Hardware

Como reparar um disco rígido no linux

Índice:

Anonim

Às vezes, nossos discos rígidos apresentam falhas em vários setores que nos impedem de funcionar corretamente ou, na pior das hipóteses, cancelam completamente a operação desses dispositivos de armazenamento. Geralmente, essas falhas podem ser solucionadas isolando os setores danificados para que não sejam usados. pelo nosso sistema operacional.

Como reparar um disco rígido no Linux

Você não precisa ser um especialista para reparar um disco rígido no Linux, pois esse sistema operacional gratuito possui ferramentas especializadas para o reparo de discos fáceis de usar, eficientes, com um nível de risco de uso muito baixo e que isolam de Automaticamente todos os setores defeituosos, para que seja impossível escrever ou ler sobre eles.

Entre as ferramentas e comandos que nos permitem reparar um disco rígido no Linux, destaquei o uso de badblocks, que é um utilitário poderoso que nos permite, em primeira instância, localizar os setores com falhas no disco rígido e depois isolá-los, além de permitir a integração. com outras ferramentas que complementam o processo de reparo.

Procedimento para reparar um disco rígido no Linux

Antes de continuar reparando um disco rígido no Linux, é importante ter em mente que isso só resolverá os danos lógicos de um disco rígido, ou seja, que danos mecânicos não possam ser reparados usando este procedimento.

Uma maneira fácil de identificar se o dano é lógico ou físico é pelo ruído emitido pelo disco ( se emitir algum tipo de som, o dano pode ser físico ), da mesma forma, se o disco sofreu um impacto e começou a falhar Provavelmente, é um dano físico, enquanto isso, o dano lógico geralmente se manifesta com impedimentos ao gravar ou consultar informações.

Uma vez empiricamente verificado que nosso disco rígido possui danos lógicos, procedemos à reparação, para isso precisamos abrir um terminal e identificar qual é o disco rígido que queremos reparar, o que é facilmente executado executando o seguinte comando:

sudo fdisk - l

O comando executado anteriormente nos mostrará o tamanho e as partições de todos os nossos discos rígidos; precisamos identificar aquele que nos interessa e o nome dado pelo sistema que geralmente será / dev / sda, / dev / sdb/ dev / sdc e assim por diante dependendo do número de discos que instalamos.

Com o nome do disco rígido já identificado, usaremos a ferramenta badblocks que analisará e reparará automaticamente nosso dispositivo de armazenamento, o processo de execução pode ser bastante lento e aumentar dependendo da capacidade do disco.

badblocks -svnf / dev / sda

Os parâmetros utilizados são -s ( para visualizar a varredura do disco ), -v ( para mostrar os erros encontrados ), -n ( para indicar que os setores são reparados de maneira não destrutiva e, assim, evitar a perda de informações ) e -f (que permite forçar a leitura e gravação nos dispositivos que estão montados).

Após a conclusão da execução do comando, o resultado será um disco rígido com todos os setores defeituosos isolados e a possibilidade de que nosso sistema operacional funcione adequadamente nos setores em perfeitas condições.

Recomendamos a leitura dos melhores SSDs do mercado

É importante notar que periodicamente podemos fazer uma análise de nossos discos rígidos usando badblocks, para isso, precisamos executar a ferramenta apenas com o parâmetro display.

badblocks -s / dev / sda

Com este procedimento simples, podemos reparar um disco rígido no Linux, de forma simples, segura e sem conhecimento técnico avançado, os riscos de causar mais danos ao disco usando este método são muito baixos e a taxa satisfatória é muito alta, por isso é altamente recomendável que realizamos este procedimento para salvar nossos dispositivos de armazenamento.

Hardware

Escolha dos editores

Back to top button