Tutoriais

Como excluir com segurança arquivos de um disco rígido e ssd

Índice:

Anonim

Se você estava tentando excluir dados confidenciais do disco rígido ou SSD, uma pessoa mal-intencionada pode recuperar seus arquivos usando o software de recuperação de dados ou o histórico de arquivos do Windows. O que fazer para excluir permanentemente um arquivo do seu disco rígido? Siga nosso guia elaborado para descansar.

Índice de conteúdo

Como excluir com segurança arquivos no HDD e SSD

Vamos imaginar que você deseja excluir permanentemente um arquivo que contenha dados confidenciais, como documentos de trabalho, detalhes bancários, informações administrativas, documentos financeiros, uma conversa particular ou qualquer outra coisa. Em suma, as coisas que você deseja eliminar para sempre e que ninguém encontra.

Como você vai excluir esses arquivos?

Normalmente, você envia o arquivo para a Lixeira e o esvazia completamente. Mais rápido, você também pode selecionar o arquivo no Windows Explorer e pressionar Ctrl + Del para excluí-lo sem passar pela Lixeira.

Usando esse método, você tem a impressão de que seu arquivo é excluído permanentemente. No entanto, ele ainda existe fisicamente no HDD ou SSD.

Um arquivo ocupa um espaço específico no disco; portanto, quando você exclui um arquivo da Lixeira, o sistema de arquivos (a biblioteca que organiza e armazena os arquivos no disco) simplesmente informa ao Windows que o espaço ocupado pelo Esse arquivo foi deixado livre e pode ser usado para armazenar outro arquivo. O sistema de arquivos exclui apenas a referência na tabela de arquivos, mas não o próprio arquivo.

Um arquivo "X" permanecerá no disco rígido ou no SSD até que outro arquivo "Y" seja criado e colocado no espaço ocupado por esse arquivo "X" antigo. E mesmo depois disso, ainda é possível recuperar os dados do arquivo antigo, estudando os campos magnéticos na superfície da bandeja do disco rígido.

Em resumo, quando você exclui um arquivo da Lixeira, os dados do arquivo não são removidos do disco, mas simplesmente aguardam a substituição.

A solução é gravar dados aleatórios no espaço em disco onde o arquivo antigo estava localizado. Portanto, ninguém poderá recuperar seu arquivo, porque apenas os dados aleatórios gravados no arquivo serão visíveis.

O que acontece com um arquivo quando ele é excluído?

Deixamos os dois casos mais comuns:

Unidades de disco rígido (HDD)

Quando você exclui um arquivo em um disco rígido, ele vai para a Lixeira. Isso oferece a oportunidade de recuperá-lo, caso ele tenha sido excluído acidentalmente e seja necessário novamente.

Mas o que acontece quando é removido da Lixeira? Não é muita coisa. O arquivo não se move nem vai a lugar algum. De fato, quando você o moveu para a Lixeira, ele também não foi fisicamente para lá. Tudo o que aconteceu foi que um índice foi atualizado para dizer que o arquivo está na Lixeira, não na pasta Documentos.

O índice é chamado de MFT (Master File Table) para discos rígidos.

Até o sistema operacional colocar os dados lá, os dados no arquivo excluído permanecerão recuperáveis. Pode levar minutos, dias, semanas ou meses para que os dados sejam substituídos.

Unidades de estado sólido (SSD)

Não é exatamente o mesmo para unidades de estado sólido. Os SSDs estão sempre movendo arquivos aleatoriamente. Portanto, figurativamente, se você excluir um arquivo do local 2781, as informações excluídas poderão, mais cedo ou mais tarde, ser movidas para outro local aleatório, até que em algum momento o SSD finalmente decida sobrescrever esse arquivo.

Então, como você seleciona o arquivo antigo para ser excluído com segurança em um SSD?

Bem, você realmente não pode. Um grupo de engenheiros da Universidade da Califórnia estudou o quão difícil é apagar dados de um SSD. O que você pode fazer é ter criptografado seu SSD e ter um SSD compatível com TRIM.

Isso não é um problema para a maioria das pessoas, mas você pode estar preocupado com o fato de as pessoas ainda poderem acessar essas informações excluídas.

