Tutoriais

Como aumentar a velocidade do processador em um laptop

Índice:

Anonim

Você provavelmente está se perguntando que sentido faria para aumentar a velocidade do processador em um laptop. E certamente você pensou imediatamente sobre a questão do overclock, mas a verdade é que existem outras opções relacionadas à frequência e ao uso da CPU, porque precisamente em laptops

Índice de conteúdo

Precisamente essa opção para aumentar a velocidade tem a ver com o gerenciamento de energia, embora se você tiver um laptop com uma CPU desbloqueada, também poderá fazer overclock.

Como o aumento da frequência da CPU nos beneficia?

O processador é o elemento principal do nosso computador, um chip capaz de realizar milhões de operações a cada segundo, graças aos seus múltiplos núcleos e seus elementos internos.

Uma medida fundamental em uma CPU é a frequência, que geralmente chamamos de velocidade do processador. E faz sentido fazê-lo, uma vez que a frequência mede o número de ciclos ou operações que uma CPU pode fazer em um segundo, ou seja, o número de mudanças que ocorrem nesse período. Em eletricidade e eletrônica, isso é medido em Hertz (Hz) e seus múltiplos. Portanto, uma CPU de 3 GHz é capaz de executar 3 bilhões de operações por segundo, e isso apenas em um núcleo, porque temos várias.

Bem, você pode entender que quanto mais frequência ou velocidade, mais operações por segundo e, consequentemente, maior capacidade do nosso PC terá.

Mais poder é igual a mais calor

Atualmente, temos processadores que são verdadeiras bestas, com frequências que chegam a 5 GHz em laptops, também com 8 núcleos. Devemos saber que quanto mais poderosa uma CPU, mais aquecimento ela experimentará, isso é evidente e comprovado.

O aquecimento ocorre devido à alta intensidade de energia que circula através de um chip tão pequeno, necessário para atingir essas velocidades. Isso em um PC de mesa é bem controlado, graças a grandes dissipadores de calor, incluindo refrigeração líquida. Mas em um laptop é um assunto muito mais complicado, especialmente naqueles com design Max-Q ou ultra slim.

Temos um dissipador de calor muito menor e mais apertado , com menos capacidade de transportar calor. A isto se acrescenta o fato de ter um segundo chip de alta potência próximo a ele, sim, a GPU ou a placa de vídeo. É por isso que um design não muito estudado do dissipador de calor será ineficiente em equipamentos muito potentes, resultando em quedas brutais no desempenho do calor.

Razões pelas quais uma CPU de baixo desempenho em um laptop

Tudo isso serve para colocar em perspectiva a razão ou razões pelas quais uma CPU diminui o desempenho em um laptop e, principalmente, o calor, pela chamada limitação térmica. Mas há também outra razão e é devido ao perfil de energia usado.

Regulagem térmica

Já sabemos que as CPUs atuais têm dois tipos de modos operacionais, o chamado estoque ou base, onde a CPU possui uma frequência menor para economizar energia e calor, e o modo de reforço, onde essa frequência aumenta gradualmente ao máximo se é necessário muito poder de processamento.

Bem, existe um mecanismo que é ativado automaticamente quando uma CPU sofre a potência máxima para protegê-la do calor excessivo e, assim, evitar danos físicos à estrutura interna, isso é a aceleração térmica.

Para fins práticos, o que faz é obrigatoriamente diminuir a frequência da CPU para distinguir a temperatura, evidentemente diminuindo a tensão e a intensidade da corrente que entra nela. É medido em porcentagem, e quanto maior a porcentagem de limitação, maior a diminuição na frequência do trabalho. Esse sistema está na ordem do dia em laptops para jogos de nova geração, porque eles têm CPUs e GPUs poderosas que transbordam os dissipadores de calor. As marcas se esforçam muito, mas CPUs colossais como o novo i9 quase precisam de um dissipador de calor para aproveitar ao máximo.

Perfil energético

Parece bobagem, mas o perfil de energia é o segundo motivo pelo qual a CPU de um laptop fica mais lenta. A explicação é simples: um laptop funciona com energia da bateria e a melhor maneira de durar é coletando a energia da CPU e de outros elementos de hardware do computador. Portanto, existem perfis salvos que configuram a CPU para fornecer uma potência máxima mais baixa. Exatamente o mesmo acontece com a GPU, discos rígidos e outros itens.

Maneiras de aumentar a velocidade do processador do laptop

Sem mais delongas, vamos ver maneiras de aumentar o desempenho. E a verdade é que existem basicamente dois, através de overclocking, se for possível fazê-lo com a CPU instalada e modificando o perfil de energia. Além disso, existe um método para evitar a limitação térmica da CPU que também veremos.

Overclock

O primeiro método que existe é chamado overclocking e, basicamente, é uma questão de aumentar manualmente a frequência da CPU e pode até atingir registros que excedem a freqüência máxima estipulada.

A triste realidade é que, em um laptop, esse método é extremamente limitado devido precisamente ao aquecimento que isso produz. Além disso, por si só, será uma conquista se atingir seu desempenho máximo continuamente, embora pelo menos possamos definir os parâmetros no BIOS para que ele seja mantido em uma determinada frequência. Existem também vários aplicativos que permitem fazer o overclock do próprio sistema operacional.

Os parâmetros a serem modificados conforme ocorre nos PCs de mesa são o multiplicador, que aumenta a frequência, a voltagem e o LLC (Load Line Calibration) para que o BIOS gerencie da melhor maneira possível essa voltagem que é entregue à CPU.

