Tutoriais

Como monitorar o PC com software livre

Índice:

Anonim

Conhecer as diferentes maneiras de monitorar o PC não é algo projetado apenas para "geeks" e jogadores, pois pode depender do seu bom funcionamento. É por isso que neste artigo vamos ver as diferentes formas e programas que existem para saber tudo sobre nossos equipamentos, algo básico que cada vez mais fabricantes contribuem com seus próprios utilitários para facilitar a vida de nós.

Índice de conteúdo

Para que é útil o monitoramento de PC?

Como qualquer componente eletrônico, um computador sempre precisa de manutenção gradual para mantê-lo em ótimas condições. E não se trata apenas de verificar o interior do nosso chassi e limpá-lo de tempos em tempos, uma prática que muitos nem fazem. Além disso, devemos verificar as temperaturas, o espaço ocupado em nossos discos rígidos ou até a atividade de nossa CPU, RAM e rede.

E você se perguntará: por que eu quero conhecer esses parâmetros? Bem, imagine que seu computador repentinamente se torna mais lento ou o sistema começa a emitir avisos sobre pouco espaço em disco. Isso será, na melhor das hipóteses, porque em outros, teremos reinicializações graduais diretamente ou um vírus agradável que nem pensávamos estar dentro do sistema. Revendo esses parâmetros, poderemos detectar problemas como os seguintes:

  • Atividade de CPU e RAM: dessa forma, detectamos se há programas em execução em segundo plano consumindo recursos sem que percebamos. Atividade de rede: muitos programas gratuitos instalando programas secundários sem que percebamos que você consome continuamente recursos, como recursos de rede. Se não estamos baixando nada e vemos que o computador faz uso intenso da rede, será um motivo sério de alerta. Armazenamento e discos rígidos: esse é um problema, evite que o disco seja carregado e podemos controlar adequadamente nossos dados. Bateria, iluminação, configuração da tela etc.: muitos dos programas fornecidos pelos fabricantes de placas nos permitem gerenciar totalmente os dispositivos que compõem nosso computador, embora, é claro, eles não sejam 100% genéricos.

Ferramentas do Windows

Se queremos um aplicativo que seja totalmente compatível com nosso hardware, qualquer que seja sua marca e a de nossos equipamentos, o melhor que temos é o que o sistema operacional Windows (ou qualquer outro) nos oferece.

No Gerenciador de tarefas, temos cada vez mais opções de monitoramento: CPU, RAM, serviços, programas, rede e, recentemente, a atividade da placa gráfica foi incorporada. Realmente não existem programas muito mais completos que este e totalmente integrados ao sistema.

E podemos ir um pouco mais além e acessar o Monitor de Recursos, cujo link está na seção "desempenho" para ver em mais detalhes a atividade dos núcleos e threads da CPU

A única desvantagem que temos com este programa é que ele não é tão bonito e atraente quanto os que os fabricantes têm. Além disso, não temos mais a possibilidade de colocar gadgets na tela, algo que muitos usuários procuram ter uma área de trabalho e jogos impressionantes.

Plate Makers Tools

Na segunda posição, temos todos os programas disponíveis dos fabricantes de hardware. Qualquer um deles nos oferece programas com os quais podemos monitorar o PC em grandes detalhes e, o que é melhor, interagir com ele.

Esses fabricantes são Asus, MSI, Gigabyte / AORUS ASRock, AMD e Intel. Acima, vemos, por exemplo, a solução Dragon Center da MSI ou Asus Armory para seus laptops ou desktops, ou o aplicativo para controlar a placa-mãe ASRock. Todos eles serão encontrados na seção de suporte do hardware em questão, completamente grátis.

O problema desses aplicativos é evidente, que eles são apenas 100% compatíveis com o hardware dessa marca. Há pouco sentido em instalar o Dragon Center, por exemplo, em um laptop Dell, nem o aplicativo ASRock em uma placa Asus. De qualquer forma, quase todos os usuários têm hardware dessas marcas; portanto, o mínimo que podemos fazer é aproveitar os serviços e o gerenciamento que eles fornecem para o hardware.

Alguns deles até permitem fazer o overclock da GPU como Evga Precision X1, MSI Afterburner e outros, embora possam ser incluídos nos genéricos gratuitos devido à sua versatilidade.

Software livre para monitorar PC

E, finalmente, temos toda a gama de soluções que a Internet pode nos fornecer, e nem sempre é fácil encontrar o melhor em cada caso, ou algo que atenda aos nossos gostos estéticos.

Rainmeter: para encher a área de trabalho com gadgets

Ainda existem muitos usuários que perdem uma maneira de visualizar o hardware através de gadgets colocados em sua área de trabalho como o Windows Vista introduzido em seus dias.

O Rainmeter é, sem dúvida, a melhor aplicação para isso, pois é gratuito e todos os Skings que oferece também são gratuitos, com todos os gostos e designs em páginas como DeviantArt ou VisualSkings. Além disso, os mais chatos e trabalhadores manuais podem criar seus próprios skings a partir daqueles já criados, já que o código do mesmo pode ser acessado a partir do programa.

HWiNFO: para monitorar temperaturas e muito mais

Este programa é muito mais que um monitor de temperatura, pois é praticamente capaz de ler todos os sensores instalados no nosso computador. Estamos falando de temperaturas de CPU, GPU, VRM, Chispet, HDD e também tensões, frequência, RAM, etc.

