Há um grande número de empresas cujo modelo de negócios é fazer ótimos roteadores, não vender pacotes Wi-Fi; sua qualidade e seleções são compreensivelmente melhores que as dos operadores.

Você não precisa ser um usuário avançado para saber se o roteador do seu operador está recebendo críticas negativas. Como cada operador possui um registro de qualidade diferente no roteador fornecido, é melhor fazer uma pesquisa na web. Ao ler os comentários, pense se eles parecem verdadeiros para você. Por exemplo, você precisa redefinir o roteador com frequência? Ou você sente que está recebendo a velocidade fornecida no seu pacote ou na tarifa contratada?

Modem roteador VS. Roteador e modem individuais

Quando você decide substituir seu roteador, pode fazê-lo com dois dispositivos ou outro dispositivo combinado. A vantagem de um dispositivo combinado é que ele ocupa menos espaço, mas a vantagem de ter dois dispositivos é que você pode ter o melhor em cada campo respectivo e, posteriormente, significa que você só precisa substituir um dispositivo se um quebrar.

Particularmente, tenho uma conexão coaxial, o que implica ter o PTV MODEM conectado a um roteador ASUS AC-88U para que a WAN o envie e o último gerencia toda a rede da minha casa.

Por que mudar o roteador da sua operadora?

muito boas razões de desempenho pelas quais você deseja obter um roteador melhor. Como mencionado acima, o roteador garante que todos os dispositivos domésticos tenham cobertura Wi-Fi sem queda, mas a cobertura geralmente não é uniforme. Isso ocorre porque várias coisas afetam e enfraquecem o sinal Wi-Fi:

  • Qual é o tamanho da sua casa e a que distância do roteador? Como as ondas de rádio estão ocupadas transportando dados? Objetos no caminho do sinal e os materiais usados ​​para formar esses objetos. Por exemplo, as paredes e seus cabos internos.

É muito comum ver um roteador de operador que não é capaz de suportar 5 ou 6 dispositivos ao mesmo tempo.

Maior intensidade de sinal em sua casa

Os roteadores são classificados por velocidade e padrões, por exemplo, AC 3200. AC é o padrão mais recente que permite velocidades muito mais rápidas e funciona na faixa de 5 GHz em comparação com o padrão N anterior, que funciona principalmente em 2, 4 GHz.

Verifique as especificações do roteador do seu ISP. É de banda dupla com funcionalidade CA ou um roteador N mais antigo? Qual é a sua velocidade em Mbps? Se for um roteador mais antigo, um novo melhorará definitivamente a força do sinal.

Mas um novo roteador resolve apenas parte do problema: se você tiver uma casa maior com paredes espessas, mesmo o roteador mais poderoso não poderá alcançar algumas áreas da sua casa e você precisará de um dispositivo que possa estender o sinal Wi-Fi: um extensor alcance ou um sistema Wi-Fi. A vantagem de um extensor de sinal é que você não precisa substituir o roteador original, mas possui várias desvantagens em comparação com um sistema Wi-Fi.

Melhor funcionalidade

Melhorar a intensidade do sinal não é o único motivo para alterar o roteador Wi-Fi da sua operadora. Os roteadores melhoraram significativamente sua funcionalidade nos últimos anos, oferecendo aplicativos fáceis de usar, controles dos pais, segurança da Internet das Coisas, funcionalidade doméstica inteligente integrada e até ativação de voz através do Amazon Alexa. Se sua operadora não fornecer esses recursos, você estará perdendo uma oportunidade real de melhorar seu controle sobre seu Wi-Fi.

Como substituir seus dispositivos ISP

Isso depende dos seus próprios requisitos e dos dispositivos que você possui do seu ISP. Vamos ver abaixo alguns cenários.

Substitua o roteador do seu operador por outro

Talvez você queira economizar o dinheiro do aluguel do roteador, mas você tem um apartamento bastante pequeno. Talvez você não faça muito streaming e não precise de Wi-Fi em todos os cômodos da sua casa. O resultado é que você decidiu substituir seu dispositivo ISP por um dispositivo de qualidade superior.

Siga as etapas abaixo antes e depois da compra de um novo roteador:

  1. Verifique a compatibilidade com o seu operador. A maioria das operadoras terá uma página em seu site com uma lista de roteadores verificados. Se você não conseguir encontrar esta página, entre em contato com sua operadora para enviá-la a você. Eles podem não oferecer a opção de alterar o roteador, mas a maioria o faz. Verifique as condições especiais do pacote. Em alguns casos, se, por exemplo, você tiver o pacote de voz, talvez seja necessário usar o roteador da operadora. Siga as instruções incluídas no seu novo roteador para configurá-lo. Depois de configurar o novo roteador, as chances são de que você deve fornecer seu novo endereço MAC à sua operadora. Isso é realmente muito fácil, porque está claramente identificado na parte inferior do seu novo dispositivo. Depois de registrá-lo, ele estará concluído. Finalmente, leve o roteador antigo para devolvê-lo ao seu operador, para que você não precise continuar pagando a taxa de aluguel.

