Tutoriais

Como flash bios da placa de vídeo amd com ati flash ⭐️

Índice:

Anonim

A prática de atualizar o BIOS de uma placa de vídeo AMD não é comum em usuários normais, pois os fabricantes geralmente não atualizam esse tipo de código em suas placas após o lançamento oficial. No entanto, há casos em que são feitas alterações de última hora, como no caso do AMD Radeon RX 5600 XT, em que foi necessário executar esse procedimento.

Em outros casos, também serve para corrigir problemas de estabilidade de certas placas gráficas e até instalar o BIOS modificado para reduzir ainda mais nossas GPUs. Tudo isso faremos de maneira simples com um programa chamado ATI Flash, sem a necessidade de entrar na linha de comando.

Índice de conteúdo

As GPUs têm BIOS?

É claro que sim, como qualquer placa-mãe, uma placa de vídeo consiste em uma PCB cheia de componentes eletrônicos que devem ser inicializados e controlados por microcódigo, firmware ou BIOS. Com isso, todos os parâmetros de desempenho da placa são carregados, além da maneira como ela se comunica com a placa-mãe através do slot PCIe.

Um BIOS de GPU possui parâmetros como o TDP máximo que o chipset usa, a frequência na qual o chipset funciona ou a frequência da memória VRAM. Tudo isso e muito mais é parametrizado em um arquivo com uma extensão BIN ou ROM que é carregada em uma memória ROM integrada na própria GPU.

Cada montador possui um BIOS diferente adaptado às necessidades de sua própria criação, portanto, não é possível atualizar uma GPU Asus com uma BIOS Gigabyte, por exemplo. Ele também não possui uma interface gráfica como a UEFI, é algo muito mais fechado e, em princípio, disponível apenas pelos criadores.

Armazenar BIOS de uma GPU com GPU-Z

Antes de começar a piscar o BIOS, acreditamos que é altamente recomendável armazenar o BIOS atual que a placa gráfica possui, para fazer um backup caso algo dê errado ou o BIOS que instalamos não seja estável.

A melhor e mais rápida maneira de fazer isso é usar o programa ATI Flash, mas queríamos ensinar uma segunda maneira com um programa conhecido e porque ele pode ser usado com qualquer tipo de placa de vídeo AMD ou Nvidia.

O programa em questão é GPU-Z, que pode ser baixado diretamente de seus criadores, TechPoweUp. Este programa nos permite ver em detalhes as características técnicas de nossa placa de vídeo ou CPU gráfica integrada. Ele também inclui um monitor de desempenho em tempo real, útil para overclock, além da função de armazenar o BIOS.

Será tão simples quanto instalar e iniciar o programa e clicar no botão à direita da linha " Versão do BIOS ". Em seguida, clique em " Salvar no arquivo " e escolha um local para armazenar nosso arquivo com a extensão " .rom ". Vamos prepará-lo para o caso de algo dar errado e queremos retornar à situação anterior.

Essa técnica funciona para as placas gráficas AMD e Nvidia, enquanto o ATI Flash permite apenas salvar placas AMD.

BIOS GPU AMD piscando com ATI Flash

O programa em questão é chamado ATI Flash, pois é específico para esse tipo de placa, e podemos obtê-lo diretamente na página TechPowerUp. Além deste aplicativo, também temos uma lista em que o programa flash da Nvidia GPU BIOS, NVFlash, aparecerá, para o qual já temos um tutorial disponível no Professional Review.

Sem mais delongas, vamos descompactar o arquivo Zip e entrar no diretório " atiflash_xxx ". Para maior conforto, recomendamos pegar nosso diretório ou arquivo com o novo BIOS e movê-lo para o diretório do programa.

Agora vamos abrir o programa " amdvbflashwin.exe " com permissões de administrador, que serão responsáveis ​​por abrir o software que está piscando. Lembre-se de que, se a nossa placa gráfica for Nvidia, o programa exibirá um aviso informando que não há uma placa ATI discreta instalada no sistema.

A interface mostrada no programa é bastante simples. Na área superior, localizamos a placa gráfica ou placas que instalamos em nosso computador, sempre da AMD / ATI. No canto inferior direito, encontramos algumas das características da placa de vídeo e do nosso sistema.

Se você deseja salvar o BIOS atual antes de…

Se quisermos salvar o BIOS antes de instalar o novo, devemos apenas clicar no botão " Salvar ". Escolheremos um nome e um diretório para o BIOS atualmente instalado na placa gráfica.

Continuando com o piscar

A seção que mais nos interessa é " Detalhes da ROM ". Nele, podemos ver primeiro o BIOS atual que a GPU instalou e os botões para carregar o novo BIOS e instalá-lo. Basta clicar em " Carregar imagem " para encontrar e carregar o arquivo BIOS.rom ou.bin. Se o BIOS estiver em outra extensão, isso não importa, pois o programa saberá por si mesmo que é um arquivo correto ou não.

Após o carregamento do arquivo, clique em " Programa " e uma barra de status será aberta indicando que o BIOS está sendo carregado na placa de vídeo.

Basta pressionar " yes " quando aparecer a mensagem de que devemos reiniciar para que as alterações tenham efeito no sistema e no hardware. O processo de piscamento do AMD GPU BIOS está concluído.

Agora, quando iniciarmos o programa novamente, veremos que o novo BIOS já está instalado e aparece na versão atual.

Recursos antes de piscar

Recursos após piscar

Também podemos ver as modificações que foram feitas nas especificações da placa gráfica do GPU-Z. No exemplo que mostramos, vemos algumas mudanças de uma versão para outra, sendo especificamente um AMD Radeon RX 5600 XT. As frequências do relógio da memória GPU e GDDR6 mudaram, passando dos efetivos 12 Gbps para 14 Gbps. Isso também resulta em aumento da largura do barramento na memória. E algo que também mudou e que não se reflete aqui no consumo é o TDP, que passou de 150W para 180W.

Métodos do fabricante: Asus GPU Flashing

Depois de ver o método geral com o programa anterior, alguns fabricantes como a Asus nos fornecerão um método ainda mais fácil de piscar com seu próprio BIOS.

Nesse caso, o arquivo que temos deste assembler para sua GPU consiste em um executável no qual clicaremos apenas duas vezes e uma janela de comando será aberta para sua execução.

Se a placa de vídeo tiver o modo Dual BIOS (alternar integrado no PCB para escolher entre um dos dois BIOS disponíveis), será exibida uma mensagem de aviso. Basicamente, está nos dizendo que o novo BIOS será instalado na ROM P ou Q, dependendo de onde temos o switch. Enquanto no outro espaço permanecerá o original, por assim dizer, podendo alternar entre eles.

Apenas clicamos em OK e após alguns segundos o programa exibirá a GPU. Basta tocar em reiniciar como no caso anterior, para que as alterações sejam refletidas no sistema.

Conclusão sobre o BIOS da GPU AMD piscando

Como podemos ver, é um processo extremamente fácil e rápido, precisamos apenas do arquivo BIOS e do programa que podemos baixar gratuitamente no link que nos resta.

Talvez seja bom para o usuário, podemos ter um programa que execute o procedimento para as GPUs da AMD e da Nvidia, pois são mais genéricas. Outro aspecto que vemos muito positivo é a possibilidade de salvar o BIOS atual da placa, para não precisar recorrer a um segundo programa como o GPU-Z, embora isso só seria válido para as GPUs AMD / ATI.

Agora deixamos alguns tutoriais interessantes:

Se você teve algum problema no processo, use a caixa abaixo para nos dizer o que era. Você sabia que era tão fácil atualizar um BIOS?

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button