O método de apagamento menos seguro

Simplesmente exclua o arquivo no Windows Explorer e esvazie a Lixeira. A menos que você pense que alguém criará um software de recuperação de dados e procurará esse arquivo em algum momento, isso provavelmente será bastante seguro para a maioria das pessoas.

No entanto, esta é a maneira mais fácil de deixar os arquivos excluídos no seu disco e pode ser encontrada através de software especializado. Já deixamos isso claro no início do artigo, certo? ?

Software para excluir arquivos em um disco rígido

Para fazer isso, você deve usar o software de destruição de arquivos. Existem vários, mas se eu recomendasse um para apagar permanentemente seus arquivos, seria o Eraser. Por padrão, o Eraser usa o algoritmo Guttmann, que grava padrões várias vezes no espaço que contém os dados a serem destruídos. Esse algoritmo garante que seus dados não possam ser recuperados.

Deixamos um pequeno tutorial sobre como excluir permanentemente um arquivo ou uma pasta, com o software Eraser gratuito. Vamos la!

Apagar simples com Borracha

Remoção simples do Windows Explorer: A remoção é iniciada imediatamente ou quando o Windows é reiniciado, usando o método de remoção padrão e o botão direito do mouse, selecionando "Apagar" e "Opções".

Um balão de informações aparecerá na barra de notificação assim que o arquivo for removido permanentemente do disco rígido.

Apagar avançado com Borracha

Exclusão avançada, criando uma tarefa a partir da interface Borracha. Este método oferece mais possibilidades: escolha o método de exclusão, agende a exclusão de um arquivo em uma data e hora específicas, escolha o tipo de itens que você deseja excluir (arquivo, pasta, lixeira, espaço em disco não utilizado e mais).

Antes de começar a excluir um arquivo e o método escolhido, vá para as configurações de Borracha para definir o método de exclusão.

No método de exclusão de arquivo padrão, escolha o método de exclusão padrão para seus arquivos e pastas. Os métodos de exclusão são classificados de cima para baixo, dos mais eficientes (Gutmann - 35 passes) aos mais superficiais (Pseudo - Dados aleatórios - 1 passe).

Com o método Gutmann, você tem certeza de que seus dados serão completamente apagados do disco rígido, impossibilitando a recuperação. No entanto, esse método leva muito tempo, pois são feitos 35 passes na área a ser apagada. Por outro lado, o método Dados pseudo-aleatórios é muito rápido, mas não garante uma exclusão permanente de seus dados.

No método padrão de exclusão de espaço não utilizado, escolha o método de exclusão padrão a ser aplicado ao espaço em disco não utilizado (recurso disponível com exclusão avançada).

Abra o Borracha, clique na seta à direita da opção "Apagar agendamento" e selecione "Nova tarefa" (atalho: Ctrl + N).

  • Você deve definir as seguintes propriedades: Nome da tarefa (opcional): este é o nome que você deseja atribuir à sua tarefa e é opcional. Tipo de Tarefa: quando você deseja executar a tarefa, pode escolher entre manual, imediata, reinicialização ou recorrente Dados a serem apagados: Dados a serem apagados permanentemente Se você selecionar “Recorrente” para excluir arquivos de acordo com um programa, vá para a guia “Agenda” para definir as configurações do programa e selecione quando começar a excluir: Diário (todos dias), semanalmente (todas as semanas) ou mensalmente (todos os meses).

Na guia "Tarefa", clique no botão "Adicionar dados" para selecionar os itens que você deseja remover:

  • Arquivo: um arquivo específico Arquivos na pasta: todos os arquivos em uma pasta. Marque a caixa Excluir pasta se estiver vazia para excluir também a pasta e não apenas seu conteúdo Espaço em disco não utilizado - Espaço em disco não utilizado no disco rígido. Vimos anteriormente que um espaço livre não significa que não há arquivos no disco rígido, simplesmente que esses arquivos estão aguardando para serem substituídos por arquivos posteriores. Lixeira: a própria lixeira. Movimentação segura: mova o arquivo para outro local e sem traces.Drive/Partition: selecione a partição que deseja excluir.

Você também pode selecionar o método de exclusão em "Método de eliminação".

