Tutoriais

Como liberar espaço no disco rígido no Windows 10

Índice:

Anonim

Apresentamos o tutorial definitivo sobre como liberar espaço no disco rígido no Windows 10.

Enquanto os dispositivos de armazenamento estão aumentando e o preço por gigabyte continua caindo, também temos mais fotos e vídeos que tiramos com nossos dispositivos móveis, além dos muitos arquivos que podemos baixar da Internet.

Como liberar espaço no disco rígido no Windows 10 passo a passo

Esse problema é ainda maior se você tiver um computador com espaço de armazenamento limitado ou uma unidade de estado sólido (SSD), pois eles ainda não oferecem uma grande capacidade em comparação com a dos discos rígidos tradicionais.

Se você já começou a perceber o rápido encolhimento de espaço no disco rígido do computador, sua primeira estratégia não deve ser comprar uma nova unidade para expandir o armazenamento. Em vez disso, você deve verificar e excluir os arquivos que estão desperdiçando espaço valioso.

Neste guia para liberar espaço no Windows 10, mostraremos 8 dicas para recuperar espaço no disco rígido do seu computador.

Limpeza de disco

Primeiro, comece a digitar Limpeza de disco na caixa de pesquisa da Cortana, no canto inferior esquerdo da tela, ao lado do botão Iniciar . Assim que você começar a digitar na caixa de pesquisa, a Cortana começará a sugerir aplicativos e arquivos relacionados ao que você inseriu. Clique em Limpeza de disco na parte superior da lista.

Isso abrirá a Limpeza de disco da unidade C :, onde você pode apagar arquivos temporários, lixeira, logs e caches antigos e também instalações anteriores do Windows. Escolha a unidade e clique em OK para começar imediatamente a liberar espaço em disco e verificar se isso atende às suas necessidades ou continue com a próxima etapa abaixo para remover as instalações anteriores do Windows.

Se você precisar liberar o máximo de espaço possível e não se importar de excluir versões mais antigas do Windows, role a lista de arquivos que deseja excluir e selecione todos os arquivos temporários e versões mais antigas do Windows. Mas observe que, após remover as versões anteriores do Windows, você não poderá reverter o Windows 10 para uma versão anterior com apenas alguns cliques. Sem a versão anterior do Windows instalada em sua máquina, a opção de restauração é removida e uma versão anterior do Windows teria que ser reinstalada a partir de um disco ou de outros métodos de backup.

Alterar a maneira como você usa o OneDrive

O OneDrive é um serviço de nuvem para Windows, portanto, você pode pensar que colocar todos os seus dados na nuvem pode ajudar a liberar espaço no disco rígido. Isso é verdade, exceto por um recurso específico do OneDrive, com o qual ele tem a capacidade de salvar arquivos offline no disco rígido, que você talvez nem saiba.

Às vezes isso é útil. Se você estiver lidando com arquivos confidenciais ou projetos grandes, é uma boa ideia ter um backup. Mas se você estiver usando o OneDrive para salvar automaticamente todos os documentos e arquivos offline, provavelmente estará desperdiçando espaço em seu disco rígido.

O ícone do OneDrive está no lado direito da barra de tarefas . Clique no ícone da nuvem, selecione Configurações e selecione a guia Escolher pastas . Isso levará você a todos os tipos de arquivos que o OneDrive hospedou e à quantidade de espaço que cada um consome. Desmarque todas as pastas do OneDrive que não são absolutamente necessárias.

Lembre-se: você continuará tendo acesso a todos esses arquivos on-line no OneDrive.com, para não perder nenhum arquivo.

Você pode usar o Xbox One para liberar espaço

As plataformas Microsoft estão cada vez mais interconectadas e a convergência é muito evidente no Windows 10, que se conecta mais livremente a outros dispositivos da Microsoft como o Xbox One. Se você possui um Xbox One, pode usá-lo para ajudar a economizar espaço. selecionando aplicativos e dados.