Aplicativos interessantes para overclock

  • AMD OneDrive: Esta ferramenta trabalha diretamente com as CPUs AMD, podendo fazer overclock automaticamente quando queremos em nosso laptop. É claro que devemos usá-lo com laptops com CPU Ryzen, por exemplo. Além disso, permite alterar o relógio da memória RAM e também ajustar a velocidade dos ventiladores. MSI Afterburner: certamente um dos mais utilizados pela comunidade, e é que ele não funciona apenas em computadores MSI, mas em qualquer um deles. É um software muito completo, também é compatível com todos os tipos de CPUs desbloqueadas e até GPUs Nvidia e AMD. Possui muito mais funções, como monitoramento de temperatura e até um monitor FPS para jogos. EVGA Precision X1: Este software é bastante dedicado ao overclock de placas gráficas, tanto em laptops quanto em desktops. Uma opção amplamente usada por nós nas revisões de GPU.

Processadores que permitem overclock

Neste ponto, devemos saber que nem todos os processadores podem ser submetidos a overclock, ou seja, existem CPUs com multiplicado bloqueado ou desbloqueado.

  • Gama Intel "K": a Intel aplica a marca ou caractere "K" no modelo da CPU para nos informar que possui o multiplicador desbloqueado. Tenha cuidado, porque todos aqueles que não têm o K em seu modelo, não permitem essa ação. Os modelos mais recentes disponíveis são o Intel Core i9-9980HK e i9-8950HK, não há muitas opções disponíveis para laptops, sim para desktop. AMD Ryzen: A AMD também desbloqueou os processadores Ryzen para laptops, nas séries Ryzen 3, 5 e 7.

Elimine a regulagem térmica

Sem regulagem térmica

Também é possível impedir que esse método de controle da CPU apareça nos laptops, graças a um programa fornecido pela TechPowerUp para o sistema Windows chamado Throttlestop. Este aplicativo também suporta vários perfis de overclocking e modificação de perfis de modulação do clock e do chipset.

Já temos um artigo falando detalhadamente sobre esse programa; portanto, seria melhor dar uma olhada nele.

Modifique o perfil de energia

E, finalmente, temos a possibilidade de aumentar a velocidade do processador em um laptop, modificando o perfil energético de nossos equipamentos.

Para entendermos, o Windows, como outros sistemas operacionais, implementa uma ferramenta que nos permite gerenciar com eficiência a energia consumida em nossos equipamentos. É responsável por gerenciar, não diretamente a energia, mas a capacidade e a velocidade dos diferentes componentes, por exemplo, a atividade dos discos rígidos, monitores, RAM, GPU e também do processador.

Obviamente, não é o mesmo que conectar o laptop diretamente à corrente da casa, do que trabalhar apenas com a energia da bateria. É por isso que existem diferentes perfis de energia adaptados a cada situação. Você também pode verificar facilmente se o seu equipamento não está tão bem conectado à corrente quanto usando apenas a bateria, a diferença é péssima e isso se deve ao corte na capacidade de processamento.

O que vamos fazer para acessar o perfil é escrever diretamente no menu Iniciar " Editar plano de energia " e uma janela aparecerá mostrando o painel de energia atualmente selecionado.

Diretamente daqui poderemos modificar o plano selecionado e, se dermos um passo para trás e avançarmos para " Opções de energia ", poderemos selecionar um determinado plano de energia para que, com base nele, possamos modificá-lo ao nosso gosto.

Bem, o que nos interessa são as opções e os parâmetros do plano; portanto, novamente em " Editar configurações do plano ", clicaremos em " Alterar configurações avançadas de energia ". Aqui, temos vários parâmetros diferentes nos quais podemos modificar as preferências de energia do hardware. Estamos interessados ​​na seção " Gerenciamento de energia do processador ".

Temos três parâmetros para modificar, e o mais importante será o último, onde ajustamos como será o desempenho máximo da CPU. Devemos garantir que ele esteja definido como 100%, caso contrário, nossa CPU terá desempenho.

Além disso, vemos que existem duas possibilidades diferentes, e isso foi implementado nesta nova atualização do Windows, uma vez que, a partir de um único plano de energia, são consideradas as opções de energia com e sem bateria.

Conclusão e recomendações sobre o aumento da velocidade do processador do laptop

Bem, estas são as maneiras que existem para aumentar a velocidade do processador em um laptop, não há mais. É um hardware que não permite muita interação do usuário, embora, se combinarmos essas opções com o gerenciamento do restante do hardware, obteremos melhorias interessantes e perceberemos.

Como sempre, quando se trata de otimização térmica e overclock, é melhor ter cuidado, pois o primeiro serve para proteger a CPU de altas temperaturas, e isso em um laptop atual é essencial para sua integridade, e o segundo é praticamente inviável em um laptop sem bom resfriamento. E isso reduz muito as opções.

O que queremos dizer é que existem muitas outras maneiras de extrair um pouco mais do nosso laptop e nosso sistema operacional é otimizado, e não tanto o hardware. Portanto, deixamos esses artigos:

Até agora, chega o nosso artigo sobre o aumento da velocidade da CPU, se você tiver alguma dúvida ou se conhece algum outro método além dos discutidos, deixe um comentário logo abaixo, para que possamos expandir este artigo com suas sugestões.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button