Tutoriais

Como melhorar as temperaturas do nosso ssd sata e m.2 nvme

Índice:

Anonim

Você tem um SSD e fica muito quente ? Nós mostramos como você pode melhorar as temperaturas do seu SSD em etapas simples.

Parece utópico pensar que um disco rígido pode superaquecer demais, mas é algo que pode acontecer, especialmente com SSDs e M.2. Ultimamente, vemos que muitas pessoas têm problemas de temperatura nesses componentes, por isso decidimos dizer como você pode corrigir essa bagunça. A seguir, explicamos tudo

Índice de conteúdo

Por que um SSD superaquece?

No caso, usamos o SSD para gravar dados continuamente. Diante desse fato, as temperaturas da memória NAND aumentam rapidamente. Essa memória é encontrada nos discos rígidos SSD e pode ser facilmente configurada para mais de 60 graus Celsius, no caso de estarmos gravando dados sem parar.

A solução é resfriar as células NAND para evitar ultrapassar essas temperaturas, pois nossos dados seriam danificados. Se você pensar bem, como podemos esfriar um disco rígido ? Não vemos o resfriamento líquido adequado para esses componentes, mas temos dissipadores de calor para unidades M.2.

Quanto ao resfriamento de líquidos, ele tem uma explicação. Curiosamente, estamos interessados ​​em que a memória NAND seja quente, não extremamente quente. Portanto, não há plataforma de refrigeração líquida para este componente por esse motivo.

O Facebook fez um estudo em seus próprios data centers que concluiu com a seguinte declaração: quanto mais quente o SSD, mais rápido ele funciona.

Qual é a temperatura normal?

Logicamente, variará de acordo com as circunstâncias do momento, porque não é o mesmo estar em repouso do que em plena carga. Normalmente, as temperaturas variam entre 30ºC e 50ºC. Portanto, tome esses 50ºC como base para saber se o seu disco rígido requer um dissipador de calor ou não.

No entanto, existem vários fatores a serem considerados: temperatura ambiente, resfriamento da caixa, onde está instalado, etc. Não se preocupe se você perceber que seu disco rígido atinge um salto brutal nas temperaturas, isso é completamente normal.

Dito isto, tenha cuidado com quem sempre tem uma temperatura de 50ºC. Se você não estiver copiando arquivos grandes ou executando operações contínuas, não é normal estar nessa temperatura, a menos que você esteja a 50 graus de temperatura ambiente.

Como podemos esfriar o SSD?

Caso tenhamos um disco rígido M.2 SSD, eles vendem dissipadores de calor para ajudá-los a respirar um pouco quando gravam dados continuamente. Por esse motivo, existem certos dissipadores de calor embutidos nas placas-mãe dos fabricantes para discos rígidos desse tipo.

No entanto, tenha cuidado com esses dissipadores de calor da placa-mãe, pois geralmente não são o que precisamos. Seu desempenho é bom, mas inferior aos encontrados no mercado de reposição, como os dissipadores EK, por exemplo.

Como posso saber a temperatura do meu SSD?

Muito fácil, você só precisa baixar um programa. Este é o HWMonitor, e é um aplicativo sobre o qual falamos muito na Professional Review, porque amamos a utilidade relatada. Graças a este programa , poderemos ver qual a carga do disco rígido e a temperatura atual.

RECOMENDAMOS A Samsung aumentará a produção NAND em 2019, investindo 9000 MDD

Vendo esses valores, podemos melhorar as temperaturas de nossos SSDs sem problemas. Além disso, "você mata dois coelhos com uma cajadada": você pode controlar as outras temperaturas dos componentes do seu computador.

Faça o download aqui.

O dissipador de calor para comprar?

Você pode acessar a compra de vários dissipadores de calor interessantes que, felizmente, são bastante acessíveis. Logicamente, nem todo mundo vai precisar de um desses porque é raro termos que dissipar nosso disco rígido, mas isso pode acontecer conosco.

Os mais recomendados são os das marcas Sabrent, One enjoy e EK Water Blocks. Curiosamente, existem alguns que vêm com uma ventoinha de 20 mm. Pessoalmente, parece-me que o Sabrent's é um dos melhores, mas também um dos mais caros. Você sempre pode optar pelos blocos de água EK, que também são uma ótima opção.

EK-Water Blocks EK-M.2 Dissipador de calor do disco rígido NVMe - Dissipador de calor de PC (Disco rígido, dissipador de calor, cinza, alumínio, aço inoxidável) EK Water Blocks EK-M.2 Dissipador de calor NVMe. Apropriado para: disco rígido. Tipo: Radiador. Cor do produto: cinza. 19.03 EUR Dissipador de calor Sabrent para Rockets M.2 2280 SSD (SB-HTSK) Projetado para computadores desktop; Combinação vencedora de cobre e alumínio para desempenho máximo. 24.99 EUR

Esperamos que este tutorial tenha ajudado você e não se esqueça de comentar abaixo suas impressões ou dúvidas. Sempre é possível melhorar as temperaturas do SSD.

Recomendamos os melhores discos rígidos do mercado

O que você acha de superaquecer SSDs? Você já teve esse problema?

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button