Um Xbox One pode ter 500 GB de conteúdo, incluindo uma variedade de redes e aplicativos de música. Você pode transmitir conteúdo do Xbox para o Windows 10 em algumas etapas. Isso permite que você armazene dados no console do jogo e libere espaço no seu PC, se você tiver conteúdo que você usa apenas em casa. Lembre-se de excluir os dados do seu PC após a transferência para o Xbox.

Usando uma unidade externa para liberar espaço

De unidades USB a discos rígidos externos, uma das maneiras mais fáceis de limpar seu disco rígido no Windows 10 é movendo dados adicionais para fora do seu computador.

Primeiro, conecte um USB ou disco rígido e verifique se ele está formatado corretamente e pronto para carregamento. Arraste e solte um arquivo no novo disco e exclua o arquivo original do seu PC.

No entanto, você também pode mover grandes quantidades de arquivos de uma só vez. Abra o Gerenciador de arquivos e selecione todos os arquivos que você deseja mover para fora do disco rígido. Depois de selecionado, vá para a opção Mover para e selecione o local.

Excluir arquivos desnecessários

Muitas vezes, temos a tendência de salvar muitos arquivos, mesmo que nunca precisemos deles. Por outro lado, precisamos armazenar esses arquivos em pastas aninhadas e nunca podemos realmente entender o espaço que eles acabam desperdiçando no disco rígido. Em parte porque o Windows não fornece os dados do tamanho da pasta no File Explorer por padrão.

No entanto, no Windows 10, você pode usar a configuração Armazenamento para obter uma visão geral de como o espaço está sendo usado no sistema principal da unidade e nos discos rígidos externos. Porém, mais importante, agora você pode ver as pastas que estão usando mais espaço, o que pode ajudar a identificar e tomar uma decisão sobre quais arquivos podem ser excluídos para liberar algum espaço de armazenamento.

Os arquivos temporários do Windows são usados ​​para gerenciar a edição de documentos, alguns processos de aplicativos, várias tarefas de impressão e assim por diante. Esses arquivos são normalmente excluídos automaticamente, mas algumas vezes permanecem. Você pode se livrar de todos eles para ganhar espaço.

Como encontrar e excluir arquivos temporários:

- Use a tecla Windows + I para abrir o aplicativo Configurações .

- Clique em Sistema > Armazenamento .

- Selecione a unidade que deseja analisar. (Observe que este computador é o disco rígido principal em que o Windows 10 está instalado.)

- Em Armazenamento , você pode ver que o Windows 10 categoriza o conteúdo com base nas pastas padrão, como Documentos, Imagens, Música, Aplicativos, Jogos e Arquivos de sistema. Aqui você pode ver quanto cada pasta ocupa. Basta clicar no nome do item para obter mais informações.

Recomendamos a leitura do nosso artigo sobre SSD vs HDD e os melhores SSDs do mercado.

- Se você deseja excluir o conteúdo, clique no botão Exibir para abrir o local da pasta e excluir os arquivos desnecessários.

- Volte para Armazenamento Use e clique em Arquivos temporários . Nesta seção, o Windows 10 fornecerá uma lista dos diferentes tipos de arquivos temporários que você deseja excluir, incluindo os arquivos temporários de Downloads e a Lixeira . Clique no botão do conteúdo que você deseja remover e siga as instruções para excluir os arquivos.

- Volte para Armazenamento Use e clique em Outros . O Windows 10 usa esta seção para obter uma lista de todas as pastas que não puderam ser classificadas. Identifique as pastas que estão usando mais espaço de armazenamento e clique nelas para acessar o local.

- Selecione os arquivos e, clicando com o botão direito do mouse, escolha Excluir para excluir as pastas e arquivos.

Excluir versões do histórico de arquivos

Se o espaço no disco rígido estiver acabando, é possível que você tenha configurado o Histórico de arquivos para manter seus arquivos pessoais constantemente salvos como backup.

No entanto, é provável que você tenha acabado de definir as configurações básicas, que por padrão fazem cópias de seus arquivos a cada hora e as mantêm para sempre. Essa configuração de instalação pode utilizar rapidamente uma grande quantidade de armazenamento, reduzindo o espaço disponível que você pode usar para armazenamento.

