Hardware

Asus rt

Índice:

Anonim

Após um ano de relativa calma no mundo dos roteadores, e com uma onda 2 que é pouco conhecida, analisaremos o que parece ser o próximo candidato a vencer na faixa alta: o Asus RT-AC88U. É um roteador AC 4 × 4, neste caso com um chip Broadcom, comparado ao Quantenna discreto do RT-AC87U. Nesse caso, embora tenhamos os mesmos 1733mbps teóricos na rede de 5Ghz, subimos para a figura de 2167 graças à tecnologia NitroQAM, exclusiva para dispositivos Broadcom. A banda de 2, 4 Ghz sobe aos 1000mbps teóricos com o NitroQAM, que será de 450mbps com a grande maioria dos dispositivos.

Estaremos testando com um EA-AC87 como ponto de acesso, pois infelizmente a Asus não conseguiu nos emprestar duas unidades de roteador para realizar os testes no cenário mais ideal. Agradecemos à equipe da Asus Ibérica pelo empréstimo do roteador e pelo ponto de acesso para realizar a revisão.

Agradecemos à Asus por confiar no produto para sua análise:

Características tecnicas

Asus RT-AC88U

A caixa pode ser facilmente confundida com a de seu irmão mais novo, o RT-AC87U, embora se destaque pelo tamanho e peso.

Na parte traseira, vemos uma prévia dos recursos, dos benefícios do NitroQAM tirando proveito do gancho dos jogos e do EA-AC87 como cliente recomendado.

O design é muito agressivo, com toques de vermelho assim que a tampa é levantada e um plástico protetor que cobre todo o dispositivo.

A seção estética é espetacular, eu diria que nesse aspecto eles sempre excedem a barra alta do modelo anterior. Um aumento considerável no tamanho em comparação com o AC68U, e até o enorme AC87U, é evidente.

Quanto às conexões, este é o roteador Asus mais ambicioso até o momento, um dos poucos com 8 portas RJ-45 e o primeiro a oferecer suporte nativo à agregação de link (802.3ad), ideal para quem possui um NAS com suporte para essa função e não deseja gastar o alto preço que as equipes de 10GbE ainda têm.

O layout do conector é semelhante ao observado no AC87U. Na parte frontal, repete a porta USB3.0, coberta por uma tampa protetora

Detalhe do botão para desligar os LEDs e ativar / desativar o WiFi no lado oposto

Na parte traseira, vemos da esquerda para a direita: o botão de reset, o botão WPS, uma porta USB2.0, o switch RJ45 de 8 portas com velocidade Gigabit, a porta WAN em azul, também Gigabit Ethernet, o soquete poder e, finalmente, o interruptor.

Repetimos com uma distribuição somente horizontal. Devemos voltar ao RT-AC66U para ver um roteador asus com suporte para a posição horizontal e vertical. Da mesma forma, neste caso, é muito compreensível, dado o tamanho e o peso do dispositivo.

Uma contribuição interessante são os dois pontos de suspensão, cobertos com borracha para estética. Eles são vistos na área traseira, ao lado das aberturas generosas e de um dissipador de calor secundário.

Os acessórios são os esperados, um cabo Ethernet, um cartão de garantia, o disco com documentação e utilitários (como a descoberta do dispositivo, normalmente não será necessário) e um manual em papel com os dados básicos, em vários idiomas, incluindo o espanhol. A fonte de alimentação é novamente um modelo de 19V / 2.37A (máximo de 45W), como no RT-AC87, estamos lidando com roteadores de alto desempenho, mas com um consumo considerável em plena carga.

Uma assinatura gratuita do WTFAST está anexada, uma VPN Global dedicada à menor latência em nossos jogos online. No caso de uma conexão com um ping muito baixo em si (<100 ms para o servidor do jogo), não recomendamos o seu uso, pois muitas vezes a mudança de rota na rede WTFAST pode ser mais uma perda do que uma vantagem. No entanto, se você mora muito longe dos servidores (ping> 200ms) ou em países que restringem o tráfego de jogos online, podemos ver melhorias consideráveis.

Terminamos com as antenas, 5dbi e semelhantes às visualizações no RT-AC87, embora desta vez com tons de vermelho conforme o esperado em um produto da série ROG.

