▷ Como otimizar o desempenho do PC 【melhores métodos】?
Índice:
- Como otimizar o desempenho do PC
- Remova malware, spyware e adware
- Executar verificação de erro
- Limpando arquivos desnecessários
- Desinstalar programas não utilizados
- Desativar efeitos visuais
- Configurações de energia de alto desempenho
- Verifique se o Windows está atualizado
- Desfragmentador de disco
- Considere usar software de código aberto
- Limpe as instalações
- Adicione mais memória (RAM) ou unidade de estado sólido (SSD)
- Mais software para otimizar o desempenho do PC
- Iolo System Mechanic
- IObit Advanced SystemCare
- Ashampoo WinOptimizer 2018
- Razer Cortex: Game Booster
- Conclusão final sobre como otimizar o desempenho do PC
Neste tutorial, mostraremos algumas maneiras de otimizar o desempenho do computador Windows, especialmente se ele estiver sendo executado muito lentamente.
Índice de conteúdo
Como otimizar o desempenho do PC
Não é sua imaginação, é bastante comum que, com o tempo, um PC com Windows comece a funcionar mais lentamente todos os dias, sem que você possa ver de relance qual é o motivo.
Todos sabemos o quão frustrante pode ser para um computador levar uma eternidade para executar uma tarefa aparentemente simples. Um computador lento pode custar tempo e até dinheiro a longo prazo. Para muitos computadores, existe uma solução e não estamos falando de um novo computador chamativo. Se você possui um computador lento, algumas horas disponíveis, conhecimentos básicos do Windows e um navegador da Web, este tutorial é para você.
Mas primeiro vamos esclarecer algumas perguntas sobre este tutorial:
- A ordem na qual as seguintes otimizações, operações de manutenção e mais são apresentadas neste tutorial não precisa ser seguida. É simplesmente a ordem que escolhemos. Todas as etapas deste tutorial são opcionais. Informaremos se uma otimização específica é um pouco mais avançada e você decidirá se deseja se aventurar nesse caminho. Essas otimizações destinam-se ao Windows 10, embora algumas Eles funcionarão com versões anteriores do Windows. Se você encontrar algum problema técnico durante este tutorial (não deveria), o Google é seu melhor amigo para resolvê-los, embora você também possa nos perguntar, que sempre tentamos ajudá-lo o máximo possível. Faça um backup completo de todos os arquivos importantes antes de iniciar este tutorial. Se você seguir este tutorial incorretamente, obviamente não seremos responsáveis por nenhum dano.
Remova malware, spyware e adware
Malware, spyware e adware podem desacelerar bastante o seu computador. Embora existam muitos utilitários gratuitos que podem verificar o seu computador e remover esses erros desagradáveis, recomendamos o uso do Microsoft Security Essentials, porque é um antivírus gratuito e antivírus, keylogger e muito mais.
Faça o download na página do Windows, instale-o e execute "Quick Scan" ou "Complete". Coloque em quarentena ou remova quaisquer problemas encontrados.
Para usuários avançados: também é recomendável instalar o Malwarebytes Anti-Malware. Este software gratuito ajuda você a combater malware de maneira ainda mais eficaz.
Executar verificação de erro
Ocasionalmente, é uma boa ideia verificar seus discos rígidos ou encontrar erros; ou seja, arquivos corrompidos que podem diminuir a velocidade de acesso à unidade.
Para acessar o utilitário "Verificação de erro", abra o Windows Explorer pressionando Win + E e selecione, na coluna da esquerda, "Este computador". Clique com o botão direito do mouse no ícone da unidade. Selecione "Propriedades" e depois "Ferramentas".
Agora clique em "Verificar" na seção "Verificando erros". O utilitário irá escanear a unidade. Esse processo pode levar alguns minutos para ser concluído.
É recomendável executar a verificação de erros periodicamente (a cada poucos meses) em qualquer disco rígido usado regularmente.
