Tutoriais

Install Como instalar o kali linux no virtualbox e configurá-lo passo a passo

Índice:

Anonim

Estamos expandindo nosso repertório para nos dedicar hoje à instalação do Kali Linux no VirtualBox, a distribuição Linux por excelência de gerenciamento de rede e outras práticas mais interessantes. Dessa forma, podemos realizar testes com esse sistema, instalando-o diretamente em nossos equipamentos físicos, por meio de uma máquina virtual.

Índice de conteúdo

As distribuições Linux são chatas, e o procedimento de virtualização para cada uma é muito semelhante, embora devamos prestar atenção a certos aspectos particulares. É por isso que, neste artigo, nos dedicaremos ao processo de criação e instalação do Kali Linux em uma máquina virtual e, em outro artigo, veremos em mais detalhes como configurar a conexão com a Internet e outros aspectos dessa distribuição de segurança do redes.

Visualização rápida para ver o que é o Kali Linux

Kali Linux é uma distribuição GNU / Linux baseada no Debian, projetada especificamente para executar auditoria de rede e testar a segurança em redes de computadores. Esta distribuição é a evolução do antigo BackTrack, desenvolvido pela mesma empresa Offensive Security. Diferente do Backtrack, que foi baseado no kernel do Ubuntu, esta nova distribuição é baseada no Debian 9.4.

Como não nos escapará, essa distribuição com ferramentas de teste de segurança de rede de computadores é uma boa ferramenta para hackers que desejam quebrar a segurança em redes Wi-Fi e procurar pontos fracos nas infraestruturas de rede que estão em seu caminho.

O Kali Linux é muito útil para investigar, por exemplo, como ocorreu um ataque de hackers em uma rede, detectando causas e o rastreamento deixado pelo nó usado para hackers. Mas também é capaz de fazer isso sozinho, desde que o usuário tenha conhecimento suficiente. Esta distribuição tem muitos aplicativos interessantes relacionados à segurança de computadores, que podemos usar ao nosso gosto, desde que tenhamos conhecimento avançado de redes e segurança.

Finalmente, veremos quais requisitos o Kali Linux precisa para sua instalação, algo que teremos que ter em mente ao configurar nossa máquina virtual:

  • CPU: processador ARM, i386 ou x64 Espaço de armazenamento: 15 GB ou mais de memória RAM: mínimo de 1 GB para a versão desktop e 2 GB de placa de rede com ou sem fio recomendada para teste

Instale o Kali Linux no VirtualBox

Depois de saber um pouco sobre o que é essa distribuição, veremos todo o procedimento de criação e instalação do Kali Linux no VirtualBox.

Crie uma máquina virtual com o Kali Linux no VirtualBox

Para iniciar o procedimento, serão necessárias duas coisas, primeiramente o Hypervisor, neste caso será o VirttualBox e uma imagem ISO do Kali Linux para prosseguir com a instalação.

  • Usaremos a versão VirtualBox 6.0, que pode ser baixada deste link. Também usaremos a versão mais recente do Kali Linux disponível em 2018.4 na versão de 64 bits. Faça o download em seu site oficial

Com tudo pronto, abriremos o VirtualBox e, localizado na tela principal, clique em " Máquina -> Novo " para iniciar a criação desta VM.

Recomendamos clicar no botão inferior " Modo especialista " para obter todas as opções de configuração da máquina virtual.

Bem, colocamos um nome para ele e selecionamos o tipo de sistema Linux e a versão Debian (64 bits), já que nosso sistema é baseado no Debian.

Também colocaremos a quantidade de RAM, usaremos o mínimo necessário, que é 1024 MB, mas se você tiver mais, coloque pelo menos 2 GB.

Por fim, selecionamos a opção " criar um disco rígido virtual agora ", pois a máquina virtual será criada do zero. Quando terminarmos e tudo estiver como queremos, clique em " Criar ".

Na próxima tela, teremos que selecionar o espaço de armazenamento para o disco rígido virtual. Como antes, usaremos o mínimo necessário, que será de 15 GB. Mais uma vez, recomendamos que, se você usar esse sistema ativamente, selecione mais espaço para não ficar aquém, pelo menos 25 GB.

Como formato do disco rígido virtual, vamos deixá-lo por padrão em VDI e selecionaremos a opção " dinamicamente reservado ", para que o espaço real em nosso disco rígido seja alocado dinamicamente quanto mais o usarmos. Quando terminarmos, clique em " Criar ".