Indo um pouco mais fundo…

Como aconteceu em duas ocasiões anteriores, a Asus não quer perder terreno e, mais uma vez, optou pelos componentes de ponta disponíveis no mercado. Aumentamos a RAM de 256MiB de seus antecessores para 512MiB e, em uma mudança muito incomum em roteadores domésticos, um switch de 8 portas está incluído (comparado ao habitual 4) e suporte para agregação de link. A tecnologia de agregação de link leva tempo com uso moderado em grandes redes, principalmente porque o custo da infraestrutura em velocidades acima de 1 Gbit / segundo ainda era alto, embora seja raro vê-lo em computadores domésticos, exceto por alguns NAS de ponta. Nesse caso, é uma solução de compromisso, para manter o custo em níveis razoáveis ​​(as redes de 10 Gbit / s ainda estão reservadas para data centers, com preços dos switches em torno de US $ 1000 para modelos de 8 portas) e ao mesmo tempo permita velocidades mais altas que o normal ao trabalhar com NAS. A propósito, eles são curados em termos de saúde para que a velocidade da rede a cabo não seja um obstáculo para a rede sem fio rápida, embora, por enquanto, sem o NitroQAM, pelo menos, pareça que 1 Gbps ainda é suficiente.

Como no RT-AC87U, é um roteador 4 × 4, que totaliza 1733mbps para a banda de 5Ghz e 600 na banda 2.4 (com 4 fluxos, uma configuração incluída na especificação 802.11n, mas muito incomum). No entanto, usando a modulação 1024-QAM, a Broadcom decidiu exceder a especificação 802.11ac, oferecendo 2167Mbps na faixa de 5Ghz e 1000Mbps na banda 2.4. Usando a nomenclatura que os fabricantes costumam usar, adicionando bandas e arredondando para baixo, faça deste um roteador AC3100. Observamos que é possível que em breve vejamos um roteador com exatamente esse nome, Asus RT-AC3100, com especificações semelhantes a essa, mas apenas com 4 portas, mas que não pertença à faixa ROG.

Observamos que é um pouco enganador adicionar os números diretamente, pois para a conexão com um cliente apenas uma das bandas é usada, e não as duas simultaneamente (embora seja possível que no futuro vejamos algum tipo de balanceamento de carga).

O cérebro do roteador é um processador BCM47094, um processador ARM de núcleo duplo rodando a 1.4Ghz. Essas especificações o tornam, em condições ideais, 40% mais rápido que o visto no RT-AC87U e RT-AC3200, ou, se preferir, 75% mais poderoso do que o visto no RT-AC68U. Sem dúvida, boas notícias, pois, embora a grande maioria das funções seja acelerada por hardware e exija pouca energia do processador do roteador, em um computador que se oferece como um cliente VPN para WTFast, a criptografia não deve ser uma grande limitação de velocidade.

A memória é fabricada pela Nanya e é uma memória DDR3L operando a 800mhz (1600MT / s efetivo). Passamos dos habituais 256MiB de quase todos os roteadores sofisticados para os impressionantes 512MiB, tornando este roteador uma verdadeira besta de hardware. Embora não seja o primeiro roteador a optar por essa configuração (o Linksys WRT1900ACS já o fez), é uma atualização altamente desejável para a programação da Asus.

Dois chips BCM4366 lidam com o gerenciamento da rede sem fio, um BCM4366, um para a rede de 2, 4 Ghz e outro para a rede de 5 Ghz, ambos com uma configuração 4T4R.

Nesse caso, apesar da novidade do modelo, temos suporte para as versões mais recentes do firmware DD-WRT. Devido a restrições de tempo, não fomos capazes de testá-lo, no entanto, tudo parece indicar que os resultados são bons, apesar de adicionar carga à CPU devido à perda de aceleração do hardware. O processo de instalação é idêntico ao observado no RT-AC68U.

O resfriamento é passivo, como nos modelos anteriores, com dissipadores de calor em vermelho, neste caso, respeitando a combinação de cores da série ROG, à qual esse roteador pertence. É surpreendente ver menos barbatanas do que em outros modelos, mas o tamanho é generoso e as temperaturas estão finalmente na faixa correta.

O dissipador de calor esquerdo corresponde a um dos chips BCM4366, enquanto o dissipador central-direito é maior e esfria o SoC do roteador e o segundo BCM4366. Como de costume, o PCB é bem definido, as antenas usam conectores padrão e a solda é perfeita.

