→ Como escolher um computador 【passo a passo】 ️
Índice:
- Para que você vai usá-lo?
- Torre vs tudo em um (AIO)
- Hardware básico: CPU, memória, placa e armazenamento
- Processador, AMD ou Intel
- Memória RAM Quantos GB e velocidade?
- Placa base
- Armazenamento HDD ou SSD? Melhor juntos
- Placa gráfica
- Tamanho da tela
- Software incluído
- Conclusão: amostras do guia de visita
Saber escolher um computador não é uma tarefa fácil, pois há uma infinidade de fatores que devemos levar em consideração se queremos fazer uma boa compra. Neste artigo, oferecemos algumas das considerações mais importantes ao comprar um novo computador.
Ações tão importantes quanto escolher o soquete e processador corretos e colocar os componentes corretos e equilibrados são muito importantes ao configurar um computador. Não basta escolher o mais barato ou o mais caro de cada elemento, você deve fazê-lo criteriosamente e sempre sabendo que o estamos procurando.
A seguir, explicamos as considerações e as melhores dicas para acertar na compra de um novo computador. Recomendamos, sempre que possível, que você monte um computador por peças, mas tudo dependerá de nossas necessidades.
Índice de conteúdo
Para que você vai usá-lo?
A primeira coisa que precisamos levar em consideração é: para que vamos usar nosso novo computador. Os componentes a serem utilizados, o tipo de PC e, acima de tudo, o preço dependerão em grande parte dessa decisão.
- Computador para jogar: Aqui sempre recomendamos escolher os componentes, a poderosa placa gráfica, processador, placa-mãe e RAM. Sem mencionar um bom chassi, boa refrigeração e pelo menos 1 TB de armazenamento com outro SSD para o sistema. De qualquer forma, existem fabricantes como a Asus, com sua linha ROG, ou a MSI, com sua linha Trident, que possuem equipamentos pré-montados de alto nível. Também precisaremos de um monitor com uma taxa de atualização de pelo menos 120 Hz. Computador para design e renderização de multimídia: nesse caso, precisamos, acima de tudo, de grande capacidade de armazenamento, boa conectividade para periféricos e um poderoso processador de pelo menos 6 núcleos. Se for para o trabalho de renderização de vídeo, devemos considerar um Nvidia Quadro e um monitor 4K com boa calibração e renderização de cores. Computador de uso geral: para usuários que usam seus PCs para escrever, navegar, assistir filmes e eventualmente jogar jogos, eles não precisam de hardware muito poderoso. Talvez alguns equipamentos compactos fornecidos pelos fabricantes possam ser uma ótima opção ou, se preferirmos, montar uma pequena torre Micro-ATX com o AMD Ryzen quad-core ou Intel Core i3. Certamente, você valoriza muito o fato de ele incorporar conectividade Wi-Fi; portanto, um multifuncional seria uma boa opção e, principalmente, que ele traz um sistema operacional incorporado. Estação multimídia: estamos diante de um caso semelhante ao anterior, embora neste caso tenhamos quase capacidade suficiente para reproduzir conteúdo em 4K, boa conectividade Wi-Fi e de rede e, acima de tudo, portabilidade e pouca ocupação. As multifuncionais ou os mini-PCs conectados à nossa SmartTV também serão altamente recomendados.
Torre vs tudo em um (AIO)
Hoje, temos uma grande variedade de equipamentos para escolher, porque, além dos laptops, também encontramos equipamentos que instalam todo o hardware atrás de uma tela, eles são chamados AIO (All In One) e, obviamente, temos torres tradicionais. Ambos têm suas vantagens e também suas desvantagens.
Torres
O PC de meia torre é a forma clássica dos computadores de mesa. Uma das coisas mais importantes a ter em mente é que periféricos e monitores não são normalmente incluídos. Além disso, às vezes não temos um sistema operacional, como acontece na maioria dos computadores portáteis. As vantagens e desvantagens que podemos considerar são:
- Primeiro, teremos maior capacidade de instalação e expansão de hardware, muito mais se decidirmos comprar todos os componentes. Geralmente, o resfriamento também é melhor, pois, como há mais espaço interior, também haverá melhor circulação de ar.Possibilidade de expandir o armazenamento se comprarmos torres grandes, nas quais unidades de 3, 5 polegadas podem ser inseridas. Maior poder, isso é relativamente relativo a hoje, mas certamente há mais variedade de processadores para desktop do que, por exemplo, para mini-PCs ou laptops. Ideal para jogos pela simples razão de sua capacidade de expansão e poder.