Clique duas vezes em OK para confirmar a exclusão final dos dados, dependendo das opções que você acabou de definir. O Eraser informa em sua interface quando as tarefas serão executadas na próxima vez (na coluna Próxima Execução).

Se você decidiu excluir manualmente um arquivo ou pasta, comece a excluir clicando com o botão direito do mouse na tarefa e selecionando Executar agora.

O status da tarefa muda para Concluído quando os arquivos são excluídos.

Outros aplicativos para excluir arquivos em um disco rígido

Com seus discos rígidos, algumas pessoas tentam recuperar dados excluídos, por exemplo, com softwares como o Recuva. Outros apontam exatamente o oposto: garantir que os arquivos excluídos não sejam mais recuperáveis. Para isso, não há nada melhor do que recorrer ao software de apagamento seguro.

Graças ao tipo de software, os arquivos e pastas que são basicamente excluídos não são mais recuperáveis, mas as unidades formatadas e particionadas também perdem todos os vestígios dos dados antigos. Pelo menos é o que os desenvolvedores prometem.

Segurança de disco limpa

É um shareware (a licença custa US $ 19) cuja interface (em inglês) facilita a realização de um conjunto de tarefas de exclusão segura. Basta verificar as opções desejadas (de um total de dez), escolher o método e clicar no botão "Limpar".

Como no Eraser, existe a função "Limpar espaço livre padrão", mas aparentemente nenhuma função para excluir com segurança os arquivos existentes. Por motivos de segurança, o desenvolvedor optou por instalar esta opção no menu de contexto do Windows, clicando com o botão direito do mouse em um arquivo ou pasta.

O Clean Disk Security também fornece uma ferramenta para visualizar o conteúdo de cada setor do disco a partir do botão "Exibir", uma opção um pouco mais técnica que pode ser útil.

Impedir restauração

É a versão gratuita do software Prevent Restore Pro, que custa cerca de US $ 14, 95. Nesta versão mais leve, apenas um algoritmo de exclusão é proposto, que consiste em substituir os dados excluídos por espaços.

O software é mais fácil de usar que o Clean Disk Security e ainda mais fácil que o Eraser, pois você só precisa responder às perguntas de um assistente para iniciar um procedimento de remoção segura.

Lembre-se de que aqui você pode excluir permanentemente apenas o que já foi removido: se necessário, você deve remover o conteúdo que deseja remover antes de iniciar o software.

Apesar de suas funções limitadas e métodos de exclusão, o Prevent Restore é uma opção interessante que pode ser suficiente dentro de uma empresa, por exemplo, para limpar uma estação de trabalho recondicionada para movê-la de um departamento para outro.

Ativar @ KillDisk

Como o nome indica claramente, o Active @ KillDisk é um software que não deseja dar nenhuma chance aos dados. Sua especialidade é a exclusão segura, com mais de 20 algoritmos e uma ampla variedade de funções, opções e configurações.

O Active @ KillDisk é oferecido pelo desenvolvedor em duas edições: uma gratuita, permitindo descobrir o software e executar exclusões simples de uma só vez; e o outro pago (PRO), vendido com vários tipos de licenças para indivíduos e empresas, que contêm tudo o que você precisa e muito mais.

A melhor maneira de ter uma idéia dos muitos recursos oferecidos é instalar a versão gratuita. A interface está em inglês e o manual em PDF de 52 páginas que pode ser visualizado rapidamente pressionando F1. Uma leitura útil.

CCleaner

Se você conhece o CCleaner, provavelmente saberá que não é um software de exclusão seguro, mas uma ferramenta de otimização do Windows. É usado em particular para excluir (de maneira tradicional) os arquivos temporários dos navegadores e otimizar o Registro do Windows.

No entanto, o CCleaner é uma opção interessante, pois é equipado com um módulo de exclusão de disco. O que pode ser suficiente para suas necessidades.

Aqui tudo é muito simples: você escolhe o que excluir (espaço livre ou tudo), como (com um algoritmo simples a muito complexo, de 1 a 35 passagens) e onde (em que unidade). E isso e tudo.

