Tutoriais

Como excluir partições no Windows 10 [melhores métodos]

Índice:

Anonim

Se você estiver procurando maneiras diferentes de excluir partições no Windows 10 para seus discos rígidos, veremos como fazê-lo de várias maneiras diferentes. Usaremos todas as formas que o sistema operacional Microsoft nos fornece para deixar totalmente limpo o disco rígido, o pen drive ou o disco rígido portátil.

Índice de conteúdo

Obviamente, existem muitas maneiras de fazer isso, além das ferramentas disponíveis no Windows. Mas se tivermos esse sistema operacional instalado, não vale a pena complicar nossas vidas procurando aplicativos que fazem praticamente o mesmo que aqueles que já temos gratuitamente.

Em muitas ocasiões, nosso disco rígido está tão saturado de informações que a única coisa que queremos é excluir tudo diretamente para começar de novo. Também é possível que tenhamos recebido uma unidade e ela tenha sido particionada anteriormente. Nesse ou em qualquer outro caso, as soluções que mostramos são perfeitamente aplicáveis.

Excluir partições no Windows 10 graficamente

Começaremos com a primeira maneira de fazer isso diretamente de nossa interface gráfica. O nome do aplicativo que está disponível nativamente no Windows é Gerenciador de disco rígido. Já temos vários tutoriais nos quais abordamos muitos dos usos desse aplicativo versátil.

Devemos dizer que muitos dos que estão atualmente no mercado gratuitamente, têm os mesmos utilitários que este e também uma interface praticamente rastreada.

Para acessá-lo, teremos várias maneiras, como é normal no Windows. O mais simples de tudo é no menu de atalho do Windows. Este menu pode ser aberto com a combinação de teclas " Windows + X " ou clicando com o botão direito do mouse no botão do menu Iniciar. Cuidado, este menu NÃO é o menu Iniciar.

Teremos que identificar a opção " Gerenciamento de disco ", este será o aplicativo que nos interessa.

Entraremos em um aplicativo em que nossas partições, discos rígidos, unidades de CD-ROM, unidades removíveis e, em geral, tudo o que se destina ao armazenamento em nosso computador são exibidas em uma lista superior. Vamos chamar isso de volumes montados.

Na área inferior, que é o que nos interessa, temos nossos discos rígidos e uma representação gráfica das partições que eles possuem. Além do formato neles: se for um pendrive, será o FAT32, se for um disco rígido, será o NTFS.

Em nossa imagem, você verá que um dos discos está verde, porque está configurado como um disco dinâmico. Não estamos interessados ​​nisso agora, certamente o seu está em azul, assim como o nosso "Disco 1".

Visite este tutorial para aprender mais sobre discos dinâmicos e como converter disco básico em dinâmico.

O que queremos é excluir partições do disco rígido. Devemos ter em mente que a única partição que não podemos excluir deste programa é aquela na qual o sistema operacional está instalado. Todos os outros, incluindo OEM ou reservados para o sistema, podem ser removidos. Como Muito fácil.

Identificamos o disco rígido que nos interessa; no nosso caso, será o "Disco 1" (temos dois instalados).

Clique com o botão direito do mouse na partição e, no menu suspenso, escolheremos a opção " Excluir volume... ". Uma janela aparecerá dizendo que, se você excluir uma partição, todo o seu conteúdo também será excluído.

Pressione " Sim " e o espaço que a partição possui será preto e com o nome " Não atribuído ".

Vamos repetir o processo com as outras partições, caso desejemos eliminar todas as partições do disco rígido. O resultado será este:

Um disco inteiro com " espaço não alocado ". Mas, é claro, sendo assim nosso disco é absolutamente inútil, agora teremos que formatá-lo para usá-lo. Clique com o botão direito do mouse novamente no espaço em preto e escolha a opção " Novo volume simples... ".

Em seguida, um assistente para criar uma partição será exibido. Na primeira tela, clique em " Avançar " e agora:

Nós devemos escolher a quantidade de espaço que a partição terá. Se quisermos que ele seja o disco inteiro, clique em "Avançar".

Agora, atribuímos uma carta ao novo volume. Se não atribuirmos uma letra, não poderemos usar o disco para salvar arquivos.

Por fim, escolhemos " Formatar este volume com as seguintes configurações:". Escolhemos " NFTS ", Padrão ", colocamos um nome no rótulo e escolhemos o formato rápido.