- Maior consumo devido a hardware mais poderoso e fontes de alimentação maiores. Eles ocupam mais espaço no caso de serem um chassi de meia torre. Embora também tenhamos Mini-PCs que, de acordo com os casos, podem ser considerados como um todo. Eles não possuem um monitor embutido e possivelmente nenhum periférico, como mouse ou teclado.
Tudo em um
O bom desses computadores é que eles vêm com o monitor incluído; na verdade, quase sempre o hardware está dentro deles, na parte traseira. Também podemos considerar os mini-PCs all-in-one por poderem ser instalados atrás de um monitor, por exemplo, com suporte VESA 100 × 100 mm. As vantagens e desvantagens são:
- Eles ocupam muito pouco espaço, praticamente o que um monitor ocupa, e têm um consumo muito baixo, devido à falta de hardware poderoso como regra geral. Eles são muito portáteis e possuem conectividade Wi-Fi quase segura e uma tela de toque. Eles incluem periféricos como mouse e teclado na maioria dos casos. Ideal para visualizar conteúdo multimídia.
- Pouco poder de processamento, para que não sejam usados para reproduzir ou renderizar vídeos. Capacidade de armazenamento reduzida; portanto, certamente teremos que comprar discos rígidos portáteis, NAS ou DAS. Quase nenhuma expansão de hardware.
Hardware básico: CPU, memória, placa e armazenamento
O hardware de um computador são os componentes internos que cuidam desse computador, sem eles não poderíamos fazer nada com um PC. Portanto, precisamos de um processador, RAM, um disco rígido e uma placa - mãe para interconectar tudo isso.
Processador, AMD ou Intel
O componente básico de um computador é a CPU, todas as instruções que nosso computador e sistema operacional executam passam para que, quanto mais poderoso, mais rápido as tarefas e programas serão executados nele.
AMD e Intel são os principais fabricantes de processadores para computadores de mesa do mercado, pelo menos são os mais conhecidos e os que oferecem mais opções, já que, por exemplo, Qualcomm ou Realtek estão mais focados em celulares e outros dispositivos, como NAS.
Entre esses dois fabricantes, a diferença de desempenho diminuiu consideravelmente e temos processadores e equivalentes muito bons em praticamente toda a faixa que eles oferecem. Embora seja verdade que a Intel ainda fornece uma energia extra com seu Intel Core, a AMD oferece excelente desempenho com seu Ryzen e também a um preço mais barato.
Os processadores AMD e Intel que precisamos conhecer são os seguintes, embora os agrupemos, em famílias não há modelos completamente equivalentes, e isso deve ficar claro:
- AMD Athlon e Intel Celeron - Estes são processadores básicos de núcleo e quad-core em alguns modelos mais novos. Eles são os mais baratos dos fabricantes e muito válidos para a montagem de equipamentos multimídia, uma vez que possui uma GPU integrada e é capaz de reproduzir conteúdo em 4K a 60 Hz Intel Core i3 e AMD Ryzen 3: já estamos entrando nos poderosos processadores de mesa de ambos fabricantes. Temos chips quad-core com maior potência e capacidade do que os anteriores, e altamente recomendados para escritórios e equipamentos de uso geral de baixo custo. AMD Ryzen 5 e Intel Core i5: Esses processadores elevam seu desempenho a chips de processamento de 6 e 6 ou 12 threads. Eles estão disponíveis em equipamentos de jogos de gama média e alta e são a compra inteligente, pois combinam um preço bastante acessível e uma grande capacidade multitarefa para jogos, design ou profissionais. Eles são de longe os mais recomendados. AMD Ryzen 7, Intel Core i7 e Core i9: esses são os processadores de desktop mais poderosos de cada fabricante. São chips de 8 núcleos e 8 ou 16 threads de processamento, para equipamentos de jogos de última geração, designers e profissionais que precisam de alta capacidade de processamento. Intel Core i7 / i9 X e AMD Threadripper: são os processadores destinados à estação de trabalho, bestas de 18 núcleos no caso da Intel e 32 núcleos no caso da AMD. Eles são projetados para tarefas de design, renderização, composição e modelagem de alto desempenho, embora também possamos brincar com eles, sem dúvida.
Memória RAM Quantos GB e velocidade?
