▷ Como criar vpn no windows 10
Índice:
- O que é uma VPN
- Criar VPN no Windows 10
- Configurações de firewall
- Configuração do roteador
- Criar conexão VPN no Windows 10
- Conecte-se a uma VPN criada
- Desconecte-se de uma VPN e remova a rede
Neste tutorial, veremos como podemos criar uma VPN no Windows 10. Também veremos como podemos nos conectar a ele e como removê-lo, se desejarmos. Dessa maneira, podemos navegar com mais segurança, evitando a censura das páginas de nosso local de residência.
Índice de conteúdo
Sem dúvida, uma das maneiras mais seguras de trabalhar, conectar-se à Internet e, acima de tudo, mudar de um lugar para outro com nossos dados seguros é através de uma rede VPN. Esses tipos de redes adicionam segurança extra, mesmo se não estivermos fisicamente conectados ao nosso roteador em casa. Neste tutorial, ensinaremos como usar uma VPN com o Surfshark.
O que é uma VPN
Antes de iniciar o processo prático, vale a pena revisar de maneira básica o que é uma rede VPN e quais benefícios obteremos dela.
Uma rede VPN é uma rede local na qual os usuários conectados a ela são separados geograficamente. O acesso a isso, portanto, será feito pela Internet, razão pela qual é chamada de rede virtual. Dessa forma , podemos gerenciar nossos arquivos com segurança e confiabilidade, se precisarmos estar fisicamente onde está nossa rede interna. Entre os benefícios do uso de uma VPN, podemos destacar o seguinte:
- Maior segurança nas conexões públicas Evite certos bloqueios de acordo com países ou áreas geográficas Evite a censura em nosso próprio provedor de Internet Maior velocidade com servidores dedicados Fornece maior confidencialidade dos dados
Podemos diferenciar dois tipos de redes VPN de acordo com o tipo de conexão:
- VPN baseada em cliente: podemos conectar-se a uma rede remotamente através de um aplicativo cliente que estabelece comunicação através do processo chamado encapsulamento. VPN baseada em rede: podemos conectar duas redes usando outra que não é segura através de encapsulamento
Criar VPN no Windows 10
Depois de vermos um pouco a parte teórica, já podemos estar convencidos de que o uso da VPN é bom.
Com o Windows 10, podemos criar uma VPN para poder usá-la remotamente com nossos dispositivos. Vamos ver como criá-lo:
- Pressione a combinação de teclas " Windows + R " para abrir a ferramenta Run. Agora, escrevemos o seguinte comando e pressione Enter
ncpa.cpl
- Uma vez dentro da lista de adaptadores, teremos que pressionar a tecla " Alt " para ativar a barra de tarefas da janela e clicar em " Arquivo -> Nova conexão de entrada "
- Para iniciar o procedimento, precisamos selecionar quais usuários poderão se conectar à VPN deste equipamento. Recomendamos criar um novo para usar exclusivamente para isso. Clicamos em " adicionar alguém…" Escrevemos as informações sobre o novo usuário. Clicamos em " Avançar " quando terminarmos
- Agora precisamos decidir como os usuários se conectarão, se ativarmos " Pela Internet ", teremos a possibilidade de conectar-se a partir de qualquer computador, onde quer que estejamos.
- Nesta janela, clicamos em " Internet Protocol version 4 " e em " Properties "
- Aqui, podemos atribuir o endereço IP automaticamente aos dispositivos que se conectam ou atribuir alguns dentro de um determinado intervalo.Deixamos o DHCP como padrão e clicamos em " Avançar "
- Agora seremos informados que o nome do computador que podemos usar para acessar a rede ou o IP público. Por padrão, o nome será bastante feio. Se você for ao nosso tutorial sobre como alterar o nome da equipe, saberá como mudar isso.
Configurações de firewall
Depois de concluir este procedimento, teremos que configurar nosso firewall do Windows para aceitar conexões de entrada. Para isso, fazemos o seguinte:
- Vamos começar e escrever firewall. Clique no resultado principal da pesquisa
- Agora clicamos na opção "Permitir um aplicativo ou recurso através do Windows Defender Firewall". Aqui localizamos a linha "Roteamento e acesso remoto" e ativamos as duas caixas. Clique em "aceitar"
Configuração do roteador
Se escolhermos a opção em que os usuários podem se conectar pela Internet, será necessário abrir a porta 1723 para o IP do equipamento do servidor em nosso roteador, para que as conexões recebidas sejam aceitas. Para fazer isso, precisamos saber o endereço IP do nosso roteador interno para acessá-lo.