O firmware é apreciado muito trabalhado, com todas as opções disponíveis e sem ausências importantes, como aconteceu no RT-AC87U no momento do seu lançamento. Provavelmente, é graças à experiência da Asus com os drivers da Broadcom, um período mais longo de protótipo ou uma combinação de ambos.

Equipamento de teste

Para fazer as medições de desempenho, usaremos os seguintes componentes:

  • 1 Versão do firmware do roteador RT-AC88U 380_858

    1 Roteador RT-AC68U configurado como cliente, versão de firmware 378.56_2 (Asuswrt-Merlin) 1 Ponto de acesso EA-AC87 versão de firmware 374.2849 Pendrive USB3.0 Sandisk Extreme (aproximadamente 200mbps de leitura / gravação), formatado como NTFSE Device 1, com placa Kit de rede Intel (R) 82579V 2, com placa de rede Delock USB3.0Jperf versão 2.0.2 (uma interface gráfica Java conveniente para uso com IPerf)

Desempenho com armazenamento externo

Esperamos uma taxa de transferência USB realmente alta neste roteador, com um processador de 400 mhz mais rápido que o RT-AC87 e RT-AC3200. Cerca de 40% a mais de potência, tanto para 1 thread quanto para multithreading.

Para avaliar esta seção, copiaremos um arquivo de vídeo mkv de aproximadamente 5 GB do nosso PC para uma unidade flash USB compartilhada pelo NFS no roteador, de uma maneira e de outra, obtendo a velocidade média nos dois casos. Observe que a leitura / gravação USB é uma das tarefas em que o desempenho do processador de um roteador é mais perceptível, já que todas as funções de comunicação sem fio, NAT e comutador são aceleradas pelo hardware e, exceto por cargas irreais, o processador não possui trabalho demais.

Ao ler / gravar em um disco USB, no entanto, o processador ainda é, em geral, a maior limitação. Embora tenhamos tentado fazer overclock como nos modelos anteriores, neste caso, não fomos capazes de ultrapassar os 1400 mhz como padrão. Parece lógico, pois neste caso o SoC já está próximo do seu limite, enquanto nos modelos que partem de 1000mhz há uma margem considerável para subir.

Mesmo sem overclock, vemos que o resultado é o mais alto das tabelas. Os 200 mhz adicionais versus o AC3200 com overclock parecem perceptíveis apenas na leitura, sugerindo que provavelmente estamos chegando a um ponto em que o desempenho das portas USB3.0 não é mais escalável linearmente com a frequência do processador, possivelmente porque é limitado por algumas outras. ônibus participantes da transferência. No momento, não parece que aumentar a largura de banda da rede para 2Gbps usando a agregação de links seja uma necessidade de curto prazo.

Como era o caso com o RT-AC3200 na época, ele recupera a posição do roteador mais rápido que trabalha com armazenamento externo até o momento. Surpreendentemente, a opção para "reduzir a interferência USB" é marcada por padrão, portanto, devemos desativá-lo para experimentar essas velocidades.

Muito mais rápido que a maioria das unidades flash USB no mercado e mais do que suficiente para tirar proveito de um disco rígido mecânico não muito longe do limite de velocidade que uma porta Gigabit nos oferece. Novamente, uma opção sólida como um centro multimídia doméstico, poder substituir completamente um NAS se nossas necessidades forem relativamente básicas (poucos usuários simultâneos, sem redundância de dados e sem serviços que vão além do gerenciador de downloads e do gerenciador de downloads). compartilhamento de arquivos).

Desempenho sem fio

Voltamos a um caso um tanto particular, já que nenhum cliente 4 × 4 (AC1734) foi lançado na Espanha para poder testar diretamente esse roteador. Felizmente, a Asus nos forneceu um ponto de acesso / ponte de mídia EA-AC87, com o qual podemos ver a velocidade máxima que esse roteador pode oferecer (infelizmente, sem o NitroQAM e sem muita esperança de vê-lo um dia, pois é um tecnologia proprietária da Broadcom, já que o EA-AC87 monta chip de quantena).

