Tutoriais

Como formatar com segurança a partir do bios: apagamento seguro?

Índice:

Anonim

É possível formatar o disco rígido a partir do BIOS Você sabia? Entre para conhecer os fabricantes que oferecem essa função em suas placas.

Os tempos estão passando e as placas-mãe, especialmente o software do BIOS. É o caso da ASUS, uma empresa que fornece uma função muito interessante desde 2015 para quem deseja formatar o disco rígido a partir do BIOS. Seu recurso é chamado " Apagamento seguro " e funciona como um encanto.

Como formatar a partir do BIOS?

No nosso caso, encontramos essa função nas placas ASUS ROG, mas podemos encontrá-las em marcas como Gigabyte, MSI ou Asrock.

Quanto às placas ASUS ROG, teremos que ir ao menu " Tool " ou " Tools " para acessar a opção " Secure Erase ", que é usada para formatar discos rígidos SSD.

Se clicarmos em " Enter " ou "Enter", veremos os discos rígidos que precisamos formatar.

Fonte: Asus

Não é de surpreender que as partições que estavam no disco rígido também serão removidas. Após o processo de formatação, aparecerá uma mensagem informando que foi realizada de forma satisfatória e que nosso PC será reiniciado.

Por que formatar dessa maneira?

Aparentemente, esta ferramenta da ASUS, MSI & Co usa um algoritmo especial para formatar para que nosso SSD não se deteriore e perca desempenho com a formatação subsequente. Isso ocorre normalmente, mas a ferramenta parece corrigir esse problema, retornando o desempenho perdido aos nossos discos rígidos SSD.

Muitos usuários relataram essa alteração, alcançando velocidades de leitura e gravação mais rápidas do que tinham antes de usar o Secure Erase. A verdade é que todos estaríamos dispostos a assinar a possibilidade de formatação e não perder o desempenho ao longo do tempo.

No entanto, tenho muito medo de que esse recurso não seja encontrado em todas as placas-mãe do mercado, apenas entre as melhores placas-mãe do mercado. Além disso, é difícil descobrir se uma certa placa-mãe incorpora essa função ou não, porque são utilitários que geralmente não vemos nas descrições ou nas especificações técnicas das placas-mãe.

Você já usou esta função? Como tem sido a experiência? Você compraria uma placa ASUS para usá-la?

Fonte ASUS

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button