Internet

Brotli: o novo formato de compactação do Google que acelera a Internet

Índice:

Anonim

O Google ainda está determinado a fazer com que todas as páginas da Web sejam carregadas mais rapidamente, uma tarefa que parece muito nobre e que beneficia a todos, não apenas ao usuário, mas também aos administradores da Web. A empresa de Mountain View queria implementar um novo formato de compactação para a web chamado Brotli, mais ou menos desde 2015, que foi quando foi ouvido pela primeira vez. Agora, esse objetivo de uma Internet mais rápida parece estar muito próximo.

Chrome será o primeiro a adotar Brotli

Uma das pessoas responsáveis ​​pelo Google confirmou que em breve o novo formato de compressão Brotli chegará ao Google Chrome, pelo que parece que a empresa está avançando esse novo algoritmo desde 2015 para esta parte.

Graças a Brotli, um site pode ser carregado até 26% mais rápido com a mesma conexão com a Internet, em comparação com os formatos de compactação que já existem hoje.

Os sites carregam até 26% mais rápido

Este não é o primeiro esforço do Google para tornar a Internet mais fácil de navegar, principalmente com os telefones celulares em mente. Eu já havia promovido o formato VP9 que melhora a compactação de vídeo sem perder a qualidade em comparação com os formatos MKV ou MP4 padrão. Ou o formato WebP, que obtém imagens até 30% menores que o padrão JPG com a mesma qualidade de imagem.

Esse novo formato de compactação já é suportado pelos servidores Apache e ngnix, o problema é que até agora não há navegador da Internet que o suporte. Isso estaria prestes a mudar com o anúncio do Google, e o Chrome seria o primeiro a adotar esse algoritmo.

Esperamos que não demore muito para o Google implementá-lo em seu navegador. Queremos e merecemos navegar mais rápido.

Internet

Escolha dos editores

Back to top button