E seria. Removemos todas as partições e criamos apenas uma. Podemos continuar usando nosso disco rígido, que agora está completamente limpo.

Verifique este artigo se você quiser saber mais sobre o Gerenciador de disco rígido.

Excluir partições no Windows 10 com Diskpart

Agora vamos fazer o mesmo procedimento usando uma ferramenta que funciona através de comandos. O nome dele é Diskpart e é muito simples quando sabemos como funciona.

Para usá-lo, precisamos iniciar o console de comando do Windows, prompt de comando, digitando "CMD" no menu Iniciar ou Windows PowerShell no menu que vimos anteriormente. Nos dois casos, teremos que ter permissão de administrador para executar as ações.

Vamos usar o PowerShell aproveitando o fato de já sabermos onde ele está. Nós escolhemos a opção que está entre parênteses " Administrador ".

Para iniciar o programa, escrevemos este comando e pressione Enter:

diskpart

Precisamos saber de qual disco rígido iremos excluir as partições. Listamos-os assim:

lista de disco

Devemos identificá-los por sua quantidade de armazenamento, não há outra maneira. O problema é que os dois discos rígidos que temos são de 50 GB. Como sabemos em qual deles devemos atacar? Saberíamos porque o sistema é dinâmico e um asterisco aparece nele, mas há outra maneira mais clara.

É necessário selecionar um disco rígido para " inseri-lo ":

selecionar disco

Agora vamos ver suas propriedades e as partições que esta unidade possui:

disco de detalhes

Se olharmos, temos três partições, mas esse disco é o disco do sistema, pois diz " sistema " em uma delas. Este não é o disco que queremos, vamos tentar o outro:

selecione o disco 1

disco de detalhes

Isso já é melhor. Este é o que queremos carregar. Para isso, escrevemos apenas:

limpo

Acabamos de remover todas as partições do disquete. Agora ele foi deixado como "não atribuído", como antes. Podemos provar isso listando suas partições com:

partição de lista

ou

disco de detalhes

Vamos agora criar uma partição que ocupa todo o disco rígido. Para fazer isso, teremos que escrever:

criar partição primária

Para criar uma partição primária que ocupa o disco inteiro.

formato fs = rótulo NTFS = ” Rápido

Para formatar o disco rígido no NTFS rapidamente.

ativar

Para ativar a partição.

atribuir letra =

Feito, o disco rígido está operacional e completamente limpo para ser usado novamente.

Excluir partições no Windows 10 com instalação do sistema USB

A última maneira que veremos é formatar qualquer um dos discos rígidos que temos em nosso computador usando a instalação USB ou DVD do Windows 10. Dessa forma, também podemos formatar o disco rígido em que o sistema operacional está instalado. Obviamente, devemos instalar o sistema novamente do zero.

Obviamente, para executar esse procedimento, primeiro precisamos criar um USB inicializável com uma imagem do Windows 10 dentro. E então, para poder inicializar este USB inicializável em nosso computador.

Neste ponto, você inicializou o USB e o assistente de instalação do Windows 10. Aparecerá novamente duas opções para remover partições do disco rígido.

Com prompt de comando

Vamos fornecer " Reparar equipamentos ", " resolver problemas " e " prompt de comando ".

Neste ponto, usaremos o mesmo que na seção anterior Diskpart para realizar a eliminação das partições. Então, suba as escadas e você poderá ver como é o processo.

Com o assistente de instalação do Windows 10/8/7

A outra maneira é através do processo de instalação do Windows 10, portanto, neste caso, podemos clicar em " Instalar agora " na tela inicial.

Seguimos as etapas indicadas pelo assistente até chegarmos a uma janela com duas opções nas quais teremos que escolher o modo de instalação: " Personalizado ".

Em seguida, acessaremos uma ferramenta que lista todos os volumes montados no sistema. Nele, devemos selecionar cada partição e clicar em " Excluir " e " Formato " se a anterior não estiver ativa.

Continuaremos esmagando partições até ficarmos com os discos rígidos vazios e totalmente ausentes das partições.

Já vimos os métodos para remover partições no Windows 10. Como você pode ver, existe uma opção, e não precisamos instalar nenhum programa.

Também recomendamos estes tutoriais:

Se você não conseguiu excluir as partições corretamente, escreva-nos. Se você souber de outra maneira melhor ou mais rápida que essas, informe-nos.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button