Limpando arquivos desnecessários
A exclusão de arquivos desnecessários do seu computador pode melhorar seu desempenho. Para fazer isso, recomendamos o uso do CCleaner. Não sabemos se você sabe, mas vem da abreviação de Crap Cleaner. É um utilitário de manutenção gratuito e fácil de usar para Windows. Milhares de usuários no mundo o usam há anos para remover arquivos indesejados do computador sem nenhum problema.
Nota: nunca desfragmente seu SSD, isso não é necessário e você acaba reduzindo o tempo de vida útil.
Uma vez baixado e instalado, execute o aplicativo. Pressione o botão "Analisar". Após alguns minutos, o CCleaner exibirá uma lista de arquivos (arquivos temporários da Internet, cookies, arquivos de log do Windows e mais) que você pode excluir para liberar espaço em disco. Agora clique em "Run Cleaner". Quando a limpeza estiver concluída, você pode fechar o aplicativo.
Para usuários avançados: o CCleaner também possui um limpador de registro interno (na guia Registro) e a capacidade de controlar quais aplicativos são iniciados automaticamente quando o Windows é iniciado (Ferramentas), o que pode acelerar o tempo de inicialização do seu computador. Isso não é recomendado para iniciantes.
Desinstalar programas não utilizados
A remoção de programas desnecessários pode liberar espaço em disco e acelerar o tempo de inicialização do computador. Para fazer isso, pressione Win + X no Windows 10, selecione "Painel de controle" e selecione "Adicionar ou remover programas" ou "Programas e recursos" (dependendo da sua versão do Windows).
Desinstale qualquer aplicativo que você saiba com certeza que não usa ou precisa. Para iniciantes, é recomendável que, se você não tiver certeza absoluta de qual é um programa específico, não o desinstale. A desinstalação de alguns programas pode exigir uma reinicialização.
Desativar efeitos visuais
Uma etapa importante é desativar os efeitos visuais do Windows, como animações de janelas, desbotamentos e slides, etc. Isso diminuirá o apelo visual do Windows, mas poderá aumentar um pouco o desempenho do computador, especialmente se o computador tiver mais de 6 anos de idade. Para fazer isso, siga as seguintes instruções:
Pressione Win + X e selecione "Painel de Controle". Em seguida, selecione "Sistema" e "Configurações avançadas do sistema" à esquerda. Na guia "Opções avançadas", clique em "Configurações" na seção "Desempenho". Agora selecione "Ajustar para obter o melhor desempenho" e clique em OK.
Você também pode selecionar a opção "Personalizar" e tentar ativar / desativar as diferentes configurações para ver quais opções visuais / de desempenho você pode prescindir e quais parecem melhorar a experiência do Windows em termos de velocidade e capacidade de resposta.
Configurações de energia de alto desempenho
O Windows possui uma configuração de energia que pode ser configurada para que o computador favorece o desempenho, em vez da economia de energia, ou vice-versa. Para acessar essas configurações, pressione Win + X e selecione "Opções de energia". Selecione a opção "Alto desempenho" para aproveitar ao máximo o desempenho do seu computador.
Verifique se o Windows está atualizado
Em geral, é uma boa idéia manter o Windows e os aplicativos mais usados atualizados para que eles possam executar da melhor maneira possível. Para manter o Windows atualizado, use o Windows Update, que geralmente é encontrado no menu Iniciar> Todos os Programas> Windows 10 Update Assistant. Você também pode configurar o Windows para baixar e instalar atualizações automaticamente através dessa mesma interface.
Como outros aplicativos de software que você usa regularmente, você tem pelo menos duas opções básicas para manter tudo atualizado:
- Alguns aplicativos têm um recurso interno para atualização. Nesse caso, use esse recurso: baixe e instale periodicamente a versão mais recente do aplicativo no site oficial do desenvolvedor.
Nota: O Windows não permite mais desativar atualizações automáticas
Desfragmentador de disco
Para discos rígidos, é recomendável desfragmentá-los de tempos em tempos, para acessar os arquivos mais rapidamente. Se o computador for usado com frequência, é uma boa ideia desfragmentar a cada um a dois meses e menos frequentemente se não for usado regularmente.