RAM ou memória de acesso aleatório é o local em que os programas em execução e os processos do sistema operacional são carregados. Possui comunicação direta com a CPU para enviar as instruções necessárias. Quanto mais memória, mais programas podemos abrir simultaneamente.
Nesse caso, há pouco a dizer, todos os computadores atuais usam memória DDR4, até Mini PCs, embora estejam instalados em slots menores chamados SO-DIMMs, em comparação com os DIMMs dos computadores de mesa. A velocidade varia entre 2133 MHz e 4000 MHz, embora existam mais rápidas.
O que é realmente importante para problemas de capacidade, medie em GB:
- 4 GB - Ideal para usuários em geral que executam funções básicas, como navegação na web, e-mail e reprodução de arquivos de música. 8 GB: suficiente para usuários moderados que executam vários programas, como Office, media players, etc. Recomendamos esse recurso no mínimo para qualquer tipo de PC multifuncional ou em torre. 16 GB - Recomendado para jogadores e outros programas de edição de imagem e vídeo, pois esses programas requerem uma grande quantidade de memória para rodar na velocidade ideal. 32 e 64 GB: são capacidades mais altas e recomendadas para equipes profissionais de design / edição de CAD / CAM, edição de vídeo e renderização. Hoje, um computador de jogos não precisa de 32 GB de RAM.
Tanto a Intel quanto a AMD são perfeitamente compatíveis com essas memórias DDR4, portanto, praticamente não teremos problemas ao escolhê-las.
Placa base
As placas-mãe são um mundo, tanto pela complexidade quanto pelos componentes que devemos levar em consideração para escolher o melhor computador. Como você entenderá, uma torre não é a mesma que uma multifuncional ou um laptop, as placas são muito diferentes em todos esses casos.
Na placa-mãe, teremos que levar em consideração alguns destes elementos:
- Conexões: quanto mais variedade, melhor. Precisamos de USB para periféricos, conector de 3, 5 mm para áudio, conectores de vídeo para o monitor e também uma porta de rede para conectar à Internet via cabo. Para as equipes de design, o Thunderbolt 3: é uma conexão que funciona através do USB Tipo-C e fornece uma velocidade de 40 Gb / s. somente as placas e equipamentos mais poderosos os possuem e são ideais para grandes recursos de transferência, por exemplo, na renderização em rede. Chipset: se comprarmos um computador por peças, precisaremos escolher o chipset, que é um processador responsável por gerenciar as comunicações dos periféricos e algum armazenamento USB e SATA do nosso computador.
- Equipamento de jogos e renderização de ponta: Recomendamos o chipset Z390 e X299 para processadores Intel e o chipset B450 e X470 para processadores AMD. Jogos de baixo a médio alcance e equipamentos genéricos: Recomendamos o chipset B360 para processadores Intel e o chipset B350 para processadores AMD.
No caso de multifuncional e mini-PC, não poderemos confiar nessas características, pois elas serão placas-mãe muito diferentes em termos desse tipo de elemento. Mas sempre solicitaremos boa conectividade e pelo menos capacidade para expandir o hardware.
Armazenamento HDD ou SSD? Melhor juntos
Em praticamente todos os casos que consideramos, precisaremos de uma grande capacidade de armazenamento. Os aplicativos estão se tornando mais poderosos e variados, portanto, a maioria deles ocupa espaços com mais de 500 MB. E sem mencionar o conteúdo multimídia, como séries, filmes e principalmente jogos que podemos adquirir através de plataformas como o Steam, que excedem confortavelmente 50 GB.
Os fabricantes sabem disso e, em muitas ocasiões, adicionam armazenamento de dois tipos, SSD e HDD, a um PC.
- HDD: encontrado na maioria dos computadores de mesa, eles são muito mais baratos, mas também mais lentos, e têm mais capacidade de armazenamento que os dispositivos SSD e podem obter números de mais de 4 TB (4096 GB). Para escolher um computador de jogo ou de design, precisaremos de um deles, ou pelo menos que a torre tenha capacidade para isso, e o usaremos apenas para salvar arquivos. SSD: os SSDs são infinitamente mais rápidos que os HDDs, embora também sejam mais caros e com menos capacidade de armazenamento, pairando em torno de 1024 GB em SSDs maiores. Hoje, eles são praticamente obrigatórios para instalar o sistema operacional, já que a velocidade é incomparável com os HDDs.
