▷ Como limpar o registro do Windows 10
Índice:
- É bom limpar o registro do Windows 10?
- Primeiras coisas: faça um backup
- Outros programas específicos para limpar o registro do Windows 10
- CCLeaner
- Glarysoft Registry Repair
- Limpador de Registro Sábio
- EasyCleaner
- SlimCleaner Free
Normalmente, não é recomendável tocar no registro, a menos que saibamos exatamente o que estamos fazendo. O Windows 10 não possui uma ferramenta específica para limpá-lo. Neste tutorial de limpeza do registro do Windows 10, mostraremos diferentes maneiras de executar uma manutenção, por assim dizer, do registro do Windows.
Índice de conteúdo
É bom limpar o registro do Windows 10?
Como dizemos, não é recomendável tocar no registro do Windows, pois podemos estragar tudo. Existem programas que, de alguma forma, são responsáveis por manter isso, limpando e removendo entradas corrompidas ou repetidas. Por outro lado, o Windows possui um comando muito útil para reparar arquivos do sistema e, quando apropriado, entradas do registro. Embora não faça uma limpeza como tal.
Também devemos deixar claro que a limpeza do registro não implica uma diminuição no desempenho do sistema operacional. Além disso, no Windows 10, o uso de aplicativos que resolvem isso não faz sentido. Nós apenas temos que ver que nem mesmo a própria empresa possui um aplicativo nativo para executar essas funções. E é que eles recomendam fortemente não usar programas que executam esse tipo de ação, pois em algum momento ou outro ocorrerá alguma falha e teremos que tentar solucionar esses erros.
Enfim, vamos examinar alguns aplicativos que cuidam disso. Cabe a você experimentá-los ou não e ver como eles vão.
Primeiras coisas: faça um backup
Se estamos tentando fazer modificações no registro do Windows, altere os valores ou, nesse caso, limpe-o, a primeira coisa que precisaremos fazer é fazer uma cópia de backup. É verdade que a maioria dos programas para esse fim já possui essa função, mas é interessante que o façamos sozinhos e o colocemos em um local muito visível.
A primeira coisa será ir ao menu Iniciar e digite o comando "regedit". Essa ferramenta deve ser executada com permissões de administrador
- A seguir, aparecerá a ferramenta de edição do registro do Windows. Iremos para "Arquivo" e escolheremos a opção "exportar". Dessa forma, faremos um backup de todo o nosso registro e armazenamos o arquivo em um local onde nos lembramos posteriormente, caso seja necessário usá-lo.
Para restaurar os valores que as entradas tinham antes de qualquer modificação, basta seguir os mesmos passos e, nesse caso, escolher a opção "Importar". Escolhemos o arquivo que criamos anteriormente e nosso registro retornará ao seu estado inicial.
Outros programas específicos para limpar o registro do Windows 10
Aqui deixamos uma pequena lista de programas que são responsáveis pela limpeza do registro do Windows 10. Cabe a cada um deles usar um deles.
CCLeaner
O famoso programa de limpeza agora de propriedade da Avast é amplamente usado pela comunidade de usuários do Windows. Este programa, além de ter a opção de limpar o registro do Windows, também possui outros utilitários interessantes, como limpar o disco rígido, desinstalar programas do computador ou excluir programas na inicialização do Windows. Para baixar, visite este link.
Para obter mais informações sobre essa ferramenta, convidamos você a ler nosso artigo:
Glarysoft Registry Repair
Esta ferramenta foi projetada especificamente para analisar de maneira inteligente o registro do Windows e eliminar ou reparar as entradas que possuem dados com defeito. A Glarysoft garante que a remoção seja completamente segura e não afetará os componentes críticos do software.
O aplicativo pode ser obtido gratuitamente em seu site oficial. Está disponível em vários idiomas e é compatível com todas as versões do Windows
Limpador de Registro Sábio
Essa ferramenta também foi projetada especificamente para limpar e corrigir erros no registro do Windows. Como o anterior, possui uma versão gratuita do programa e é possível baixá-lo em seu site oficial.
EasyCleaner
Também um velho conhecido dos entusiastas da limpeza. É um software muito fácil de usar e de bom desempenho para remover entradas de registro inválidas ou obsoletas. Sua interface é semelhante ao Windows 98, mas funciona bem.
Como os outros, é gratuito, está em espanhol e pode ser baixado de seu site.
SlimCleaner Free
É uma ferramenta bastante semelhante ao CCleaner, pois possui vários utilitários para otimizar nosso sistema operacional. Suas principais funções são: limpar o registro do Windows, implementar um otimizador de memória RAM, a possibilidade de eliminar programas dele, além de outros utilitários que você pode ver ao fazer o download neste link.
Acreditamos que elas são ferramentas suficientes para você testar o desempenho delas. Lembre-se de que todas essas ferramentas têm uma opção para fazer um backup do registro, caso algo aconteça, restaure-o com seus valores originais. Se você tentou alguma delas e ocorreram problemas, informe-nos através dos comentários.
Em caso de eventos desagradáveis, recomendamos este tutorial:
O que você achou do nosso artigo sobre como limpar o registro do Windows 10 ? Te serviu? Aguardamos seus comentários.
Como desfazer alterações no registro do Windows?
Felizmente, existem duas maneiras fora do Regedit de desfazer as alterações que fazemos no registro do Windows.
Qual é a diferença entre limpar dados e limpar cache?
Qual é a diferença entre limpar dados e limpar cache? Saiba mais sobre a diferença entre limpar dados e limpar cache no Android.
To Como desativar o acesso ao registro local e remoto do Windows
Mostramos como desativar o acesso ao registro local e remoto do Windows ✅ Se você deseja aumentar a segurança do seu computador