Para abrir "Desfragmentar e otimizar unidades", você pode procurá-lo na Cortana ou acessar o Windows Explorer, clicar com o botão direito do mouse no ícone de uma unidade e selecionar "Propriedades". Na guia "Ferramentas", pressione "Otimizar".
O utilitário irá limpar os arquivos fragmentados e liberar espaço na unidade. Esse processo pode demorar várias horas, dependendo do tamanho da unidade e do número de arquivos na unidade, portanto, é recomendável iniciar esse processo antes de ir para a cama ou planejar ficar longe do computador por um tempo.
Considere usar software de código aberto
O software de código aberto geralmente é mais rápido e mais leve que os aplicativos / suítes de software comercial volumosos e caros. A lista a seguir mostra apenas algumas das alternativas de código aberto para aplicativos Windows comumente usados.
Versão comercial | Versão de código aberto |
Adobe acrobat | Criador de PDF |
Microsoft Outlook | Thunderbird |
Adobe illustrator | Inkscape |
Microsoft Office | Openoffice |
Adobe photoshop | GIMP |
iTunes | Songbird |
Skype | QuteCom |
McAfee VirusScan | ClamWin |
Mudar para software de código aberto é fácil. Simplesmente abra Google.com no seu navegador favorito e pesquise "alternativas de código aberto". Você encontrará milhares de sites que fornecem informações sobre alternativas de código aberto, além de links para fazer o download deles.
Queremos deixar claro que cada aplicativo é um mundo e o uso que você oferece pode servir um código-fonte aberto ou, no final, você terá que passar pela caixa.
Limpe as instalações
Se as etapas acima não fizeram o seu computador parecer mais rápido, convém reinstalar o Windows e iniciar novamente. Isso geralmente é visto como último recurso, mas pode ajudar a recuperar esse novo senso de velocidade do computador. De fato, muitos usuários avançados fazem isso rotineiramente (a cada 6 meses a um ano) para que seus computadores estejam funcionando de maneira excelente.
Se você está aberto à idéia de reinstalar o Windows, é o que normalmente é feito:
- Faça backup de todos os seus arquivos importantes, como documentos, imagens e música.Insira o disco do Windows (disco de restauração ou disco de instalação completo) na unidade de CD / DVD do computador, reinicie o computador e, em seguida,, siga as instruções para criar uma nova partição e instalar uma nova cópia do Windows. Se você não souber onde está o disco do Windows, precisará entrar em contato com a pessoa ou empresa que vendeu o computador. Depois que o Windows estiver instalado, reinstale qualquer software adicional que você planeja usar e restaure os arquivos de backup.
Adicione mais memória (RAM) ou unidade de estado sólido (SSD)
Se você ainda não notar um aumento significativo no desempenho do seu computador após seguir este tutorial, seu hardware também poderá precisar de uma pequena atualização.
Aumentar a RAM do seu computador é uma atualização que pode melhorar a experiência do Windows, especialmente quando se trata de multitarefa.
A troca de um disco rígido por um SSD (Solid State Drive) também pode aumentar significativamente o desempenho, porque os dados podem ser lidos e gravados no disco rígido muito mais rapidamente.
Se você decidir comprar mais RAM ou atualizar para um SSD, é recomendável que você consulte-nos para que possamos ajudá-lo a escolher corretamente. Porque as peças novas devem ser compatíveis com o equipamento e instaladas corretamente.
Recomendamos a leitura de alguns dos nossos melhores guias de hardware:
- Melhores processadores do mercado Melhor memória RAM do mercado Melhores SSDs do mercado Melhor memória RAM do mercado
Mais software para otimizar o desempenho do PC
Iolo System Mechanic
Este software remove arquivos indesejados e aplicativos indesejados, remove RAM, bloqueia bloatware e configurações indesejadas de execução automática, limpa vários logs, históricos do navegador e caches.
Isso gera uma liberação fundamental dos recursos do sistema, bem como a eliminação de rastros de sua atividade após a navegação na Internet, tudo isso para fornecer proteção à sua privacidade.