Os chips Broadcom e Qualcom mostraram um desempenho mais consistente do que a solução Quantenna vista no AC87, por isso usamos o EA-AC87 (4 × 4, 1734Mbps teórico) e o RT-AC68U (3 × 3, 1300Mbps teóricos), apreciando que em longas distâncias o desempenho é, curiosamente, melhor com o segundo. Não é de surpreender, pois na revisão do RT-AC87U uma leve regressão já era evidente ao usar o roteador no modo 3 × 3. Esperamos poder repetir os testes no futuro com dois RT-AC88U, ou falhar com um cliente que suporte o NitroQAM, para ver tudo o que esse roteador pode oferecer, aproveitando todas as suas capacidades no campo WiFi.

Mais uma vez, encontramos um roteador que permite substituir completamente uma instalação de cabos em distâncias médias, tanto para velocidade quanto para estabilidade.

Para realizar os testes, usaremos o JPerf 2.0.2, com uma equipe em nossa rede atuando como servidor e conectada ao roteador 1 e outra como cliente conectado ao roteador 2, uma maneira de cada vez. Também veremos como o número de fluxos afeta a velocidade e se o roteador gerencia corretamente seus 4 links, se houver apenas uma conexão ativa.

À espera de soluções de outros fabricantes, o resultado é espetacular. Embora no RT-AC87U vimos um desempenho mais baixo no modo 3 × 3, não apenas não há regressões, mas o desempenho em curtas distâncias e com um fluxo é 50% maior do que qualquer outro roteador no mercado. Sem dúvida, um excelente gerenciamento dos 4 fluxos, pois observamos que estamos acima da velocidade máxima teórica de um único link (433mbps).

Mais uma vez, os muros são o maior inimigo das redes em 5Ghz. Utilizamos o mesmo ambiente de teste das análises anteriores, testando em vários canais disponíveis e com 80Mhz de largura de banda de canal, para atingir a velocidade máxima possível, pois usar 40mhz divide a velocidade por dois e usar 20mhz por 4. Embora possa melhorar um pouco o desempenho em longas distâncias. A distância afeta as velocidades, mas mantemos números muito bons, mais do que suficiente para aproveitar ao máximo qualquer conexão, se a distância não for muito grande e, acima de tudo, houver poucas paredes ao longo do caminho.

Pode-se ver que neste roteador eles não queriam cometer erros, com um longo tempo de teste e um firmware realmente limpo, alinhados com as versões mais recentes, e longe dos problemas de estabilidade que podiam ser vistos com a primeira onda de roteadores 802.11ac. lançado no mercado, como o RT-AC66U, que levou vários meses para integrar o modo repetidor e trabalhar 100% estável. O desenvolvedor RMerlin já tem seu firmware popular com complementos disponíveis para este roteador, e felizmente também é suportado pelas versões beta mais recentes do popular DD-WRT, que infelizmente não pudemos testar devido a restrições de tempo.

O ping é baixo, pairando em torno de 1ms via WiFi, em média, se houver linha de visão, tanto com o EA-AC87 quanto com o RT-AC68U. Sem dúvida, das soluções não proprietárias, este é o roteador com a rede sem fio mais rápida do momento. Provavelmente não demorará muito para vermos a concorrência dos principais fabricantes de roteadores domésticos, especialmente da Netgear.

Firmware e configuração

A configuração é novamente baseada em um assistente da Web que nos ajuda a conectar nosso roteador à Internet em alguns minutos. Como nos modelos anteriores, o excelente firmware suporta a marcação VLAN (como "requisitos especiais do ISP") e podemos usar o roteador como uma substituição completa dos equipamentos de alguns fornecedores, como telefone, deixando apenas o roteador e o ONT.

Overclock

Como estávamos avançando na seção anterior, neste caso, e pela primeira vez em um roteador Asus, não conseguimos carregar as frequências de processador do roteador. É totalmente compreensível, pois todos os processadores fabricados pela Broadcom nesta série (aqueles que começam com BCM470-) partem da mesma base e são combinados com base nas frequências suportadas. Embora 1000 mhz (ou 800, como no RT-AC68U) sejam baixas frequências para o suporte desses chips se o resfriamento for suficiente, os 1400 mhz que o BCM47094 deste roteador possui como padrão já são um valor próximo ao limite esperado.

