Smartphone

Aumentar a vida da bateria

Índice:

Anonim

Processadores mais potentes e telas maiores têm sido os principais requisitos na escolha de um smartphone, mas isso mudou um pouco ao longo dos anos com o fraco desempenho das baterias. Agora eles são os que estão na mira dos consumidores.

Os fabricantes parecem finalmente prestar a devida atenção a isso, com novos dispositivos suportando mais de um dia inteiro de carregamento. Mas ainda há mais a ser feito do que simplesmente otimizar os recursos do sistema operacional ou aumentar o mAh.

Cientes desse clamor coletivo, muitas empresas estão apostando nas massas para o desenvolvimento de novas tecnologias de bateria capazes de durar mais dias sem comprometer o tamanho e o preço dos dispositivos atuais. Veja algumas das novas opções disponíveis para aumentar a duração da bateria.

Aumente a vida útil da bateria, primeiro com o Hush

O primeiro item da lista não é propriamente uma nova tecnologia, mas um aplicativo realmente capaz de economizar energia da bateria. Ele está sendo desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Perdue, Intel e Mobile Enerlytic.

Os desenvolvedores decidiram investigar a quantidade de energia gasta em um dispositivo Android enquanto a tela está desligada e descobriram que quase metade do consumo é representado pelos processos em segundo plano. Pior: Grande parte dessa energia é desperdiçada devido a problemas de software.

O Hush (como o aplicativo foi chamado) é capaz de economizar até 16% do consumo de energia. Mas a equipe também está trabalhando no aplicativo para dobrar a capacidade de salvar a carga no dispositivo, enquanto ele não está sendo usado.

Waldio

Um problema de armazenamento de memória pode ser a solução parcial para um problema de memória. Uma tecnologia relacionada pode ser capaz de melhorar o desempenho energético do aparelho. Pesquisadores da Universidade Hanyang, na China, encontraram uma maneira de reduzir o envelhecimento desse tipo de memória e, como um bônus, aumentar a vida útil da carga em até 39%.

O problema com o armazenamento em memória flash é que cada pequeno bloco de dados pode ser reescrito apenas um número limitado de vezes antes de perder suas propriedades eletromagnéticas. Em outras palavras, o armazenamento é reduzido à medida que o sistema operacional grava mais dados.

Para reduzir esse envelhecimento, os pesquisadores conseguiram otimizar o banco de dados SQLite usado pela bateria do Android, reduzindo assim o volume dos dados gravados para cerca de 1/6 do original. Dessa maneira, o sistema operacional conseguiu operar mais rapidamente gravando dados no armazenamento interno.

Bateria de lítio pura

Cientistas da Universidade de Stanford afirmaram a descoberta de uma poderosa fonte de energia com o próprio lítio, o material já usado nas baterias atuais.

A diferença é que a equipe afirma ter obtido um ânodo de lítio estável, criando uma bateria pura que extrai o máximo da substância e aumenta sua própria eficiência. A idéia é aumentar o desempenho dessas peças em até quatro vezes.

Para explicar como funciona, você precisa voltar às aulas de química. A bateria possui três componentes: o eletrólito, que possui elétrons; o ânodo, que os descarrega; e o cátodo, que recebe. Os modelos atuais são de íons de lítio, o que significa que a substância atua apenas no eletrólito, mas não no ânodo, e obter um ânodo de lítio puro é o que os cientistas mais desejam.

RECOMENDAMOS O Nokia X será apresentado oficialmente em 16 de maio

Um dos professores da equipe afirma que o material é chamado de "Santo Graal" porque tem um enorme potencial que permanece oculto. Como ânodo, o lítio é leve e possui alta densidade de energia.

Smartphone

Escolha dos editores

Back to top button