- Para fazer isso, na mesma janela em que estamos, clique no adaptador " Ethernet " com o botão direito. Escolha " Status " e, dentro da janela, clique em " Detalhes... ". É necessário identificar a linha " Gateway IPv4 padrão " para acessar ao roteador e também a linha " endereço IPv4 " para atribuir posteriormente a porta aberta a este equipamento
- Se escrevermos este endereço em nosso navegador, acessaremos a configuração do roteador. Precisamos inserir a senha de acesso, que normalmente será 1234 ou admin. Se não olharmos para a parte inferior do roteador para ver se está escrito. Se não conseguirmos localizá-lo, entraremos em contato com o provedor de rede.
Teremos que abrir a porta 1723 para o IP do nosso computador em nosso roteador. As etapas daqui dependem de cada roteador; portanto, é melhor encontrar o manual para ele.
Também precisamos saber o endereço IP público do nosso roteador para saber onde vamos nos conectar no exterior. Para isso, usaremos este link e ele nos dirá qual é o nosso IP real.
Feito isso, teremos que ir apenas para outro computador e conectar-se ao nosso servidor VPN
Criar conexão VPN no Windows 10
Vamos ver como criar uma conexão no Windows 10:
- Vamos para " iniciar " e clicar na roda dentada para abrir a configuração.
- Agora acessamos a opção " Rede e Internet ". Dentro disso, vamos para a seção " VPN ". Clique no botão onde diz " Adicionar uma conexão VPN " .
- Agora, uma janela será exibida para a introdução dos dados relacionados à VPN à qual queremos conectar
As credenciais que precisaremos inserir serão as seguintes:
- Fornecedor de VPN: aqui selecionamos a opção “Windows (integrado)” Nome da conexão: digite um nome para a nossa conexão Nome ou endereço do servidor: aqui teremos que colocar o endereço IP público do nosso roteador tipo VPN: aqui podemos escolher com o que queremos estabelecer conexão. Podemos deixá-lo no modo automático para que o sistema possa testar a conexão mais adequada. Tipo de informações de login: no nosso caso, será através de nome de usuário e senha. Nome de usuário e senha: inseriremos o nome de usuário e a senha que configuramos anteriormente em nosso servidor.
- Para finalizar, clique em " Salvar "
Agora a conexão VPN no Windows 10 será criada, a próxima coisa a fazer é estabelecer a conexão
Se não desejamos criar uma VPN, também temos uma opção mais do que interessante: usar um servidor VPN gratuito chamado VPNBook. Graças a isso, é possível conectar-se a uma rede VPN sem pagar um centavo, a menos que desejemos doar, é claro.
Para descobrir quais servidores existem e qual é o nome de usuário e a senha, acesse a página VPNBook
Conecte-se a uma VPN criada
Agora, se abrirmos o ícone da conexão de rede do nosso PC localizado na barra de tarefas, veremos que, além do adaptador de rede, também temos a VPN criada
Para conectar, basta clicar na conexão e o botão aparecerá para executar a ação.
Se as credenciais estiverem corretas, a conexão será bem-sucedida
Se formos para a janela de configuração e clicar na conexão, podemos acessar suas opções avançadas. Se inserimos os dados incorretamente, podemos clicar em " Editar " para poder alterá-los. Também podemos configurar se nosso perfil de rede será público ou privado.
Desconecte-se de uma VPN e remova a rede
Para excluir uma conexão, a primeira coisa que devemos fazer é desconectá-la pressionando o botão da barra de tarefas ou de dentro da configuração
Agora devemos ir para a configuração e clicar na conexão. Teremos o botão disponível para excluir isso.
Dessa forma, estaremos conectados à nossa rede de maneira normal e atual.
Bem, esta é a maneira de criar, conectar e excluir uma conexão VPN no Windows 10. O que seria realmente útil seria ter um roteador capaz de criar sua própria VPN. Em artigos futuros, faremos exatamente isso.
Enquanto isso, você também pode estar interessado em:
Se você deseja tirar proveito da oferta que o Surfshark oferece, deixamos um link para você ver: O que você acha dos benefícios de se conectar a uma VPN? Se você teve algum problema ao criar isso, deixe nos comentários
Como criar usb com o windows para ir do windows 8 e windows 10
Ensinamos você a criar seu próprio Windows To Go em um USB com seu sistema operacional favorito: Windows 10 ou Windows 8.1 passo a passo.
Como criar aplicativos móveis sem saber como programar gratuitamente
Ferramenta para criar aplicativos móveis sem saber programar gratuitamente. Você pode criar aplicativos sem programação, sem usar o Android Studio com esta ferramenta gratuita.
▷ Como criar uma rede vpn no insight da nuvem com um roteador netgear br500
Aprenda a configurar uma rede VPN no roteador NETGEAR BR500 com o NETGEAR Insight Cloud ✅ Com apenas alguns cliques, você montará