Sua aparência não é a mais amigável nem a mais estética de todas, mas as informações fornecidas não são comparáveis ​​a nenhum outro programa de monitoramento de PC.

EVGA Precision X1 ou AMD WattMan: overclocking da GPU

Para usuários que buscam a possibilidade de monitorar o estado da CPU, além de poderem fazer overclock, dois aplicativos obrigatórios serão: por um lado, o EVGA Precision X1 para GPUs da Nvidia e o AMD WattMan para GPUs da AMD.

Não há aplicativos de compatibilidade de GPU melhores do que esses em seus respectivos domínios. A EVGA nos oferece um monitoramento completo da frequência, energia, temperatura e tensão da Nvidia, com todas essas opções desbloqueadas para poder modificá-las ao nosso gosto. Da mesma forma, o AMD WattMan é ainda mais detalhado a esse respeito e, o melhor de tudo, está incluído nos drivers AMD Adrenalin das próprias placas do fabricante.

Fazer overclocking ou undervolting dessas GPUs é a maneira mais fácil e atraente, e também podemos complementá-las com GPU-Z e Furmark para monitorar a resposta durante esta prática.

No caso da Asus, temos um software bastante semelhante, chamado Asus GPU Tweak II, que também serve para fazer o overclock da GPU. E no caso da Gigabyte, também encontramos o AORUS Engine. Embora não seja tão amplamente usado quanto os discutidos.

MSI Afterburner: FPS e overclock

O MSI é outro programa lendário com uma longa história para usuários de jogos que desejam fazer overclock na GPU. Embora para nós, sua qualidade mais importante seja monitorar o FPS dos jogos e a carga no hardware, pois oferece muito mais compatibilidade do que o Fraps, por exemplo. No entanto, em termos de overclock, em muitos casos, não nos permite modificar a tensão, algo possível com a EVGA.

Inclui o utilitário Rivatuner, que oferece toda essa versatilidade na leitura dos parâmetros do jogo e do nosso hardware. Podemos criar um registro estatístico completo enquanto jogamos. A verdade é que o Afterburner melhorou bastante em geral com a nova versão 4.6.1, dando uma volta completa à sua estética e nos dando mais funções que se assemelham à EVGA Precision.

Intel XTU e AMD Ryzen Master: monitoramento e recuperação da CPU

Não podemos esquecer o monitoramento de nossa CPU, que, embora seja verdade que podemos fazer perfeitamente com o HWiNFO, este programa não oferece a possibilidade de overclocking ou undervolting.

Portanto, para isso, temos os programas de cada um dos principais fabricantes, ou seja, Intel e AMD. Por um lado, o aplicativo Intel Extreme Utility, além de nos fornecer um monitor de desempenho completo para nossa CPU Intel, também nos permite tocar em muitos parâmetros relacionados à energia da CPU que é lendária para ser revertida em laptops. E o mesmo pode ser dito do utilitário Ryzen Master, renovado após esses novos Ryzen 3000 com muito mais opções de gerenciamento, práticas de monitoramento e overclock.

BatteryMon: monitoramento avançado da bateria

Ainda faltava algo para monitorar a bateria do PC e qual a melhor aplicação que o BatteryMon. Sua interface certamente não é um portento, mas nos fornece mais informações do que qualquer outra em termos de consumo, capacidade, vida útil e outros parâmetros da bateria do laptop.

Não possui opções de calibração, mas é uma boa maneira de comparar o tempo estimado pelo Windows para autonomia e o oferecido por este aplicativo. Podemos integrar gráficos comparativos para levar em consideração todos os cenários de consumo possíveis e, assim, controlar até onde podemos ir.

Outros aplicativos gratuitos

Juntamente com os que consideramos os principais de cada disciplina, temos uma série de outras aplicações na Internet que desempenham funções muito semelhantes, especialmente na área de monitoramento de temperatura e identificação de hardware de nossos equipamentos.

Entre eles, podemos citar: HWMonitor, Open Hardware Monitor, BatteryCare, CrystalDiskInfo, Everest, Aida (taxa extra), Speccy, etc. Pensamos que os mais importantes são os mencionados, e não pretendemos fazer um artigo macro com tudo na Internet, o que é muito, embora muito repetitivo.

E se, além de monitorar o PC, testá-lo

E não podemos dizer adeus a este artigo sobre monitoramento de PC sem encorajá-lo a também executar diferentes testes de desempenho em seu hardware. Essa é a maneira mais completa de verificar se nossa equipe está funcionando adequadamente e nos fornece os números que esperamos, uma vez que existem muitos benchmarks que possuem classificações próprias para comprar de outras equipes semelhantes. Entre eles podemos destacar:

  • 3DMark: teste de desempenho e FPS para a VRMark GPU: o mesmo que 3DMark Aida64: monitoramento, listagem de hardware, teste de estresse e benchmark para RAM Cinebench: benchmark para CPU PCMark: benchmark de desempenho geral Furmark: stress test para GPU Prime95: teste de estresse da CPU WPrime: tempo de processamento da CPU Atto Benchmark: desempenho do disco rígido CristalDiskMark: desempenho do disco rígido

Recomendamos estes tutoriais para continuar testando seu equipamento

Que maneira você usará para monitorar o PC? Se você conhece mais e melhores programas do que os que comentamos, escreva-nos na caixa de comentários.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button