Configurar a máquina virtual Kali Linux no VirtualBox

Antes de instalar o sistema operacional, é claro que teremos que selecionar nossa imagem ISO para colocá-la no CD player virtual para que o sistema possa ser instalado.

Clique na máquina virtual criada e selecione a opção " Configuração ".

A primeira modificação que faremos será remover o disquete na seção " Geral " da lista de inicialização, já que não queremos isso. Em princípio, não precisaremos ativar a opção EFI para o BIOS, pois isso apenas causará problemas.

Na seção " Sistema ", selecionaremos o uso de dois núcleos do nosso processador; se tivermos mais ou desejarmos atribuir todos, vá em frente. Maior velocidade obteremos se formos usar intensamente a distribuição.

Agora iremos diretamente para a seção " Armazenamento " para selecionar nosso CD player virtual e clicar no ícone do disco à direita. Selecionaremos a imagem ISO do Kali Linux onde quer que a tenhamos armazenado durante o download.

Na seção de rede, por enquanto, vamos deixá-lo como está, ou seja, no modo NAT para acessar a Internet através de nosso equipamento físico. Em um artigo subsequente, veremos como configurar esse aspecto com mais detalhes, caso ele não dê nenhum problema a princípio.

Bem, continuamos a iniciar a máquina virtual para instalar o sistema operacional.

Processo de instalação do Kali Linux 2018.4

O assistente é bastante semelhante ao de todas as distribuições baseadas no Debian. Começamos selecionando a opção " Instalação gráfica ", se quisermos com a GUI.

Selecionamos nosso idioma de instalação e aceitamos o aviso de que a tradução não estará completa.

Agora teremos que colocar o nome da máquina, isso será importante para identificar essa máquina na rede, para colocar uma que possamos nos familiarizar, se necessário.

Nos perguntam se a máquina estará em uma rede sob domínio, por exemplo, com o Active Directory, ou simplesmente porque temos um domínio ativo. Como estamos em um ambiente doméstico, não poderemos fazer nada a respeito.

Na nova janela, colocaremos a senha do usuário root. Esse usuário será o nativo ativo no sistema, ou seja, sempre seremos root, portanto, teremos que colocar uma boa senha para sua segurança, como 1234… ou não.

Agora já entramos na própria configuração do modo de instalação que iremos executar. Não vamos nos complicar e escolheremos o modo Guiado, no qual usaremos todo o disco rígido. No final do dia, é uma máquina virtual.

Também escolheremos que todos os arquivos estejam na mesma partição, embora, se desejarmos, podemos optar por fazer com que o sistema faça três partições para instalar o / home, / var e / tmp em diferentes partições.

Seremos mostrados um resumo das ações a serem realizadas. De qualquer forma, o Linux sempre designa, por padrão, 1 GB de espaço para colocar a memória virtual ou trocar. Isso será imóvel.

Antes de iniciar o processo de instalação do arquivo, ser-lhe-á perguntado se queremos fazer uma réplica da rede, geralmente para atualizações do programa. Nós escolhemos que queremos fazê-lo, nem vamos perder nada.

Nesse ponto, se não tivermos uma rede ativa, será mostrado um erro. Não devemos nos preocupar, pois, depois de garantir que a placa de rede esteja ativa no MV, mais tarde podemos repetir o processo para que essa opção apareça.

Para finalizar, seremos perguntados se queremos colocar o grub para gerenciar a inicialização de nossa equipe virtual. Recomendamos instalá-lo, caso tenhamos um problema com ele no futuro ou desejemos modificar essa sequência com outro sistema.

Nós escolhemos, é claro, a partição ativa do sistema, ou seja, onde vamos instalar o Kali Linux.

Finalmente, o processo ocorrerá e iniciará nossa máquina virtual. Devemos lembrar que o usuário padrão será root e a senha que colocamos anteriormente no assistente.

Configure a máquina virtual Kali Linux e a placa de rede Wi-Fi.

Se olharmos acima, não configuramos nenhum tipo de rede, especialmente para nossa máquina virtual. Saímos desta seção para criar um artigo específico no qual melhor desenvolvemos alguns aspectos importantes para deixar nosso sistema totalmente funcional e pronto para uso.

Visite este artigo para configurar a máquina virtual Kali Linux e a placa de rede Wi-Fi no VirtualBox.

Também recomendamos estes tutoriais:

Confiamos que você não teve problemas durante a criação desta máquina virtual. Para que você vai usar o Kali Linux?

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button