Internet

Como o tor funciona

Índice:

Anonim

Como o Tor funciona exatamente. Tor é uma rede global que usa uma técnica chamada Onion Routing. Ele recebe esse nome pelo encapsulamento que ocorre entre cada "camada de cebola", com o objetivo de proteger as comunicações e evitar qualquer tipo de rastreamento. Isso garante, até certo ponto, um bom nível de anonimato e privacidade na rede.

Como o Tor funciona e para que devemos usá-lo

Como o Tor funciona… Para explicar, é muito mais fácil ver como as redes "clássicas" funcionam primeiro e, assim, ver a diferença mais clara. Tradicionalmente, qualquer pacote de informações enviado pela Internet é feito enviando dados mais ou menos diretamente.

Para dar um exemplo: seu computador gera um pacote de informações, circula pela rede local local até o roteador, do roteador para o DNS do seu ISP (provedor de serviços) e do DNS do seu ISP pode ir direto para a página da web que você deseja visitar (servidor) ou passar por outro DNS intermediário que redireciona para o servidor de destino. Aproximadamente e sem entrar em muitos detalhes, pois existem muitos outros elementos intermediários.

Esse caminho tradicional, usado desde a criação da Internet, é relativamente fácil de rastrear. As autoridades de nosso país poderão interceptar nosso tráfego se tiverem acesso ao nosso ISP ou a um nó intermediário ou a nossa rede Wi-Fi se alguém estiver "auditando" a rede local.

Tor pretende evitar a trilha e garantir o anonimato na Internet. Embora já tenhamos dito o que é o Tor, vamos dar uma rápida olhada: O Tor usa a técnica Onion Routing para rotear o pacote de informações para seu destino. Em vez de usar um caminho de conexão convencional, siga um caminho completamente diferente.

Como a rede Tor funciona

Tor envia os pacotes de informações através de vários nós intermediários. Primeiro, é calculada uma rota pseudo-aleatória para o destino, obtendo as chaves públicas de cada um desses nós.

O pacote de informações é progressivamente criptografado por todas essas camadas, como as camadas de uma cebola. O pacote que contém as informações (mensagem, destino e rota) é criptografado primeiro. Para cada nó, o pacote é "empacotado" com novas camadas de criptografia executadas usando as chaves públicas dos nós intermediários. Ao atingir o penúltimo nó, ele descriptografa completamente o pacote para rotear para o servidor de destino já "desprotegido".

Esta é uma explicação muito simplificada de como o Tor funciona, embora, é claro, existam muitos outros detalhes técnicos que impedem o rastreamento e garantem um bom nível de anonimato aos seus usuários.

Para que serve o Tor e como podemos usá-lo

O Tor, além de ser o nome usado para nomear a rede, também é o nome recebido popularmente pelo seu mecanismo de pesquisa do Navegador Tor.

Existem várias maneiras de usar o Tor. Podemos configurá-lo de maneira rápida e fácil em qualquer distribuição Linux popular, como Ubuntu ou Debian, fazer o download do Tor Browser para Windows ou Mac ou compilar o software em nosso computador, seu código-fonte.

Agora que sabemos como o Tor funciona e como usá-lo, podemos nos perguntar: para que serve o Tor?

  • Permaneça anônimo. Acesse a Deep Web.

Muitas pessoas usaram e estão usando o Tor para permanecer anônimas. Alguns ramos do governo dos Estados Unidos usaram esse meio para fazer comunicações seguras, e certos exilados usam esse canal para permanecer anônimos e não rastreáveis, como o caso de Edward Snowden.

RECOMENDAMOS A Rússia planeja se desconectar completamente da Internet antes de abril

No entanto, a função mais popular do Tor é dar acesso à Deep Web. A grande maioria dos mecanismos de pesquisa, como Google ou Yahoo, não indexa servidores com determinado conteúdo. Na Deep Web, podemos encontrar de tudo, desde serviços profissionais de hackers, filmes violentos ou temáticos, até pedofilia.

No último caso, no caso do conteúdo pedófilo, foi amplamente erradicado devido à má imagem que gera da rede Tor. A grande maioria dos índices Tor não permite mais esse conteúdo e chegou a ser assombrada por hackers de todo o mundo, levando esses usuários e servidores ainda mais ao exílio.

Internet

Escolha dos editores

Back to top button