Tutoriais

Como atualizar drivers da placa-mãe (melhores métodos)

Índice:

Anonim

Todos sabemos que a tecnologia avança no software e no hardware, e saber como atualizar os drivers da placa-mãe se torna algo muitas vezes necessário para tirar o máximo proveito do produto que compramos ou instalamos no nosso PC por um tempo..

Índice de conteúdo

Baixar drivers para PC é uma das ações que muitos usuários não realizam, simplesmente porque desconhecem que vários componentes da placa-mãe precisam ser atualizados periodicamente ou porque compraram o PC e nem conhecem a marca e o modelo da placa-mãe. base ou seu PC, no caso de laptops.

Por que é importante atualizar os drivers da placa-mãe

Muitas vezes, não se trata apenas da placa-mãe, mas também do equipamento completo, porque são laptops montados na fábrica ou miniPCs. Em qualquer um dos casos, existem elementos comuns neles e eles precisam de atualizações por vários motivos:

  • Para manter a compatibilidade máxima com o novo hardware que instalamos. Possíveis problemas ou bugs que estão nas versões anteriores são atualizados Para ter uma melhor compatibilidade com as atualizações do sistema operacional ou do sistema de autenticação Simplesmente porque o Windows não consegue identificar um driver sozinho, especialmente o BIOS, É especialmente importante atualizá-lo se o seu hardware estiver instalado muito mais atual do que ele.Há recursos como Thunderbolt, Intel Optane, Bluetooth Sound, placa de vídeo ou funções de chipset que precisam de programas específicos não disponíveis no Windows.

Onde ver todos os dispositivos e drivers do PC

Antes de continuar, vale a pena saber como conhecer todos ou quase todos os elementos de hardware que compõem nosso computador. Graças a isso, poderemos saber quais deles estão corretamente instalados e quais não estão, e também saberemos sua marca e modelos.

Método 1: Gerenciador de dispositivos

No Gerenciador de dispositivos do Windows, podemos ver uma lista completa dos elementos que pertencem ao nosso PC. Para acessá-lo, basta clicar com o botão direito do mouse no botão Iniciar e clicar em " Gerenciador de dispositivos ". Ser-lhe-á mostrada uma janela com uma enorme lista de elementos ordenados em categorias.

É possível que muitos deles sejam apresentados de maneira genérica ou sem marca e modelo, portanto, lembre-se de que, se isso acontecer, o próprio driver pode não estar instalado e existe apenas uma versão genérica. Nesse caso, já informamos que será altamente recomendável instalar seu driver exclusivo, portanto, precisaremos de um programa mais exaustivo que nos forneça informações sobre todo o hardware.

Método 2: Software Speccy, CPU-Z ou semelhante

Esse software vem do Piriform e é totalmente gratuito. Nós apenas precisamos fazer o download e instalá-lo em nosso PC, sempre desativando a guia de inicialização para que ele não instale software extra.

Este programa nos dará uma lista muito completa de todo o hardware que temos em nosso PC, mesmo que não tenhamos os drivers oficiais instalados. É uma boa maneira de saber quais deles estão instalados corretamente, comparando as informações com o Gerenciador de dispositivos.

E quais elementos são os mais importantes para atualizar

Já sabemos onde todos os dispositivos estão localizados, agora podemos dizer qual será o mais importante para atualizar os drivers da placa-mãe. Devemos ter em mente que o Windows é um sistema muito completo e a maioria dos dispositivos os atualiza e instala sem problemas.

BIOS

O BIOS é responsável por basicamente controlar todos os componentes do nosso PC. É o sistema básico de entrada e saída, portanto, suas iniciais no nome em inglês. O que ele faz é controlar elementos como a memória da CPU ou RAM, sua voltagem, frequência e comunicação no nível do hardware.

Um BIOS sempre deve estar atualizado para evitar possíveis erros de inicialização e incompatibilidade com as novas gerações de CPUs. Para não elaborar o assunto, deixamos esses tutoriais para saber como atualizar o BIOS.

Chipset

O chipset é o chip ou conjunto de chips que possibilita transformar a placa em um elemento ou eixo principal onde todos os periféricos e hardware funcionam de maneira sincronizada e correta. Atualmente, é a ponte sul das placas, responsável diretamente pelo gerenciamento de parte da conectividade e periféricos USB, além do armazenamento e outros dispositivos internos, para economizar o trabalho da CPU.

Atualizar o chipset significa que os programas e o sistema operacional podem funcionar melhor com todo o hardware físico. Existem chipsets Intel e AMD, portanto, cada um precisa de seu próprio software; no caso da Intel, é chamado MEI ou Intel Managenemt Interface e, no caso da AMD, AMD Chipset Driver.

LAN e Wi-Fi e placa de som

Normalmente, esses dois elementos são atualizados e instalados pelo próprio sistema operacional. Além disso, às vezes leva um tempo razoável para fazer isso após a instalação da nova placa-mãe.

Mas se depois de um tempo não conseguirmos obter uma conexão ou som na Internet, precisaremos fazer o download dos drivers oficiais.

Placa gráfica

Não faz parte da placa-mãe, mas é um dos elementos mais necessários para a atualização, seja AMD ou Nvidia. Nesse caso, devemos saber que o Windows instala um driver genérico e, também nos repositórios, eles sempre têm uma versão bastante antiga.

USB, SATA e Utilitários

Aqui podemos colocar o restante dos elementos da nossa placa, por exemplo, os programas que o fabricante projetou especificamente para o seu produto. Eles não são estritamente necessários, mas oferecem funções muito úteis, como controle do ventilador, carregamento rápido de USB, Intel Rapid Storage, overclocking etc. A verdade é que eles são altamente recomendados.

