Tutoriais

▷ Como instalar o raspbian no virtualbox passo a passo

Índice:

Anonim

Neste artigo, expandiremos a gama de tutoriais de virtualização aprendendo a instalar o Raspbian no VirtualBox em sua nova versão 6.0. Esse cenário será ideal para praticar o uso de uma máquina virtual no sistema operacional Raspberry PI em sua versão mais recente, Raspbian Stretch.

Índice de conteúdo

Além do processo de instalação passo a passo, também veremos como vamos configurar a máquina virtual para poder usar nosso adaptador Wi-Fi e bluetooth, algo amplamente usado por esta plataforma para programar aplicativos e utilitários.

O que é Raspbian Stretch

Raspbian nada mais é do que uma distribuição ou distribuição Linux baseada no Debian 9.4 para a placa-mãe programável Raspberry PI. Portanto, é um sistema operacional que também possui uma interface gráfica em que um ambiente de programação exclusivo para o Raspberry PI foi otimizado.

Este sistema é orientado para a educação em informática em tudo relacionado a esse ambiente de programação. O sistema em questão é otimizado para funcionar com cálculos de ponto flutuante com a arquitetura da própria CPU do ARMv6 instalada no PI PC Raspberry.

É claro que ele tem aplicativos para usar Bluetooth, Wi-Fi e um ambiente gráfico com o mecanismo LXDE ao lado do navegador Chromium. O ambiente de desenvolvimento de programação usado é IDLE orientado para a programação em Python e Scratch.

Este sistema é ideal para rodar em Raspberry e usá-lo como um computador pessoal. Os requisitos mínimos para este sistema com uma interface gráfica são os seguintes:

  • Ter um Raspberry PI Model 2 ou , no nosso caso, software de virtualização. Imagem ISO Raspbian: Existem várias distribuições mais ou menos completas. Vamos usar o padrão. Cartão flash de pelo menos 5 GB; no nosso caso, um disco rígido maior que esse tamanho. Memória RAM de pelo menos 512 MB e memória gráfica de 64 MB

Instale e configure o Raspbian no VirtualBox

Dito isto, e sabendo um pouco sobre o que é o Raspbian, vamos começar com o processo de instalação e configuração do Raspbian no VirtualBox.

Criar máquina virtual Raspbian Stretch no VirtualBox

Bem, vamos começar indicando onde podemos encontrar o sistema operacional Raspbian e a ferramenta de virtualização VirtualBox. Nos dois casos, usaremos as versões mais recentes dos dois softwares.

  • Para baixar o VirtualBox 6.0, que é gratuito, visitaremos a página correspondente.Para baixar o Raspbian Stretch no formato ISO, também acessaremos o seguinte link.

Depois que a imagem ISO for baixada e o VirtualBox estiver instalado, iremos para a janela principal, onde clicaremos em " Máquina -> Novo... ", para iniciar o assistente de criação.

Na janela que aparece, clique primeiro no botão " Modo especialista ", para obter um ambiente com mais detalhes sobre a configuração dos parâmetros do MV.

Vamos colocar um nome e selecionar como " Digite " o sistema Linux e como " Versão ", Debian 32 bits. Em seguida, selecionaremos uma quantidade de memória RAM de pelo menos 512 MB. Se houver excesso, poderemos colocar a que queremos em até 4 GB.

Finalmente, selecionamos a opção " Criar um disco rígido virtual agora ", para finalizar, clicando em " Criar ".

Em seguida, selecionamos o espaço de armazenamento para o disco rígido virtual, que deve ter pelo menos 5 GB, recomendamos 10 ou 15 GB para trabalhar muito com esse sistema operacional.

No nosso caso, selecionamos o VHD como uma extensão do disco rígido virtual. Dessa forma, podemos migrar a máquina virtual para o Hyper-V, por exemplo, o Hypervisor nativo do Windows 10.

Com isso, nossa máquina virtual será criada, agora é hora de fazer algumas configurações antes de começar a instalar o sistema operacional.

Configurar máquina virtual Raspbian

Para fazer isso, vamos para a janela principal com a nova máquina selecionada e clique em " Configuração ".

A primeira opção que tocaremos será a da seção " Geral ", especificamente na guia " Avançado ". Aqui, ativaremos a opção de que a área de transferência entre nosso equipamento físico e o MV seja bidirecional. Também ativaremos a opção "Bidirecional" na seção "Arrastar e soltar".