Veja como alterar as configurações do histórico de arquivos e como usar a ferramenta de limpeza para remover a versão antiga de arquivos e pastas:

RECOMENDAMOS A Microsoft acidentalmente lança uma compilação do Windows 10 Mobile que cria dispositivos

- Use a tecla Windows + X para abrir o Menu do usuário e selecione Painel de controle.

- Clique no arquivo histórico .

- No painel esquerdo, clique em Configurações avançadas .

- Em Versões , altere as opções padrão clicando no menu suspenso à direita em "Salvar cópias de arquivos" e "Manter versões salvas" das opções que melhor atendem às suas necessidades. Por exemplo, a cada 12 horas e 3 meses, respectivamente.

- Clique em versões limpas .

- Nesta ferramenta, selecione as versões dos arquivos que você deseja excluir no menu suspenso. Por exemplo, selecione a opção Todos, exceto a última , se desejar mais espaço, mas mantenha apenas uma versão dos arquivos.

- Clique no botão Limpar para concluir o processo.

- Clique no botão Salvar alterações nas configurações avançadas.

Com a nova configuração, você recuperará uma boa quantidade de espaço disponível e os backups futuros do Histórico de Arquivos consumirão menos espaço, reduzindo a frequência com que cada arquivo é salvo.

Desinstale aplicativos que você não precisa

No passado, você só precisava abrir Programas e Recursos no Painel de Controle para se livrar dos aplicativos. No entanto, no Windows 10, agora as Configurações podem ser usadas para desinstalar os programas tradicionais da área de trabalho, bem como os novos aplicativos da Windows 10 Store.

- Use a tecla Windows + I para abrir o aplicativo Configurações .

- Clique em Sistema .

- Digite Aplicativos e Recursos .

- Identifique os aplicativos que você não precisa e que estão usando mais espaço no seu computador. Selecione um aplicativo e clique no botão Desinstalar .

- Confirme clicando no segundo botão Desinstalar .

- Se você estiver tentando desinstalar um aplicativo da Windows 10 Store, nenhuma outra ação será necessária. Se for um aplicativo de desktop, você precisará seguir as instruções na tela para concluir a desinstalação.

- Repita as etapas para remover qualquer outro aplicativo.

Excluir fotos duplicadas

Fotos duplicadas são um desperdício de espaço no disco rígido do seu PC, armazenamento externo e até no OneDrive, agora que os usuários não podem mais desfrutar de espaço de armazenamento ilimitado. Se você costuma tirar várias fotos da mesma coisa, pode usar ferramentas de terceiros, como o Awesome Duplicate Photo Finder, para encontrar e remover imagens duplicadas.

Observe que a ferramenta que mencionamos hoje é um serviço de software gratuito de terceiros e você deve fazer o download e usá-lo por sua conta e risco.

- Visite a página do Duplicate Photo Finder e clique no link de download da versão portátil.

- Clique com o botão direito na pasta zip e selecione Extrair tudo .

- Clique no botão Extrair .

- A ferramenta é portátil, o que significa que a instalação não é necessária. Basta clicar duas vezes no arquivo AwesomePhotoFinder.exe para executar a ferramenta.

- Na tela principal do Awesome Duplicate Photo Finder, clique no sinal "+" para adicionar um local de pasta onde você deseja procurar imagens duplicadas.

- Clique no botão Iniciar pesquisa para iniciar a exploração.

- Após a conclusão da exploração, você receberá todas as fotos duplicadas e a pontuação de semelhança entre elas. Clique no botão Excluir nas imagens que você não deseja manter.

- Clique em Sim para confirmar a exclusão.

Repita o mesmo processo até que não apareçam mais fotos no aplicativo. A pasta digitalizada agora deve conter uma versão de uma foto específica. Se você mudar de idéia, poderá restaurar as imagens da Lixeira .

Esses 8 métodos liberam uma quantidade significativa de espaço no disco rígido, certamente espaço suficiente para instalar mais aplicativos e salvar mais arquivos. Você ficará surpreso com a grande quantidade de espaço que pode recuperar para aproveitar novamente o bom armazenamento no disco rígido.

Recomendamos a leitura de nossos tutoriais para Windows e computação.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button