Métodos para atualizar drivers da placa-mãe

Agora vamos ver quais são os métodos existentes ou pelo menos os mais recomendados para atualizar os drivers de uma placa-mãe.

Usando o Gerenciador de dispositivos do Windows

Este é o primeiro método pelo qual podemos atualizar os drivers de uma placa-mãe. Não é nem o mais eficaz nem o mais rápido, primeiro porque o Windows geralmente não possui as versões mais recentes dos drivers em seu repositório e segundo porque os dispositivos que aparecem como genéricos ou não detectados permanecerão dessa maneira quase certamente.

De qualquer forma, vale a pena comentar brevemente sobre como fazê-lo. Então, vamos abrir o Gerenciador de dispositivos novamente e vamos para um dispositivo que queremos atualizar, por exemplo, a interface de rede.

Ao pressionar o botão direito, várias opções são exibidas, entre as quais “ Atualizar driver ”. Este será o nosso objetivo.

Em seguida, será exibida uma janela onde podemos escolher que o sistema procure o driver na Internet ou no próprio disco rígido. Pressionaremos o que melhor nos convém, no nosso caso, a primeira opção. O Windows procura automaticamente automaticamente os drivers mais recentes para dispositivos, graças ao Windows Update, portanto, não é uma opção que resolverá muito nossas vidas.

Do CD-ROM

O próximo método que veremos é através do CD-ROM, e a verdade é que ele também não precisa de muita explicação. Quando compramos uma placa-mãe ou outro dispositivo, é tradição incluir um CD com os drivers necessários para isso. Então, vamos procurar esse CD e colocá-lo em nosso leitor.

Não temos mais "essa coisa", mas devemos ver um menu com tudo disponível no disco, caso contrário, porque simplesmente entramos nele e executamos cada um dos aplicativos. E você dirá, mas esses programas estão desatualizados se o CD for longo. É verdade, mas quase sempre existe um utilitário para a placa-mãe entre os programas que nos permite instalar e atualizar os drivers a partir dela.

Usando software externo

Existe outro método que, do nosso ponto de vista, não recomendamos até um certo ponto, que é através de software externo. E existem muitos softwares gratuitos na Internet que nos permitem baixar com mais ou menos êxito e instalar automaticamente os drivers da nossa placa-mãe.

O problema é que esses programas normalmente instalam publicidade e você sabe disso em nossa equipe. Além disso, seus repositórios também não são completamente atualizados em muitos casos. Um software que funciona muito bem e também é bastante confiável é o Driver Talent, no qual teremos uma versão de teste para poder atualizar os drivers pelo menos por um tempo.

Nós apenas precisamos instalá-lo e, em Scan, ele procurará imediatamente drivers atualizados e desatualizados do equipamento e seus periféricos.

Podemos baixar o que precisamos do programa e instalá-lo. Obviamente, quando clicarmos em Instalar, será o momento em que solicitaremos que iniciemos uma versão de avaliação ou compremos o software.

Mas, amigos, sempre há um pequeno truque para pular esse teste, e é isso que na seção " Configurações " poderemos ver onde o software armazena os drivers que ele baixa e isso podemos fazer com e sem uma versão de teste.

Bem, basta ir ao local e descompactar o driver com o programa 7-Zip, para poder instalá-lo manualmente.

Nas páginas dos fabricantes

Para nós, o método mais confiável e eficaz, embora também seja o mais longo, por ter que fazê-lo manualmente. O bom de fazer o download dos drivers diretamente do site do fabricante é que eles serão completamente atualizados e livres de vírus e publicidade.

Para esse método, obviamente teremos que conhecer a marca e o modelo de nossa placa-mãe, pois os fabricantes diferenciam seus modelos e adaptam os drivers a cada um deles. Temos um tutorial sobre como saber quanta memória minha placa-mãe suporta que será muito útil para conhecer a marca e o modelo da sua placa-mãe.

Quando soubermos disso, será uma tarefa fácil, pois precisaremos acessar o site do fabricante, como Asus, Gigabyte, MSI ou ASRock e entrar na seção " Suporte ", mas não no menu geral, mas no menu geral. segundo menu que pertence à guia da placa-mãe em questão.

A seguir, sempre iremos para a seção " downloads " ou " drivers e utilitários " no caso da Asus, para selecionar um sistema e, assim, obter todos os drivers. Então, será tão simples quanto baixar a versão mais recente de cada um deles e começar a instalá-los em nosso computador.

Conclusão e links interessantes

Bem, essas são as principais maneiras de atualizar os drivers da placa-mãe, como podemos ver, não existem muitos métodos e, para nós, o mais recomendado de longe é o último. Dessa maneira, escolhemos qual componente atualizar, se realmente precisamos.

Lembre-se de que muitos desses drivers já estão instalados por padrão pelo Windows, por exemplo, a rede e a placa de som. Até os gráficos integrados do processador são atualizados ou instalados pelo sistema.

Mas lembre-se sempre de que muitos deles não são os mais atuais, e é neste ponto que este artigo deseja enfatizar e recomendar que você os baixe do fabricante e, assim, obtenha o mais novo e mais confiável de todos.

Agora deixamos alguns links de artigos de hardware de interesse:

Esperamos que tudo esteja claro e explicado e seja útil para realizar a atualização. E você sabe, se você tiver um problema, basta nos perguntar

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button