Agora teremos que ir para a seção " Armazenamento " para pegar nossa imagem ISO e colocá-la no dispositivo virtual para ler CDs, dessa forma teremos acesso à imagem para instalar o sistema.

Selecione " Controlador IDE " e vá para o botão CD na área direita. Aqui, procuraremos o diretório em que a imagem ISO do Raspbian Stretch está armazenada.

O próximo passo é ir para a seção "Rede", para selecionar o tipo de conexão que queremos fazer na máquina. Recomendamos a opção " Adaptador de ponte ", para que nossa máquina possa obter o endereço IP diretamente do nosso roteador ou servidor DHCP.

Além disso, se trabalharmos com uma conexão Wi-Fi, na lista suspensa "Nome", selecionaremos nosso adaptador Wi-Fi para que ele seja responsável por controlar a conexão do Raspbian.es, uma maneira de tornar tudo um pouco mais semelhante como seria na realidade.

Depois disso, podemos iniciar o processo de instalação do sistema, que será o mesmo de praticamente todos os sistemas baseados no Debian.

Instale o Raspbian Stretch na máquina virtual no VirtualBox

Iniciamos o processo, reproduzindo-o na janela principal do VirtualBox. Imediatamente a imagem ISO será carregada e selecionaremos a opção " Instalação gráfica ".

Após selecionar o idioma de instalação, selecionaremos a opção “ Guiado - usar disco inteiro ”, o que significa que a instalação do Raspbian será realizada guiada e todo o disco rígido disponível para ele será usado. Obviamente, é a coisa mais normal, pois é uma máquina virtual criada especialmente para ela.

Na próxima janela do assistente, podemos selecionar o que cada um de nós gosta. Esta opção será particionar as pastas / home, / var e / temp. No nosso caso, simplesmente escolheremos a primeira opção, para que todos eles estejam em uma única partição.

A próxima coisa que veremos será um resumo das ações que vamos realizar, basta clicar em " Continuar ".

Confirmamos mais uma vez a opção " yes ", para que o assistente aplique as alterações no disco rígido. De qualquer forma, além de suas próprias partições para arquivos, o Linux criará uma partição para a memória virtual, também chamada de swap. Por padrão, será 1 GB.

Após executar alguns procedimentos, ele nos perguntará se queremos instalar o Grub de inicialização. Claro que sim, escolhemos " Sim ".

Nesse caso, escolheremos que a partição onde o grub será instalado, por padrão, será o nosso sistema operacional Raspbian.

Finalmente, o processo começará e após cerca de 5 minutos, teremos nosso sistema operacional totalmente instalado. Nós inicializaremos e entraremos na interface gráfica do Raspbian Stretch.

Um assistente rápido aparecerá para escolher nosso idioma e conectar-se a uma rede. Não devemos esquecer de conectar o Wi-Fi à Internet ou ao adaptador que selecionamos, pois, neste momento, o sistema tentará atualizar para a versão mais recente.

Ativar Raspbian Bluetooth no VirtualBox

Certamente, uma das coisas que mais nos interessam se tivermos uma equipe com bluetooth é usar isso também na máquina virtual para praticar com diferentes programas que criamos para o Raspberry PI.

O processo será tão simples quanto acessar a barra de ferramentas da máquina virtual e clicar em " Dispositivos -> USB ". Nesta lista, o dispositivo Bluetooth que nossa equipe possui deve aparecer. Clique nele para ativá-lo.

Ele será ativado automaticamente no sistema operacional virtual e podemos usá-lo. Nesse ponto, ele será desativado do sistema operacional físico, assim como nas unidades de armazenamento removíveis.

Se não soubermos como nosso Bluetooth é chamado para selecioná-lo na lista, podemos acessar o gerenciador de dispositivos Windows, clicar com o botão direito do mouse no botão do menu Iniciar e selecionar a opção com esse nome.

Agora, procuraremos uma seção que diz " Bluetooth "; se a implantarmos, veremos pelo menos sua marca para identificá-la.

Bem, em princípio, isso é tudo sobre o processo de configuração e instalação do Raspbian no VirtualBox.

Também recomendamos esses tutoriais se você quiser continuar aprendendo mais sobre o VirtualBox.

Você é um entusiasta do Raspberry, acha que uma máquina virtual Raspbian é útil? Se você tiver alguma dúvida / problema com este procedimento, deixe-nos nos comentários.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button