Os HDDs estão sempre conectados através de uma porta SATA, enquanto os SSDs podem ser SATA ou M.2, que é um slot na placa-mãe que fornece velocidades muito mais altas que o SATA. Estamos falando de 3.500 MB / s em comparação com 600 MB / s de SATA.
Sempre recomendamos ter um armazenamento híbrido, HDD para arquivos e SSD para sistemas operacionais e programas, para que tudo corra muito mais rápido.
Placa gráfica
O elemento mais desejado e necessário para os jogadores e para montar um equipamento de jogo. Se suas preferências são baseadas na escolha de um computador para design ou jogos. Você vai precisar de uma placa gráfica. Esta placa é instalada independentemente na placa-mãe, em um slot PCI-Express x16 e cuida de todo o processamento de gráficos e texturas 3D do seu computador.
Eles têm um custo que varia de 150 euros a mais de 1000, mas tenha cuidado, porque eles não são obrigatórios em um computador. Os processadores que vimos antes, todos eles, ou todos eles, têm um núcleo especial para processar gráficos, ou o que é chamado de APU ou gráficos integrados. Com ele, podemos reproduzir perfeitamente o conteúdo multimídia em 4K e até jogar alguns jogos básicos.
A Nvidia e novamente a AMD são líderes em placas gráficas com sua Nvidia GeForce RTX e AMD Radeon Vega. É claro que há muito por onde escolher e é melhor visitar o nosso guia sobre as melhores placas gráficas para conhecê-las melhor.
Tamanho da tela
Obviamente, precisaremos de um monitor adequado que se adapte às necessidades. Em ambos os casos, um tamanho entre 24 e 27 polegadas deve ser mais que suficiente para qualquer usuário.
Para computadores multifuncionais, o ideal será um adaptador tátil que se adapte ao espaço que reservamos para você. Uma resolução Full HD (1920x1080p) deve ser adequada para reproduzir o Blu Ray. Se quisermos ver conteúdo em 4K, precisaremos de uma tela 4K UHD (3840x2160p). Para jogos ou computadores de mesa, seremos praticamente os mesmos.
Para o projeto, precisaremos de um monitor com uma boa calibração e um painel IPS, com maior fidelidade na representação das cores. Também não devemos descartar uma resolução de 2K ou 4K no caso de projeto de construção CAD ou edição de vídeo.
Software incluído
A menos que você tenha necessidades especiais, provavelmente precisará apenas do básico, como software de segurança e escritório , que fornece funções de processamento de texto e planilha, entre outras. Existem muitos aplicativos gratuitos para os diferentes sistemas operacionais, a saber: Windows, Mac OS e Linux / Ubuntu. Mas aqueles com a melhor compatibilidade, funcionalidade e energia serão pagos, por exemplo, AutoCad, Adobe Photoshop ou Premier, Office, iTunes, etc.
Um aspecto positivo dos computadores pré-montados e multifuncionais é que eles têm um sistema operacional (na maioria dos casos) e também incluem aplicativos como antivírus ou processador de texto e reprodução de vídeo.
Outra opção interessante são os Mini-PCs com Chrome-OS, o sistema do Google, que é uma variante de desktop orientada à reprodução de multimídia e à navegação na Web.
Conclusão: amostras do guia de visita
Escolher o melhor PC não é uma tarefa fácil e, como você pode ver, muitas coisas devem ser levadas em consideração. Para ajudá-lo, é melhor visitar nossos guias atualizados e nossas configurações recomendadas de PC. Se nos destacamos em algo, é o melhor em termos de configuração de hardware, análise de componentes e guias:
SE VOCÊ QUER UMA CONFIGURAÇÃO PERSONALIZADA, VERIFIQUE O NOSSO FÓRUM DE HARDWARE (INSCRIÇÃO GRATUITA)▷ Como iniciar o modo de segurança do Windows 10 【passo a passo】 【passo a passo】
Se você quiser saber como entrar no modo de segurança do Windows 10, neste tutorial, mostraremos todas as formas possíveis de acessá-lo.
Como montar um computador 【passo a passo 】️
Ensinamos como configurar um computador, PC ou computador passo a passo. Uma tarefa simples que, com 4 dicas, podemos fazer por nós
Como escolher um ssd para o seu PC (passo a passo)?
Trazemos a você todas as informações necessárias (desempenho, capacidade etc.) para poder escolher o melhor SSD adequado às suas necessidades e usos. ✅