Recomendamos a leitura: como configurar um roteador Asus e não morrer tentando

Razões para alterar o roteador da operadora

Você pode ter os seguintes motivos para mudar o roteador da sua operadora para outro:

  • Você não deseja mais alugar um roteador. Sua casa é pequena, mas você deseja apenas os melhores dispositivos possíveis. Você gosta de aprender o máximo possível sobre a personalização do roteador. Sua casa é grande com áreas fracas de sinal Wi-Fi, portanto Você decidiu que a melhor opção é um sistema Wi-Fi doméstico.

Siga as instruções para configurá-lo e registre o endereço MAC no seu provedor de serviços de Internet. É provável que o endereço MAC esteja na parte inferior do dispositivo. Verifique com sua operadora como enviar o roteador para eles, para que você não precise mais pagar a taxa de aluguel.

Você precisará configurá-lo por meio de sua interface da web em um computador ou, com os novos roteadores Wi-Fi, poderá fazê-lo por meio de um aplicativo. Se você precisar usar um computador, precisará de um cabo Ethernet adicional para conectá-lo ao roteador.

5 sinais de que o roteador do operador está falhando

Os roteadores não foram projetados para durar a vida inteira. O calor, a exposição à poeira e as vibrações podem desgastar o roteador após 5 a 10 anos. Existem certos sinais de que você verá quando o roteador começar a falhar.

Ligação lenta à Internet

Essa é uma das reclamações mais comuns. Se você estiver assistindo a baixas velocidades de dados por alguns dias, pode ser um indicador do que está por vir. A primeira coisa que você precisa fazer é baixar um aplicativo como o WiFi Patrol, que permite monitorar a velocidade da sua conexão à Internet.

Você também poderá olhar além das velocidades da conexão com a Internet para ver se a velocidade aumenta ou diminui ainda mais. Se você entrar em contato com sua operadora e ela lhe disser que não há nenhum problema no serviço, é provável que você precise substituir o roteador.

Cortes de conexão repetidos

Um roteador com defeito interrompe o serviço com frequência. Você notará que seus dispositivos continuam perdendo a conectividade com a Internet, mesmo quando as configurações de conexão estão programadas corretamente.

Tente redefinir o roteador e ligue para o provedor para reconfigurá-lo. Se nada ajudar, você saberá que possui um roteador desatualizado que precisa ser substituído.

O roteador não se conecta corretamente

Se todos os seus cabos estiverem conectados corretamente e você ainda não conseguir se conectar à Internet, será necessário descobrir se houve falha no roteador, no computador ou no provedor de rede.

Para fazer isso em uma etapa, conecte o roteador ao computador com um cabo Ethernet. Se a conexão funcionar bem dessa vez, foi a placa de rede sem fio que o impediu de se conectar à Internet.

Se você ainda não conseguir se conectar, tente o roteador. Se estiver com defeito, você provavelmente verá luzes laranja piscando. Desconecte o roteador e reconecte-o para verificar se o problema foi resolvido. Você também pode redefinir o roteador para as configurações padrão de fábrica para ver se isso ajuda. O roteador levará alguns minutos para se conectar novamente ao provedor de serviços.

Às vezes, não é o roteador do operador que falha, pois também pode ser um problema com o software do computador. Execute a verificação antivírus no seu computador para descobrir se o seu dispositivo foi afetado por um vírus ou malware. Se tudo parecer bom, instale outro navegador e use-o para conectar-se à Internet. Ainda não conseguiu se conectar? Ligue para o seu provedor de serviços.

As luzes do roteador indicam um problema

Os roteadores têm um conjunto de luzes que indicam o tipo de problema presente. Os roteadores D-Link, por exemplo, têm uma luz de energia que deveria ser de uma cor verde sólida quando conectada a uma fonte de energia.

A luz da Internet também deve estar verde sólida ou verde piscando. Se estiver laranja sólido, significa que o roteador não pode se conectar à Internet. Se for esse o caso, vá para as configurações de rede do seu computador e restaure as configurações padrão da Internet. Você encontrará isso na guia "Opções avançadas" do menu "Opções da Internet". Se isso não ajudar, descubra se há algum problema com o operador da Internet.

O roteador funciona instável

Se a conexão às vezes for boa e às vezes ruim, talvez seja necessário atualizar o firmware do roteador. Firmware desatualizado pode impedir que seu roteador ofereça uma conexão constante à Internet. Para corrigir esse problema, visite o site do fabricante e baixe o firmware mais recente disponível. Isso deve corrigir erros e problemas de segurança, se houver.

Às vezes, ajuda a usar outro computador para conectar-se à Internet e verificar se é o seu computador que realmente está causando o problema. Se você conseguiu descartar tudo o mais e o problema ainda persistir, você sabe que você e o roteador do operador precisam se separar.

Palavras finais e conclusão

A configuração de um novo roteador exige um pouco de trabalho, mas é um caminho direto com muito material de ISPs, fabricantes e blogueiros. Existem vantagens e desvantagens em ambos, mas, para quem quer melhorar seu Wi-Fi, um roteador de um fabricante especializado invariavelmente terá melhor qualidade do que os fornecidos por um operador de internet.

Recomendamos que você leia os melhores roteadores do mercado

Se você trabalhou com essas sugestões e o roteador ainda não está funcionando corretamente, é hora de procurar uma nova. Existem soluções baratas, como o Xiaomi Mi Router 3C, como o magnífico Asus ou Netgear. Você ainda está usando o roteador do seu operador? Você está pensando em mudar isso? Ou você tem um? Qual Queremos saber qual rede você montou em casa.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button