Da mesma forma, como o overclock depende de cada unidade específica, anexamos os comandos necessários para elevar o processador do roteador para 1600 mhz (pouco menos de 20% de overclock). Como sempre sob a responsabilidade de cada um e mantendo as temperaturas sob controle.

Primeiramente, habilitamos o acesso telnet no painel Administração - Sistema da interface da web. Reiniciamos o roteador e nos conectamos via telnet (usando, por exemplo, o programa PuTTY) com nosso nome de usuário e senha de administrador.

Veja abaixo os comandos necessários para verificar a frequência do processador e, em seguida, aumentá-lo para 1600mhz. Os valores do parâmetro clkfreq são fornecidos no formato ,

nvram set clkfreq = 1600.800 nvram commit reboot

Para retornar o roteador às suas frequências, fazemos o mesmo, mas desta vez ajustamos o parâmetro clkfreq com os números que vimos anteriormente (1400.800). Podemos verificar se o valor foi alterado corretamente com o comando nvram get .

nvram set clkfreq = 1400.800 reinicialização de confirmação do nvram

Outra opção é apagar completamente o nvram, restaurando as configurações de fábrica da interface da web ou da recuperação pressionando o botão de reset por 10 segundos ao iniciar o roteador, selecionando "Apagar nvram" na página que aparece no IP o roteador. Não precisamos entrar na recuperação a qualquer momento, pois, apesar de não ser estável a 1600 mhz, o roteador pode carregar valores padrão de forma autônoma se não iniciar ao reiniciar. Com 1500mhz, também não conseguimos que o roteador funcionasse.

Conclusão

Estamos diante do roteador de referência, pelo menos por enquanto, em termos de redes sem fio. Melhora o desempenho do RT-AC87 (que permaneceu no nível mais alto) para níveis nunca vistos antes de conexões com fio externas.

A Asus não repete erros em termos de escolha do SoC, mais uma vez optando por um dos modelos mais avançados disponíveis, o BCM47094 com núcleos duplos de 1, 4 Ghz. O desempenho do USB evidencia as melhorias, e o excelente firmware serial e o suporte ao DD-WRT são a cereja do bolo.

Alguns recursos muito interessantes e estranhamente raros de se ver fora dos comutadores de negócios incluem suporte à agregação de links e 8 portas Gigabit. Infelizmente, para tirar proveito dos benefícios do MU-MIMO (maior uso da largura de banda disponível com vários dispositivos simultâneos que não usam os quatro fluxos do roteador), precisamos ter clientes que o suportem, que são poucos e muito recentes. Se já é raro ver isso, não digamos clientes que suportam o NitroQAM, que também nos restringe a um único fabricante (Broadcom), que esperamos que apareça no início do ano.

Quando você atinge, o preço é muito alto e certamente dificilmente justificável, apesar das melhorias feitas. Esperamos que, com a chegada de outros modelos, esse ponto não ofusque mais um excelente resultado.

VANTAGENS

DESVANTAGENS

+ DESEMPENHO SEM FIO EXCEPCIONAL. - PREÇO REALMENTE ALTO. MUITO POUCOS CLIENTES PARTICIPARÃO DE UM ROUTER DE 400 €.

+ PROCESSADOR DE BRAÇO DUPLO EM 1.4GHZ, 512MB RAM EM 800MHZ. VELOCIDADE DA PORTA USB3.0.

- CONSUMO ELÉTRICO CONSIDERÁVEL A CARGA COMPLETA.

+ BANDA DUPLA 2.4 / 5GHZ E PORTA USB 3.0.
+ SUPORTE PARA OUTLET DD-WRT. ASUSWRT DE FIRMWARE IGUALMENTE COMPLETA.

+ No mínimo, vincule a agregação em um roteador doméstico. E 8 PORTAS RJ-45.

+ POSSIBILIDADE DE DESLIGAR OS LEDS.

Por seu excelente desempenho e possibilidades, a equipe de revisão profissional concede a ele a medalha de platina

Asus RT-AC88U

Desempenho de 5Ghz

Desempenho 2.4Ghz

Âmbito de aplicação

Firmware e extras

Preço

Desempenho SoC

9.9 / 10

Um roteador ao alcance de poucos, para quem deseja o melhor a partir de agora.

VERIFICAR PREÇO

Hardware

Escolha dos editores

Back to top button