A edição gratuita é mais que suficiente, no entanto, as duas versões premium (System Mechanic e System Mechanic Pro) são recomendadas se você planeja usá-las regularmente.
IObit Advanced SystemCare
O IObit Advanced SystemCare vem em dois formatos: com uma versão gratuita que cuida de uma limpeza rápida do PC, e uma versão Pro paga, que melhora a velocidade da Internet, otimiza em tempo real, protege a privacidade, limpa profundamente o registro e fornece suporte técnico 24/7.
Qualquer que seja a edição que você preferir, o ambiente IObit Advanced SystemCare é bem projetado, simples de usar e improvável que assuste até o mais novo usuário de PC.
Como a maioria dos softwares de otimização para PC, ele limpa arquivos e pastas desnecessários e corrige erros no disco rígido, tudo através de um simples painel de controle.
Ashampoo WinOptimizer 2018
É um scanner rápido e completo e vem com um conjunto de ferramentas de manutenção bem projetadas. A maior atração deste software é sua flexibilidade, pois você pode verificar arquivos desnecessários, cookies do navegador da Web e entradas de registro quebradas com um único clique e excluí-los todos com outro clique.
Como alternativa, você pode detalhar ainda mais, selecionando o botão "Detalhes" para revisar os resultados de cada verificação. Diferentemente de algumas ferramentas de otimização de PC, o Ashampoo WinOptimizer fornece uma descrição completa de cada problema identificado, explicando exatamente o que é e por que você deve removê-lo. Você pode tomar uma decisão informada sobre a exclusão ou manutenção.
O WinOptimizer também inclui um conjunto de "módulos" para tarefas de manutenção de rotina, como desfragmentar discos rígidos e otimizar processos de inicialização.
Todas essas tarefas podem ser executadas no próprio Windows, mas disponibilizá-las em um único programa é muito mais conveniente do que pesquisar nos menus.
Razer Cortex: Game Booster
Este software gratuito de otimização de PC suspende processos desnecessários do sistema, apaga a memória e desfragmenta o sistema para obter o melhor desempenho possível do PC.
Está disponível para Windows 7, 8 e 10 e, embora as diferenças não o surpreendam muito, para a maioria das pessoas, os resultados significarão aprimoramentos visuais um pouco mais suaves, em vez de aprimoramentos surpreendentes. Além disso, ele automatiza o processo complicado de desativar software e serviços desnecessários na hora de jogar.
Conclusão final sobre como otimizar o desempenho do PC
Parabéns! Você concluiu este tutorial sobre como otimizar o desempenho do PC com Windows. Otimizar o seu PC pode ser uma tarefa assustadora, especialmente se você não estiver familiarizado com o hardware interno, o sistema operacional e a configuração geral do seu computador.
No entanto, as etapas que vimos levarão você a algumas dicas e recomendações básicas para otimizar o desempenho do computador, para que você possa tirar o máximo proveito do seu hardware. Certamente você aprendeu muito e conseguiu verificar se o seu PC ainda pode melhorar com alguns toques, seja por software ou por hardware.
Isso é útil tanto para quem possui um PC mais antigo que atende apenas aos requisitos mínimos quanto para quem possui a placa gráfica mais recente e os componentes mais recentes do PC. O que você achou do nosso artigo sobre como otimizar o desempenho do PC? Esquecemos alguma coisa? Queremos saber sua opinião.
▷ Como remover a senha no Windows 10 (melhores métodos)
Se você está cansado de digitar a chave toda vez que entra no Windows, aqui você aprenderá como remover a chave no Windows 10 de maneira rápida e fácil
▷ Como formatar um disco rígido 【melhores métodos】
Mostramos todos os métodos de como formatar o disco rígido do nosso PC (é uma tarefa simples que qualquer usuário pode fazer)
▷ Como formatar o disco rígido externo no Windows 10 [melhores métodos]
Se você deseja saber como formatar o disco rígido externo no Windows 10, ensinamos dois métodos super fáceis de fazer isso sem instalar nada