A vantagem de escolher o CCleaner para proteger discos rígidos é que o software está disponível em uma versão portátil. Você pode copiar o CCleaner Portable para uma memória USB e, assim, ter uma ferramenta de exclusão pronta para usar no seu bolso e a apenas um clique de distância.

Além disso, a interface está em espanhol.

Apagar arquivos em unidades de estado sólido

As unidades de estado sólido (SSDs) estão se tornando cada vez mais populares e parece que é apenas uma questão de tempo até que elas substituam os discos rígidos convencionais em sistemas de computador.

As unidades SSD funcionam de maneira diferente das unidades de disco rígido, especialmente quando se trata de conduzir processos de leitura e gravação. A maneira mais eficiente de excluir com segurança em discos rígidos (substituindo espaço com dados) se torna inutilizável em unidades SSD devido ao seu design.

Os dados nos discos rígidos podem ser apagados sobrescrevendo-os. Isso garante que os dados não sejam recuperáveis ​​pelas ferramentas de recuperação de dados. Este método não funciona em unidades SSD, pois não é possível especificar o local a ser substituído.

Isso é altamente problemático para usuários de computador que desejam doar ou vendê-lo a terceiros, pois os dados no SSD podem ser recuperados pelo novo proprietário.

Mas para SSDs também existem métodos de exclusão:

  • Utilitários oficiais do fabricante PartMagic Delete Files Format SSD

Utilitários oficiais do fabricante

Excluir qualquer rastreamento de um SSD é mais complicado. No entanto, também neste caso, podemos usar métodos diferentes. O primeiro é usar os utilitários do fabricante do SSD.

Cada fabricante de SSDs inclui software com seus produtos para poder gerenciar dados e funções de disco. Estes são os principais utilitários que os fabricantes de SSD incluem:

  • Caixa de ferramentas Solid StateCaixa de ferramentas SSD da CorsairCaixa de ferramentas SSD SanDiskSamsung Magician SoftwareCZ Toolbox

Usando Magia Partida

Outra maneira de excluir dados em um SSD é Parted Magic. Este é um software muito eficaz que custa cerca de 12 dólares.

Excluir arquivos

Esta é uma maneira direta de excluir arquivos da unidade de estado sólido do sistema operacional. É a única opção que pode ser usada para excluir seletivamente arquivos e pastas.

A exclusão de arquivos diretamente no Windows Explorer não é suficiente para proteger os dados do software de recuperação, pois softwares como o Recuva podem encontrar quase 100% dos arquivos que foram excluídos no Windows Explorer.

A exclusão de arquivos diretamente do sistema operacional não é, portanto, uma opção para excluir permanentemente dados confidenciais em unidades de estado sólido.

Formatar a unidade de estado sólido

Essa é a opção mais fácil, pois pode ser executada diretamente sem a necessidade de software adicional. Os usuários do Windows devem localizar o SSD no Windows Explorer, clicar com o botão direito do mouse e selecionar "Formatar" nas opções disponíveis.

É importante desmarcar a opção "Formatação rápida" para garantir que todos os dados na unidade estejam formatados.

O Windows Explorer não exibe nenhum arquivo na unidade após a conclusão do formato completo.

Método recomendado para apagar dados no SSD

Muitos recomendam a formatação da unidade de estado sólido, pois é o método mais fácil de todos. Em geral, não é necessário criptografar os dados na unidade antes de formatá-los, pois produz os mesmos resultados que a formatação padrão.

É altamente recomendável testar o resultado com o software de recuperação de arquivos para garantir que os dados restantes não possam ser recuperados.

Conclusão

Neste tutorial, vimos vários métodos que permitem excluir permanentemente um arquivo ou pasta de um HDD ou SSD.

RECOMENDAMOS VOCÊ 2 NVMe vs SSD: Diferenças e qual eu compro?

Não hesite em usá-los se vender um computador que contenha dados sensíveis, fotos pessoais, documentos administrativos ou bancários. Caso contrário, o futuro proprietário poderá recuperar todos os seus dados, mesmo que você tenha formatado o dispositivo de armazenamento. Como última opção, você tem a opção de perfurar o disco rígido… embora eu ache muito poucos (exceto que você é uma empresa) escolher esse método

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button