Tutoriais

Como saber qual cabo da porta de exibição eu tenho

Índice:

Anonim

Dos muitos padrões existentes no setor quando se trata de transmitir um sinal de vídeo para nossas telas, os dois mais comuns são, sem dúvida, HDMI e DisplayPort. Para o primeiro deles, devido à sua grande popularidade, dedicamos muitas entradas do nosso portal, Professional Review; Mas, em muitas ocasiões, parece que o DisplayPort não recebe a atenção que merece. Por esse motivo, queremos dedicar um pequeno espaço para responder a uma das perguntas típicas relacionadas a este cabo: “ como saber qual cabo DisplayPort eu tenho ”.

Índice de conteúdo

O que é um cabo de porta de vídeo

Obviamente, não poderíamos começar de outra maneira senão descrevendo brevemente o que é DisplayPort (DP). Um tópico que abordamos com mais profundidade em outras ocasiões, mas que repetiremos aqui para aqueles menos apresentados ao assunto.

DisplayPort é um padrão criado para transmitir sinais de vídeo e áudio para nossas telas. Na época, ele foi criado para substituir conexões herdadas analógicas, como VGA ou DVI. Atualmente, é uma das especificações mais usadas no mundo dos PCs; embora em outras frentes seja ofuscado pelo HDMI e suas qualidades. Podemos encontrá-lo em televisões, projetores, computadores e outros dispositivos que precisam transmitir um sinal de vídeo para uma tela.

Os tipos de DisplayPort que podemos encontrar

Embora vejamos que muitos cabos são vendidos com uma versão como uma muleta (por exemplo, DisplayPort 1.4), esse número representa a iteração da certificação do cabo. A classificação dos diferentes PDs no mercado é realmente baseada em sua largura de banda; isto é, a capacidade de uma conexão baseada em DP transferir informações para a tela de uma só vez. Os DisplayPorts operam em modos diferentes para representar as diferentes larguras de banda que eles podem suportar. Os mais comuns são:

  • HBR. Onde até 10, 8 Gbit / s podem ser transmitidos. Todos os cabos DP são compatíveis. HBR2. Onde até 21, 6 Gbit / s podem ser transmitidos. Cabos certificados 1.2 ou superior podem usar este modo. HBR3. Onde até 32, 4 Gbit / s podem ser transmitidos. Cabos certificados 1.3 ou superior podem usar este modo.

O DP mais avançado é o 2.0. Tem suporte para 16K a 60Hz.

Esses modos são aplicados quando necessário e os dispositivos de entrada e saída (nesse caso, tela e computador) são compatíveis. A importância por trás dessa largura de banda e modos está na capacidade de reproduzir resoluções mais altas, melhores taxas de atualização e modos adicionais; HDR pode ser um exemplo deste último.

A chave é a certificação

Todos os cabos baseados em DisplayPort têm a mesma estrutura, portanto a largura de banda suportada acaba sendo o principal fator que os diferencia. O problema por trás disso é que o padrão de certificação (que os divide por "versões") não é encontrado em todos os cabos no mercado; Além disso, não há como verificar de forma rápida e confiável a largura de banda do nosso cabo por nossa equipe; portanto, sem essas certificações, somos cegos. Recapitulando rapidamente:

  • Se o nosso cabo for certificado, você deverá ter as informações impressas no próprio cabo. Dependendo da versão, sua largura de banda é maior, os modos suportados e a resolução / atualização máxima (você pode verificar os recursos das diferentes certificações na tabela acima). Se não for certificado, devemos prestar atenção às informações do fabricante, que poderemos encontrar na caixa ou nas informações da própria compra. Outra maneira de verificar as qualidades do nosso cabo DP é verificar manualmente quais são suas capacidades máximas; através de maior resolução ou maior atualização; mas essa alternativa parece entediante.

Esperamos que, através deste texto, você tenha aprendido as diferenças entre as certificações de cabos DP; além de saber qual cabo DisplayPort você possui. Se suas dúvidas sobre esse padrão transcenderem isso, convidamos você a dar uma olhada no nosso artigo “HDMI vs. DisplayPort ”, onde comparamos os dois padrões de maneira muito concisa.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button